sexta-feira, outubro 21, 2016

[Lendo Shakespeare] Sonho de uma Noite de Verão


Sonho de Uma Noite de Verão é a segunda obra que leio para o projeto lendo Shakespeare e posso dizer que me senti bem mais confortável com essa peça do que com A Megera Domada, que foi minha leitura anterior. Pelas informações que obtive essas histórias foram escritas em sequencia sendo que Sonho de uma noite de Verão veio à luz logo após A Megera Domada e se estou certa que Shakespeare era um autor que aprendia com os "erros" ele foi infinitamente melhor e mais lírico ao misturar o amor, amizade e o Maravilhoso como forma de interligar uma história.

Sonho de uma noite de Verão é dividido em três núcleos principais e a diversidade de personagens pode vir a confundir o leitor inicialmente. Portanto, vou dar-lhes um breve resumo sobre o que se passa obra. A peça tem início com um confronto infeliz entre Egeu, Demétrio, Hérmia e Lisandro. Hérmia, filha de Egeu, ama Lisandro e é correspondida. Porém seu pai, exercendo o direito que tem sobre ela promete sua mão a Demétrio que também a ama. Diante de Teseu, o Duque de Atenas que está prestes a se casar com Hipólita, o pai de Hérmia quer valer sua decisão em detrimento do amor de sua filha. Teseu então impõe que ou Hérmia se case e siga a vontade do pai ou suas outras opções serão a morte ou o convento. Para fugir de tal destino Hérmia e Lisandro combinam de fugir pelo bosque na hora propícia aos amantes. Porém, antes de seguir adiante contam a Helena sobre seus planos. Helena sendo apaixonada por Demétrio e com ciúmes por ele amar Hérmia acredita que se revelar o segredo dos amantes para o noivo rejeitado irá cair em suas graças, porém ao contrário Demétrio resolve caçá-los. Helena por sua vez sai ao seu encalço para que faça valer seu amor por Demétrio.

No bosque Oberon é o rei. Titânia a rainha. O casal tem brigado por causa de um pajem que ambos desejam e está em posse de Titânia. Para vingar-se da esposa Oberon resolve pregar-lhe uma peça fazendo com que ela se apaixone pela primeira besta que vir pela frente pingando em seus olhos o sumo de uma flor flechada pelo cupido. Porém, antes de cumprir seu intento Oberon esbarra com Helena e Demétrio na floresta e compadecido do amor não correspondido da jovem ele convoca seu servo Puck para que derrame o mesmo sumo nos olhos de Demétrio para que ele passe a corresponder o amor da jovem. No entanto, Puck que não viu Demétrio e que sabe apenas que ele é um jovem ateniense acaba se atrapalhando na tarefa e encantando Lisandro, que ao acordar de um descanso de sua fuga com Hérmia, vê Helena e se apaixona por ela, esquecendo imediatamente de sua amada real.
"Helena: Sua virtude é minha proteção, pois, quando vejo o seu rosto, não é noite e, assim sendo, penso que não saí à noite. Tampouco este bosque carece de mundos de companhia, pois você, aos meus olhos, é o mundo todo. Então, como pode-se dizer que estou sozinha se o mundo todo está aqui, olhando para mim?"
Em outro núcleo temos o trabalhadores atenienses ensaiando uma peça para o casamento de Teseu e Hipólita no mesmo bosque em que os amantes e as fadas se encontram, apesar de papel importante na obra não falaremos muito deles, basta saber que existem e que estão por ali.

Enfim, parece bastante confuso não é mesmo? Ao menos para mim foi assim em um primeiro momento e tive que anotar os personagens e quais seus papéis na obra. Contudo essa confusão foi apenas no início, ao nos acostumarmos com os personagens e a trama e mesmo com a liguagem mais rebuscada a leitura passa a fluir normalmente.


Sonho de uma noite de Verão está classificado entre as comédias de Shakespeare, algo que admiro em sua escrita é a capacidade de fazer bom humor com situações críticas, não que eu tenha absoluta certeza que este tenha sido a intenção do autor, mas ao lermos suas obras é impossível não absorver um pouquinho da sociedade ao redor que mesmo centenas de anos depois não mudou muito em sua essência e fazermos nossas próprias observações críticas. Nos deparamos com um exemplo desta situação logo no início da obra, quando Helena submetida ao julgo do pai se vê obrigada a casar-se com quem não ama ou sofrer as consequências, em nossa sociedade atual isso é inconcebível, mas ainda hoje a mulher é preterida diante da vontade do homem.

Outro ponto que me chamou atenção foi à questão da amizade e do amor que parecem efêmeros na obra. A primeira se dá quando Helena, amiga de infância de Hérmia, trai seu segredo crendo que isso a tornará interessante aos olhos de Demétrio. Uma amizade verdadeira não deveria ser deixada de lado diante do amor, não se desfaz em um átimo ou impulso, portanto será mesmo que havia amizade ali? A segunda se dá na troca de afeição entre os amantes, que embora enfeitiçados, se esquecem em um piscar de olhos de seu antigo amor. Também temos essa situação ligada a Oberon que em seu ciúme e sede de vingança enfeitiça a própria esposa para que se apaixone por um asno, mas ainda assim se compadece de Helena e a tenta ajudar. O que me faz pensar que Shakespeare quis mostrar que nem as criaturas divinas são possuidoras do bem ou do mal completo.

O fim da obra foi satisfatório e permeado por humor assim como toda a peça, eu me encantei com a magia presente nas páginas e só tive mais certeza de que Willian é um gênio do teatro, um bardo excepcional. Assim como quando resenhei A Megera Domada, antes de vir até aqui apresentar a obra a vocês dei uma olhada em uma peça representada por uma companhia de teatro, depois de algumas tentativas falhas me deparei com a Cia Novelo, companhia que dá sua própria interpretação a obra e que me fez rir demais, abaixo deixo o primeiro vídeo, de quatro, para que vocês possam conferir:


Enfim, Sonho de uma noite de Verão é uma peça bem humorada que tende ao fantástico e ao maravilhoso e que se eu estiver correta contém boa dose de críticas sociais em seu cerne. Vale a pena ler e conferir pois Shakespeare sabia o que estava fazendo com toda certeza!


10 comentários:

  1. Sonho de Uma Noite de Verão é na minha opinião uma das melhores peças do Bardo. Eu gosto principalmente pela questão da fantasia do enredo, que se encaixa bem no tempo e local que a peça se passa.

    Abraços

    Mundo Silencioso | www.mundosilenciosoblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Tive contato com algumas peças de Shakespeare através de montagens teatrais, adaptações para tv ou cinema, mas nunca li suas histórias, acho que essa profusão de personagens e amores cruzados deve realmente confundir no início, mas que bom que a criatividade do autor acaba por envolver o leitor e causar empatia, ao trabalhar com conflitos humanos presentes em todas as épocas. Ótima resenha :)
    Beijos... Elis Culceag.​ * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Em primeiro lugar, parabéns pela resenha, está ótima!
    Eu adoro Shakespeare, mas ainda não li Sonho de uma noite de verão. Tenho a obra aqui e pretendo lê-la em breve. Acho interessante principalmente pelo lado do humor, mesmo que não tenha sido a intenção.
    Mesmo com a linguagem rebuscada, Shakespeare, como você mesma disse, sabia o que estava fazendo.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oiee Ju ^^
    A única obra do William que eu li foi "A megera domada", e eu acho que nunca odiei tanto um livro...haha' eita conteúdo machista! Conheci "Sonho de uma noite de verão" numa peça teatral que teve na escola onde estudo em Maio, mas tirando isso, não sabia nada sobre a história. É bem bacana, mas acho que não teria paciência de ler o livro...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Os grandes clássicos das comédias teatrais tem sim muita crítica social no meio, então você está certa na sua visão. Eu acho extremamente encantadora essa obra pelo seu toque de fantasia - que quando bem trabalhado no teatro fica lindo visualmente!
    Eu tive a sorte de poder acompanhar mais de uma adaptação (mas morro de vontade de ver uma em forma de grande produção, como ela foi escrita para ser).
    Adorei relembrar um pouco da minha época da faculdade :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Eu li "Sonhos de uma noite de verão" tem alguns anos, lembro que fiquei encantada com a história e gostei bastante da leitura. Pretendo reler a obra em breve, foi muito bom me deparar com a sua resenha, realmente a princípio ficamos confusos em relação a quantidade de personagens presentes, mas assim como você aos poucos fui me adaptando e me apaixonando ainda mais pela leitura.
    Achei bem legal a adaptação que colocou ao final da sua resenha, irei assistir as outras partes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nenhum obra do autor, mas sempre tive muita curiosidade. Mas, tinha receio de acabar não gostando. Pela sua resenha percebi que estou perdendo uma ótima leitura. Gostei de saber desse tom mais divertido e crítico, gosto desse tipo de leitura. Sua resenha ficou muito boa, é a primeira que eu leio da obra, nunca tinha pesquisado outras e tal.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!!!

    Sonhos de uma noite de verão é a peça que mais gosto de Shakespeare!! Acho que é a única com o fim não trágico que li dele. Hahahahaha
    Mas é um clássico que todo mundo precisa ler uma vez na vida, né?

    Eu achei uma leitura bem rápida também porque não é muito grande e segue o roteiro do teatro, então com certeza facilita, né?

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, não fazia ideia do que ele tratava, mas achei que você conseguiu resumir muito bem a história. Apesar de serem muitos personagens e provavelmente causar uma certa confusão na leitura do livro, aqui na resenha deu pra entender como a história se desenvolve, e fiquei curiosa em saber como acaba. E eu também já li livros em que tive que anotar os personagens e quem eles eram, pois as vezes é muito confuso mesmo ahahah

    http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Li faz muito tempo a obra e até tive que participar de uma peça de teatro na época da escola, mas praticamente não lembro de nada e preciso muito ler esse clássico do Shakespeare.
    Adorei saber suas impressões sobre a obra, assim como também que apresenta algumas críticas bem colocadas e é bem humorada.
    Já esta na minha lista de leituras a algum tempo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)