quinta-feira, janeiro 05, 2017

[Resenha] Roteiro: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Roteiro: Jack Thorne e J. K Rowling
Direção: John Tiffany
352 páginas

Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. 
Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Revisitar o universo que te apresentou o diversificado mundo da leitura não é fácil. Tenho certeza que Harry Potter e a Criança Amaldiçoada deixou diversos leitores ansiosos, principalmente aqueles que, assim como eu, cresceram juntos com o trio mais famoso da literatura juvenil. Somando a isso o fato de que essa nova história não é bem como as outras e nos traz além de personagens novos algumas "novidades" sobre aqueles velhos amigos já é um prato cheio para ser inevitável cair de cara na história. 

Jack Thorne, com uma pequena colaboração da rainha das rainhas J. K. Rowling nos presenteou quase 10 anos depois com algo novo relacioado ao universo de Harry Potter. A peça de teatro "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" dirigida por John Tiffany já era um tremendo sucesso antes de sua estreia, e consequentemente teve seu roteiro publicado em todo mundo em forma de livro, uma forcinha a mais para que este sucesso pudesse alçar voos ainda mais altos do que o apenas as extensões do Palace Theatre.

Passados 19 anos da Batalha de Hogwarts, Harry Potter está às voltas com o descontentamento e rebeldia de um de seus filhos. Sem uma base paternal sólida o famoso bruxo não sabe como lidar com os problemas do filho. O jovem carrega nas costas o legado dos Potter e assim como seu pai antes dele só quer ser um menino normal, mas antes disso também quer provar ao pai que pode ser capaz de grandes feitos. Alvo Potter só não poderia prever a confusão que criaria quando a oportunidade de se provar surgisse. 
Harry, nunca existe uma resposta perfeita neste mundo confuso e perturbado. A perfeição está fora do alcance da humanidade, fora do alcance da magia. Em cada momento luminoso de felicidade há esta gota de veneno: o conhecimento de que a dor voltará. Seja sincero com aqueles que ama, mostre sua dor. Sofrer é tão humano quanto respirar.
Como Potterhead que sou essa novidade me deixou extremamente feliz, apesar de já ter lido os spoilers da peça, não faria mal algum conhecê-la mais a fundo. Não posso dizer que esta nova história me deixou nostálgica, primeiro porque um roteiro é uma narrativa tão enxugada, focada em diálogos (como obviamente deve ser) que não me senti inserida no universo que antigamente me causava ansiedade, angustia e tantos outros sentimentos. Contudo, não penso que esse fosse o objetivo do livro, acredito que o sentimento esteja mais presente enquanto vemos os personagens serem representados. Mas não posso negar que não vislumbrei toda a movimentação cenográfica intuitivamente. 

Infelizmente a trama não é de todo surpreendente, talvez justamente por eu ter lido os spoilers, ainda assim sinto que a peça foi um pouco confusa. Fui capaz de compreender a trama e o cerne de todo desenvolvimento, porém me senti meio deslocada do tempo. Sem contar que no meio de toda esta história há uma revelação bizarra que poderia ter deixado de acontecer, eu particularmente fiquei WTF? Mas nem só de problemas é feita a peça. Há partes boas também.

O mais interessante foi acompanhar como cada um dos personagens se modificaram a seu tempo. Apesar disso, senti algo faltando em relação a Harry, Rony, Hermione, Draco e outros personagens já conhecidos, novamente isso pode ser devido ao fato de ser um roteiro, mas queria definitivamente poder senti-los de novo. Porém, em se tratando da nova leva de bruxinhos da trama posso dizer que não foi difícil percebê-los de acordo com seus sentimentos, dúvidas e anseios. Principalmente Scorpius Malfoy, ou melhor Rei Malfoy, que transforma nosso querido protagonista Alvo Severo em coadjuvante. Ambos obviamente são personagens bem diversificados, mas consegui senti mais Malfoy do que o novo Potter. Enfim, é preciso repensar tudo o que você sabe até aqui sobre essa família puro sangue.

Sinto-me estranha falando a todo o momento sobre sentimento com relação a essa peça, mas é dessa forma que me sinto. Harry Potter é tão parte do meu desenvolvimento pessoal que é impossível não alia-lo aos meus sentimentos. Então, eu não deixo de indicar para que cada Potterhead desse mundo mergulhe e aprecie esta nova história, apesar de seus percalços ela vai fazer você lembrar, mesmo que superficialmente, de como é estar no universo de J. K. Rowling.
"Alvo: - Você teve medo por mim?
Harry: - Sim.
Alvo: - Pensei que Harry Potter não tivesse medo de nada.
Harry: - É assim que eu o faço sentir?
[...]"

2 comentários:

  1. eu não leria, pois nunca li nada de HP e me sentiria bem perdida, mas o que me chama a atenção é que Rowling encontrou uma fórmula de sucesso, passe o tempo que passar HP sempre chama a atenção dos fãs
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!!

    Ainda não li a peça por se tratar de uma peça. Confesso que o fim do sétimo livro de Harry Potter não me agradou muito e ajudou a demorar para começar esse livro.
    Ainda irei ler porque esse universo criado pela Rowling é apaixonante, mas não tenho grande desejo no momento.
    Vou esperar o preço baixar e ficar bem acessível. :)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)