quinta-feira, junho 01, 2017

[Resenha] O Livro de Sangue e Sombra - Robin Wasserman

O Livro de Sangue e Sombra

Autora: Robin Wasserman

Editora Rocco

384 Páginas 

Skoob
 

Sinopse: Quando tudo parecia caminhar bem, um atraso para um encontro muda a vida de Nora Kane para sempre. Seu melhor amigo, Chris, está morto; a namorada dele, Adriane, em estado catatônico; e Max, o príncipe encantado de Nora, desaparecido. Mas o que parecia um pesadelo ruim o suficiente, fica ainda pior quando Max se torna o principal suspeito do crime. Desesperada para provar a inocência do namorado, a jovem, que trabalha num projeto de pesquisa traduzindo antigos manuscritos do latim, segue a trilha de sangue sem se importar com o destino final. E ele vai levá-la dos Estados Unidos à histórica Praga, e ao centro de um enigma que inclui uma teia obscura de sociedades secretas movidas pela ambição de encontrar a Lumen Dei, uma misteriosa máquina que contém a receita para o conhecimento supremo e para a comunhão com o divino, e que estaria enterrada num manuscrito de centenas de anos.
Nora Kane viu sua vida virar de cabeça para baixo depois da morte do irmão, após o ocorrido tudo o que ela deseja é uma vida normal, na qual não seja julgada por ser a irmã do rapaz que matou em um acidente de carro a garota mais popular da escola. Os pais se tornam ausentes, fechados em sua própria dor e Nora só busca um pouco de normalidade. Sua chance acontece quando a jovem de 16 anos ganha uma bolsa de estudos em uma conceituada escola particular, o único a saber seu grande segredo é Chris, seu melhor amigo. Nora e seus amigos se envolvem em uma pesquisa sobre um antigo manuscrito e o que parecia não levar a lugar algum acaba atraindo mais tragédia. Em busca de desvendar os segredos por trás do manuscrito e algumas cartas antigas de uma jovem poetisa, Nora, Adriane e Max se veem cada vez mais envolvidos no mistério que cerca toda tragédia.

Imagine um Dan Brown para adolescentes! Uma história cheia de mistérios e relíquias, cartas e bilhetes que levam a determinadas pistas. O Livro de Sangue e Sombras vende uma história que procura ser envolvente, contudo o início confuso e a escrita da autora não colaboram para esse envolvimento. O principal mistério da trama é bem guardado, mas as pistas que levam a ele são muito facilmente decifradas. Sem contar que tive a impressão que tudo chega muito fácil para a personagem. Sem pensar demais ela chega a conclusões que a autora não se importa em deixar clara para os leitores. O que instiga a curiosidade do leitor é o destino do personagens, apesar de parecer bem óbvio sempre há a possibilidade de uma reviravolta. O problema é que Nora confia muito fácil, é perceptível durante a narrativa as várias mentiras. Os fatos não conseguem ocultar a intenção dos personagens e isso me deixou irritada, já que a personagem se mostrou absurdamente cega. Sem dizer que o que parecia o melhor personagem da história morreu logo no início.

Além disso, O Livro de Sangue e Sombras é daqueles livros que você entende a intenção, mas fica mais perdido que cego em tiroteio na leitura. Principalmente por causa da narrativa, a autora se utiliza de parágrafos muito longo e cria uma personagem prolixa, a todo momento a ideia inicial de um pensamento básico é interrompida por divagações da protagonista fazendo com que ao final do paragrafo o leitor nem se quer lembre mais qual é a ideia inicial, tive que voltar diversas vezes a leitura por este motivo. Se for para relacionarmos narrativa e a falta de "discrição" da autora com relação ao mistério da trama, notamos que a história soa bem fraca.

Pra resumir este livro traz uma história com grande potencial, com uma trama que poderia ser bastante envolvente, mas na qual a autora pecou ao trabalhar com a parte que deveria instigar a curiosidade do leitor. Não há um romance propriamente dito na obra, e pela primeira vez tenho que dizer que senti falta disso, talvez um envolvimento maior e mais verídico neste sentido trouxesse um pouco mais de comprometimento a narrativa.

Enfim, O Livro de Sangue e Sombras é uma aventura histórico investigativa no estilo Dan Brown, que se baseia em personagem reais de determinada época. A parte interessante está no cenário de Praga, na forma como uma história tão antiga que não chama a atenção de ninguém despertar uma ideia que poderia ser envolvente se fosse melhor desenvolvida. Outro ponto positivo é com relação  diagramação, o trabalho de Edição da Editora Rocco estaria impecável se não fosses alguns pequenos erros no texto. No mais, eu indicio a leitura, só não espere se ver envolvido em um mistério bem construído!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)