terça-feira, setembro 15, 2015

[Resenha] O Álbum - Timothy Lewis

Continuando a Semana especial Novo Conceito hoje vou falar de um livro que lendo a sinopse me chamou muito atenção, mas quando comecei a ler não me agradou muito. O Álbum prometia uma história muito bem amarrada, contudo não me identifiquei muito com a leitura.
O Álbum
Autor: Timothy Lewis
Editora Novo Conceito
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse:  Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.

Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.
Quem acompanha o blog sabe que raramente leio sinopses, mas quando se trata dos livros da Novo Conceito eu sempre dou uma pesquisada a mais para não cair do cavalo. Principalmente os que prometem drama e romance, já que é bem difícil eu me identificar com livros assim. Então, quando abriu solicitação para O Álbum, Timothy Lewis eu fui correndo ler sinopse e descobrir a nota no goodreads. Depois disso estava pronta para ler o livro e até com uma certa expectativa. O que não foi muito bom, pois quando comecei a ler eu definitivamente tive certeza que o livro não era para mim.

Não que a história não seja bonita, na verdade ela é, além disso é baseada em fatos reais, mas a narrativa é muito morna. Sem grandes surpresas ou um climax para chamar atenção e prender a atenção do leitor. Eu esperava por algo mais ágil, principalmente com relação ao romance de Gabe e Pearl, contudo nem aí o autor acertou. E quando se tratava do presente a história não teve muito sentido ou chamou minha atenção. A situação em que Adam se encontra é melancólica e ele busca a solução para o desastre de sua vida na história de outros, achei o enredo bastante fraco.
"Acho que a minha obsessão pelos cartões-postais também tinha tudo a ver com meu momento. A solidão dolorida do meu divórcio ainda estavam ali, a dor brusca do casamento fracassado."
Os personagens também não ajudaram muito. Alguns momentos da narrativa são forçados e os segredos não prendem o leitor. Enfim, eu não me identifiquei com a leitura de O Álbum, e por isso me sinto sem muito o que dizer além do que já está escrito acima. Contudo esse é um livro que pode agradar uma grande maioria de leitores, creio que o meu problema foi ir com muita cede ao pote, esperando demais de uma história que não chegou a me convencer.

O trabalho de edição está bem feito e cada capitulo da história de Pearl e Gabe começa com um dos cartões postais e dão o tema do que será descrito e contado no decorrer desse capitulo. A capa é simples mas bonita e tem muito a ver com a história. O livro fala de amor, fé e de companheirismo, é uma história leve, o que mais chama atenção é a mensagem final da narrativa, no mais o livro é bem morno. Agora creio que vai de você querer ler ou não!
Melhores Quotes:

"Alguns grandes romances que valem a pena contar nunca são contados, e os amantes saem de fininho pelas rachaduras da vida, marcadas pelo tempo, sendo substituídos pelo lixo do dia anterior."

"Não faz muito tempo que me perguntei se almas gêmeas evoluíam para tornarem amantes e vice-versa. Uma resposta que considerei foi que a trilha que escolhemos para chegar ao topo da montanha não tinha importância, contanto que chegássemos lá. Mas agora estou achando que a própria jornada era fundamental".

"Como seres humanos, temos a esperança de ter uma série de coisas. Felicidade. Saúde. Emprego. Filhos. Um parceiro. A eternidade. À medida que madurecemos, começamos a reconhecer uma força misteriosa que é parte de cada um de nós, algo muito mais poderoso que nós mesmos."

9 comentários:

  1. O Álbum é um livro que me interessou quando saiu e até criei uma certa expectativa, mas ela acabou por diminuir com o tempo. O que talvez tenha sido bom, se levarmos em conta sua resenha.
    Histórias que envolvem amor e drama podem me conquistar ou não. Tudo depende de como o autor desenvolve esses elementos, e acredito que será uma pena caso a leitura deste livro seja para mim como foi para você. Ao meu ver, pela sinopse, a premissa poderia me conquistar. Mas não seria a primeira vez que uma sinopse ilude um leitor.
    É uma pena que o livro não tenha lhe conquistado como esperava, mas pretendo conferi-lo ainda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro é bem bonita mas já li várias resenhas mais ou menos parecidas com a sua: que começaram empolgados mas que desanimou
    Às vezes, eu confio nas notas do goodreads, vai depender do livro e da premissa
    E realmente, drama e romance não são temas que me prendem
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oie
    É uma pena quando vamos com tudo numa leitura achando que ela vai nos agradar e acontece totalmente o contrário.Vi outras pessoas reclamando também de o livro ser morno e sem grandes acontecimentos mas eu ainda quero o ler,fiquei curiosa com os detalhes da relação entre Gabe e Pearl que deve ser linda.Acho que esse é um livro pra se ler em momentos de tranquilidade sem esperar muitas reviravoltas.

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei esse livro sem nenhuma expectativa e acho que por isso a leitura tenha fluido bem para mim. Ele está longe de se tornar um dos meus favoritos, porém gostei muito do romance de Gabe e Huck e acho que foi o que salvou o livro inteiro.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Bem Lu!
    Como gosto de romances e de um pouco de drama, tenho certeza que vou gostar do livro, ainda mais porque tem os cartões postais que mostram todo o amor durante décadas e esse tipo de artifício literário sempre me chama atenção.
    E quando é baseado em fatos reais, fico ainda mais interessada.
    “O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Vi tantos comentários positivos sobre esse livro, que não tive outra alternativa a não ser adicioná-lo em minha lista de leituras, sua resenha está muito boa, que pena que o livro não te agradou muito.

    ResponderExcluir
  7. Esse é o tipo de livro que eu me mantenho longe só de olhar a capa e o título porque sei que já vem drama. Não sou fã de livros mornos e com personagens fracos é ainda pior. Acho bonito a história dos cartões postais e tudo mais, mas não é pra mim.

    ResponderExcluir
  8. Você é a primeira entre algumas que ouço falar não muito bem deste livro, não que você tenha odiado, é que em algumas opiniões eles dizem melhor sobre a obra, ai fica difícil. Mesmo não tendo me interessando de primeira no livro, achei a historia bem fofa e mesmo as cartas. Fico um pouco duvidosa sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Ju, que chato o livro não ter te agradado. O Álbum tem uma capa bem interessante, como se houvesse algo a ser desvendado, mas sua sinopse não me atraiu. E, parece que, a história também não ajuda, sem nenhum ritmo de leitura e sem grandes emoções para atrair o leitor.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)