segunda-feira, junho 08, 2015

[Resenha] A Lista - Cecelia Ahern

A Lista
Autora: Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
Comprar: Submarino | Saraiva (e-book)
Skoob

Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
Quando o +Grupo Editorial Novo Conceito anunciou o novo lançamento da autora Cecelia Ahern aqui no Brasil, eu não precisei pensar duas vezes. Apesar de ter passado por altos e baixos na leitura de seus livros a autora ainda assim consegue me surpreender. Sua escrita leve e despretensiosa prende do começo ao fim e a leitura evolui rapidamente. Sou um pouco suspeita para falar, porque é bem raro não gostar de um livro da autora, mesmo Simplesmente Acontece que não supriu minhas expectativas é um excelente livro, simplesmente por causa da forma como a autora conduz sua narrativa.

Então, A Lista não foi nenhuma grande surpresa e isso não faz do livro algo ruim, muito pelo contrário, nesta nova história Cecelia Ahern é ela mesma em sua melhor forma. Apesar de suas narrativas trazerem histórias de superação e auto conhecimento a forma como a autora desenvolve seus personagens e suas ideias é sempre inovadora. Em A Lista não foi diferente, nesta narrativa Cecelia Ahern nos leva a conhecer personagens humanos, com falhas e acertos e nos conta a história de cada um deles. A empatia que acabamos criando com seus personagens faz-nos sentir como se fossemos conhecidos de longa data. E sem sombra de dúvidas isso é o mais gostoso em suas narrativas.

Apesar disso a protagonista principal me irritou um pouco, o que não é raro, já que geralmente Ahern cria personagens imperfeitos que vão se descobrindo e compreendendo seus erros no decorrer da narrativa. O interessante neste livro é que Kitty Logan, apesar de todo seu egoísmo e de não me agradar muito, é quem nos conduz pela narrativa apresentando cada um dos muito personagens que irá encontrar no desenrolar da história. E junto com eles aprender a ser menos voltada para si mesmo, percebendo que o mundo não gira em torno de seus problemas e que há muitas histórias a serem descobertas por aí. E para melhorar ainda mais a autora mantém um certo suspense sobre qual é a verdadeira história por trás dos nomes da lista que Kitty herdou o que mantém o leitor curioso e embala a leitura rumo ao real sentido de toda a história.
''...Você acabou de fazer a mesmo coisa de novo. Tudo que eu tenho ouvido de você é como o seu nome, a sua reputação e a sua profissão estão arruinados. Tudo sobre você. Quando ouço você contar que anda fazendo coisas estúpidas como ameaçar com uma tal história o proprietário da quitinete, me aborreço. Você me aborrece. - Steve parou de andar para trás e para a frente e fixou os olhos nela. - E tem me aborrecido já faz um ano.''
Terminei esse livro suspirando, não por ele ser um romance, mas porque a autora tem o dom de me emocionar profundamente e logo em seguida me fazer sorrir. Não é um livro com o intuito de fazer chorar rios de lágrimas, mas de certa forma ele acaba tocando o leitor de forma especial. E para mim ele tornou-se ainda mais especial, pois me fez lembrar porque essa autora é uma das minhas preferidas. Me fez perceber que apesar do "deslize" com Simplesmente Acontece eu ainda posso esperar cada vez mais histórias que me façam sentir e me emocionar vindas de suas ideias.

Com relação ao trabalho editorial não há do que reclamar, a diagramação é simples mas bem feita e a capa eu adorei. Além disso, a editora melhorou muito o trabalho de revisão, não encontrei um erro se quer e se teve algum foi tão pequeno que passou despercebido. Enfim, A Lista não é apenas mais um romance sobre superação e auto conhecimento, é uma história que vai ter fazer pegar na mão de seus personagens e acompanhá-los em sua jornada como bons e velhos amigos.
Melhores Quotes:

"O amor faz as pessoas alçarem voo. Pra mim, o amor tem um poder destruidor. Sou um demônio pronto pra defender, proteger, para fazer qualquer coisa pelas pessoas que amo."

''Então, o que  quero dizer, minha querida, é que você pensa que a Constance está te conduzindo por um caminho, mas na realidade é outro, completamente diferente. Quando se trata da Constance, a coisa nunca é o que parece. Seja lá o que você estiver pensando pela lógica, esqueça. Não há lógica para Constance. Comece a enxergar essa matéria pelos olhos dela, tente senti-la com o coração dela, que era enorme, mas igualmente complicado, e vai encontrar o  que procura.''

"Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando capas de jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho. "

29 comentários:

  1. Já li o livro Simplesmente Acontece e adorei, então por A Lista ser da mesma autora, e eu ter adorado a escrita de Cecelia Ahern, me interessei por esse livro, adorei a resenha e pretendo ler A Lista, pois a história me interessou.

    ResponderExcluir
  2. Hello!
    Eu vi esse livro semana passada na Leitura e de cara achei tao linda a capa! Super fofa!
    A sinopse está bem interessante, fiquei bem curiosa sobre a lista e sobre os rumos que a protagonista vai tomar.
    Não conhecia essa escritora, e gostei da ideia da evolução dos personagens, que aprendem com os seus erros e com isso vai avançando na estória.
    E só de saber que vc ficou emocionada, animei mais ainda, pois eu sou muito sensível, entro na estória que estou lendo mesmo.
    A sua opinião no final me convenceu a ler logo...
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, gosto muito dos enredo da Cecelia, mas ainda não li este livro. Sem dúvida ela sabe como nos envolver em seus enredos e personagens marcantes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oooi Ju!

    Eu sou apaixonada pela Cecelia, justamente por todos os pontos que você citou. Acho maravilhoso ela usar elementos diferentes para poder trazer histórias com significados lindos.
    Estou apaixonada por esse livro e já quero comprar logo. A capa está linda.
    Gostei muito da sua resenha pois ela me deu mais um ponto para eu ler.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Adoro os livros da Cecelia justamente por ela nos trazer personagens imperfeitos, que vão pouco a pouco se autoconhecendo e melhorando. Adorei saber que A lista mantém isso e algumas características típicas da Cecelia. Estou louca para ler mais este livro dela, e espero fazer isso em muito breve. Adorei a sua resenha.
    Um beijo
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Sua resenha ficou ótima!!!! Muito bem escrita. O que mais chamou minha atenção nessa história é a forma como os personagens são apresentados: com defeitos e qualidades. Isso faz com que o leitor se identifique com eles, e os torna mais real, nos envolvendo mais com a história. E depois de tantos elogios, eu não vejo a hora de conhecer essa Lista.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, ainda não li nenhum livro da autora, mas esse não conseguiu despertar minha curiosidade, não se pela historia em si ou por alguma outra coisa então acho que se for ler algo dela vou procurar por outro livro =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Não li nada da Cecilia ainda e tenho curiosidade de ler...depois do lançamento do Simplesmente Acontece fiquei tentando em comprar um livro dela..Mas eu meio fico com receio de ser aquelas escritas batidas , aqueles romances com drama e uma superação e acabo sempre desistindo do livro..Apesar da sua resenha e sua opinião serem positivas quanto a Cecilia ressaltando mesmo assim os pontos repetitivos e a mocinha não ser do seu agrado, não é a leitura que me conquista ainda para me arriscar nesse momento.

    ResponderExcluir
  10. Cecelia não é Cecelia se não nos emocionar huahuahua li poucos livros dela, confesso, só dois. Mas adoro a escrita da autora. To curiosa para ler A Lista. Vou pegar o livro sem muita ansiedade para não me decepcionar. Mas espero que eu goste da leitura.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola Ju lindona realmente a autora sempre nos emociona com seus livros, achei a capa desse livro tão linda que já quero, a premissa me chamou atenção com essa lista e vou amar ver a protagonista crescer como pessoa. Espero gostar da leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Ju então né? Fico muito feliz que você tenha gostado do livro e que a autora não tenha te decepcionado dessa vez!! Mas não fiquei afim de ler esse livro :( não gostei da capa, não gostei da sinopse então não, não acredito que eu o vá ler, mas eu ainda pretendo ler e ver Simplesmente Acontece!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!

    Esse é o próximo da minha lista, fico feliz que não tenha se decepcionado com a autora. Achei a capa bem fofa e a sinopse também, mas ameeeeei a sua resenha. Espero gostar tanto quanto você :}

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Nunca li nenhum livro da Cecelia, mas tenho aqui em casa o Ps Eu te amo, e sempre fico com um pé atrás para ler e não sei porque.
    A lista parece ser um livro muito bom, vou procurar dar uma chance para a autora e talvez eu comece por esse livro.

    Beijos
    http://sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Jú,

    Acredita que ainda não li nenhum livro da autora? Mas, os títulos e capas dos livros dela sempre chamam minha atenção e com este não foi diferente, sem falar que gosto de autores(as) que escrevem de forma leve e despretensiosa, que prende o leitor e de certa forma o sequestra para a trama a ponto de despertar neste a sensação de fazer parte da história, como você colocou e o que acontece em A Lista que tem personagens bem humanos que acertam e erram.

    Beijinhos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Até hoje só li uma obra da Celelia, PS, Eu te Amo, e sou obrigado a concordar com você no que diz respeito à escrita da autora. Ela tem um dom único de contar suas histórias que prende o leitor e mexe com seus sentimentos, mesmo que não seja um livro de romance em si. Gostei de saber que a equipe de revisão da NC tem melhorado, faz tanto tempo que não leio um livro deles que acabei ficando curioso, pois já achei cada coisa bizarra O_O. A capa é linda e bem chamativa, algo digno dessa autora.

    PS: A adaptação para o cinema de PS também foi ótima, mas como você não curte muito, não sei se viu.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Terminei de ler esse livro hoje, e concordo com você, a gente cria empatia com as personagens e é como se elas fossem velhas conhecidas. A Kitty é realmente um problema no início, uma egoísta sem noção, mas que felizmente acaba se tornando uma pessoa melhor e acabei torcendo bastante por ela. Não li tantas coisas da Cecelia, esse é meu segundo livro da autora, mas espero que ela continue me encantando.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju! Tá boa? Eu ainda nem peguei o livro para ler esse mês! Eu pedi o livro mais por curiosidade de ler algo da Cecelia pois ainda não conheço nada da autora. Espero ter uma reação semelhante com a sua em relação a gostar e me apaixonar.

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não peguei esse livro pra ler Ju, mas todo mundo tem falando bem dele na medida do possível. O que por sinal tem me deixado muito curiosa pq apesar de no começo eu era meio receosa com a autora pq n fui muito com a cara de ps eu te amo, mas ai li outro livro e adorei.
    espero gostar desse livro e o trabalho gráfico está mesmo lindo!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  20. Olá... tudo bem?? É tão bom ler um livro que faz com que a gente dê as mãos para os personagens e passe a sentir suas vivências e transformações... parece que essa autora tem o dom de fazer isso... gostei da premissa, mas ainda não sei se tenho a pretensão de ler... achei a capa bem delicada... Xero!

    ResponderExcluir
  21. Pelo visto eu comecei logo pelo livro errado. rs! O único dela que li foi Simplesmente Acontece. Também tenho PS, mas só vi o filme. Pedi esse pra tentar e por me parecer interessante pela sinopse. Espero gostar dele e não me irritar com a protagonista. Quem sabe, se a leitura for agradável, eu finalmente resolva pegar o outro aqui na estante...
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?! Olha, preciso dizer que pela resenha o livro não me atraiu muito não, fiquei até meio confusa. A sua resenha melhorou meu conceito, mas como nunca li nada da autora antes, acho melhor começar por algum outro livro. Alguma indicação?!
    Bjoos,
    Respire Livros

    ResponderExcluir
  23. O gênero do livro não me agrada e a sinopse eu não achei lá muito interessante, diferente de Simplesmente Acontece que eu devo ver pelo menos o filme nessas férias. É legal saber que a autora vai evoluindo os personagens durante a leitura.

    ResponderExcluir
  24. Oi, a resenha ficou otima mas a hsitória em si não me chama a atenção por não fazer muito o meu gosto, tentei ler os livros dessa autora, mas eu não consigo, sempre acabo travando. Mesmo assim obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  25. O único livro da Cecelia que eu li foi P.S. Eu Te Amo e acho que, como você mesma disse, é de praxe que os personagens principais dela sejam meio irritantes no início para aprenderem com os próprios erros no decorrer da história. A sinopse me lembrou o meu livro favorito e agora eu já quero A Lista na minhas estante, hahahaha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Júh!!! Olha eu de volta! :D
    Fiquei interessada nesse livro da autora, essa edição tá mesmo perfeita e tô nessa vibe de livros tocantes. Também tô curiosa quanto aos nomes dessa lista!
    Muito boa a resenha! Bjo <3

    ResponderExcluir
  27. A capa é muito fofa e tudo mas, o enredo não chamou minha atenção. Parece ser um livro com muita emoção e lição de vida, mas não fiquei muito empolgada.
    Quem sabe no futuro..

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  28. Oi Ju
    Até hoje não li nada dessa autora por questões de: não tenho nenhum livro dela mesmo. Mas a sinopse/premissa chama a atenção, apesar de eu achar histórias assim um pouco dramáticas demais pra mim. Gostei muito da sua resenha, foi bem profunda.

    ResponderExcluir
  29. Acho que ainda não li nada da autora, bom saber que ela tem o dom de emocionar.
    Legal saber que o livro tem um certo suspense, isso me prende muito, querer saber o que aconteceu.
    A capa está bem fofinha, mas acho que não chama muito a atenção, quando vi achei que era de livro de colorir.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)