terça-feira, setembro 26, 2017

[Resenha] Fraude Legítima - E. Lockhart

Fraude Legítima
Autora: E. Lockhart  
Editora Seguinte
280 Páginas
Skoob



Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.

Recebi a prova de Fraude Legítima da Editora Seguinte para resenhar, acontece que fiz o pedido no impulso, quando o livro finalmente chegou eu não tinha qualquer expectativa positiva sobre ele. Obviamente que já tinha lido maravilhas sobre a autora e seu tão famoso "Mentirosos", mas depois de parar e prestar atenção sobre o que "Fraude Legítima" realmente se tratava eu percebi que talvez aquele não fosse um livro que eu escolheria para ler se pensasse duas vez. Acontece que E. Lockhart apresenta aqui uma história que não é bem investigativa (mas um crime a ser desvendado), cheia de mistério e complexa a seu modo, e por não ser uma entusiasta de romances policiais eu achei que não ia curtir. Bom, eu estava enganada sobre algumas coisas, ainda assim preciso dizer que este não foi um livro que me cativou.

Em Fraude Legítima somos apresentados a Jule West Willians e Imogen Sokoloff. Jule é versátil e consegue se adaptar facilmente a qualquer situação e Imogen é uma jovem milionária que tira um tempo sabático para fugir de suas responsabilidades, ou seja, são duas garotas completamente diferentes, a única coisa que ambas tem em comum é que são adotadas e estudaram por um tempo no mesmo colégio. Anos depois, em torno de seus 20 anos elas se reencontram e a partir daí criam um forte laço de amizade. Porém, Imogen comete suicídio e o que resta a Jule é seguir em frente e "esquecer" o trágico fim que a vida de sua amiga levou.

Ao iniciar a leitura senti certa confusão com relação as personagens, logo nas primeiras páginas a autora transfere para nós uma dúvida que irá permanecer por boa parte do livro: Quem é realmente a primeira personagem apresentada? Esta dúvida é que vai levar o leitor por uma onda de mistérios e confusão. O que colabora muito com isso é o fato de a história ser narrada de trás para frente. Conhecemos primeiro o fato, o suicídio de Imogen, e vamos regredindo no tempo para traçar o verdadeiro mistério da trama. Não há uma narrativa paralela que seguem eventos futuros, a cada novo capitulo a autora nos apresenta uma situação ocorrida dias ou semanas antes, para no fim desvendar o grande mistério da obra. Isso torna a narrativa confusa e complexa, portanto é essencial o leitor estar atento e perceber logo no começo a particularidade da narrativa regressiva.
Nossas piores ações nos definem? Ou somos melhores do que as piores coisas que já fizemos?
Confesso que para mim foi bastante estranho e demorei certo tempo para me acostumar. Além disso, eu não gosto de não saber e a meu ver Lockhart demora tempo demais para dar informações relevantes a trama. Apesar de cada capitulo ter algo essencial ela mantém o leitor por bastante tempo na dúvida até que finalmente chega ao ponto de começar a apresentar fatos importantes. Até que quando as peças começam a se encaixar o ritmo da leitura flui bem mais rapidamente. Outro ponto que devo ressaltar é que os capítulos são bastante curtos e subdivididos, o que dá a sensação de ser uma leitura rápida, mas é essencial não se deixar levar pela fluidez da narrativa e se ater aos detalhes.

Tive a impressão que a autora não subestima o leitor, ela não se fixa muito em coisas irrelevantes, não busca explicar cada pormenor da obra ou o passado das personagens, ela apresenta o que é e como acontece o resto fica a cargo da imaginação do leitor. Talvez, apesar de apreciar essa qualidade da escrita, isso tenha me atrapalhado no momento de compreender as personagens. Apesar de bem estruturadas não senti afinidade ou sintonia com suas personalidades, não houve uma identificação.

Ao terminar de ler senti certa imprecisão sobre o que realmente achei da obra, principalmente pela contradição entre achar interessante a narrativa, mas ao mesmo tempo ter alguns problemas por causa dela. Acho que o que quero dizer é que fiquei em um meio termo, não amei, nem odiei.

Enfim, Fraude Legítima não é um livro excelente, mas é um livro que se torna complexo por sua narrativa, acredito que sem esta particularidade seria bem menos interessante (talvez eu devesse lê-lo de trás para frente para provar meu argumento). Contudo, apesar de não ter sido um livro tão atraente para mim, tenho certeza que vai conquistar muitas pessoas. 
"Ficou imaginando se estava sendo ela mesma. Se podia continuar sendo ela mesma. E se alguém podia amar a pessoa que ela era."

11 comentários:

  1. Oi! Gosto bastante de livros investigativos, mas esse provavelmente não iria me cativar também. Não gosto quando o autor demora para dar informações importante sobre a história, e o fato dela ser narrada de trás para frente me deixaria meio perdida. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, depois de ler Mentirosos fiquei sedento para conhecer mais trabalhos da autora, que tem uma escrita única e espetacular. Fraude Legítima já está na minha lista e pela resenha vejo que a fórmula da autora continua a mesma, antecedendo uma leitura inesquecível. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Já gostei de ver que o livro não é mais do mesmo e a trama é bem intrigada, nos instigando a leitura.
    Personagens com habilidades e caráter duvidosos é intrigante.
    Muito bom ver mais um livro que cria anti heroínas, deve ser cheio de ação.
    É a primeira vez que vejo um livro começar do final para o começo, e por ser diferente, deve mesmo causar estranhamento, mas no mundo literário, gosto quando há inovação.
    Desejo uma semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Estava na expectativa para conferir resenha dele, mas confesso que acho que tinha muita expectativa pela historia. A proposta dele tem dúvidas e morte, mas imaginava mais desenvolvimento. Mas ainda sim tenho curiosidade. Esta capa é mistério demais.

    ResponderExcluir
  5. Tenho sérios problemas quando não gosto do livro de cara, quando a leitura não engata,você espera por algo que cative, mas nada de muito significativo acontece, muito chato isso.
    Sabe, li Mentirosos e amei de mais, o "problema" com esse livro é que a autora se aventurou em um outro estilo diferente do que ela está acostumada a escrever, mas ainda sim, que ela consiga se aprofundar mais, e procurar desenvolver esse novo estilo.
    Quanto ao livro, não fiquei tão interessada assim, mas, talvez algum dia eu chegue á lê-lo.
    Amei a resenha, super sincera!!! :D

    ResponderExcluir
  6. Não é um livro que a capa tenha chamado minha atenção, porém como gosto muito desse gênero investigativo acho que seria um livro que gostaria.
    A premissa me chamou atenção, com toda essa historia do suicídio da amiga.
    Gostei bastante da resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Já vi várias resenhas dos livros dessa autora mas até hoje nenhum deles despertou meu interesse, não gosto de livros em que a narrativa é feita de trás para frente, costumo ficar confusa e acabo gostando bem menos do livro, apesar disso, o enredo da história parece ser bem legal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!!
    Gosto de livros que tenha certo suspense no enredo, mas acabei ficando um pouco confusa com a ordem de acontecimentos da estória, mas como achei muito interessante o livro Os mentirosos vou dar uma chance a essa estória!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem?
    Fiquei curiosa sobre as ordens numérica dos capítulos serem de trás para frente. Gostei também da trama e do enredo. Bom, como não li nada da autora acho que este livro é um bom começo pra saber como é a escrita da autora.
    Bela resenha, adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju ;)
    Que engraçado a ordem invertida dos acontecimentos, acho que deve ser bem difícil para o leitor se adaptar a esse ritmo de escrita, acho que eu teria essa dificuldade também!
    Confesso que assim que li a primeira resenha desse livro, já vi que ele é daqueles confusos, que fazem questão de deixar o leitor "no escuro", e as vezes não gosto de narrativas assim.
    Que pena que você não gostou tanto de Fraude Legítima... vou ler ele mas vou tentar ir com as expectativas mais lá em baixo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Ju. Escutei coisas incríveis da escritora pelo livro Mentirosos e achei que esse fosse igual na qualidade.
    Acho que a cronologia é muito importante pra prender o leitor, porque se não fica complexo e confuso que pelo visto, parece ser o caso. Se com livros de cronologia certa eu ainda fico meio perdida, imagino lendo um livro que tem cronologia dessa forma.
    Parece que a autora não está preocupada com nada mesmo rsrs
    Obrigada pela indicação ;)
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)