quarta-feira, julho 15, 2015

Cinco dicas para não desistir do seu blog

Não sou de maneira alguma uma expert em blogosfera, de qualquer maneira há 5 anos atrás montei meu primeiro blog e consegui mantê-lo no ar por um bom tempo, tinha uma equipe de amigas que me ajudaram muito nisso. Porém, as coisas mudam e acabamos querendo sempre algo mais, entre desistir da blogosfera literária e criar um novo blog em que eu fosse a única responsável, tive amigos virtuais para me apoiar, eis então que surgiu o LiteRata. Uma experiência bem diferente da anterior, e muito mais independente, as ideias aqui são minhas e se o blog vai bem ou mal a culpa também é toda minha. E lá se foram 2 anos e e 9 meses no ar.


O ponto aqui é como consegui esse feito em um mundo em que novos blogs surgem e outros tantos fecham as "portas" todos os dias? Bom, como disse não sou nenhuma expert, mas enumerei nesta postagem cinco coisas que são importantes para mim e me ajudam a levar o LiteRata em frente e vou contá-las para vocês!
1 - Fale sobre algo do seu interesse

O LiteRata é um blog sobre livros, esse é nosso foco! Mas vira e mexe você pode encontrar coisas aleatórias por aqui, postagens sobre cinema, séries, música, história e outras coisas diversas. Ou seja, o blog é sobre coisas que me interessam, aquele tipo de coisa que talvez não agrade todo mundo mas que eu sinto prazer em falar. Por isso você nunca vai encontrar aqui postagens Ctrl C + Ctrl V, tipo aquelas de lançamento, só faço divulgação quando realmente me interesso pelo livro que estou divulgando. Aprendi isso na marra e com o tempo, depois de perceber que o blog parecia muito repetitivo e não estava me agradando mais.

2 - Faça amigos na blogosfera

Sou péssima em fazer amigos, sou aquele tipo de pessoa que (se não estiver bêbada) senta em uma mesa em que há pessoas desconhecidas e fica observando sem ter muito o que acrescentar. E olha que não sou muito observadora. Por isso o twitter tornou-se uma benção em minha vida, ali eu simplesmente me sinto livre para falar tudo o que eu bem quero e finjo entender. O mais engraçado é que tem gente que ri ou acha interessante e me responde, nessa brincadeira já fiz vários amigos. Enfim, pode não parecer importante, mas não teria feito essas amizades se não fosse pelo Blog, algumas duram todo meu tempo de blogosfera, é por isso que é bem mais difícil abandonar o blog tendo eles por perto, seja por me apoiarem ou por medo de que o contato se perca.

3 - Interaja com leitores

Acredito que isso tem um pouco a ver com o tópico anterior também. Enfim, mantenha seu blog vivo na cabeça de quem o lê regularmente. Troque ideia com seus leitores, responda quando lhe fizerem uma pergunta ou, faça como eu, chame a atenção mesmo sem mencionar o individuo (kkkkkkk). Prefiro que me vejam como chata do que como coitadinha. Enfim, isso pode desencadear várias amizades (ou algumas tretas), mas interaja, as redes sociais são suas melhores ferramentas para isso.

4 - Aprenda HTML, nem que seja o mínimo mais aprenda

Assim quando você precisar resolver um pepino no blog pode tentar dar um jeito, só em último recurso precisará ir atrás de ajuda. Pode parecer extremo, mas saber um pouco já me ajuda demais. Imagina se não soubesse? Tenho dó dos amigos que me ajudam de vez em quando, por que teriam que me ajudar sempre. Enfim, saber o mínimo que seja vai te ajudar a não se estressar.

5 - Não caia na mesmice, inove sempre

Lembra que eu disse para falar sobre coisas que gosta e diversificar o seu blog? Bom, queria dizer exatamente isso, trazendo outros temas que não livros você abre espaço para muito mais conteúdo. Quando seu leitor entrar em seu blog não vai torcer o nariz para trezentas resenhas seguidas ou zilhões de postagem de divulgação. Pare e pense o que você gosta, e traga isso para o blog, lembrando que o mais importante é você ter uma ideia do que está falando e não sair dizendo bobagem.

Enfim, como disse não sou nenhuma expert, essas são apenas algumas coisas que são importantes para mim e que me ajudaram a manter o blog no ar. Vocês concordam?


14 comentários:

  1. Nosa a dica 4 foi pra mim sinto isso kkkk
    Adorei suas dicas e concordo em sempre inovar
    Essa semana inovei num post colocando uma coisa diferente que nunca coloquei
    Bombouuuuu.
    A dica 4 claro mais que anotada rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oii Ju, eu amo essa coluna <3
    Pensei em desistir no começo desse ano, após a vida corrida de terceirão, o blog e o canal ficaram parados, e então quando eu tentei recomeçar vi que tinha perdido meus seguidores e amigos, pensei seriamente em desistir, foi ai que lembrei que postava porque gostava, então eu voltaria aos poucos e decidi colocar mais sobre mim no blog, deixar ele diversificado. Com essa mudança toda pensei em trocar o nome e a url do blog, mas fiquei com medo, talvez ano que vem eu mude, queria deixar algo assim: www.katrinebernardo.com porque ai realmente seria o meu cantinho, tudo o que eu amo, mas o medo falou mais alto iausiaus
    Um beijo
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka entendo seu medo, eu qdo montei o LiteRata meu maior medo era perder o pessoal que me acompanhava, bom, muita gente não migrou de vez, mas foram aparecendo aos poucos e com o tempo parecia que nada tinha mudado, mesmo que tudo estivesse diferente. Eu aconselho a mudança sim, continuando com as mesmas redes acho que não terá problema nenhum :)

      Excluir
  3. Vontade de falar do item 5 para alguns blogueiros que respiram resenhas. Amo a diversificação de assuntos que tem aqui no blog, Júh! <3
    Realmente fazer amigos aqui é importante, eu vou começar meu blog e o apoio e ajuda que tenho de vocês é muito bom!
    Amei o post!! Bjão <3

    ResponderExcluir
  4. Amei o post. Esse post, foi feito pra mim :DDD
    Eu fechei meu blog a uns dois meses, estou de colunista m outro. Mas sinto falta de algo meu sabe? Já pensei várias vezes em voltar, mas dai vem a falta de tempo, vou esperar mais um tempinho e quem sabe voltar.
    Acho legal diversificar o blog, se for blog pessoal, pq não postar tudo aquilo que gosta? Mesmo se o blog tiver uma equipe, legal abrir as portas para novos assuntos. Se chata, faz parte alguns leitores precisam e amam isso hahaha.
    Acompanho seu blog a um tempinho e adoro seu trabalho. Continue nessa pegada, que vc vai longe :)

    ResponderExcluir
  5. oi Julinda! acho as dicas super relevantes, em um periodo que ta tão comum abrir um blog e na primeira dificuldade fechá-lo, em que blogs que acompanhei por um tempão simplesmente deixam de existir suas dicas são como uma motivação extra
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!

    Concordo de verdade com tudo o que você disse! Principalmente sobre falar sobre coisas do nosso interesse, se não acaba virando uma obrigação. Acho que se você tem um blog, é quase obrigatório fazer amigos... Eu não tive muita dificuldade, acho que veio naturalmente. Concordo também com a parte do HTML, não sei muito, mas sei me virar.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Gostei muito das suas dicas e algumas já implemento, acho que só a questão do HTML que ainda sou bem falha. Tenho tentado mesmo aprender, mas essas coisas de tecnologia são bem complicadas para mim. E olha que já aprendi muito....kkk
    Cada dica é muito importante, principalmente a diversidade e o entrosamento com os seguidores, outros blogs, editoras, etc...
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo, Ju! Principalmente sobre fazer amigos na blogosfera. É ótimo encontrar pessoas que gostam de falar das mesmas coisas que vc e que entendem, no nosso caso, o amor pelos livros. Já pensei em desistir do blog uma centena de vezes. Mas vira e mexe eu volto aos poucos e quando vejo, já estamos aí, haha! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju.
    Ótimas dicas.
    Para mim manter o blog é um trabalho constante comigo mesma, pois de vez em quando entro em umas crises em relação a ele kkkk
    Essa dica de interagir com os leitores e fazer amigos na blogosfera é ótima, porque realmente tendo contato com pessoas tão incríveis fica muito mais difícil de desistir. Algumas vezes que pensei em desistir, recebi tanto carinho que me deu vontade de continuar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Wow, que dicas bacanas! Realmente manter um blog nem sempre é fácil e às vezes é mais fácil desistir do que continuar :) Vou aplicar muitas dessas dicas e tentar saber mais sobre HTML. Sinto que já comunico bastante com os meus seguidores. Aproveito já agora para a convidar a dar uma olhadinha no meu blog: http://www.estrategiadigital.pt

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ju.
    Curti as dicas e acho mto legal que vc não faça como muitos blogs que vejo por ai, eu sigo vários e sempre vejo postagens repetidas sobre lançamentos. E os livros resenhados tb, dai cansa um pouco o leitor!!
    Escrevo isso com todo amor, não estou criticando quem faz, mas às vezes é chatinho!!
    Eu andava sem tempo para acompanhar os blogs por conta da faculdade, mas este semestre estarei mais calma, dai espero estar de volta :)
    E os blogueiros deeveeem interagir com os leitores, eu sempre volto para ver se meus comentis foram respondidos e é demais quando leio as respostas dos blogueiros...
    Já fiz várias amizades assim... que venham muitas mais!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, mesmo não tendo um blog rsrsrs
    Realmente, alguns dos seus questionamentos são bem válidos. Blogs repetitivos me cansam fácil! Sempre o mesmo combo: resenha + lançamentos das editoras + divulgação. Amo postagens mais lúdicas e que o leitor possa interagir; tipo posts com tags ou que tenha os “tops” (top personagens favoritos, top chick-lits), coisas assim. Isso me permite um diálogo, permite que eu exponha algo que li em alguma obra, algum personagem favorito, sabe? É importante esse acolhimento e a sensação de que o autor também quer ler o que você pensa e não ser apenas o detentor das opiniões no blog. Falar de cinema, moda, séries também é um ótimo meio. Enfim, gostei bastante das dicas e espero que seja útil para alguns blogueiros!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)