segunda-feira, julho 13, 2015

[Resenha] República de Ladrões - Scott Lynch

República de Ladrões
Nobres Vigaristas #3
Autor: Scott Lynch
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob

Sinopse: Envenenado e à beira da morte, Locke Lamora segue para o norte com seu parceiro, Jean Tannen, em busca de refúgio e de um alquimista para curá-lo. Porém, a verdade é que ninguém pode salvá-lo. Com a sorte, o dinheiro e a esperança esgotados, os Nobres Vigaristas recebem uma oferta de seus arquirrivais, os Magos-Servidores.As eleições do conselho dos magos se aproximam e as facções precisam de alguém para fazer o trabalho sujo, manipulando votos. Se Locke aceitar, o veneno será purgado de seu corpo com o uso de magia – mas o processo será tão excruciante que ele vai desejar morrer.Locke acaba cedendo ao saber que o partido da oposição contará com uma mulher do seu passado: Sabeta Belacoros, a única pessoa capaz de se igualar a ele nas habilidades criminosas e mandar em seu coração. Novamente em uma disputa para ver quem é o mais inteligente, Locke precisa se decidir entre enfrentar Sabeta ou cortejá-la, e a vida dos dois pode depender dessa decisão.República de ladrões leva o leitor ao início da vida de Locke enquanto flerta com o seu fim, revelando todos os matizes de Sabeta e de seu relacionamento com o líder dos Nobres Vigaristas. Misturando momentos tensos e cômicos do passado e do presente, esta obra é, até agora, a melhor de Scott Lynch.
Os dois últimos livros da série foram tão divergentes nas sensações que me causaram que definitivamente não sabia o que esperar de República dos Ladrões. As Mentiras de Locke Lamora me conquistou como há muito tempo uma fantasia não conseguia, já Mares de Sangue foi uma leitura arrastada, insossa e sem grandes atrativos. Esta última fez com que eu tomasse consciência da falta de objetivo da série, o que não me agradou muito. Então, obviamente estava com receio de começar a ler essa nova aventura de Locke Lamora. Uma desconfiança infundada. 

Em República de Ladrões Scott Lynch está em sua melhor forma, a escrita do autor me fez recordar porque gostei tanto do primeiro livro. A narrativa intercalada entre presente e passado nos dá uma visão mais ampla da relação dos personagem, mesmo se passando em momentos distintos é como se ambos os períodos narrados se interligassem, servindo para nos mostrar até onde os personagens são capazes de ir com relação ao amor, lealdade e rivalidade. Esta visão mais ampla da qual falei nos faz conhecer melhor a natureza, os limites e as intenções de cada um, mesmo os quais já deveriamos ter deixado partir.

O ponto alto da história é o eminente aparecimento de Sabeta, grande amor e obsessão da vida de Locke, esta faceta da narrativa estimula o leitor que, conhecedor de pouca coisa sobre a história do casal, anseia por saber mais, por ter uma visão mais completa do que realmente aconteceu antes dela sair de cena. Alias, acho que a coisa mais interessante em Nobres Vigaristas é a forma como Lynch descreve esses personagens e suas ações. A modo como ele não nos deixa a par de suas intenções até que as coisas aconteçam. Lynch tem uma narrativa inteligente e imprevisível que muitas vezes se mostra complexa e precisa ser absorvida com calma, mas que quando chega ao fim só nós faz pensar em quão brilhante o autor e seus personagens são.

Além disso, Locke está mais ativo nesse livro e muito mais frustrado também, o que gera diversas gargalhadas. A crítica velada a sociedade e a política vigente está presente de forma não muito sutil na obra. A disputa por poder tem Locke e Sabeta nos bastidores o que torna tudo muito divertido. O jogo de gato e rato a que eles se propõe pode parecer brincadeira de criança, mas vai ganhando forma e humor conforme se desenvolve. A proposito, que personagem encantadora e ardilosa Sabeta se mostra, acho que durante os dois livros anteriores eu esperava de tudo dela, menos o que me foi apresentado. Sua inteligência, senso de humor e impetuosidade trouxeram graça a história, mas além de tudo também trouxe sentido aos sentimentos de Locke. Porém, o âmago da narrativa não muda, os planos mirabolantes, que não podemos nem imaginar onde irão chegar, estão ainda mais empolgantes, o raciocínio de Locke e a força bruta, mas sensível, de Jean estão presente durante toda a narrativa, a essência de seus golpes e as suas próprias continuam lá. 

Enfim, em A República de Ladrões Scott Lynch ousou recapitular tudo de bom que ele havia imaginado inicialmente para esta narrativa e foi brilhante em seu retrocesso. Este livro recupera minha fé no autor e na história, contém humor, ansiedade e muita muita trapaça. Afinal, o que seria de Locke Lamora sem uma história desconcertante e uma saída as pressas de mais um dos seus memoráveis golpes? A verdade é que o autor demonstra ainda mais genialidade e competência ao finalizar este livro, abrindo espaço para mais mistérios, perigos e aventuras para os dois nobres vigaristas que é claro, estão em busca de um novo golpe.

O próximo livro da série infelizmente ainda não tem uma data determinada para sair no Brasil, O Espinho de Emberlame pode ser lançado apenas no ano que vem. Enquanto isso deixo aqui meu agradecimento pelo excelente trabalho da Editora Arqueiro com a gráfica deste livro. Porém, infelizmente o meu exemplar vei com a borda um pouco descolada, mas passa bem e já foi ao médico, só queria deixar o recado para que tomem cuidado para que isso não aconteça regularmente. Sério que você ainda me pergunta se eu indico? Tá fazendo o que aqui ainda que não foi a livraria?
Melhores Quotes:

"Estou farto de perder. Me poupe da sua preciosa autopiedade porque não estamos num palco e eu não paguei dois cobres para abrir o berreiro por causa do discurso de morte de alguém. Você não vai ganhar um discurso, entendeu? Não me importa se você tossir baldes de sangue. Baldes eu posso carregar. Não me importa se você uivar feito um cão durante meses. Você vai comer, beber e continuar lutando" (pag. 48)

Talvez isso vá complicar tremendamente as coisas. E daí? Você é a complicação que eu quero, mais do que qualquer coisa. Você é a minha complicação predileta. Não importa que tipos de buraco você faça na minha confiança." (pag. 354)

"- Vou lhe dar uma pequena profecia, Locke Lamora, do melhor modo que eu a vi. Três coisas você deve tomar e três coisas você deve perder antes de morrer: uma chave, uma coroa e uma criança. - Paciência puxou o capuz para cima da cabeça. - Você vai morrer quando cair uma chuva de prata." (pag. 527)



7 comentários:

  1. Oi, Júh!!
    Que bom que nesse terceiro livro a série melhorou, e para de me atentar que aqui na cidade não tem livraria!!!
    Como eu ia perder uma história com ação, humor e mistério?
    Amei a resenha! Bjão, miga <3

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Que bom que esse exemplar trouxe à crença novamente do autor, porque achei o enredo cheio de momentos interessantes por haver trapaça, briga pelo poder, um tantinho de amor e muitas risadas.
    Deve mesmo ser um livro com para leitura.
    “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu li em algum lugar que esta série tinha um "Q" de Game of Thrones e isso me deixou com sentimentos divididos, visto que gosto muito do enredo, mas às vezes acho que podia ser mais corrido, o apego do autor aos detalhes me irritou em alguns momentos.
    Parece que o que me irritou nos livros do Martin também são características do segundo desta série.
    Ao menos o primeiro e terceiro livros são bons, ueeeba!!
    Só desanimei quando li que o próximo não tem previsão de lançamento e estou meio cansada de séries, saga e afins.
    mas curti muito saber do romance deste livro em especial...
    era isso... curti. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.
    É bom quando um terceiro livro de uma série nos desperta algo que as vezes se perdeu durante a série. Achei interessante isso do autor relembrar pontos da história, é bom pra quem ler os livros em períodos muito espaçados e pode acabar perdendo um pouco da lembrança dos outros livros, o que acontece comigo as vezes se demorar muito para ler uma continuação ahaha.
    Parece até interessante, mas não me atrai tanto. No entanto, gostei bastante do segundo quote, achei fofo *.*

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já li algumas resenhas a respeito do primeiro dessa série e me interessado, devido a narrativa e o fato do protagonista parecer um personagem cheio de facetas. Gostei bastante da sua resenha e fiquei muito interessada por saber que eles mesclam o presente da história com momentos passados, amo flashbacks e, se bem utilizados, eles trazem uma riqueza para os personagens retratados - seja em séries (Daredevil é um exemplo excelente de como os flashbacks são importantes para a caracterização dos principais personagens), flimes ou livros. Adoro personagens que são bem trabalhados e críveis ao ponto de me despertar afeição ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa essa sensação de um livro recuperar o que os outros perderam, né? Não me interessei muito pela série porque não faz muito meu tipo. Se bem, que eu ando numa vibe meio ~sair da zona de conforto~, então talvez dê uma chance.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)