terça-feira, outubro 25, 2016

[Conto] Metzengerstein - Edgar Allan Poe

Metzengerstein é o primeiro conto de Poe que leio para a semana de Halloween e também o primeiro conto publicado pelo autor em uma revista. Nele nos deparamos com uma rixa antiga de duas distintas e nobres famílias, que se torna ainda mais acirrada devido a uma profecia. Profecia esta que incita que os Metzengerstein os mais poderosos nobres sobrepujara os Berlifitzing. Quando na ocasião de um incêndio o velho patriarca da família Berlifitzing padece devido a sua paixão obsessiva por cavalos a culpa recai instantaneamente sobre o jovem cruel e volúvel que comanda a família Metzengerstein, mesmo que no fatídico momento ele estivesse trancado em sua casa em contemplação de mais um plano diabólico.
É neste mesmo instante que acometido por "ilusões" enquanto contempla o quadro de um fabuloso e magnifíco cavalo que outrora pertencera a família Berlifitzing que o jovem parece passar da realidade para a insanidade, enquanto foge do que parece ser uma loucura crua se depara com o mesmo cavalo do quadro em suas terras, a partir daí o jovem se vê em um caminho sem volta que o levará a ruína.

O que dizer desta obra? Não tenho muita base para comparação visto que a única coisa que tinha lido do autor até momento é o seu poema mais famoso (O Corvo). Contudo, me deparei ao ler essa poucas páginas com a mesma mágica da obra lírica, a narrativa de Poe se apodera do leitor, ele nos pegas logo nas primeira linhas deixando-nos curiosos com o desenvolvimento da narrativa. 

Apesar de uma leitura bastante rápida é possível delinear cada um dos personagens e o sentimentos dos que os cercam. Nos sentimos inseridos na obra e senhores dos acontecimentos. Poe tem o dom de passar ao em leitor em poucas palavras o sentimento geral da obra fazendo com que o leitor sinta o que ele quer dizer. E não, não estou exagerando simplesmente para falar bem de um clássico, o autor tem uma forma de causar empatia e representar sentimentos e sensações que é impossível não se sentir coo eu disse.

Algo importante a se comentar é a presença da crença em "metempsicose", que em poucas palavras é a volta de um espírito de um ser que já partiu através do corpo físico de outrem, seja humano, vegetal ou animal, ou seja, uma transfiguração. Digo que é importante pois é isto que norteia o conto e esta intrínseco no desenvolvimento da obra. Deixando passar essa informação é possível que o acabe por não compreender o propósito final da narrativa.

Enfim, a narrativa de Poe como você podem perceber pelo que disse é bastante instigante e para um primeiro contato com um de seus contos posso dizer que foi bastante satisfatória. A forma como ele utiliza o psicológico em sua obra é ao mesmo tempo leve e hipnotizante, durante a leitura não sabia bem precisar se o que acontecia era real ou a fabricação de uma mene insana e ao contrário do que sempre pense não me deparei com algo assustador. Metzengerstein é um conto instigante e rápido que prende o leitor e que acaba em um ápice previsível mas fabulosamente elaborado.

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!!

    Gostei muito da sua resenha, mas a história em si não me chamou muito a atenção.
    Acho que devo conferir O Corvo primeiro para descobrir o que é essa magia na escrita de Poe, né?

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)