terça-feira, novembro 03, 2015

[Resenha] Escândalo!!! - Tammy Luciano

Hoje vou falar de um livro que iniciei sem nenhuma expectativa, mas ainda assim tinha um certa esperança na autora. Eu acabei enrolando consideravelmente para solicitar, mas acabei dando uma chance. Enfim, se arrependimento matasse eu provavelmente já iria estar enterrada!
Escândalo!!!
Autora: Tammy Luciano
Editora Valentina
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Viva uma história de amor que -- na atual realidade das garotas famosas, candidatas à diva e que dominam o mundo da TV -- fará você perder o fôlego ao acompanhar a rotina, os dramas e a, muitas vezes, dura realidade de uma personagem parecida com alguém que conhecemos nas novelas que tanto amamos.
Belinda é a garota da capa nessa trama atual, acelerada e sem meias palavras, catapultada ao estrelato praticamente da noite para o dia. Até onde vai a maldade alheia? O dinheiro compra realmente tudo? Que mistérios envolvem a vida de uma das atrizes mais amadas do momento? O que esconde a moça de vida perfeita? Um livro com a intimidade da fama sendo escancarada. Vida real dentro de uma ficção, segredos de um mundo guardado a sete chaves, como o último capítulo da novela.
Eu poderia ir até as minhas postagens antigas e pegar a resenha de "Sonhei que Amava você" e transcrevê-la aqui, sem que vocês nem notassem o que eu fiz. A verdade é que minha opinião sobre as duas obras é basicamente a mesma. Como disse antes, não tinha nenhuma expectativa com a história, mas sempre há a esperança de um autor possa ter vindo a melhorar consideravelmente, não foi o caso de Tammy Luciano. Eu terminei de ler essa história me perguntando por que cargas d'água eu me prestei a perder tempo com ela e até agora não encontrei uma resposta. Mas vamos lá, nem tudo é tão péssimo assim.

O plot central do livro é até interessante e as partes dramáticas tinham tudo para dar certo, o problema é que Tammy Luciano não sabe transmitir emoção em sua escrita. A história é bastante vaga, acontece rápido demais, além disso, é completamente previsível. Apesar de todas as reviravoltas que aconteceram eu não me senti surpreendida em momento algum. Os dramas na carreira de Belinda foram infundados para mim, visto que ela nunca se propõe a resolver ou enfrentar seus demônios, deixando isso para seu empresário. Então, apesar de todo o sofrimento que a protagonista passa, eu não consegui me convencer de que ela se sentia realmente atingida por tudo aquilo, a não ser quando foi agredida fisicamente. E algumas situações foram postas ali apenas para nos convencer que a protagonista sofreu demais durante toda vida. Levando isso em conta esperava muito mais do amadurecimento de Belinda, o que a meu ver não aconteceu, ela rapidamente vira uma atriz famosa, desejada por todos os homens e amada pelas mulheres, mas em seu íntimo é bem sonsa e não tem atitude, as coisas simplesmente caem em seu colo e resta a ela agarrar as oportunidades.

Além de o drama não ter funcionado para mim, o romance também não me convenceu, não vi química no casal principal. É como se algo estivesse faltando. Acredito que tudo tenha a ver com a questão da história acontecer rápido demais. Além disso, a autora foca sua narrativa em alguns pontos desnecessários. Durante todo o livro há frases de efeito e Tammy Luciano utiliza muito trechos de músicas, o que eu até entendi, já que a intenção da autora era criar uma trilha sonora para a narrativa em comparação as novelas, porém não engoli. Estas foram as partes que mais me irritaram na história se não colocarmos a protagonista em perspectiva. Acredito que o que mais gostei na história toda foram os personagens secundários, apesar de alguns estarem ali apenas para mostrar como a protagonista era boa e não se esquecia de quem lhe estendeu a mão antes da fama. Meio falso, mas ainda assim alguns merecem destaque, como Jujuba e o empresário de Belinda, que não lembro o nome, adorei ambos.

É claro que devo ressaltar que a história traz assuntos bastante interessantes e polêmicos, mas de uma forma exagerada que não me agradou. Mais uma vez Tammy Luciano teve tudo para surpreender, mas não me convenceu. O que mais me deixa espantada é a quantidade de opiniões positivas que vi sobre o livro, me senti a "harter" do momento, me perguntando se o problema é apenas comigo, de qualquer forma eu sei que livros funcionam de formas diferentes para cada um e eu definitivamente não me identifico com dramalhões exagerados. Além de tudo sou uma pessoa bastante crítica e precisa ser muito bom para me agradar.

Quanto a capa houve um imenso bafafá, eu não acho que ficou horrível, na verdade achei bastante original e claro, tem tudo a ver com a história. Só nunca imaginei que me depararia com uma capa de revista em um livro. A diagramação e revisão como sempre estão perfeitas, não fosse todos os problemas que ressaltei esses detalhes seriam um ponto a mais na minha avaliação final. Enfim, acredito que "Escandâlo!!" é um romance para fãs da autora, e para aqueles que gostam de sua escrita, para mim não funcionou, mas pode funcionar para vocês!

Melhores Quotes:

 "Eu não conhecia minha própria vida, não tinha a menor ideia sobre o que seria de mim. Parecia amarrada, mesmo com as mãos livres."

"Nem sempre a gente é capaz de fazer por nós. Precisamos de um empurrão. Seja de um amigo, de quem nos ama e de quem mais nos observa: o destino."

"… Quando sua vida estiver muito difiícil, cheia de tristezas espalhadas pelo caminho, aceite. Nada poderá ser tão ruim do que reviver os próprios pensamento, buscando o que não pode, condenando seu próprio presente. Aceie."

"Se alguém souber o que tenho dentro do meu coração, não me deixaria escapar nunca mais."

2 comentários:

  1. Oi Ju!

    Eu estava ansiosa para ler sua resenha! Depois do nosso papo sobre o livro no twitter, minha curiosidade em relação a sua resenha era grande, rs. Bem, vou começar dizendo sobre a capa, em minha opinião esta feia, a editora não soube trabalhar neste quesito, ficou um trabalho um tanto mal feito em minha opinião, pode ter sua "originalidade" já que é uma capa de revista em um livro, mas cá entre nós, não ficou bonito, pelo menos é a minha opinião, se eu não conhecesse a escritora, não compraria esse livro se visse na livraria... Bem, quanto a história, dificil mesmo e te entendo, tramas previsiveis, personagens chatos, é complicado mesmo, mas não se sinta mal, nem sempre uma história vai agradar a todos e acho que é como você citou no final da resenha, é mais para os fãs da autora, pois as resenhas positivas que vi, a maioria são fãs da Tammy, então, para elas tenha sido mesmo uma boa leitura, pois já tem uma certa admiração e sentimentos envolvidos. Como comentei no twitter, eu gostei de Sonhei que Amava Você, mas sinceramente, não sinto vontade de ler outras obras da Tammy, tenho Claro que te amo!, mas não tenho intenção de ler, afinal, não senti interesse na história.

    Enfim, eu gostei da sua resenha, a sinceridade esta em falta ultimamente nos blogueiros literários e principalmente nas resenhas do Skoob, então é uma alegria ver uma resenha sincera como a sua, expressando bem como foi sua experiencia com o livro.

    Beijos,

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. eu amo
    AMO
    ler suas resenhas de livros que vc não gostou
    gente, não tem problema em falar que cê não gostou do livro por N motivos ~recado para blogueirxs~
    mas to decepcionada? to sim, eu achei a capa extremamente criativa lkasdçasjdklasd e pensei que teria personagens principais interessantes... mas blz, vou passar reto pq eu tenho "sonhei que amava vc" pra ler (mas sem coragem)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)