terça-feira, maio 24, 2016

[Resenha] Espada de Vidro - Victoria Aveyard

Como ontem finalmente saiu o vídeo dos contos publicados pela Seguinte de A Rainha Vermelha hoje é dia de resenha de Espada de Vidro, segundo volume da série que prometia e cumpriu ser tudo o que o outro livro era, além de mostrar que Victoria Aveyard não é só uma autora com várias referências.
Espada de Vidro
A Rainha Vermelha #2
Autora: Victoria Aveyard
Editora Seguinte
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob



Sinopse: Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.
Só para começar essa resenha devo dizer que iniciei essa leitura achando que Espada de Vidro seria o último da série, nem imaginava que fosse uma trilogia ou que tivesse dado a louca na autora e ela tivesse aumentado o número de livros. Então, imaginem meu estado quando fui chegando ao fim e percebi que não ia dar tempo de ela finalizar toda a história de forma satisfatória? Foi aí que a anta aqui saiu pesquisar e começou a surtar no twitter por conta de tamanha decepção, talvez não seja o caso entrar no assunto, mas estou cansada de ter expectativas para histórias que prometem ser rápidas e que os autores acabam alongando. Porém, não tem como eu dizer que Espada de Vidro é um livro ruim, na verdade nem Mare consegue estragar a história.

Veja bem, quando terminei de ler A Rainha Vermelha a única coisa que eu não esperava de Espada de Vidro era detestar ainda mais a Mare. Tenha em mente que eu não a odeio pelos clichês que geralmente reclamo em protagonistas, na verdade eu a odeio porque ela se torna tão cega quanto a sua causa que não para pra pensar em consequências, em quem ela machuca pelo caminho ou as perdas que deixa para trás. Ela se torna egoísta. É como se todos os seus erros, a perdas e os danos de sua causa fossem justificados por serem magnânimos, o que não é, nem de longe. Ela não pensa em algo unificado, parece que ela acredita apenas em transformar um governo ruim em um tão ruim quanto, trocar prateados por vermelhos, não unificá-los, e isso, esse egoísmo, me irritou profundamente. Reparem que eu disse "parece", mas é porque em alguns momentos ela se deixa levar pela razão, não por vingança ou ódio, porém esses momentos não são suficientes para me fazer acreditar que ela possa mudar. Mare me deu nojo.

Mas apesar de tudo o ponto forte dessa história não está em Mare ou em suas decisões, apesar dessas serem o ponto chave de toda a história, mas sim nos pequenos detalhes que fazem a diferença. Sejam os personagens secundários que são bem explorados apesar de serem muitos, ou seja, os momentos de ação da narrativa. Parece que é aí que tudo funciona e gira, a autora conseguiu me deixar apreensiva em muitos momentos. Porém, Aveyard não sabe trabalhar com emoções, seus personagens quando estão ao extremo de se emocionar reagem com raiva, todos eles. Sem contar que além de não saber trabalhar isso ela não consegue passar uma emoção mais profunda para o leitor, há um determinado momento da narrativa que algo bastante importante acontece e que eu só fiquei "WTF?" tipo: "Simples assim? Puff!". Mas uma coisa ela conseguiu com isso, me fazer sentir ainda mais raiva de Mare. A minha vontade ao chegar ao fim de Espada de Vidro era ter o poderes de Cal, para tacar fogo na protagonista, literalmente. Não sei quais os planos da autora para essa personagem no futuro, mas meus votos são para que ela sofra amargamente, que termine sozinha, sei lá, não consigo torcer por ela! Falando em Cal ele enfrenta um grande dilema neste livro, o príncipe exilado luta contra tudo o que sempre acreditou para poder sobreviver, não podendo, devido aos seus ideais se juntar de corpo e alma a Guarda Escarlate. Tudo o que lhe resta é seu desejo de vingança e Mare é o caminho mais próximo para alcançar esse fim.

Mas deixando todo esse meu rancor de lado gostei muito do livro, a autora definitivamente sabe conduzir uma história cheia de ação e acima de tudo sabe trabalhar com estratégias e personagens. Não se perde no romance, alias deixa ele em um plano bem inferior, este não é o sentimento que move os personagens e está subentendido, mas não explícito. Obviamente, estou bastante ansiosa para chegar ao conflito final dessa história, para ver Aveyard usar o máximo de sua capacidade ao escrever uma cena de ação colocando todos os elementos que foram sendo acrescentados na história no decorrer da série. Evito dar detalhes por receio de dar spoiler para quem não leu o livro anterior, mesmo que a sinopse já fale o suficiente, mas acrescento que há de se esperar por uma narrativa espetacular e muito bem construída, envolvendo política, traição e o desejo incontestável por liberdade em meio a uma guerra que parece sem limites para ambos os lados: prateados e vermelhos. Espere por muito sangue, não importando a cor.

Portanto sim, por mais odiosa que a personagem principal tenha sido aos meus olhos ela não consegue apagar o talento da autora em conduzir uma ótima história. Bom, confesso que tenho esperanças de que Mare abra os olhos para a forma errada como vem "conduzindo" a rebelião e sei que pelo final deste livro ela vai sofrer muito antes de se dar conta disso. Depois de tanta frustração para com nossa protagonista não consegui sentir muita pena de sua condição ao terminar a leitura. Mesmo assim há uma pontinha de esperança, como se ela começasse a perceber em que está errando, mas foi necessário um choque para que desse sinal de que está acordando para sua natureza manipuladora.

Enfim, Espada de Vidro está à altura do livro anterior da série, seja com relação a protagonista insuportável ou pela maestria da autora ao trabalhar o desenvolvimento de sua história. Só peço que não desanime apenas pela personagem principal, pois Victoria Aveyard tem muito a dizer e sabe fazer isso muito bem. 
Melhores Quotes:

"[...] Mesmo assim, por algum motivo, sinto uma ligação com ele. Lembro do garoto sobrecarregado que me deu uma moeda de prata quando eu não era nada. Com aquele único gesto, ele mudou o meu futuro e destruiu o próprio."

"Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar."

"Ninguém nasce mau, assim como ninguém nasce sozinho. As pessoas se tornam más e solitárias, por escolha e circunstância. Esta última você não pode controlar, mas a primeira... Mare, temo muito por você."

"Antes, eu acreditava que o sangue era tudo no mundo, a diferença entre a luz e a escuridão, uma divisão irrevogável e intransponível. Tornava os prateados poderosos, frios e brutais, desumanos até, quando comparados aos meus irmãos vermelhos. Mas pessoas (…) me mostraram como eu estava errada. Os prateados são humanos como nós, cheios dos mesmos medos e esperanças. Não estão livres do pecado, mas também não estamos. Nem eu estou."

34 comentários:

  1. E eu estou sem saber se para na trilogia ou vai ter mais.... Essa confusão de lançar mais livros e quando você vê o outro é de contos e não tem os três ainda...ahh, doideira mesmo. Ainda não consegui ler o primeiro, estou esperando chegar aqui. Mas o segundo tenho, então...é essa confusão. Espero que seja bom. A história tem uma ideia bem legal, interessante e a autora parece saber o que faz. Se a protagonista vai dar essa raiva toda é que não sei, mas torço pra gostar dela. Com medo de não gostar :S

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju. Tenho grande curiosidade em ler os livros da Victoria, falam muito bem de sua narrativa e história. Pelas suas citações sobre Mare tenho certeza que não gostaria da personagem principal.
    Em breve pretendo estar lendo essa trilogia e espero gostar!


    Beijo,
    http://pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui ler esse livro, tanto pela falta de tempo quanto pela vontade... :(
    Apesar que as suas impressões me deixaram um pouco mais curiosa, acho que os motivos que fizeram curtir eu acabaria gostando também e é de longe os personagens. Agora tu dizer que nem a Mare conseguiu estragas não foi demais não? UASUHSOSHAISHA zoa ♥ mas que essa menina me irrita,aaaaah isso irrita muito.

    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Conheça o novo Cantar em Verso

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ju, tudo bem?
    Infelizmente este é um livro que não tenho muito interesse em realizar a leitura, é um gênero que não me atrai. Pularei a indicação da vez, sua resenha está incrível <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, não sou muito fã da Mare também, mas, às vezes, consigo entendê-la, além disso, no começo ela foi usada como uma marionete, não tinha como opinar e agora ela quer assumir o controle da situação, também acho que quem quer que apenas os vermelhos assumam o comando é a Guarda Escarlate, acho que a Mare já começou a perceber que assim o poder só vai mudar de lado e alguém vai sempre continuar sofrendo. Estou muito ansiosa pra ver como essa história vai terminar. 😁
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Poxa, é uma pena saber que a Mare decepcionou bastante neste segundo livro *-* eu simplesmente amei "A rainha vermelha", então minhas expectativas para "Espada de vidro" são muito altas. Espero que a Mare perceba que está errada e faça o que é certo :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Eu não li nem o primeiro livro dessa série, mas achei a ideia da autora bem criativa, sabe? Tá cheio de distopias por aí, mas essa coisa do sangue deu uma inovada sim. Mare me lembra muito a Katniss pelo que você falou aí, essa coisa de se tornar cada vez mais egoísta. Cara, eu odeio essa mina e todo mundo julga quando a gente detesta o personagem principal do livro né. HUAEHAUEHAE Mas é assim, pelo menos a autora soube conduzir a história, o que é mais importante.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca detestei a Mare não... rs... e também nunca pensei que fossem ser dois livros, na minha cabeça sempre foram mais que isso... hehe... Mas entendo o seu choque, odeio quando eu acho que é o último livro e descubro que vem mais - e recentemente descobri que também não curto quando espero por mais e descubro que já terminou. É muito bom saber que apesar do seu ódio pela protagonista achou o enredo bem conduzido e gostou da maneira como a autora trabalha estratégias e personagens. Adorei o primeiro livro e estou bem ansiosa para ler esse!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem??
    Confesso que já li A Rainha Vermelha e não foi um livro que me conquistou, não gostei muito da história, agora temos essa continuação, bem provável que eu não vá ler, mas sua resenha me deixou com vontade, mas não sei se vou conseguir realmente engolir essa protagonista, que também foi uma das coisas pela qual eu não gostei, mas enfim, pode ser que eu venha a ler.. ou não...
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Li esse mês A rainha vermelha, finalmente, e amei todo o enredo criado pela autora. Confesso que não odiei tanto Mare, mas sim, ela podia ser menos anta e pensar mais nas consequências, realmente. Eu fiquei feliz de saber que esse segundo livro segue o mesmo ritmo frenético, e que a autora continua conduzindo sua história muito bem, pois tenho muito medo de continuações. Sabe a tal maldição do segundo livro? Quase sempre acontece comigo. rsrs
    Adorei sua resenha, e seu desabafo sobre Mare, hahaha. É bom quando a gente tem sentimentos tão fortes por um personagem né? Mostra quão bem o autor escreve para conseguir nos proporcionar isso. Eu adoro odiar personagens!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, sua linda tudo bem?
    Achei perfeito esse comentário que você fez sobre o que motiva a protagonista nessa rebelião: vingança. Tem aquela famosa frase que temos que tomar cuidado quando nos aproximamos do abismo, pois se olharmos para ele, ele pode olhar para nós. Ela com essa motivação, acaba se tornando aquilo que ela mais repudia, então, não mudaria nada na verdade. Se esse livro te despertou tamanho sentimento, eu vou simplesmente adorá-lo, pois a autora conseguiu passar tamanha verdade que lhe incomodou. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ahahah mulher preciso ler o primeiro livro dessa série logo, de verdade, e olha também to cansado desse povo que começa a ganhar dinheiro e muda de livro único para série com 10-20 livros ahuahauahau.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, eu sou das que quer ler um livro e encerrar em um único volume, odeio livros com sequencia, alguns por não saber acabei lendo e agora fico angustiada querendo ler o resto e detesto ficar esperando. Personagens egoístas me irritam profundamente e digo o mesmo da vida real, então com certeza se eu lesse esta trilogia não iria gostar da Mare assim como você, mas como ainda tem outro volume tudo pode mudar, não é mesmo?

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Já saiu o livro 3? Tenho o 1 e queria comprar logo os outros para já ler a trilogia completa!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho um pouco de receio sobre esse livro, muitas pessoas não gostam tanto e reclamam. Mas como ainda não li A Rainha Vermelha, não sei direito o que esperar dessa continuidade. Odeio quando o escritor faz um livro muito bom de sucesso, aí continua fazendo vários livros e estraga a história. Normalmente, eu tento dar uma chance, tentar pensar pelo lado positivo, mas tenho muita vontade de esganar o escritor.
    Entretanto, tenho fé que vou gostar desse livro, assim como a série em si.
    Prevejo ataques de raiva mas depois passa skadfjsdf

    e-mail: joice-alano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. É trilogia ou série? rsrs
    Não fazia ideia...
    Mesmo com alguns pontos negativos nesse segundo livro, ainda me sinto obrigada a ler tanto o primeiro, como este e outros rsrs...
    Parece ser uma história bastante interessante e espero conhecer as obras da Victoria em breve.
    Sua resenha me deixou com mais curiosidade.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!

    Será que a intenção dela não fosse essa? Fazer uma personagem insuportável, que o leitor sentisse raiva? Fiquei pensando nisso, pode ser esse caminho que ela seguiu para deixar o romance de lado por exemplo, para não ter a pressão de deixar a protagonista com aquele com os leitores estão torcendo, mas pode ser apenas paranoia minha. Bem, eu gostei muito do primeiro livro, espero de verdade que não seja nada intenso, odeio ficar esperando a continuação, estou ansiosa para ler Espada de Vidro, torço para não sentir tanta raiva da protagonista, mas já vi que vou ficar com os nervos a flor da pele também. Adoro a ação e estrategia que a Victoria emprega na história e o melhor, nada de foco no romance.

    ResponderExcluir
  18. Participando. Mal posso esperar 😍💗❤

    ResponderExcluir
  19. Como não li o primeiro,sou suspeita em comentar,mas sua resenha com certeza esta ótma,ouço muito sobre esses livros ja estão na minha lista,necessito ler eles.

    Parabens sua resenha ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da resenha, ainda não li o primeiro livro, mas já vi muitos comentários sobre essa serie e estou muito curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li o primeiro livro. Apesar de ler muito sobre essa história,e dos muito elogios ainda pretendo esperar um pouco.
    Quanto ao segundo livro ,dei muitas risadas aqui com sua raiva da personagem principal. 😊

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li esse livro, apesar de já ter adquirido, no entanto toda vez que leio uma resenha desse livro fico pensando na forma como a autora desenvolve a estória, e como existe uma trama tão bem construída, que acaba envolvendo o leitor a leitura do começo ao fim, espero ler esse livro logo, pelo fato de que parece ter uma trama incrível do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  23. Como ainda não o primeiro livro da série, então estou aguardando para ter ambos em mãos para poder começar a ler. Está na minha lista de desejados e quero ver se leio este ano ainda.

    ResponderExcluir
  24. Nossa o livro parece ser encantador!! A personagem e protagonista Mare Barrow têm características notáveis!! Como dá para ver, o livro tem muita magia. Realmente não dá para ficar entediada lendo este livro!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  25. Amei a resenha! O livro deve te prendera cada pagina.Apesar de não ter lido a série toda ainda - Mas está na minha lista! -já acho muito boa,e espero que seja melhor ainda quando pegar pra ler.

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não li o primeiro livro da série, mas estou doida pra ler! Meu Deus, ne sabia que era trilogia, eu também achava que esse era o último livro hahaha
    Já gostei de saber que a autora soube conduzir a história, eu tinha medo de que o segundo livro não fosse tão bom quanto o primeiro...
    Sério que a Mare é tão irritante assim? Espero que no terceiro livro da série ela melhore...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Estava com receio de ler essa resenha e pegar algum spoiler (por isso, pulei a sinopse kkk), pois ainda não li o primeiro livro.
    Fiquei feliz ao ver que você falou sobre esse segundo volume, de modo que não tivéssemos fatos importante do outro livro, comentado aqui.
    Pelo que percebi vc realmente não gostou da Mare, não é? rsrs Espero que ela cresça e amadureça no decorrer da série.
    Que bom que o livro permaneceu no patamar do anterior, isso é mais um incentivo para começar a ler a série, que parece ter uma trama política, realmente interessante!

    ResponderExcluir
  28. É triste você ansiar por um fim e depois ficar sabendo que ainda tem mais um livro pra ler. rsrsrs Eu também não imaginava que seria uma trilogia. E pelo que estou vendo vai ser difícil aguentar a espera dele, né? A trama continua sendo boa pelo que notei na resenha. Fico aliviada. Doida pra ler a série da autora logo. Só vejo gente dizendo maravilhas sobre esta série. Gamada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá!!!
    Já estou com medo de ler esse livro..hahahaha...Tenho o primeiro aqui e já preciso ler logo pra entender esse mundo fantastico e viciante que todos falam. Ainnn já fiquei com um pouco de receio de que tenho quase certeza que vou odiar a Mare detesto personagem assim...mas vamos esperar por esse desenrolar no próximo livro né...os autores de hj pra tudo aumenta a quantidade de livros sem necessidade..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu não estou muito animado para realizar essa leitura... Talvez só a faça próximo ano, não consegui gostar muito da Mare, enfim... mais uma vez sua resenha foi maravilhosa!

    ResponderExcluir
  31. Oie...
    Não posso opinar muito sobre esse livro, pois, ainda nem li o anterior rsrs...
    Fiquei bastante curiosa a respeito da narrativa da história, pois, você detestou a protagonista e ainda relata que não atrapalhou na história.
    Bjo

    ResponderExcluir
  32. Mare Barrow parece estar melhor ainda neste livro!! A protagonista está determinada a criar um exército para combater a nobreza!! A trama e´cheia de ação, e os personagens são bem construídos!! Com certeza quero ler!!

    ResponderExcluir
  33. Como disse na outra resenha, ainda não li o primeiro livro, então tem sempre aquela insegurança pra ler a resenha e dar de cara com um spoiler! Ha! Adorei o enredo de ambos os livros, que de certo modo, me lembram a série Divergente. Mas de qualquer forma, quero saber como vai ser a luta de Mare com a corte real e como vai conseguir encontrar os sanguenovos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)