quinta-feira, dezembro 08, 2016

[Top 5] Cinco fantasias de 2016 que você deve ler


Literatura Fantástica é um dos gêneros que mais fazem a minha cabeça, por isso sempre que posso compartilho algumas leituras por aqui e tento convencer os leitores a dar uma chance, independente da história ter sido absurdamente boa ou não, mesmo porque o que não me agradou pode ter um efeito diferente em você. A postagem de hoje é para trazer indicação de algumas leituras que fiz durante esse ano, espero que algo lhes agrade.

A Rebelde do Deserto
Autora: Alwin Hamilton

A Rebelde do Deserto é uma fantasia com uma protagonista forte e determinada, unido a isso sua impetuosidade e destemor temos a receita perfeita para uma excelente personagem. Apesar de tudo Amani é ingênua, precisa crescer muito no desenrolar da narrativa e nisso a autora acertou em cheio, sua força e lealdade será testada e desenvolvida no decorrer da narrativa, acompanhar o crescimento de Amani como protagonista é um dos melhores pontos da obra. Além disso, a ambientação da história está espetacular, é instigante por ser algo novo (ao menos para mim). É como se a autora conseguisse entranhar o deserto em nossas veias. A magia e mitologia contida na obra é fascinante e a desmistificação de algumas histórias mesmo quando os mitos são reais foi uma sacada e tanto.

Caminho das Sombras
Autor: Brent Weeks

Caminho das Sombras é uma fantasia sombria e sangrenta. Durante a leitura tive alguns problemas com a obra, mas creio que eles se devem por ser o primeiro livro de uma trilogia, focado mais em ambientar e apresentar os fatos do que no desenvolvimento da obra propriamente dito. Contudo, é uma história surpreendente, fui surpreendida diversas vezes, principalmente no final. O autor apesar de muitas vezes deixar a história cansativa tem uma sacada genial para instigar a curiosidade do leitor. Infelizmente me deparei com alguns problemas na narrativa, mas os problemas com o enredo e o contexto não me desanimaram de continuar, e acredito que os defeitos podem ser contornados se você como leitor tiver uma boa referência dos caminhos que os livros de literatura fantástica geralmente seguem, isso pode ajudar muito a situar o leitor. A dica é: leia e tire suas próprias conclusões.
Meio Rei
Autor: Joe Abercrombie

Sou fã de Joe Abercrombie e talvez fosse suspeita para falar, mas nesse caso não sou só elogios, apesar de ser uma narrativa eletrizante ela também tem seus defeitos. O maior deles é com relação ao protagonista, durante a leitura senti que faltou algo em sua construção, contudo no fim, quando parei para analisar sua personalidade, entendi que ele foi exatamente o que deveria ter sido. Além disso, Abercrombie tem um talento especial para desenvolver personagens coadjuvantes, nenhum deles está posto ali a toa. Esta é uma história cheia de mistério, ação e surpresas. Meio Rei é uma fantasia épica que com certeza vai prender o leitor, nem mesmo seus pontos fracos deixam a desejar, já que é intrínseco ao personagem ser fraco para que possa demonstrar um crescimento exponencial e uma frieza cruel em um mundo no qual ser fraco é sinônimo de morte.

O Feiticeiro de Terramar
Autora: Ursula K. Le Guin

Este não foi um dos melhores livros que li no ano, na verdade tive várias ressalvas com relação a ele. Mas como histórias não funcionam da mesma forma para todo leitor eu me sinto na obrigação de indicá-lo. A trajetória desta obra fala por si mesmo, este é um livro que inspirou grandes autores, e é perceptível traçar estas inspirações no decorrer da história, claro, isso se você conhece a escritas dos autores que se inspiraram nela, diversas vezes me peguei em comparações. Posso dizer que depois de pensar um pouco sobre o livro compreendi o caminho da autora, independente de ter gostado ou não é fácil perceber o rumo e a base de sua história. 
Seeker - A Guerra dos Clãs
Autora: Arwen Elys Dayton

Até o momento não sei bem classificar esta obra, ela é uma espécie de Distopia fantasiosa cheia de ação e romance, sendo este último base para os sentimentos da história. Apesar deste livro não ser um épico ele é sim uma fantasia, porém ao contrário dos livros do gênero ele nos apresenta uma ambientação contemporânea e até futurista em uma geografia que já conhecemos muito bem. Algo que me conquistou nesta obra é sua imprevisibilidade, apesar de em determinados momentos as coisas ocorrem exatamente da forma como eu imaginava, ainda assim a autora consegue surpreender. E a melhor parte disto é intrínseca aos personagens. Gostei principalmente da forma como a autora desenvolveu cada um dos protagonistas e os fez crescer, a bondade e paixão de Quinn, a ânsia por vingança e obsessão de John e por fim o descaminho de Shinobu, algo que eu definitivamente não esperava, está tudo ali para conduzir o leitor e ajudá-lo a conhecer melhor a base desta história. Indico com toda certeza, é um livro bem gostoso e curioso.
 

11 comentários:

  1. Olá
    Eu adoro fantasia. Não li nenhum dos citados, mas já coloquei todos na lista. Li várias fantasias muito boas esse ano também.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Putz! Não li nenhum! Tá feia a coisa pro meu lado! Hahahahahahahaha
    Quero resetar este ano, posso?!

    ResponderExcluir
  3. Oiee Ju ^^
    Eu tô doida para ler "A rebelde do deserto", vi tanta coisa positiva a respeito desse livro que ele foi parar no topo da listinha de desejados. Parece ser incrível. "Seeker" é outro que eu quero muito ler, e "Meio rei" também.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Ju, sou louca por fantasia! Dos livros na sua postagem, só não li o primeiro, mas já tenho, só faltou tempo mesmo. Me decepcionei com Caminho das Sombras, mas só por ser realmente sangrento -mas bem, é a história de um assassino, afinal... Rs... Mesmo assim vou querer ler a continuação. Meio rei e O feiticeiro de Terramar eu amei, e gostei muito de Seeker também.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju!!!

    Das suas indicações li apenas A Rebelde do Deserto e O Feiticeiro de Terramar, mas quero muito adicionar as outras leituras!
    Espero que 2017 me ajude com isso! Hahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!
    Também tenho me apaixonado cada vez mais pelo gênero da fantasia, principalmente entre autores nacionais, e valeu muito as dicas do seu post! O primeiro me deixa visivelmente curiosa, mas não realmente com vontade de leitura, diferentemente, porém, do último, Seeker, que eu nem havia dado bola antes logo que foi lançado, mas que definitivamente chamou minha atenção agora e já adicionei no Skoob, para lembrar de procurá-lo mais tarde quando já tiver dado uma geral na minha pilha de leitura atual, rsrs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Adoro istas de dicas e como sou fã de fantasia, já abri minha lista e fiquei a postos. Eu li meio rei e confesso que esperava mais dele, mas é uma boa história. Estou louca para ler A Rebeldo do Deserto e o Feiticeiro de Terramar. Agora, não conhecia Seeker - A Guerra dos Clãs, vou colocoar na minha lista, pois pela sinopse parece ser muito bom.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que fantasia não é o meu favorito, mas de vez em quanto arrisco e me apaixono por alguns enredos. Nunca escutei falar de nenhum dos livros citados, mas gostei da capa de A Rebelde do Deserto, mas o enredo em si não me chamou atenção. É muito bom quando vemos a evolução do personagem, mas me desmotiva saber que a protagonista era tão ingênua.

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fantasia não é nem um pouco o meu estilo. Então, quando vi o título da postagem já imaginei que iria dizer que não tinha lido nenhum ou então que apenas um poderia ganhar minha atenção...
    Mas, esse ano, decidi sair um pouco da zona de conforto e li Meio Rei e Caminho das Sombras. Para minha surpresa, eu adorei os dois!!!!
    Sim, surpresa porque até então eu nunca tinha ido muito longe nos livros de fantasia e ambos me deixaram querendo o próximo :)
    Outro que estou curiosa e pretendo ler mês que vem é Rebelde do Deserto :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, não aguento mais fantasia, acredito que por uns bons 3 anos kkkkkk não da mais, acho que li tanto que enjoei. Mas as capas são lindas, principalmente A rebelde do deserto, o feiticeiro de terramar e seeker, maravilhosas mesmo. As histórias parecem ser muito boas, de verdade, mas eu começo a ler e me da sono...sei la... pode ser uma "ressaca fantástica", to em outra vibe agora. Mas olha, otimas indicações, inclusive pros amigos secretos de fim de ano.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ju !!

    Tô com " A Rebelde do deserto" para ler, só não sei quando o farei. De resto tenho interesse em ler Seeker. "O Feiticeiro de Terramar" não me interesso nenhum pouco, mas os outros ainda daria uma chance.

    Beijos
    Tamiris leitão (Hit the Road)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)