terça-feira, setembro 12, 2017

[Resenha] Marlena - Julie Buntin

Marlena 
Autora: Julie Butin
Fábrica 231
304 Páginas


Sinopse: Cat tem 15 anos e se sente sozinha e perdida ao deixar para trás o mundo que conhecia para viver numa pequena cidade no interior de Michigan. Mas sua vida se transforma quando ela conhece sua nova vizinha. Marlena é uma garota destemida, determinada e fora de controle. Logo as duas se tornam inseparáveis e passam a testar seus limites, em busca de novas experiências e, principalmente, de um sentido para a vida. Até que um desfecho inesperado põe fim a esta amizade. Quase 20 anos depois, Cat relembra aquele período de excessos e ainda luta para perdoar a amiga e a si mesma, neste romance ao mesmo tempo sensível e brutal sobre uma amizade obsessiva e sobre pessoas que, não importa o quanto se demorem, deixam marcas profundas na vida de outras.
Quando solicitei Marlena para a Editora Rocco pensei que a história seria uma espécie de Thriller psicológico, não fazia ideia de que a narrativa era baseada na história da própria autora. Por isso quando comecei a ler deixei as expectativas de lado para poder curtir uma história que me chamou bastante atenção.

A vida de Cat que tem apenas 15 anos muda completamente quando depois de um divórcio a mãe decide se mudar de cidade. Silver Lake, uma cidade do interior do estado do Michigan é o oposto de tudo que a protagonista imaginava para sua vida. A jovem que estudou desde sempre em um conceituado colégio precisa agora enfrentar o ensino publico e o fato de seu pai ter se tornado ausente depois de se envolver com uma mulher bem mais jovem não ajuda em nada. Em uma idade definidora Cat resolve que quer ser outra pessoa e sua amizade com Marlena irá ajudá-la em seu intento. Porém, Marlena não é o que se pode chamar de bom exemplo, com uma família completamente desestruturada e problemas com drogas ela acaba por ser uma influência negativa na vida de Cat, mas lembrem-se, Cat queria ser diferente e ali estava sua chance.
"Quero cuspir no seu rosto e me afastar de tudo o que ela me fez fazer, de todas as mudanças que sofri, quero tanto isso que, por um momento, isso parece possível e quase faço. Enfio as mãos debaixo das coxas, para que ela não veja que estão tremendo, e olho fixo para o aromatizante vencido de pinho. Ele vibra feito louco, mesmo com o carro parado."
Adolescentes são naturalmente rebeldes, não que todos pendem para um caminho sem volta, mas levando em conta tudo o que vem acontecendo na vida de Cat seria surpreendente se ela não surtasse. Seu maior problema foi querer ser como Marlena, que em um primeiro momento parece ser uma personagem cheia de vida, com uma atitude e liberdade que chamam a atenção de Cat. Disposta a ser aceita vemos aos poucos o quanto certas decisões são fundamentais para mudar toda uma vida. Agora, quase 20 anos depois, Cat não consegue se livrar do passado, tendo se tornado uma alcoólatra ela luta noite e dia com seu vício e com seu passado e Marlena toma a maior parte de seus pensamentos e lembranças.

Confesso que no início senti certo estranhamento com a estrutura narrativa da autora, apesar de estar acostumada com histórias que vem e vão no tempo senti que a autora divagava em momentos cruciais, interrompendo uma situação, seja ela qual fosse, para falar de seus sentimentos. Porém percebi que isso foi essencial para compreendermos Cat. Porém, é perceptível que de alguma forma a autora tentou provar para o leitor que apesar de tudo a amizade de Cat e Marlena era uma bela e sincera e não o relacionamento destrutivo que era. Senti diversas vezes que Marlena era o tipo de amiga sanguessuga, que não queria ir para o "inferno" sozinha. Não vi ali uma bela amizade vi mais autodestruição e irresponsabilidade. A história demorou um pouco para me convencer

Mas é fundamental ressaltar que essa história foi tão crível que é impossível não terminar a leitura com a sensação de que este é um excelente livro. Dei uma nota alta principalmente pela forma como Julie Buntin conseguiu passar muitos dos sentimentos apresentados na obra de forma clara e ainda assim sentimental. A verdade é que existem muitas Marlenas pelo mundo e ainda mais Cats, garotas influenciáveis que acabam se perdendo em algum ponto. 

Enfim, Marlena é uma história mais corriqueira do que imaginamos, um interessante relato da realidade de muitos jovens, mas principalmente uma história sobre passar dos limites. Não sei dizer se a história de Julie Buntin está toda nessas páginas, tive a impressão de que apesar dela ter se baseado nisso ela usou de liberdade criativa em muitos momentos, contudo, como já disse Marlenas existem aos montes.

11 comentários:

  1. Olá, esses flashes temporais da obra contribuem para que tenhamos mais perspectivas da história da protagonista, que chama ainda mais atenção por ser verídica. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Devo concordar que escrever sobre sua própria história, ainda mais quando uma pessoa morreu, é complicado, mas acredito que aí é que deveria ter mais sentimento, concorda?
    Com Cat sendo uma pessoa totalmente influenciada e Marlena demonstrando uma coisa e sendo outr, sem nenhum aprofundamento, não deve mesmo ser uma leitura tão aprazível.
    Achei mesmo que teria uma investigação...
    Desejo uma ótima semana de luz e paz!!
    “A sabedoria não está em não falhar ou sofrer, mas usar nossas falhas para amadurecer e nosso sofrimento para compreender a dor dos outros.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um apresso enorme por obras narradas com fatos que ocorreram com o próprio autor,
    acredito que isso aproxima mais a ainda o leitor do autor.(ocorreu isso com o livro Feia, que amei demais!)
    Fora que é ótimo acompanhar histórias de vida e suas lições, é mágico e surpreendente!!
    Não conhecia o livro, agora fiquei super interessada, resenha maravilhosa!
    Bjs!! :D

    ResponderExcluir
  4. Que bacana conferir tua resenha, já havia lido a resenha em outro blog, e fiquei intrigada com o fato de uma delas estar morta e tal. Pelo que pude perceber em relação à escrita devesse ler de forma bem atenta, pois não é uma leitura leve e de fácil compreensão. Não sabia se tratar se uma historia baseada na autora.Mas ainda tenho interesse em sua historia e sua capa ( combina muito com a historia).

    ResponderExcluir
  5. Não me interessei muito pelo livro, não sei se é pelo fato de achar que pessoas que são Maria vai com as outras normalmente se fazem de inocente quando na verdade essa pessoa está deixando ser arrastada, enfim, não leria, realmente não faz meu estilo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!!
    Gostei bastante da resenha e a estória deve ser bem interessante mesmo, porém acho estranho começar uma estória já sabendo o que vai acontecer. Mesmo assim, o livro tem um a premissa bem instigante que é como as más influências podem ser prejudiciais a nossa vida, e infelizmente vemos diariamente esse exemplo no nosso dia a dia.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Pela capa do livro eu achei que seria uma historia de suspense e não sobre amizade, como eu li na sinopse. Mas ao ler a resenha senti que este livro não é tão convidativo como a capa, por exemplo. Decepcionada ao saber que a autora não se aprofundou nas personagens e deixou a historia meio que “sem sal”, uma pena.
    Não é um livro que eu leria, tipo agora, mas quem sabe um dia? Até, vida que segue...
    Sua resenha foi sincera, gostei disto! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Achei legal o livro trazer a realidade de muitos jovens, mas não é o tipo de livro que eu gostaria de ler. Eu provavelmente não iria me convencer que a amizade entre as personagens era boa. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei bem legal a autora escrever a própria história, deve ser bem difícil reviver tudo e colocar em palavras.
    Gostei bastante da premissa , não conhecia o livro mas já fiquei bastante curiosa para saber mais sobre essa amizade e todo o desfecho.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi oi Ju ;)
    Tenho que dizer que assim que li a premissa de Marlena me lembrei do livro "Bela Maldade", que li ha um tempo e ainda hoje é um livro pelo qual tenho um carinho muito especial S2
    É uma pena que amizades destrutivas como a da Marlena existam mesmo na vida real, sei o que é ter uma amiga "louca" assim, e é dificil a convivência viu. Adorei sua resenha e fiquei intrigada para ler o livro, muito obrigada pela indicação... já foi para a lista de leitura ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Não tinha visto esse livro ainda. A Amizade da Cat com a Marlena parece ser daquelas bem sanguessuga mesmo. Pior que sei como é a sensação e é difícil lidar com isso. Acho que os flash são pra aproximar mesmo a leitura com os sentimentos e tals.
    Gostei da premissa e adicionei na lista.
    Obrigada pela indicação e resenha ;)
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)