quarta-feira, dezembro 23, 2015

[Resenha] Minha Vida Mora ao Lado - Huntley Fitzpatrick

Quando a Editora Valentina anunciou a publicação de Minha Vida Mora ao Lado só a empolgação da Carina no e-mail já foi suficiente para me deixar louca para ler o livro. Então, claro que assim que tive oportunidade eu solicitei, agora vou contar para vocês um pouco do que eu achei da história. Prontos?
Minha Vida Mora ao Lado
Autora: Huntley Fitzpatrick
Editora Valentina
Compre: Saraiva | Fnac | Amazon
Skoob


Sinopse: “Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.”

Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e...
Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe.
Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios?
Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?
Quando comecei a ler Minha Vida Mora ao Lado eu já sabia mais ou menos o que esperar, ou seja, que a narrativa seria uma história doce, romântica e leve mas que traria certo impacto em determinado momento. Portanto, apesar de ter uma certa expectativa com relação a história eu ainda assim fui com calma, sem muita sede ao pote, apenas esperando pela parte que iria me surpreender ou deixar chocada. Ler a história dessa forma foi a melhor coisa que fiz, porque Minha Vida Mora ao Lado é um daqueles Jovem Adulto sem pressa, tudo acontece no seu devido tempo e a narrativa transcorre de forma leve e tranquila. Ok, em determinado momento eu fiquei apreensiva para saber qual era o drama, mas mesmo assim não me desliguei da história.

Acontece que a parte impactante do livro demora um pouco a vir e quando acontece somos pegos desprevenidos. É o tipo de acontecimento que nos faz parar para respirar, ou para xingar fervorosamente enquanto se acalma. Porém, não fiquei tão chocada com o acontecido como fiquei com as consequências. Eu definitivamente me coloquei no lugar Samantha e compartilhei da angustia da protagonista. Tive raiva de tudo que a influenciava a agir de forma errada mesmo sendo criada para se comportar de forma completamente diferente.

Alias, algo que chama bastante atenção no livro é a forma como a autora construiu todos os seus personagens. Apesar de serem muitos, principalmente por causa da família Garrett, cada um tem seu próprio modo de agir, particularidades intrínsecas de cada personalidade. Eu não estou exagerando, a autora foi brilhante ao criar cada um dos seus personagens. Conseguiu fazer com que soubéssemos quem era quem, sem nos confundir quando ela citava um dentre tantos Garrett, eu senti como se os conhece de verdade, me encantei com cada um, principalmente com a forma como são leais uns com os outros, como se importam e se ajudam. Os Garrett são a minha ideia de uma família feliz.
"Os Garret já eram a história que me ninava, muito antes de eu imaginar que podia fazer parte dela"
Quanto a Sam e Jase não há muito o que dizer, o romance acontece de forma natural, mesmo sendo dois adolescentes com vidas completamente diferentes. Enquanto Jase luta para ajudar a família e se esforça para ter o que quer, Sam tem tudo. Sendo filha de uma senadora conservadora ela foi criada para seguir certos princípios e essa é uma das maiores questões do livro. Quando você precisa escolher entre duas pessoas que ama e suas próprias opiniões, conceitos e consciência as coisas podem tomar um rumo angustiante. Contudo, o maior destaque ao meu ver não foi apenas o casal e suas famílias, mas também o núcleo mais secundário, impossível não comentar sobre Tim, que me fez passar raiva durante boa parte do livro, mas que demonstrou ser muito mais do que um desajustado a beira do abismo, eu terminei a história amando ele e querendo saber muito mais sobre sua história, o que graças a perspicácia da autora vai ser possível através de Boy Most Likely To, livro que vai abordar a história dele ♥. 

Enfim, Minha Vida Mora ao Lado, não é apenas um romance entre dois adolescentes completamente diferentes, mas sim uma história sobre fazer o que é certo e ainda assim manter-se inteiro. As vezes a verdade pode acabar com uma vida, ao mesmo tempo em que outra pode estar sendo salva. A escrita e a forma como a autora desenvolveu sua narrativa me fez lembrar de Sarah Dessen e Jennifer Echols, duas autoras que eu adoro e que escrevem o típico romance água com açúcar que acaba sendo muito mais do que aparenta. A edição da Editora Valentina está impecável, queria ter tirado algumas fotos para mostrar para vocês (prometo compartilhar algumas no Facebook e Instagram mais tarde), mas por enquanto só posso dizer que fizeram um excelente trabalho, desde a capa até a última linha. Recomendo Minha vida Mora ao Lado para quem ama romances leves mas com um toque sutil de drama, alias recomendo para todo mundo, esse livro é incrível!
Melhores Quotes:

"Dizem que a gente nunca sabe o que faria numa situação hipotética. Todos nós gostamos de pensar que seríamos uma daquelas pessoas que entregariam o colete salva-vidas e acenariam um estoico adeus do deque do Titanic enquanto ele afundava, alguém que pularia na frente de uma bala por um estranho ou que daria  meia-volta e correria para uma das torres gêmeas, em busca de alguém que precisava de ajuda, sem pensar na própria segurança. No entanto, nunca sabemos com certeza se, quando as coisas desmoronarem, vamos pensar na nossa segurança primeiro ou se isso vai ser a última coisa que vai passar na nossa cabeça."

"Você está caminhando ao longo desse caminho, deslumbrada com como isso é perfeito, como você se sente ótima, e então só algumas curvas na estrada e você está perdida em um lugar tão ruim que nunca poderia ter imaginado."


3 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Compartilho da mesma opinião que você. Amei o livro e achei tão fofo e com uma escrita leve.
    É um livro que me marcou muito e teve momentos que fiquei com muita raiva de alguns personagens,principalmente aqueles tão manipuladores.
    Surtos aqui porque não sabia que ia ter livro do Tim, que bom. Ele me conquistou a longo da narrativa e merece a felicidade, mas aquela irmão dele é muito chata e invejosa.
    Enfim, adorei sua resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Como é bom quando encontramos esses livros que nos provocam tantas emoções! Esse parece ter alguns clichês, mas funcionar mesmo assim.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hey Ju - vamos fingir que não passou muito tempo-
    Eu adoro romances, ainda mais aqueles com alguma dose de drama, o problema é que na maioria das vezes eu não sinto que o plot do drama seja realmente digno de tanta confusão e reboliço, pq na minha visão dá pra ajeitar a maioria das coisas só com uma conversa. Lendo a sinopse foi impossível não pensar em qual seria o grande plot, porém iria me sentir muito decepcionado se conseguisse adivinhar o tal problema de primeira.
    De qualquer maneira o livro me chamou atenção e agora está na minha lista de desejados, que aliás já conta com vários livros da Valentina, mesmo que eu ainda não tenha lido nenhum livro deles, problema que eu espero, em breve, poder solucionar.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)