quarta-feira, abril 13, 2016

[Resenha] Aprendendo a Seduzir - Patricia Cabot

Ontem falamos de um Romance de época que desafiou algumas convenções, hoje é dia de falar de um que tem todos os clichês, sem tirar nem por, mas que ainda assim é uma leitura deliciosa. Prontos para Aprendendo a Seduzir?
Aprendendo a Seduzir
Autora: Patricia Cabot
Editora Planeta / Essência
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: O que qualquer mulher faria se flagrasse o noivo aos beijos com outra mulher?
Cancelaria o casamento e nunca mais colocaria os olhos no desalmado traidor. Certo?
Não lady Caroline Linford.
Apaixonada pelo belo e galante marquês de Winchilsea, ela não se dá por vencida e resolve ir em frente com o casamento. Afinal, lady Linford ama seu prometido.
Com o intuito de se tornar o único objeto do desejo de seu noivo, ela convoca o renomado Braden Granville, mestre na arte da sedução, para, com ele, aprender a ser a melhor amante que Winchilsea pode vir a ter. Porém, a aluna se torna tão aplicada que arrancará mais que elogios de seu professor...
Conheci o livro Aprendendo a Seduzir em 2010, no ano de lançamento, na época eu trabalhava em uma livraria, mas não era muito chegada a romances de época. Porém ele me chamou atenção, principalmente por ser um romance de uma das autoras que mais gostava naquele momento, desde então prometi que um dia ia finalmente ler. Bom, com o relançamento da Editora Planeta eu tive essa oportunidade e mesmo depois de já ter lido dois romances de Cabot nesta temática eu fui surpreendida, agradavelmente surpreendida.

Como já disse a história é bastante clichê, segue todos os pontos que comentei no "Opinando!!!" dessa semana. Contudo, a leitura é tão gostosa, leve e engraçada que acabamos até por relevar alguns incômodos. Cabot nos apresenta um típico romance de época com moça ingênua e par romântico cafajeste. Mas no caso de Caroline Linford há também um noivo, o qual ela jura de pé juntos que ama e mesmo depois de ver com os próprios olhos o "cafa" com outra mulher na cama ela não está disposta a desistir do matrimônio. Portanto, ela decide que a única solução é seduzi-lo, e para isso ela precisa da ajudo do cafajeste mais famigerado da sociedade. Braden Granville é o tipo de homem que é melhor Caroline evitar, antes que sua reputação caia em ruínas, mas diante de um bom acordo é inevitável persistir e ir adiante com seus planos.

Só nesse pequeno toque da narrativa já é possível perceber o que a história é bastante estereotipada, mas posso afirmar que é perfeitamente possível ignorar este fato e se divertir com a história. Para falar a verdade não tive nenhum grande problema com a história, exceto pela protagonista que me deu certa raiva diante de sua ingenuidade, a forma como a personagem reagia depois de alguns "deslizes" me irritou bastante, apesar de compreendê-la principalmente pelo conceito de moral da época isso não significa que eu  tenha gostado de todo o drama que ela faz dessas situações situação! A meu ver faltou um pouco de atitude e segurança da parte da protagonista. Já Braden é um caso a parte, além de ser um homem charmoso e sedutor ele também pode ser classificado como perigoso, mas acima de tudo é honrado e eu me apaixonei perdidamente por ele.

Além disso, o enredo da narrativa é algo de destaque, a autora não procura trabalhar apenas o romance, mesmo este sendo o plot central, em segundo plano somos apresentados a um jogo de intrigas e crime que me deixou ainda mais empolgada com a narrativa. O fato de ser narrada em terceira pessoa e em alguns momentos fundamentais guiar o foco para personagens secundários é excelente pois nos dá uma visão mais ampla de como tudo está acontecendo.

Enfim, Aprendendo a Seduzir é um romance de época estereotipado e que mesmo assim não deixa de surpreender, o que não é para menos levando em conta que é a diviníssima Meg Cabot escrevendo sob o pseudônimo de Patricia Cabot. Quanto a edição tirando alguns erros de revisão não tenho nada contrário a dizer. e essa capa gente, essa capa está linda, amei! Logo... eu super recomendo.
Melhores Quotes:

"- Todo mundo pensa em mim exatamente assim. Uma jovem dama. Estou cansada de ser um jovem dama. [...] Quero ser "uma mulher". Só que ninguém me explica como conseguir isso."

"Você está com medo [...] Admita. Você está assustado. Porque nunca teve uma assim. Quero dizer, uma virgem."

"O amor doía. O que doía mais que tudo era que ele sabia que, embora muitas vezes tivesse dito a si mesmo que era melhor ele ir embora – que se ela não podia confiar nele agora, ela jamais poderia – isso não era verdade. Não era melhor ficar sem ela. Ele precisava dela. Precisava de sua bondade, sua franqueza, seu humor, sua humanidade. Maldição! Precisava dela..."

22 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Eu já sou apaixonada por romances de época, até aqueles clichês mesmo eu adoro. Eu adoro quando a Cabot escreve como Patricia, já li uns três livros dela sobre esse pseudônimo e adoro.
    Aprendendo a Seduzir eu conheço porque uma amiga é louca por ele, mas ainda não li. Gosto quando a autora foca nessas intrigas ou crimes (ou algo assim) em romance de época, fica bem mais divertido mesmo. Achei a capa linda também.
    Eu li sua postagem do “Opinando” sobre romance de época (só não lembro se comentei) e tomo a liberdade de te indicar a Georgette Heyer, que tem uma escrita mais refinada e não é focado nos clichês (pelo o menos o que li não era).

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Acho que todo mundo já me conhece por não curtir livros sensuais, porém esse em especial, me chamou muito a atenção... Estou vendo comentários maravilhosos e acho que a autora conseguiu passar sensualidade sem vulgaridade. Quero ler!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por romances de época e como romântica incurável que eu sou, eu gosto de clichês, risos... Como você adorei o livro, é divertido e a inocência dela é que dá esse tom ao livro e nessa hora achei diferente a curiosidade dela, que pautou suas atitudes, ela se permitiu experimentar, apesar dos costumes da época. Não vejo a hora de ler outros livros da autora como Patricia. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ju, tudo bem?
    Eu achei incrível a ideia da autora escrever este livro, confesso que no início fiquei meio assim, mas ao decorrer da sua resenha pude me fascinar e despertou um certo interesse para que eu lesse.
    Beijinhos <3 gostei da forma que a autora trabalha em relação ao romance.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu adoro os livros da Patricia Cabot! <3 Li um que era com piratas, e simplesmente a-m-e-i! Eu não me importo se for o clichê dos clichês, sempre acabo gostando igual, se tiver um desenvolvimento bom e for envolvente, o que você afirmou que essa obra é, ainda bem! Ainda não li esse livro da autora, mas agora que saiu capa nova já quero na minha estante!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    Sou apaixonada pelos romances de época e a Cabot é expert neles.
    Fiquei bem interessada, principalmente porque a mocinha foge dos padrões e vai procurar um 'Dom Juan' para ajudá-la na arte de seduzir.
    E se ainda tem intrigas e uma pitada de suspense, fica ainda mais interessante, gostei!
    “Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Qualquer livro da Meg já está me ganhando, sou fã da autora. Romance de época é uma coisa que ainda não li dela, e estou muito curiosa pra ver como ela se sai nesse gênero. Como vc disse, ela sempre tão divertida, como será isso num romance de época? Preciso conferir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! É uma vergonha dizer que nunca li nada da Meg/Patricia Cabot, mas tenho muita curiosidade acerca de suas histórias, principalmente dos romances de época, que é o meu gênero favorito! Simplesmente adoro a ambientação desses romances e tudo que se refere a essa época. Gostei bastante da premissa do livro, ele me parece romântico e divertido, com uma dose de mistério e intrigas, deve ficar ainda melhor. Não me importo com enredos clichês, para mim o essencial é que a história me prenda. Enfim, Aprendendo a seduzir está entre os meus desejados e espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  9. Eu e esse livro foi um pouco de amor e ódio! Quando comecei a ler odeie a Caroline e achei ela muito fresca e mártir, assim larguei o livro, depois de um tempo voltei e não consegui parar mais, acabei me envolvendo na história e se parar para pensar mtas das coisas que ela fazia que me irritavam eram coisas comuns para a época que eles viviam! Pena que já tenho o livro pois adorei essa nova edição e queria muito!

    ResponderExcluir
  10. Amo cliches!!!!!kkkkk....Soa previsivel, ok, mas eu amo!!!!rsrsrsrsrsr
    E Patricoa Cabot é top!!!!Adoro a narrativa dela, me envolve da primeira a ultima página!!!!Fiquei louca para ler, depois da sua resenha!!!!Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Olá! Só tenho lido resenhas positivas sobre o livro e ele está em minha fila de leituras.
    Mesmo sendo um grande clichê, imagino que a autora tenha surpreendido ao fazer com que ela não desista do casamento mesmo tendo visto a cena do futuro marido com outra!
    Não sabia que ela conta com a ajuda de um grande cafajeste para ajudar a seduzir o marido, ai, aguçou mais ainda a minha curiosidade!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já li esse livro e me apaixonei completamente pela história ♥
    Tem como não amar a escrita da Cabot?
    Minha autora favorita, amo bem amadinho a maioria dos livros dela :)
    E o que dizer dessa nova edição? Achei linda, por demais, a capa!
    Desejo de consumo, espero poder ter o livro em breve rs
    Ahhhhh ... E o nome da principal? ADOOOOORO haha
    Participando e torcendo.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha flor, tem noção que nunca li um livro que seja da Meg?! é pois é... E cada vez que vejo uma resenha me pergunto pq ainda não rs...
    O livro parece ótimo, adorei muito da capa. Vou colocar na minha lista, quem sabe seja o primeiro dela que leio.

    ResponderExcluir
  14. Eu amo Patricia Cabot e tenho o livro da primeira edição e queria muito a segunda!
    Eu acho todos os livros históricos clichês e é meu gênero literário preferido da minha vida!
    Quero encaixar esse livro no desafio históricos e eu que faço no blog!
    Parabéns pela resenha!
    http://www.cantinhodacaro.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse e o primeiro livro de romance de época que eu não vejo aborda temas relacionados com o século vinte um, onde as mulheres querem quebrar proibições impostas naquela época, e isso ao ver fez com que eu tivesse ainda mais interesse pela leitura, vejo que o ponto centra dessa trama e o romance que acontece entre os personagens, gostei do ponto que você disse que apesar de ser um livro que tinha tudo pra ser clichê, a autora ainda conseguiu deixar a trama surpreendente.

    ResponderExcluir
  16. A premissa do livro dói um pouco no meu coração feminista, mas entendo que se trata de outra época, com uma cultura diferente. Eu tenho vontade de ler por ser um livro da Meg, gostaria de ver como ela se comporta sobre um diferente pseudonimo. Achei legal o fato de o livro ainda ser inovador, apesar do clichê.

    ResponderExcluir
  17. Oi! om, deu para perceber que ele tem mesmo todos os clichês, até mesmo uma mocinha que faz uma decisão que pode mostrar até um pouco de ousadia, mas ainda assim é inocente. Olha, ainda na sinopse me deu vontade de esgana-la, para que ela quer casar com um homem que, decididamente, não a respeita, que já a trai antes do casamento, imagine o que ele faria depois. Mas sempre tem um mocinho para salvar, até mesmo dessa decisão tão tola.
    O romance parece ser bom, leve e engraçado, mesmo a mocinha agindo dessa forma e gostei da autora não se centrar apenas no romance e ter colocado um caso de crime aí no meio para deixar tudo mais empolgante.

    ResponderExcluir
  18. Caroline Linford parece ser bastante determinada, não sei se pensaria como ela depois de ver meu noivo aos beijos com outra mulher!! Mas enfim, gostei da história, me chamou a atenção!! Quero saber aonde vai terminar tudo isto!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa adoro esse livro, já li ele faz um tempo, foi o primeiro livro da autora que li deste gênero e amei, sem contar que a capa nova é linda, já achava a antiga bonita e agora com essa capa quero ainda mais esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Aiaiai.. Essa sinopse é de tirar o fôlego. Essa mulher é mesmo uma louca kkkk não vejo a hora de ler esse livro. Imagino mesmo que seja clichê e uma escrita típica dos romances de época. Mas é muito raro ter um que fuja um pouquinho ne ? Mesmo assim são os meus preferidos e amo conhecer cada casal e como eles ficam juntos.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  21. Quando quero fugir um pouco das leituras mais pesadas, leio romance de época. Amo muito. E esse parece não fugir muito do tema de mocinha ingenua que faz de tudo para prender um homem. Mas, mesmo sendo mais um romance como todos os demais, eu sempre acabo lendo.

    ResponderExcluir
  22. Adoro romance de época, da Patricia Cabot entao, sou apaixonada...
    Amei a capa!!
    E quanto a ser uma história clichê nem me importo, adoro historias assim
    O livro já entrou pra minha lista de desejos!!

    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)