quinta-feira, maio 18, 2017

[Resenha] Inesquecível - Jessica Brody

Inesquecível
Unremembered #1
Autor: Jessica Brody
Editora Rocco336 Páginas
 
Sinopse: Após um acidente aéreo, uma garota é encontrada ilesa e sem memória em meio aos destroços em pleno oceano Pacífico. Ela não estava na lista de passageiros da aeronave e seu DNA e suas impressões digitais não são reconhecidos em nenhum lugar do mundo. Sua única esperança é um garoto estranho e sedutor que afirma conhecê-la. E que eles eram apaixonados um pelo outro. Mas será que ela pode confiar nele para recuperar seu passado e descobrir quem ela realmente é?

Inesquecível é o primeiro volume de uma trilogia romântica com tintas sci-fi.

A autora, Jessica Brody, que tem outros livros publicados no Brasil, como A Amante Infiel e Karma Club, constrói uma história de amor apaixonante e repleta de elementos de ficção científica e de suspense.
Quando vi a capa e a sinopse de Inesquecível pela primeira vez confesso que tive certo receio do livro, não sabia bem o que pensar e tive medo que fosse mais um dos livros que parecem ser demais e são de menos. Mas meu maior receio é que fosse um livro sobre alienígenas, sério, normalmente eu não gosto de livros de ficção científica com essa temática, quer dizer, até gosto, mas tem que ser muito bem escrito, tem que ser envolvente. Então já dá para imaginar que mesmo tendo solicitado "Inesquecível" eu estava torcendo o nariz devido as teorias que estava preconcebendo em minha cabeça. É por isso que tenho a agradecer por ter seguido um instinto primitivo de leitora que de alguma forma quis me dizer que talvez, só talvez, eu gostasse da história.

Ela não é ninguém, pelo menos no que diz respeito a documentos oficiais. Encontrada em meio aos mortos de um terrível acidente de avião ela parece ser a única sobrevivente do desastre. Sem memória alguma sobre seu passado, seu nome ou a época em que vive, não sabe nem ao menos em quem pode confiar. A única pista sobre seu passado é completamente vaga e inútil, e a única pessoa que talvez possa ajudá-la pode ser só mais alguum maluco em busca da fama que a cerca devido aos acontecimentos. Mandada para um lar adotivo, Violet só quer seguir em frente, mas tudo parece sair ainda mais dos trilhos quando acredita estar sendo perseguida. Talvez a verdade sobre sua vida e seu passado não seja algo bom de se descobrir. Descobrir que seu nome é Seraphina e que há muito mais na sua vida do que parece real pode ser chocante.
"O dia de hoje é o único do qual me lembro. Só o que tenho é o despertar naquele mar. O resto é um espaço vazio. […] Sem lembranças. Sem nomes. Sem rostos. Cada segundo que passa é novo. Casa sensação que pulsa em mim é estranha."
Eu poderia começar aqui dizendo que este livro me tirou o fôlego, mas essa não é bem a verdade, não dá para se referir assim a toda a história. O que me deixou sem ar mesmo foi a forma como a autora foi brilhante em me fazer de trouxa. Sabe quando temos diversas teorias sobre uma história e durante a leitura ela começa a se concretizar ou se desfazer completamente antes da verdade? Foi isso que aconteceu, eu me senti confiante, perdida, confusa e finalmente uma idiota. O problema é explicar a vocês como isso não foi algo ruim. É aquele ser feito de trouxa que é bom, aquele que surpreende (isso existe?). Digo isso porque foi impressionante a forma como a autora nos leva por um caminho durante um momento pra depois jogar na nossa cara que estamos enganados, mas nem tanto. Não dá para falar muito da trama sem spoilers, mas vai por mim é sensacional. Não sabia se o plot era viagem no tempo, inteligência artificial, alienígenas ou a pura e simples piração.

Porém, tive alguns pequenos problemas com os personagens, principalmente por Violet/Sera ser tão literal, o que reforçou a teoria de a protagonista ser uma máquina. Os momentos de drama que ela enfrentou pareceram artificiais, entendo que ela se sentia perdida, mas mano, ela dava a louca por coisas nada ver enquanto tinha algo que importava muito mais. Graças a Deus por Cody, o irmão adotivo de Violet, ele com certeza é um dos personagens mais legais de todo o livro. Quanto a Zen, o garoto que parece ser o único a conhecer verdadeiramente Sera, não sei bem o que dizer. Apesar de seu desenvolvimento e ligação com a protagonista não senti muita firmeza na sua constituição como personagem, a relação de ambos parecia forçada, o romance não cola parece artificial.
"É muito mais complicado esquecer-se de quem você é do que simplesmente esquecer seu nome. É também se esquecer dos seus sonhos. Das suas aspirações. Do que faz você feliz. Do que você reza para que jamais lhe falte na vida. É ver a si mesmo pela primeira vez e não ter certeza de sua primeira impressão."
Apesar disso tudo o que faz o livro é a trama, como disse em meu Histórico no Skoob "Inesquecível" é um livro peculiar, que brinca com o leitor antes de fazer real sentido, fascinante. Apesar disso, o romance foi um balde de água fria e espero sinceramente que isto melhore no decorrer da série. Pra finalizar, leia, só leia!

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!

    Tenho visto comentários positivos e negativos relacionados a esse livro. Espero gostar como você porque já pedi emprestado para minha amiga! Hahahaha
    Mas quando o romance é ruim fica muito chato mesmo. Já peguei um assim, que a história era boa, só que o romance era muito falso. Acontece, né?
    Espero que a série melhore isso!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)