quarta-feira, agosto 03, 2016

[Resenha] Encontrando-me (Losing It #3) - Cora Carmack

Hoje trago para vocês a resenha do livro Encontrando-me, uma leitura leve e rapida para quem quer fugir das leituras mais densas por algumas horas (esse foi o meu caso). Terceiro livro da trilogia Losing it, de Cora Carmack, a meu ver essa história não é a melhor, mas ainda assim é gostosa de acompanhar.
Encontrando-me
Losing It #3
Autora: Cora Carmack
Editora Novo Conceito
Skoob


Sinopse: A maioria das garotas mataria para passar meses viajando pela Europa após a formatura da faculdade, sem responsabilidade, sem os pais e sem limite nos cartões de crédito. Kelsey Summers não é exceção. Ela está tendo o momento de sua vida... ou isso é o que ela continua dizendo a si mesma.
É um negócio solitário, pois está tentando descobrir quem ela é, especialmente porque está com medo de não gostar do que pode encontrar. Nenhuma quantidade de bebida ou dança pode afugentar a solidão de Kelsey, mas talvez Jackson Hunt possa. Depois de alguns encontros casuais, ele a convence a fazer uma viagem de aventura ao invés de ficar bebendo. A cada nova cidade e experiencia, a mente de Kelsey se torna um pouco mais clara, e seu coração menos. Hunt ajuda a desvendar seus próprios sonhos e desejos, mas quanto mais ela conhece sobre si mesma, mais percebe o quão pouco ela sabe sobre ele.
Encontrando-me é o terceiro e último livro da série Losing it e eu já havia lido maravilhas sobre ele, principalmente com relação a protagonista, contudo se as duas anteriores (Bliss e Max) conseguiram me irritar um pouco Kelsey conseguiu ainda mais. A verdade é que em Perdendo-me a autora me conquistou pelo bom humor e em Fingindo pela intensidade, mas aqui ela não conseguiu fazer o mesmo, não houve algo que se destacasse, diferenciasse e me fizesse ver potencial além do romance clichê. Mas ainda assim não posso dizer que não foi uma boa leitura, porém me sinto na obrigação de salientar que de todos os livros da série foi o mais previsível e leve, aquele típico romance que não causa muita emoção e só serve para nos tirar da ressaca literária, apenas uma história a mais.

Voltando a Kelsey no início da narrativa tudo o que consegui ver na personagem principal foi uma pessoa fútil e autodestrutiva, o que não combinava com o pouco que eu havia capturado de informações sobre a personagem nos outros livros. Obviamente que todo seu descontrole esconde um segredo que envolve o descaso dos pais e suas próprias escolhas, mas sinceramente? Senti nojo de sua permissividade e a atitude de vadia que ela externava. Não acho que o estereótipo de se mostrar feliz e forte tenha necessariamente a ver com se jogar no braço de todo e qualquer homem que conheceu há poucas horas. Contudo, e graças à aparição de Hunt em sua vida ela melhora, com o decorrer da história vamos captando outro lado da protagonista que é o completo oposto da revolta representada no início.

Hunt por sua vez é sério e contido e fica óbvio que esconde algo desde o início. Apesar de Kelsey tentar nos mostrar que ele parece ser um cara perigoso não consegui enxergar isso em nenhum momento da narrativa. É perceptível que o personagem passou por algo que em algum momento o mudou, ele é comedido, protetor e de uma calma fora dos limites. Acredito que se a autora tivesse dado voz a ele, se ela nos permitisse conhecer o personagem mais a fundo a narrativa seria muito mais rica, já que o dramas de Kelsey, apesar de sérios, estavam muito claros desde o começo. Hunt é um personagem que deveria ter seu passado mais explorado, infelizmente a autora optou por voltar a formula do primeiro livro da série em detrimento do melhor trabalho que tinha feito com a narrativa dupla no segundo.

O enredo é bem simples e previsível. Em poucos capítulos já tinha identificado algo essencial na história de Hunt e Kelsey, que obviamente não posso explorar aqui porque seria spoiler.  Ainda assim como já disse não é um livro ruim, mas no meu caso ele só serviu como um escape de obras mais densas que me aguardam um xeque mate na ressaca literária, e posso dizer que fez um excelente trabalho nesse quesito.

Enfim, Encontrando-me é uma narrativa leve que teve muita pretensão, mas que não convenceu de verdade no quesito drama. Contudo, é uma leitura bacana e que teve um final real e crível, eu curti a leitura, só esperava mais diante dos dois primeiros livros da trilogia, mas acabou sendo o mais fraco de todos. Quanto a revisão, preciso dizer que encontrei alguns poucos, bem poucos, problemas de tradução, perceptíveis pois algumas frases soaram confusas, no mais a editora optou por simplicidade o que caiu muito bem na edição. Losing it é uma trilogia que com toda certeza eu recomendo, principalmente para quem adora romances, dramas e bom humor. 
Melhores Quotes:

"Aventuras não acontecem se você estiver preocupado com o futuro ou apegado ao passado. Elas só existem no presente. E elas sempre, sempre surgem na hora mais inesperada e da forma mais improvável."

"Essa coisa engraçada acontece quando você se forma na faculdade. Você escuta tanto sobre ser um adulto que começa a sentir como tivesse que se tornar uma pessoa diferente durante a noite, que crescer não significa ser você. E você se concentra tanto em viver de acordo com o termo "Adulto" que se esquece que crescer acontece vivendo, não pela pura força de vontade."

"– O melhor da vida é aquilo que não podemos planejar. E é muito mais difícil encontrar felicidade quando se procura num só lugar. Às vezes, você simplesmente tem de se livrar do mapa. Admitir que você não sabe para onde está indo e deixar de se pressionar para descobrir. Além disso... um mapa é uma vida que outra pessoa já viveu. É mais divertido criar seu próprio mapa."

"Mas a beleza era um veneno. Uma mentira. Era uma fachada, nada além disso. […] A alma era algo que eu não conseguia mudar. Eu podia escondê-la com maquiagem. Podia me distrair com festas, homens e viagens. Mas não se pode fugir de quem se é… não para sempre." 

2 comentários:

  1. eu adorei esse livro, os segredos, romance, é o meu preferido da trilogia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Vim conhecer o seu blog porque também o meu também selecionado como parceiro da Editora Rocco É incrível, não? Adorei o post, fiquei curiosa pra ler =]

    Cintia,
    www.elefantevoador.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)