segunda-feira, agosto 31, 2015

[Resenha] Antes de partir dessa pra uma Melhor - Jonathan Tropper

Oi oi!
A partir de hoje e até o final desta semana estarei trazendo várias resenhas e postagens relacionadas aos livros da nossa parceira Editora Arqueiro. Para dar início a ideia vamos começar com a resenha de um livro de um dos melhores autores que tive o prazer de conhecer. Antes de partir dessa pra uma melhor é mais um livro de Jonathan Tropper que esmiúça a psiquê masculina utilizando, bom humor , ironia e altas doses de depressão.

Antes de partir dessa pra uma Melhor
Autor: Jonathan Tropper
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon

Sinopse: Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a vida de Drew Silver é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música, filha única de mãe solteira. Desde então, a banda se separou, sua mulher o largou e Silver tem assistido a vida passar, tocando em casamentos – quando aparece algum – e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso. Silver então descobre que a ex-mulher está prestes a se casar de novo e que a filha adolescente, Casey, está grávida. Para completar, depois de sofrer um derrame que o deixa incapaz de controlar a língua e guardar para si o que pensa, ele precisa de uma cirurgia no coração. Diante desse cenário, o músico fracassado depara com a pergunta decisiva: será que vale a pena salvar uma vida tão mal vivida? Assim, sob o olhar exasperado da família, ele toma a decisão radical de se recusar a fazer a cirurgia e dedicar o pouco tempo que lhe resta a tentar consertar o relacionamento com Casey e aproveitar a vida – mesmo que ela não dure muito. Com diálogos rápidos, irônicos e sagazes, Jonathan Tropper confirma sua habilidade em retratar com humor e perspicácia o lado oculto da família moderna.

Quando a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de mais um livro de Jonathan Tropper eu não precisei pensar muito antes de solicitar. Já tinha lido dois livros anteriores do autor e a experiência foi mais do que satisfatória, então eu tinha certeza que iria gostar muito de "Antes de partir dessa pra uma melhor". Eu não me enganei, gostei muito do livro no geral, mas a carga emocional e depressiva da história chega a ser assustadora. Por diversos momentos senti vontade de invadir o livro e chamar os personagens para um fight, para ver se assim eles se tocavam que o mundo não gira em torno deles.

O mais interessante em uma leitura de Tropper é a forma como ele traz a baila assuntos reais, que podem estar acontecendo neste mesmo momento com alguém por aí. A personalidade de seus personagens não é cheia de floreios, eles são o que são, nem totalmente bons e nem totalmente ruins, apenas humanos e bastante falhos. O autor utiliza dessa personalidade e de situações corriqueira para fazer o leitor refletir junto com seus personagens. E não tem como não torcer ou querer bater em cada um deles pelas atitudes idiotas.

O que me irritou profundamente foi a fixação de Silver de não querer se curar. Por um lado entendemos o porquê dessa atitude, e sim, a vida dele está mesmo uma bosta, mas a culpa é toda dele mesmo, o personagem busca uma saída fácil de sua situação ou no mínimo quer chocar e chamar atenção para si, mesmo que inconscientemente. Sua atitude egoísta fez eu me sentir impotente enquanto lia o livro, mas de qualquer forma já estava preparada para muito humor ácido e depressivo, principalmente pelo plot central da história. O autor acertou nos personagens secundários tanto quanto acertou com Silver, por menos que eles apareçam na história é impossível não traçar o perfil de cada um e "prever" suas atitudes, é estranho dizer isso, mas essa previsibilidade dos personagens não é uma coisa ruim, tem mais haver com a capacidade do autor de fazer algo muito bom.

Antes de partir dessa pra um melhor, segue o tom dos outros livros que li do autor, o personagem central chega a ser depressivo, mas vamos compreendendo suas atitudes no decorrer da narrativa. Tropper não abriu mão de um alívio cômico, e essa é a parte incrível, o fato de o autor conseguir unir sentimentos tão opostos em suas histórias torna a situação bastante real. Confesso que fiquei meio ressabiada com a quantidade de palavrão e masculinidade contida na obra, mas não é tão incomodo depois que você se acostuma. 

Enfim, este é daqueles livros que vai despertar sentimentos diversos no leitor, não é um romance e não espere por um amor redentor, pelo menos não o amor romântico. Não acho que leitores que se identificam com amor romântico irão gostar deste livro, mas se você procura uma boa dose de humor ácido, masculinidade e verdades cruéis este livro é para você. 
Melhores Quotes:

"Todas as coisas que você não pode recuperar, todas as coisas que você nunca vai poder consertar. Não importa o que acontecerá depois, você sempre as carregará consigo."

"Uma vez ele amou uma garota sem motivo específico, só um monte de pequenos motivos reunidos. Afinal, amor não é isso? A soma de um milhão de coisas intangíveis que se reúnem da maneira certa no momento certo? Como a concepção. Ou o universo."

Um comentário:

  1. Eu estou querendo muito ler esse livro e ele estava em prmoção no submarino por 9.90 Mas comprei uns livros esse mês então dei uma segurada. Mas você falou que a carga depressiva cheg a ser assustadora; gosto de livro assim, que REALMENTE engole você, então baseado na sua resenha eu vou gostar.
    Ufa!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)