terça-feira, julho 26, 2016

Minhas leituras durante a Ressaca Literária #2

No fim do ano aprendi uma grande lição: nunca brincar com uma Ressaca Literária. Acontece que nessa vida de blogueiro a maioria dos livros que lemos são de parceria, mesmo quando a Editora não estipula um prazo para a publicação de uma resenha o compromisso nos faz insistir em ler aquele livro o quanto antes. 

Sendo assim, chega uma hora em que estamos mentalmente cansados de ler por "obrigação" é nessa hora que ter alguns livros aleatórios na estante ajuda a limparmos a mente para voltar com tudo na próxima. E é sobre esses livros que eu vou falar aqui hoje, vai ser uma postagem bem breve, mas espero que curtam!

Na Ponta dos Pés
Brandy Colbert 
V&R Editoras
Skoob

Creio que o nome deste livro não se refira apenas a grande paixão de Theo, que é o balé, mas principalmente aos sentimentos exacerbados nessas páginas por conta de seu segredo, a forma como ela se sente com relação a tudo, o fato de pisar em ovos e não saber o que realmente fazer. "Qual o certo?" Acho que esse é o grande mote desse livro, o quanto você é capaz de arriscar para fazer o que é certo e se o seu certo é o mesmo para o outro. Este livro chegou a mim através de uma indicação, enquanto procurava por um livro mais intenso que não fosse simplesmente um romance e me fizesse pensar, ai a Ana do Roendo Livros me falou sobre ele. Confesso que quando comecei ler não dei muita bola para a história, porém ao terminar a leitura a única coisa que eu conseguia pensar é como o livro era sensacional e triste.
Eternamente Você
Sophie Jackson
Editora Arqueiro
Skoob

Eternamente Você é um conto da série Desejo Proibido, ele se passa depois do primeiro Volume e vem para complementar algumas coisas sobre o relacionamento de Kat e Carter. Um conto absurdamente desnecessário, visto que a autora já tinha deixado claro no final do livro o que estava acontecendo e como. Não vi sentido nessa publicação e até agora estou me perguntando porque a autora simplesmente não incluiu mais informações no livro sem precisar publicar um adendo inútil. Teria achado mais interessante se ela tivesse algo a acrescentar, encher linguiça até a minha mente é capaz.
Sejamos Todos Feministas
Chimamanda Ngozi Adichie 
Companhia das Letras
Skoob

Não sou o tipo de pessoa que digo aos quatro cantos em alto e bom som que sou feminista, na verdade sou uma simpatizante da causa com algumas ideias tradicionais (não me julguem). Mas nunca soube muito bem me definir com relação a esse assunto. Mas isso não me exime de ter lido essa obra e gostado que li. Tanto que meu primeiro impulso ao terminar a leitura foi procurar saber mais sobre os livros de ficção publicados pela autora. De forma descontraída e dando exemplos reais Chimamanda Ngozi Adichie conseguiu abrir meus olhos para o que realmente significa ser feminista, enfim, continuo a não ser uma fervorosa radical mas os argumelntos dela foram críveis e diretos. Discurso perfeito!
Todos os Nossos Ontens
Cristin Terrill
Editora Novo Conceito
Skoob

Li Todos os Nossos Ontens pouco depois do lançamento então não vou me ser muito eloquente aqui, já que não fiz resenha e nem histórico de leitura no skoob. Mas o que lembro é que no início o enredo me deixou meio confusa, não tinha certeza se a história era uma distopia ou não, porém o fato é que está mais para viagem no tempo. A trama é bem desenvolvida mas em alguns momentos não me sentia conectada com a história. Enfim, acho que um dia irei reler para fazer a resenha, mas vamos deixar para quando eu precisar fugir um pouco das obrigações.
O Menino do Pijama Listrado
John Boyne
Editora Seguinte
Skoob

Está aí outra leitura que fiz já há algum tempo, porém essa tornou-se inesquecível. Além de ter sido meu primeiro contato com John Boyne foi uma litura tocante, me mostrou que nos momentos cruciais somos todos iguais. A narrativa de O Menino do Pijama  Listrado encanta e emociona e se eu falar demais vou acabar dando spoiler, o que importa é que com apenas um livro Boyne ganhou uma fã! Sempre li por aí que falar sobre este livro e contar um pouco de seu enredo e seus dramas já seria um sacrilégio com quem ainda não leu, então sinto muito nunca teremos resenha dele no blog!
Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado e anotado as dicas, voltamos a nos ver amanhã!

9 comentários:

  1. Oi Ju.

    Ressaca literária é fogo mesmo e quando estou mentalmente cansada eu pego um livro que tenho e já li algumas resenhas que afirmam que são leves. Os livros citados eu não tenho nenhum deles, mas tenho vontade de ler O Menino do Pijama Listrado. Também não conhecia Na Ponta dos Pés e achei seu comentário sensacional. Vou adicionar na minha lista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Dos livros acima citados, o único que conheço e tive o prazer de ler é O menino de pijama listrado.
    Ele é uma leitura bem envolvente e chocante. Antes de ler, já tinha assistido ao filme e, na minha opinião, a adaptação ao cinema foi extremamente fiel ao livro. Adorei.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. menina eu não consigo ler nada por obrigação, sempre que fecho parceria falo pra não pressionar que não sai anda assim, nem desafios ou maratonas eu faço, odeio ser controlada, sou meio divergente, repara na pessoa chata. kkk
    Mas quando encarno em um livro mesmo sendo ruim eu termino ele, ai depois fico um bom tempo sem ler, se for bom ótimo a ressaca é boa, mas se for ruim nossa ai que não consigo mais ler nada. O último livro foda foi Eu Vejo Kate que soltei a resenha ontem, agora depois de ler dois que não gostei muito voltei a ler Divergente, já que comprei o fisico, estou adorando a sensação novamente.
    Dai eu conheço alguns, já li Eternamente Você e não entendo também a autora, acho que fez esse spin-off pra ganhar dinheiro e só, vou ler O menino do Pijama Listrado que enrolo e nunca leio, mas vou pegar assim que a faculdade deixar. Adorei teu post, tu teve várias leituras, e olha eu não consigo ler tanto assim.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?
    Infelizmente existe a ressaca literária, eu já passei por momentos em que não conseguia me ligar a nenhum livro e depois de algum tempo retornei a minhas leituras partindo de livros mais leves, mas ao mesmo tempo que despertasse a minha curiosidade para seguir pelas páginas. Dos livros listados li apenas um, O Menino do Pijama Listrado, assim como foi pra você a leitura me marcou, me fez refletir e me tornar fã do autor. Eu tenho uma curiosidade para ler o livro Sejamos todos Feministas, ele já estava na minha lista, acho bem interessante conhecer mais a fundo a causa. Você despertou o meu interesse para ler Na Ponta dos Pés, não conhecia o livro, mas sem dúvidas irei pesquisar mais a fundo sobre.
    Gostei bastante da postagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju. Concordo com você, as vezes nossa mente fica cheia, com tantos livros e a obrigação para lê-los. Sempre faço isso, coloco uns livros obrigatórios e depois escolho uns aleatórios, ajuda bastante. Desses eu ainda não li nenhum, mas tenho grande vontade de ler Todos Os Nossos Ontem, parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Ju, adorei suas dicas de leitura para durante a ressaca literária (que eu acho que estou no momento).
    Já li eternamente você e ele ajuda mesmo.
    É bom ter livros rápidos para esses momentos.
    Anotando os nomes dos livros aqui.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?! Hoje mesmo eu estava pensando sobre como as vezes acaba se tornando cansativo a leitura de parceria. Dá duas dicas eu tenho um livro na minha lista de desejados que é todos os nossos ontens e já li o Menino de pijama de listrado embora não o considere um bom livro para a ressaca pois é bem triste. Rsrs
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Da lista o único que eu li foi Na ponta dos pés, e realmente é uma leitura que você não dá nada e depois se surpreende e se comove muito. Eu amei o livro, e queria muito mais obras do autor.
    Dos outros eu quero muito ler o menino do pijama listrado. Assisti o filme e morri chorando, então acho que a leitura vai ser ainda mais incrível!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá. Excelente esse post, pois eu achava que estava errada ao me cansar de passar na frente os livros de parcerias (que às vezes são melhores do que as leituras que eu escolheria no ligar deles). E eu adorei as dicas de livros que podemos ler para sair desse ciclo, principalmente esse que trata sobre feminismo. Estou louca para ler há tempos. O menino do pijama listrado também está na lista e lerei em breve, pois adoro o autor.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)