quarta-feira, janeiro 04, 2017

[Resenha] Dama da Meia-noite - Cassandra Clare

Dama da Meia-noite
Os Artifícios das Trevas #1
Autora: Cassandra Clare
Galera Record
574 páginas
Skoob


Sinopse:
Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada.
O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro mas eles nunca podem se apaixonar.
Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira.
Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: O que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade?
Preciso começar essa resenha dizendo que sou contra autores que se estendem demais em um universo, além do óbvio, as historias começam a ficar cansativas e clichês, este é o caso dos livros de Cassandra Clare. Porém, há tanto a se explorar quando o assunto são Caçadores de Sombras que em certos momentos a narrativa se torna surpreendente, são detalhes que nos ajudam ao mesmo tempo a recordar e descobrir. Nesta nova fase da série conhecemos a história de Emma, uma personagem que teve breve participação na história de Jace e Clary e que ficou marcada por uma tragédia pessoal. 

Durante a Guerra Maligna, Emma na época com 12 anos perdeu os pais. A versão oficial é que Sebastian Morgenstein foi o responsável pelas mortes, mas para Emma Carstairs há muito mais nessa história, detalhes que não se encaixam e que a fazem pensar que talvez a Clave não esteja se esforçando o suficiente para desvendar o assassinato. Para provar seu ponto ela vem investigando algumas pistas e elas nunca estiveram tão claras e recorrentes como parecem estar agora. Com a ajuda de seus amigos e algumas informações privilegiadas Emma vai em busca da verdade enquanto descobre que tudo o que sempre pareceu certo pode se tornar seu maior tormento. Nossa como eu fui dramática agora! O caso é que Emma acaba se apaixonando pela única pessoa pela qual ela não poderia se apaixonar e isso vai complicar bastante as coisas.

Dama da Meia-Noite é basicamente um livro introdutório, nele conhecemos além de Emma a família Blackthorn, que a acolheu depois da morte de seus pais. Esta narrativa vai explorar principalmente os laços de lealdade que os unem e os problemas que todos vem enfrentando juntos nos últimos 5 anos desde a Guerra Maligna. Apesar do foco da história estar em Emma, a família Blackthorn é uma unidade básica da narrativa. Cada um dos irmãos tem uma personalidade própria que apesar de parecer superficial no início acaba se delineando com o decorrer dos capítulos. Juntos eles fazem as coisas acontecerem de forma natural, não é necessária muita comunicação para que cada um saiba qual seu papel e como executá-lo. Funcionam como uma mente gigante buscando uma solução e sem muito esforço.

Ainda que eu tenha classificado esta família como uma unidade, o que eles são com certeza, não dá pra deixar de falar exclusivamente de Julian. Com o afastamento dos irmãos mais velhos depois da guerra, por serem parte fada (raça desprezada pela sua aliança com Sebastian no conflito), ele se vê obrigado a assumir as rédeas da família e desde os doze anos vem sendo o provedor de tudo o que eles precisam. Ele é o centro e o universo dessa família, mesmo quando ele mesmo se vê cansado, buscando ser apenas um caçador de sombras como outro qualquer ele ainda consegue ser altruísta, bondoso e leal. Julian é tudo e um pouco mais do que eu já havia percebido anteriormente.

Já Emma é impetuosa, para quem conhece as obras anteriores basta compara-la a Jace. Ela é uma das promessas como Caçadora de Sombras, jovem, impulsiva e sem respeito nenhum pelas leis mirabolantes (ou não) da Clave. Contudo é leal e faz o possível e o impossível para salvar quem ama. Sua busca por vingança é o que move seu impeto, dispostas a descobrir a verdade e vingar seus pais Emma só quer se livrar do aperto que a oprimi desde o ocorrido, mas a verdade pode ser dura, tanto quanto a lei.
"A vingança devolveria o ar aos seus pulmões. A vingança permitiria que ela pensasse nos pais sem um nó no estômago. Ela conseguiria sonhar sem ver os rostos afogados e sem ouvir as vozes gritando por socorro."
Mas, apesar de tudo que poderia falar de bom sobre os personagens, o que funciona de verdade em Dama da Meia-noite é a narrativa de Cassie. Durante muitos momentos eu acreditei estar completamente a par do que estava acontecendo, até mesmo ousei prever o fim da narrativa. Mas apesar de estar certa sobre alguns pontos, principalmente com relação ao romance, ainda assim consegui me surpreender por diversos momentos e personagens. Cassie incrementou esta nova história com passagens que eu não esperava encontrar logo no início da série. Além disso, há muito na narrativa que nos dá a sensação de pouco conhecer o universo Shadowhunter, é espetacular descobrir um pouco de cada faceta deste mundo "paralelo". Meu único problema com a história e que ao fim o romance me deu a sensação de ser um repeteco de outra história, não vou falar demais, mas espero que Cassie continue me surpreendendo.

Quanto a arte da edição posso dizer que está perfeita, meu livro é das capas com reflexo. Porém tenho que dizer que a revisão não me surpreendeu, encontrei muitos erros, de digitação principalmente, o que me deixa triste, já que a editora responsável é uma das melhores do país. Mais atenção nesse ponto Record, não é a primeira vez que isso acontece. No mais recomendo a série, o livro, a Cassie, cada vez mais apaixonada e curiosa com esse universo.
"Quando você ama alguém, a pessoa se torna parte de quem você é. Está presente em tudo que você faz. Ela é o ar que você respira, a água que você bebe e o sangue que corre em suas veias. O toque dela fica na sua pele, a voz permanece nos seus ouvidos, e, os pensamentos, na sua cabeça. Você conhece os sonhos da pessoa, porque os pesadelos agridem seu coração, e os sonhos bons também são seus. E você não acha que a pessoa é perfeita, mas conhece os defeitos dela, sua verdade profunda e as sombras de todos os segredos que ela carrega, e esses segredos não te assustam; na verdade, fazem com que você ame ainda mais, porque você não quer perfeição. Você quer a pessoa."

12 comentários:

  1. Oiee Ju ^^
    Primeiramente: MARK ♥♥♥ Virou crush na hora...haha' Julian me pareceu até ofuscado com o irmão por perto. Eu adorei esse livro, como era de se esperar, já que eu adorei os outros livros da autora que eu li (com exceção de Anjo Mecânico, sabe-se-lá-por-quê.). Mas o romance não me pareceu muito, não sei... verdadeiro, original? De qualquer forma, estou mega ansiosa pela continuação \0/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro da Cassandra e esse gênero de fantasia pra mim é bem seletivo: tenho meus "universos preferidos" e é bem difícil que eu tome iniciativa para visitar outros.

    O enredo me chamou mais atenção pela figura do parabatai (te confesso que li esse nome me perguntando qual seria o equivalente em inglês) e essa proibição de relação amorosa entre eles.

    Fui lendo sua resenha e imaginando mil coisas sobre esses pais da Emma. Nem sei, nem li, nem nada e já tô criando mil teorias na minha cabeça hahaha fantasia é fogo, quando te pega, não tem jeito.

    Andressa Lima do Blog da Also

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou lendo a outra série para poder pegar essa, mas é muito bom saber que esse mundo continua tão vasto e misterioso, é ótimo quando uma autora consegue explorar ao máximo aquilo que ela mesma criou. Quando eu começar a ler esse livro vou está bem animada.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra da Cassandra, mas sempre ouço muitos elogios e fico feliz que mesmo o assunto e cenário já ter sido amplamente discutido em outros volumes de sua autoria, mesmo assim ainda consegue surpreender com detalhes que trazem lembranças e também novas descobertas.
    A capa do livro é maravilhosa e adorei saber suas impressões. Espero conhecer mais sobre os Caçadores de Sombras o quanto antes, afinal pretendo em 2017 ler todas as obras da autora.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Também sou contra autores se estenderem demais em um universo, até comprei esse livro só pra garantir a capa holográfica se eu decidir ler no futuro, mas na verdade peguei uma antipatia monstro da Cassandra na Bienal e nem sei se vou conseguir terminar as séries anteriores, quanto mais chegar nessa. Mas é bom saber que você acha que a autora ainda consegue surpreender, relembrando e proporcionando descobertas. Só fico triste de saber que a revisão está neste estado lamentável, odeio quando me deparo com uma obra que não teve a atenção devida nesse aspecto.

    ResponderExcluir
  6. Também odeio autores que fazem mil séries do mesmo universo... porque ou me perco ou fico atrasada, como é nesse caso. hahaha Li os três primeiros livros de instrumentos mortais há mil anos, não lembro mais de nada! Quero muito ler tudo direitinho, mas com ela publicando mais livros fica difícil! rs
    Um ponto positivo é saber que ainda assim a autora continua surpreendendo e trazendo mais sobre esse universo tão querido por todos. Não lembro se cheguei a conhecer Emma nos livros que eu já li, mas fiquei curiosa para conhecer sua história melhor.
    As edições são lindas, pena saber desses errinhos... :((
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!!!

    Não li nenhum livro da Cassandra, o que conheço da série é através do seriado de tv, que eu sei estar diferente dos livros porque minha filha é fã da autora e fica me dizendo tudo o que mudaram na adaptação. Acho legal quando um autor consegue criar um universo tão rico, que del possa extrair novas histórias, desde que continue surpreendendo seus leitores. Tomara que essa série continue com a mesma qualidade e que a editora melhore no que diz respeito à revisão.

    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu ainda não li Instrumentos Mortais, então, não me ambientei muito no universo e nos acontecimentos que você citou na resenha. Mas gostei da parte do mistério que envolve a morte dos pais dela, e um detalhe chamou minha atenção: porque a Clave não está se esforçando para desvendar esse caso? Quero muito ler, mas pelo visto, primeiro terei que ler a série anterior. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    cantinhoparaleitura.blogspoat.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostei muito da sua resenha, embora não conheça o universo criado pela Cassandra. A capa desse livro é muito linda, queria ter ganhado ele no Mochilão da Record que participei no ano passado, mas não tive sorte =( o que você contou do livro, que mais me chamou a atenção em sua resenha, foi a personalidade de Emma. Gosto de personagens fortes, e ela assim como a unidade de sua família, com certeza me impulsionariam à leitura. Achei muito triste que o romance te lembrou outros livros. Fico muito entediada quando isso acontece comigo e procuro gêneros diferentes para esquecer a decepção. Apesar de não ter interesse na leitura no momento, com certeza sua resenha me fez ficar curiosa para conhecer não somente esta, mas as obras anteriores tbm. Obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Em geral, por maiores que sejam os elogios quanto à escrita e, principalmente, agora, com essa nova série, eu realmente não me interesso pelos livros da Cassandra e isso porque eu basicamente não curto sobrenatural em geral. Todo o universo e mitologia dos shadowhunters parece ser muito bem criado e desenvolvido mesmo, o que é ótimo, mas realmente não me chama a atenção para a leitura. A questão do romance proibido, então, me irrita um pouco, tenho curtido mais os dramas contemporâneos da área, paciência pequena para alguns enredos, mas, enfim, faz parte, rs. De qualquer forma, sua resenha ficou incrível!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Gente, tô perdida hahaha. Não sabia da existência dessa série e nem que a autora tinha escrito tanta coisa dentro de um universo só. Acho ótimo para os fãs da série original, mas ainda não faz minha cabeça. É que não sou muito fã do gênero e tenho fugido de séries hahaha. Sua resenha ficou ótima, beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Um dos motivos de nunca ter me interessado pelos livros da Cassandra foi justamente esse, ela estende demais o universo que cria, e eu que já não sou tão fã assim de fantasia fico com preguiça de ler rs. Mas a parte de que "não podem se apaixonar" já me deixa curiosa, por que isso já é um indício que eles irão se apaixonar! É muito legal quando o autor "mescla" os livros, colocando referências de outras obras, isso deixa tudo muito empolgante! É muito chato encontrar erros de digitação, né? Por que eu leio e penso: como isso passou abatido? E infelizmente, as vezes acontece e acaba empobrecendo a narrativa. Sua resenha foi bem completa, obrigada por ter compartilhado a sua visão da obra, ainda estou na dúvida se leria ou não rs.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)