quarta-feira, março 29, 2017

[Resenha] Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Olho por Olho
Olho Por Olho # 1
Autora: Jenny Han e Sibhan Vivian
Editora Novo Conceito
320 Páginas
Skoob


S
inopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um ex-namorado, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena…
Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas, felizmente. Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho…
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do aqui se faz, aqui se paga poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas.

Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
Olho por Olho é um livro bem cotado entre os leitores que estão no Twitter e Skoob, então já no lançamento criei certa expectativa com relação a ele. Mesmo que tenha passado pela minha cabeça que talvez eu não gostasse da obra, obviamente que estava curiosa com o livro. No entanto ainda não tinha dado chance a essa leitura devido a demora na publicação do desfecho da trilogia, ou seja, fazia anos que o livro estava parado na estante. Mas no mês passado a Editora Novo Conceito finalmente publicou "Fogo contra Fogo", terceiro e último livro da série e cá estou eu para dar minha opinião sobre o primeiro livro da série. Não vou dizer aqui que morri de amores pela história, mas ela é diferente de tudo que já li o que por si só já torna a história surpreendente.

Em "Olho por Olho" vamos acompanhar a história de Kat, Mary e Lillia, três garotas completamente diferentes que se unem para vingar-se de alguns colegas que de uma maneira ou outra as desagradaram. Kat é a líder deste time, com uma atitude rebelde ela acaba se mostrando imatura e maldosa, o que já era de se esperar se levarmos em conta o tema do livro. Ela é como a chave que desencadeia tudo. Apesar de compreender seu papel na obra como um todo e até ter gostado da personagem eu a achei muito agressiva, ainda assim acredito que há algo mais por trás de toda essa atitude contra tudo e todos. 
"Seremos uma máquina de vingança potente."
Mary é a personagem inocente, vítima de Bullying na infância ela volta para a Ilha Jar com o intuito de reencontrar seu antigo algoz e lhe mostrar o quanto mudou, fazê-lo pedir desculpas por tudo que a fez passar, contudo Mary se sente ainda mais sufocada com o rumo de seus planos. Há algo acontecendo com Mary que ninguém sabe explicar e isso dá um tempero em sua personalidade pacata e tímida.
"Sou eu. Eu sou o problema. Eu… eu apenas não consigo superar. Não consigo seguir adiante."
E Lillia é como descrito em boa parte da trama "a princesinha", vinda de uma família rica ela tem tudo o que sempre quis, mas aos poucos passa a se sentir traída pelas pessoas que antes julgava serem seus amigos. Talvez ela seja a que mais tem a perder, mas nem por isso recua do plano que irá uni-la a Kat e Mary. Juntas as três estão dispostas a tudo para humilhar e derrubar aqueles que tanto "mau" lhes fizeram, mas em determinado momento o plano pode sair do controle.
" – [...] Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nos três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você."
No início da leitura eu fiquei meio confusa, eram tantos personagens e nomes estranhos a mim, que acabei perdida. Porém quando nos situamos na história e em cada um dos personagens essa confusão se desfaz a leitura passa a fluir rapidamente. A narrativa alternada entre Kat, Mary e Lillia vai e volta no passado e presente para nos apresentar os fatos, situações e a vida dessas garotas. Este recurso foi muito bem utilizado pois através dele podemos compreender de onde vem esse desejo de vingança de cada uma. Como esperado apenas Lillia não tem um passado trágico ou um algoz que a atormenta, sua vida sempre foi perfeita, achei sua vingança bastante despropositada, principalmente porque uma simples conversa ou uma investigação mais certeira sobre os fatos teriam revelado a verdade. Pra mim Lillia agiu como uma mimada apesar de ser uma personagem bem legal, vivendo em uma condição privilegiada ela parece exatamente o que é: a menina rica, boazinha, mas mimada.

Ponto positivo para autora por não focar em romance, é claro que há muito flerte e indecisão com relação aos casais, acredito que para nos deixar curiosos com o rumo do romance, mas definitivamente este não é o foco, na verdade esta parte é bem sutil. Olho por Olho tem aquele clima de adolescentes no colégio encarando decisões com relações ao futuro, em meio a muita intriga, traição, incertezas e mudanças.
" Garotas crescidas não choram... Elas acertam as contas"

Enfim, gostei bastante da leitura, a narrativa é gostosa e não soa forçada o que as vezes acontece quando uma história é escrita por duas autoras. O meu único problema, que nem é tão problema assim, é que a história apesar de surpreendente e diferenciada não é tão "NOSSAAAAAA!!!" como o pessoal comentava pelas redes sociais. Olho por Olho não é ruim nem nada disso, mas é apenas diferente. Não sei como anda a revisão da editora ultimamente, pelos poucos livros deles que li por esses meses parece ter melhorado, porque na época da publicação deste livro estava deixando a desejar. Mas a questão aqui não é essa, pulando de pato pra ganso queria deixar claro que indico a história e que o livro é muito legal, vale a pena.

3 comentários:

  1. Sabe o que esse livro me lembrou? PLL kkkk! Mas gostei bastante da premissa do livro!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!!

    Vou ser sincera e confessar que esse livro nunca atraiu meu interesse.
    Gostei da sua resenha, mas a ideia da história me deixa meio sem vontade de ler.
    Não sei muito bem explicar o motivo, mas continuo sem vontade.
    Quem sabe um dia no futuro, né?

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii! Comprei esse livro e Dente por Dente por uma pechincha há uns meses, mas na época não tinha sido lançado o terceiro então acabei deixando a leitura pra depois. Eu também ouço falar muito "noooossa" desses livros e é uma pena que você não tenha gostado tanto assim. É complicado quando o início nos deixa confusos por conta dos personagens, mas pela avaliação que eu vi do segundo livro ele foi uma experiência melhor pra você :D
    Ainda bem que o livro não foca no romance

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)