quarta-feira, julho 05, 2017

[Resenha] Scarlet - Marissa Meyer

Scarlet
Crônicas Lunares #2
Autora: Marissa Meyer
Editora Rocco
448 Páginas
Skoob


Sinopse:
Depois de Cinder, estreia de sucesso de Marissa Meyer e primeiro volume da série As Crônicas Lunares, que chegou ao concorrido ranking dos mais vendidos do The New York Times, a autora está de volta com mais um conto de fadas futurista. Scarlet, segundo livro da saga, é inspirado em Chapeuzinho Vermelho e mostra o encontro da heroína ciborgue que dá nome ao romance anterior com uma jovem ruiva que está em busca da avó desaparecida.

Em uma trama recheada de ação e aventura, com um toque de sensualidade e ficção científica, Marissa Meyer prende a atenção dos leitores e os deixa ansiosos pelos próximos volumes da série.
Scarlet está passando por um momento complicado. Sua avó está desaparecida há semanas e a única coisa que ela pode fazer é esperar que a polícia encontre qualquer pista de seu paradeiro. Porém quando a investigação é encerrada Scarlet sabe que precisará agir por conta própria, é quando conhece Lobo, um lutador grande, forte e aparentemente perigoso. Sem certeza de que possa confiar no desconhecido Sacrlet se vê sem opção a não ser embarcar com ele em uma jornada para encontrar e resgatar sua avó. Mas tudo se complica quando uma guerra intergalática e algo referente a origem de Scarlet vem a tona, talvez confiar não seja mesmo uma opção.

Você provavelmente conhece Chapeuzinho Vermelho, certo? Com certeza se lembra daquela garota ingênua que resolveu desconsiderar os conselhos da mãe e pegou um atalho sombrio e escuro para a casa da avô. Scarlet, segundo livro da série "As Crônicas Lunares" trás como protagonista a jovem Scarlet, baseada no conto da Chapeuzinho Vermelho a história de Marissa Meyer consegue inovar. Assim como em Cinder, as partes da narrativa que se assemelham ao conto de Perrault conseguem ser surpreendentes. Mesmo as cenas acontecendo em um outro contexto é perfeitamente possível fazer a inferência entre as histórias. O que faz com que a narrativa não fique previsível, além disso há momentos que obviamente saem completamente do enredo original.

Chapeuzinho vermelho não é nem de longe o conto que eu mais gosto, na verdade acho a história muito sem sal e a personagem muito ingênua e isso em um conto bem curto que quase não nos dá base para argumentação. Mas depois de ler Cinder e perceber que Meyer é perfeitamente capaz de criar uma personagem forte, determinada e sem muita frescura eu decidi que daria uma chance a essa pseudo chapeuzinho. Bom, Scarlet veio para enfatizar o talento da autora para criar protagonistas femininas. Ela é uma personagem determinada, segura e cheia de si. Não se deixa intimidar e mesmo quando se encontra em uma situação complicada e até mesmo perigosa ela não se deixa abater. 
"Eu tento pensar por mim mesma de vez em quando, em vez de acreditar nas ideias ridículas em que a impressa quer que a gente acredite. As pessoas são tão rápidas em acusar e criticar."
Lobo por sua vez é o personagem perfeito para complementar a personalidade de Scarlet, e a história dele é uma das mais interessantes do livro. A forma como ele e Scarlet se envolvem e o que o relacionamento dos dois faz para o auto controle do personagem é tão lindo ♥♥♥♥. Eu definitivamente amo Lobo, mesmo ele sendo mais do que parece.
"Acho que percebi que preferia morrer por tê-los traído a viver porque traí você."
Confesso que esperava ansiosamente pelo encontro entre Scarlet e Cinder e o tempo que isso demorou para acontecer só me instigou a ler ainda mais, apesar disso em alguns momentos a demora passava de instigante para entediante. Porém, é interessante acompanhar o desenvolvimento da narrativa, que se faz pelos ponto de vista de vários personagens, dando assim uma visão ampla ao leitor sobre os acontecimentos em várias frentes de ação. Apesar de Scarlet ser a personagem de destaque neste livro, a jornada de Cinder não é deixada de lado, as descobertas que fez e os acontecimento no final do primeiro livro a levam a um novo nível de personagem, há momentos em que ela precisa aprender, precisa se conhecer, mas acima de tudo aceitar sua condição. Tudo isso enquanto foge das garras de Levana, a cruel rainha de Luna.

Até mesmo Kai, o imperador herdeiro da Comunidade das Nações Orientais tem seus momentos como narrador. Além disso, nos é apresentado novos personagens, que provavelmente serão importantes no decorrer da série. O meu preferido é Thorne, com seu jeito anti-herói ele não me enganou nem um pouco e estou curiosa com seu futuro na série.

Enfim, Scarlet é um livro que dá bastante espaço para ação e desenvolvimento, através desta história é possível traçar o caminho que a narrativa vai tomando e sua melhor característica tem relação com a personalidade bem definida dos personagens. Com relação a diagramação a Editora Rocco fez um bom trabalho, minha única reclamação é que meu exemplar veio impresso errado em um momento da história, mas entrei em contato com a Editora e me deram toda atenção, além de resolver meu problema enviando outro livro. Enfim, imploro para que comece logo a ler essa série pois Cinder e Scarlet são o tipo de personagem cheias de atitude e zero frescura.

6 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar dessa série, porém faz tanto tempo que não me lembrava muito bem dela, porém meu deus eu quero só pelo lobo, que me cativou só pela sua resenha

    ResponderExcluir
  2. eu ja tinha ouvido falar dessa série, inclusive ela esta na minha listinha de desejados rs, é bom ver que a série parece ser realmente boa, o conto da chapeuzinho nunca foi um dos meus favoritos mesmo, para mim era o mais sem graça, já que eu sempre fui uma romantica incorrigivel desde pequena hahaha, gostei muito que as personagens não são frescurentas e são cheias de atitudes, o livro parece ser ótimo e estou ansiosa para conhecer Lobo logo haha.

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Ai como gosto das releituras dos contos e aqui é feita de forma futurista e cibernética o que é uma grande junção.
    A série parece maravilhosa e com ação, apesar de ter dito que o último tenha mais ação que os outros.
    Não é dos meus contos favoritos também A Chapeuzinho vermelho, mas pelo visto a autora conseguiu dar uma nova roupagem para ela e torná-la forte e em busca de seus objetivos, gostei disso.
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Eu já conhecia a série e apesar de adorar releituras, ainda não li nada.
    Sua resenha me conquistou, pareceu que a autora inovou mesmo e eu acho isso ótimo.
    Chapeuzinho também nunca foi minha favorita, mas aqui ela se apresenta forte e determinada, coisa que aprecio em uma protagonista e fiquei super curiosa com Lobo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Eu já conhecia a série, porém ainda não tive a oportunidade de conferir. Gosto de releituras e a proposta do livro está bem interessante. Acredito ser uma leitura que conquiste!
    Uma Chapeuzinho Vermelho, forte e determinada, fiquei curiosa!
    Excelente resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de ler essa série, primeiro que adoro contos de fadas e adoro as adaptações deles, Chapeuzinho Vermelho também não é um dos meus contos favoritos, mas Scarlet parece manter as características da história e melhorá-la, gosto também de livros que não são continuações propriamente, mas mantém as histórias interligadas, espero poder lê-los em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)