quinta-feira, setembro 17, 2015

[Resenha] Zac e Mia - A. J. Beats

Hoje vou falar de um livro que apesar de não esperar demais eu tinha uma certa expectativa. ou melhor, tinha alguma ideia do rumo que a história iria seguir, o que acabou não gerando nenhuma surpresa, mas no geral acabei gostando. Zac e Mia é um sick-lit como qualquer outro mas muito bem escrito.

Zac e Mia
Autora: A. J. Beats
Editora Novo Conceito
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Skoob


Sinopse: A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.
No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.
Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.
Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?
Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.

Quando a Novo conceito abriu solicitação para Zac e Mia eu fiquei com um pé atrás, pois como já disse só pelo gênero do livro já dá para adiantarmos várias coisas da história. Sem contar que eu não estava nem um pouco afim de chorar, mesmo assim fui lá e solicitei. Quando comecei a ler o livro o meu receio era que tudo fosse se passar naquelas 4 paredes de hospital e sinceramente? Eu na minha rabugice costumeira já estava querendo desistir da leitura, mas fui persistentes meus caros e até que não me arrependi.

Contudo, no fim da leitura a impressão que tive é que Zac e Mia é um "A culpa é das estrelas" melhorado, sem tanto drama, mas com uma protagonista bem chatinha. Mia é aquele tipo de personagem que espanta o leitor logo que dá as caras, ela não só só mimizenta, ela é rebelde de um jeito nada positivo e eu juro que quis socar a cara dele tendo câncer ou não. Porém, temos Zac que é um protagonista maravilhoso e o responsável por me deixar emocionada e dar gargalhadas em várias partes da narrativa.

A história desses dois protagonista se cruza de forma já esperada, mas depois de certo tempo de narrativa ganha outro rumo e é aí que passamos a conhecer mais sobre a história de Mia. Ela acaba mudando um pouco seu temperamento, mas não completamente. Contudo, já é possível se apegar um pouco mais a ela e entender parte dos seus problemas. Também conhecemos mais da vida de Zac fora do hospital, e me deu uma sensação de impotência ver a forma como ele se sentia inútil por causa da doença, mas mesmo assim levando tudo da melhor forma possível. Ele é um personagem incrível.

A narração é alternada entre os dois personagens, mas inicialmente conhecemos a visão apenas de Zac e isso colaborou imensamente para que eu gostasse mais do personagem. mas como disse, quando finalmente conhecemos Mia ela começa a crescer na narrativa e até chega a nos conquistar. Enfim, o livro não é deprimente, não cheguei a chorar, mas ele não termina dando garantia de nada. Ele mostra a vida como ela é, contudo eu já estou cansada de livros do gênero pois nunca sabemos como as coisas realmente terminam e isso me deixa frustrada. Eu indico Zac e Mia para quem ainda tem estômago para esse tipo de livro, apesar de eu ter gostado bastante ainda assim fiquei com uma sensação de vazio quando acabou. Mas espero que vocês gostem!
Melhores Quotes:

"Um novato chega ao quarto ao lado. Desse lado da parede escuto o arrastar de pés, inseguros sobre onde ficar. Escuto Nina dando as instruções de chegada com aquele jeito animado de aeromoça, como se este "voo" fosse seguir tranquilo, sem necessidade de puxar a alavanca da saída de emergência."

"Há tanta coisa que ela ainda não compreende: que fica melhor; que não é culpa dos médicos. 'Não lute', eu quero dizer. 'Não puxe a alavanca da Saída de Emergência. Tome as pílulas e aproveite o passeio como der.' Eu queria poder dizer isso a ela. Eu queria poder dizer a ela quanta sorte tem."

“Ele sorri e o sorriso fica bem nele, melhor do que poderia imaginar. Fico admirando por dois segundos, esperando poder lembrar. ”

"É impossível, essa coisa de sorte. Eu queria que a sorte desse o fora e me deixasse cometer meus próprios erros. Quero ter o controle sobre a minha vida novamente."

10 comentários:

  1. Zac e Mia é um livro que quero muito ler, apesar de não criar expectativas imensas esperando algo incrível, pois livros do gênero já acabam nos dando uma ideia do que esperar, mas ainda sim, não li muitos livros do gênero para me enjoar.
    Não acho que choraria com o livro - diga-se de passagem, chorei com poucos e A Culpa é das Estrelas não é um deles, mesmo tendo adorado -, mas tenho a impressão que vou gostar. Apenas lamento por Mia não ser uma protagonista muito encantadora, mas pelo menos ela cresce durante a narrativa e saber isso me fará a suporta-la melhor no começo. Por outro lado, Zac me deixou curiosa com a sua resenha, pois ele parece compensar qualquer frustração que Mia cause ao leitor. Ao que parece, ele é um dos pontos altos do livro.
    O livro continua na minha lista e tentarei ler assim que possível, espero que mesmo não achando que será uma história marcante, seja agradável.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?

    Quer dizer então que o Zac é o mais legal? huahuahua to super curiosa para ler o livro e espero gostar tanto quanto vc. Entendo muito bem essa sua sensação de vazio quando acaba um livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ju!!

    Eu fujo de sicklit igual vampiro foge do sol (é essa a referencia? enfim...)! Acabei pegand birra do gênero depois de A Culpa é das Estrelas e tal. Quando vi esse livro, assim como você, fiquei com o pé atrás e não queria solicitar, contudo acabei me rendendo pois eu me senti estranhamente atraída pela capa. A sua resenha é a segunda que leio e já criei uma certa raiva de Mia, que espero não ser tão grande assim quando conhece-la.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Acredita que ainda não li A Culpa é das Estrelas? Até tenho ele aqui, mas ainda não consegui encaixá-lo nas leituras, são muitos livros a serem lidos.
    Quanto ao livro... alguns sick lits são até interessantes e não deprimentes.
    Por sua análise diria que ele nem é assim tão dramático e o que permeia o enredo é mesmo o romance entre Zac e Mia. Adoro esse termo: mimizenta...kkk
    “O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Também me frusta um pouco livros que não são certos quanto ao final, não gosto de finais que ficam por conta do leitor.
    Adorei os quotes que você selecionou, principalmente o último!
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não curto muito livros em que a personagem é chatinha, por que eu me irrito muito e me dá ódio, ainda se os outros personagens são bons e a história não fica centrada só naquela personagem insuportável, até da para ler.
    Sua resenha está muito boa, estou bem curiosa para começar a ler Zac & Mia, apesar da personagem ser chatinha, acho que a história parece ser boa.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que esse livro não me chama a atenção apesar de achar a capa difere e bonita. Sério que a principal é chatinha? Ninguém merece e do jeito que ultimamente eu to chata com leituras esse com certeza vai ser um que vou passar longe.

    ResponderExcluir
  8. Percebi também o tanto que parece um A Culpa é das Estrelas um pouco modificado e com a Mia chatinha e irritantinha. Mais ainda sim fiquei louca de vontade de ler o livro já que amo drama, e a NC arrasa nos lançamentos, quando lanço de primeira eu não queria mais ai li uma resenha e apaixonei.

    ResponderExcluir
  9. Eu estou super admirado com a premissa do livro Zac e Mia. Pensei que fosse apenas mais um livro semelhante à A Culpa é das Estrelas, mas fui surpreendido com a relação de amizade, drama e humor que ocorre no hospital principal. Não resisti a essa estória e estou prestes a encomendar o livro.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Eu também não tenho mais tanta paciência para livros desse gênero,mesmo com as diferentes direções que as histórias tomam tudo já tem ficado meio repetitivo.Não sei se quero ou não ler esse livro,já que Zac parece ser um ótimo personagem mas a história em si já está saturada.Porém é bom acompanhar o desenvolvimento de alguns personagens.E essa capa está um pouco estranha,não entendi bem o que ela representa.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)