quarta-feira, setembro 02, 2015

[Resenha] Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Hoje é dia de mais uma resenha da Editora Arqueiro, sei que muitos de vocês não gostam quando o blog tem muitas resenhas seguidas mas é por uma boa causa, estamos em uma semana especial. Então, além das resenhas fiquem atentos que teremos algumas postagens aleatórias também. Agora vou falar de um livro que me causou um sentimento dúbio, ao mesmo tempo que eu amei a história não posso dizer que foi tão completamente. 
Eu Estive Aqui
Autora: Gayle Forman
Editora Arqueiro
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Skoob

Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

Eu Estive Aqui, Gayle Forman, é o primeiro livro da autora publicado pela Editora Arqueiro, como leitora assídua de suas obras eu não poderia deixar de solicita-lo o mais rápido possível. Quando o peguei para ler tinha algumas expectativas com relação a leitura, já que as obras de Forman são bem características, contudo este livro fugiu um pouco do estilo padrão de suas narrativas. Apesar de, como sempre, ela tratar de um assunto intenso em suas histórias, a narrativa perde um pouco da melancolia dos livros anteriores da autora, ele é mais tenso e ágil, dessa forma, a autora consegue nos mantém presos a leitura do início ao fim. Para ser mais clara posso dizer que eu leria até a lista de supermercado de Forman, mas "Eu estive Aqui" descaracterizou um pouco tudo o que eu pensava sobre a escrita da autora.

Primeiramente o que mais me chamou atenção é que a personagem principal é mais dona de si. Apesar de ter visto seus planos irem por água abaixo mesmo antes da melhor amiga morrer, e estar vivendo em um estado de transe, em um péssimo emprego, em uma péssima faculdade e apenas deixando a vida passar, ela ainda assim é uma personagem de atitude, ela tem mais gás em si do que todas as outras personagens de Forman juntas. 

Contudo Cody, teve algumas atitudes que me irritaram bastante, ela me pareceu um pouco sem noção, sem autopreservação. Apesar de entender sua fixação por descobrir o que levou a amiga ao suicídio, achei que ela foi longe demais, sendo independente demais e tomando atitudes que poderiam dar tremendamente errado. Além disso, ela começa toda a história com uma raiva contida que despeja em todos que vê pela frente, sem contar que sua estima com relação à amizade de Meg vai caindo conforme ela conhece um pouco mais da vida oculta da melhor amiga. A personagem começa a se sentir excluída da vida da outra e com isso se faz de coitadinha, se colocando a frente de perigo para provar que nada mudou. Mas por trás de toda essa atitude há o ressentimento por não ter sido capaz de identificar os sinais, ter sido tão cega quanto ao que Meg estava passando por estar ressentida que a outra tenha seguido em frente deixando-o para trás.
"E, mais uma vez, não consigo deixar de perguntar: por que ela não veio a mim? Por que não foi a mim que pediu ajuda?"
Gayle Forman costuma trazer assuntos de suma importância em seus livros, mesmo que nas entrelinhas e em "Eu Estive Aqui" não é diferente. Depressão, abuso sexual, negligência familiar, em uma única história a autora conseguiu unir todos esses assuntos e trabalha-los muito bem. Além disso, ela também trabalha sua história em cima de uma base familiar, independente do tipo de família que seja necessário para a história. Gayle consegue incluir muitos elementos em sua narrativa o que faz com que a leitura se torne intrigante. Como não podia ficar de fora a autora ainda fala de amor, e neste livro temos um relacionamento cheio de obstáculos, para ser sincera a relação não me convenceu muito no início, mas com o decorrer da leitura fui me apegando ao que estava acontecendo e compreendendo algumas sutilidades. 

Enfim, eu gostei muito da narrativa e posso até dizer que amei, e mesmo sentindo falta do característico tom melancólico das histórias de Gayle Forman eu ainda assim achei esse livro inovador, em seu próprio estilo. "Eu Estive Aqui" é uma história ágil, que aborda assuntos extremamente importantes e sérios de forma sutil. Acredito que mesmo não tendo se identificado com as outras história da autora este livro pode perfeitamente mudar a opinião do leitor reticente com relação a Gayle Forman. Como já disse ele é mais ágil e intenso do que os outros livros da autora, então digo que não custa nada tentar, eu indico!
Melhores Quotes:

"Perdi alguém recentemente. Uma pessoa tão importante que é como se fosse parte de mim mesma tivesse morrido. E agora  não sei mais ser como antes. Ela era meu sol, e então meu sol se apagou."

"A vida pode ser difícil, bonita e caótica, mas, com um pouco de sorte, a sua será longa. Se for, você verá que é também imprevisível e que há momentos de escuridão. Mas eles passam, às vezes graças a muito apoio externo, e o túnel se alarga, permitindo que os raios de sol entrem. Se você estiver na escuridão, pode parecer que vai continuar nela para sempre. Tateando às cegas. Sozinho. Mas não vai – e não está sozinho."

"Complicado e confuso de um jeito totalmente bizarro é uma ótima maneira de descrever. Mas talvez o amor seja assim mesmo"

20 comentários:

  1. Oi Ju!

    Também leio até a lita de supermercado da Gayle Forman, apesar de não ter gostado muito de Se Eu Ficar. O que mudou a minha opinião sobre ela foi justamente a continuação. Para Onde Ela Foi me surpreendeu bastante. Acho que de todos os outros livros dela, Eu Estive Aqui é o que mais tenho vontade de ler, mas estou com medo de me decepcionar um pouco, sabe? Muitas pessoas vêm reclamando de algumas atitudes da personagem principal. Ainda assim é bom saber que essa personagem tem mais atitude.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    Gostei de ver os elogios quanto ao livro. Eu ainda não li nada da autora, mas só pretendo ler esse livro dela,que é o único eu acho que me chama atenção.
    Essa obra parece ser mesmo intensa e gostaria de conhecer a narrativa dela através dessa obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    a autora tem o poder de tratar de questões tão forte com um jeito singelo, ao mesmo tempo que trabalha sentimentos em seus personagens, desperta reações no leitor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi li,

    Então eu nunca li nada da autora e nem imagino que vá ler mais quem sabe né.
    Ótima resenha, está de parabens.

    Beijos
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju! Assim como você eu também gosto bastante da Gayle e sempre que vejo o nome dela estampado em algo eu já quero ler; Mas é meio chato que esse livro eu fiquei com zero vontade de ler e a cada resenha que leio me da um desanimo maior (mesmo as positivas). Preciso tirar essa mochila do preconceito estranho que criei na minha cabeça e tentar dar uma chance, acho que talvez por não me interessar por esse livro eu vou acabar me apaxonando muito por ele.

    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Eu já tinha visto essa capa circulando nas redes sociais mas, nao chamou minha atenção, por que achei muito parecidas com as outras dela. E eu gosto de coisas novas haha. E como disse, por não me interessar, nem sabia do que se tratava... Mas agora... tenho que admitir que estava julgando um livro pela capa rs. Por que esse é o tipo de livro que eu curto!! Toda essa trama de suspense, segredos, é disso que eu gosto! Hahaha. Foi bom ter passado por aqui e saber a respeito do livro, que agora já quero ne hehe.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Ju, eu não tinha lido nada da autora e pelo o que tinha visto de resenhas e até mesmo da adaptação do livro, tinha dito que não leria nada dela. Até que a arqueiro veio com esse lançamento e eu AMEI. Achei o livro com um toque suave em meio de tanto assunto importante. Acho que ela soube escrever e dar um tom certo para a narrativa. Não sou fã de melancolia, por isso acho que curti muito essa obra!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. To com os livros dessa autora aqui em casa, mas não tenho vontade de ler e não sei porque.
    Acho que vou dar uma chance a eles, e volto aqui para te contar o que achei.

    bju

    ResponderExcluir
  9. Ju, esse é o único livro da Gayle que não li, e acho que vou sentir falta do tom melancólico também... rs... Mas achei legal ele ser um pouco diferente, mais intenso e ágil, abordando assuntos sérios de uma forma delicada. Às vezes é legal conhecer outras faces dos autores, espero gostar desse livro tanto quanto gostei de Se eu ficar e Apenas um dia (tive problemas com os segundos livros... hehe).

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, sua linda tudo bem
    Gostei de saber da mudança, o autor ficar conhecido não por suas histórias e sim por um padrão de escrita, não é bom, pode enjoar os leitores que sempre acharam que seus livros são todos iguais, só mudando o assunto. Até hoje não li nenhum livro dela, então não conheço essa melancolia, mas engraçado, achei justamente esse livro, meio depressivo, melancólico. Confesso que essa trama não chamou minha atenção, mas não vejo a hora de ler os outros livros dela. Gostei da sua resenha!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem??
    Nossa menina, sua resenha ficou excelente... você disse tudo necessário, sem detalhes que pudessem comprometer a obra... confesso que se não soubesse já de alguns fatos, talvez o livro não seria interessante pra mim... mas eu curti muito o modo como descreveu a sua resenha... e como falou um pouco da personalidade de Cody... gostei muito viu... Xero!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ver que a autora abordou tantos assuntos sérios me deixa feliz e ao mesmo tempo apreensiva. Pois ele pode não ter a profundidade necessária para a história.. Li apenas 'Se ela ficar' da autora e me decepcionei! Não foi emocionante da forma como o enredo pedia, sabe?
    Sua resenha está ótima, e me balançou quanto a não querer mais ler algo dela, mas por enquanto vou deixar anotado. Se surgir a oportunidade, eu leio =)

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  13. Ju, acho que tenho um pouco de preconceito com essa autora, e não tenho vontade de ler nada dela. A princípio, a impressão que os livros dela me passam, é que são todos como os de Nicolas Sparks, bem parecidos, cheios dessa melancolia que faz sofrer e chorar. Talvez se eu vier a ler algum deles, eu acabe gostando, mas não sei se o farei um dia.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Gosto de livros que envolvem este assunto, li Garotas de Vidros e acho que tem a história meio parecida com Eu Estive Aqui, e gostei muito, ainda não li nem um livro da Gayle Forman então não sei como é a escrita dela, mas pretendo ler este livro, sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada da autora, mais por pura enrolação do que por falta de interesse, pois mais de um livro dela está na minha lista, entre eles Eu Estive Aqui.
    Livros que abordam temas como o suicídio costumam me interessar, pois gosto de ver como cada autor aborda temas como este, por mais que vez ou outra mexam comigo de forma que preciso pausar a leitura.
    Gosto de narrativas ágeis, e em histórias com um mistério por trás muitas vezes se fazem necessárias. Cody ainda é uma personagem que não sei que tipo de sentimento irá gerar em mim, não creio que irei morrer de amores por ela, mas ainda sim espero que um pingo da minha simpatia conquiste.
    Sua resenha está ótima.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Aahhh, quero ler todos os livros dessa autora! Todo mundo fala desse tom característico melancólico que ela tem, mas assisti o filme Se eu ficar e chorei, hausjausjjs. Provavelmente, todas suas obras são tão boas quanto aquela. Sem dúvida, lerei Eu estive aqui :3

    E parabéns pela resenha ^^

    Abs,
    Jhon.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Eu não sou muito fã da Gayle e mesmo esse livro me despertando curiosidade tenho um pé atrás com ele.E por ser algo com menos drama e uma narrativa um tanto diferenciada das demais da escritora quem sabe eu venha a ler,mas daqui a algum tempo.E essa personalidade da Cody quem sabe faça eu gostar do livro.

    ResponderExcluir
  18. Também achei um pouco diferenciado das outras obras da Gayle mais ainda sim parece ser interessante, essa capa dá um pouco de curiosidade, embora algumas pessoas tenham tido opiniões bem legais sobre o livro. Quem sabe eu goste de Cody, mesmo ela agindo de tal maneira.

    ResponderExcluir
  19. Ju, Gayle Forman é uma autora que ainda não li nenhum livro. Gosto quando os escritores que já são renomados por escrever determinado gênero, inovam e escrevem sobre outro muito diferente. Foi isso que aconteceu com Eu Estive Aqui, me animei bastante com a leitura por não ser uma obra melancólica, mas sim ágil. Curti bastante a estória.

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito da escrita da Gayle apesar dos seus personagens me irritarem um bocado. Assim que soube desse lançamento fiquei meio assim se leria ou não porque pela sinopse achei que seria bem triste, mas gostei de saber que não é tanto assim e que a personagem é mais dona de si. Com certeza aumentou minha vontade de lê-lo :D

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)