sexta-feira, junho 19, 2015

[Resenha] Bangalô 2, Hotel Beverly Hills - Danielle Steel

Bangalô 2, Hotel Beverly Hills
Autora: Danielle Steel
Editora Record
Compre: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura
Skoob

Sinopse: O agente literário de Tanya Harris liga com uma notícia bombástica: um famoso produtor de cinema quer que ela escreva o roteiro de seu próximo filme. E mais: a proposta inclui trabalhar hospedada no exuberante Bangalô 2 do Hotel Beverly Hills. De uma hora para outra Tanya precisa escolher se vai continuar com a rotina perfeita de escritora freelancer, dona de casa, esposa dedicada e mãe de família em São Francisco, ou se vai aceitar o convite e passar vários meses em Los Angeles, longe do marido e dos filhos, desestruturando a vida familiar para realizar um antigo sonho. Relutante e dividida, Tanya acaba aceitando o desafio. Mas será que tomou a decisão certa? Ao chegar a Hollywood, Tanya é envolvida por um mundo novo e intoxicante, e mergulha em um trabalho que exige mais dela do que poderia imaginar. Inevitavelmente, vai se afastando da família, que começa, aos poucos, a se desintegrar, e seu sonho se transforma em seu pior pesadelo. Será que Tanya conseguirá conciliar a vida pessoal e a profissional em meio a tantas demandas opostas? Ou uma reviravolta do destino vai garantir para sua vida uma cena final inesperada e digna de um filme vencedor do Oscar? Uma trama emocionante com um desfecho surpreendente!
Não posso dizer que tenha escolhido ler o livro da resenha de hoje, ele chegou a mim através de uma parceria parcial com o Grupo Editorial Record, e confesso que quando recebi meio que torci o nariz. Apesar de ter passado a apreciar mais romances, Danielle Steel não é o tipo de literatura que me chama atenção e nunca tinha nem sequer pensado em ler um livro da autora, mas cheguei a conclusão que não faria mal algum em dar uma chance. Então, aproveitei que tinha colocado o livro para sorteio (LINK AQUI) e resolvi conhecê-lo para falar um pouco mais sobre ele para vocês.

Bom, não fiquei surpresa quando o livro não demonstrou ser muito diferente do que eu esperava. A história em si é bastante interessante e trás relações familiares bastante forte e concretas. Afinal de contas a protagonista aparenta ter uma família perfeita, uma vida perfeita, um romance perfeito e viver sua vida da melhor forma possível, sem erros. Contudo, no decorrer da narrativa vamos percebendo que as aparências enganam, talvez as circunstâncias tenham levado aos fatos, no entanto o quadro que a autora pintou se deteriorou drasticamente. O que me fez perceber a intensidade desta narrativa.
"Às vezes, não vemos o final do caminho no começo da jornada. Só nos resta segui-lo."
Os personagens criados por Steel são críveis e falhos, bem caracterizados, chegam a assustar pela humanidade contida em seus pensamentos e atitudes. Esse é um ponto muito positivo da autora. Além disso, ela não se preocupou em criar criaturas perfeitas, mesmo que no início da narrativa ela tenha demonstrado o contrário, senti como se a autora fosse descascando seus personagens conforme a história transcorria, mostrando cada uma de suas facetas e defeitos. Portanto, nesse quesito não há do que reclamar, Danielle Steel é uma escritora que sabe criar excelentes personagens.

Contudo, isso ainda não foi capaz de me fazer gostar completamente do livro. Este descontentamento se deve a narrativa da autora, por vezes ela é bastante repetitiva. Bate na mesma tecla várias vezes em um mesmo capítulo e nos próximos também, é como se o leitor tivesse algum deficit de atenção e ela precisasse enfiar na cabeça desse indivíduo os receios da protagonista, seus medos e inseguranças. Isso foi o que mais me irritou, uma história que tem um bom enredo mas que poderia ser enxugada em muitas páginas se a autora não sentisse a necessidade de frisar milhares de vezes algo que já entendemos. Alem do mais, eu senti como se a história fosse dividida em duas partes, a vida de Tanya antes e depois do turbilhão que sofreu, e delas a primeira foi muito mais interessante, pois estávamos diante de conflito, a segunda me soou apenas como um acerto de contas, um ajuste, a reconstrução de uma nova vida, algo adicionado para termos o final feliz.

Enfim, Bangalô 2, Hotel Beverly Hills não é um livro que eu escolheria para ler por conta própria, não é o tipo de história que me agrada, mas no fim a leítura não foi tão negativa como eu esperava. Quanto a revisão não ouso falar muito, pois faz algum tempo que li e não me lembro exatamente de ter encontrado defeitos. A diagramação é simples, o que não gostei foram as páginas brancas o que sei que não agrada muitos leitores, além disso não curto rosa, então a capa também não me agradou. No mais, eu recomendo esta leitura para os fãs da autora (óbvio) e para quem procura um romance no qual o casal não é o foco, que está em busca de uma história mais consistente do que um romance feliz.
Melhor Quote:

"[...] É incrível como a vida é terrível às vezes, mesmo entre gente pretensamente civilizada. Acho que, de vez em quando, todos nós nos comportamos como se estivéssemos em um programa de televisão vulgar, queiramos ou não. Por isso esses dramalhões dão tão certo na televisão."

22 comentários:

  1. Não me interessei por esse tipo de livro, e já por ser uma leitura repetitiva me desinteressei pois sei que abandonaria o livro, então não compensa comprar um livro com o risco de abandonar, a resenha foi muito boa, mas o livro em si não me chamou a atenção!

    ResponderExcluir
  2. Oi, não me interessei pelo livro por 1 motivos: não curto muito romance, principalmente se ele for dramático e tal. Nunca li nada dessa autora, então não sei se essa retomada que ela faz er pra os leitores entenderem ou era um estilo da autora! Parabéns! Uma resenha bem crítica. :)

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju,
    Enfim quando se trata desses romances considerados "açúcar" eu meio que estou vacinada, li muitoooooooooooooos desses ao longo dos anos e hoje em dia só de pensar em algo do tipo me cansa...
    É como você falou é tipo aqueles romances repetitivos com o mesmo perfil o mesmo drama...para mim não rola mais... Minhas amigas falam maravilhas da Danielle , da suas histórias, personagens e escritas, talvez por estarem entrando nesse universo somente agora..mas eu venho de uma sequência de Dianna Palmer , Linda Howard (AMO), Lora Leigh e tantas outras..enfim...acho que enjoei um pouco rs

    ResponderExcluir
  4. Quero dar uma chance aos outros livros da autora por ela saber criar personagens tão reais, mas esse livro dela eu passo! Não é a primeira resenha que vejo que diz que ele não foi tão bom, e isso de muitas repetições irrita mesmo!!
    Enfim, boa resenha! Bjo, linda <3

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Esse livro não mexeu com minha curiosidade :/. Infelizmente não foi dessa vez que um livro não atiça a minha curiosidade kkkkkk. Mas quanto a sua resenha, está ótima, bem detalhada e pelo que percebi está sem spoiler ♥

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar que quando vi a capa, assim como você torci o nariz, e olha que eu sou uma pessoa de romances! hahaha Mas, fico feliz que os personagens tenham te enchido os olhos, eu também gosto de personagens falhos e reais, ás vezes, é tanta perfeição que o livro fica enjoativo. Mas, mesmo assim não acho que seria um livro que eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Ainda não conheço essa autora, e não pretendo conhecer através desse livro.
    Não gosto de enredo repetitivo, isso é desanimador, tenho a impressão que a autora tira o leitor por tapado e está querendo aumentar o número de palavras em seu livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oooi!

    Já vi algumas resenhas sobre essa obra e como não li nada da autora, não sei o que imaginar da narrativa dela, mas pela sua resenha os personagens sendo tão críveis assim, fiquei bem animada, não no enredo, mas na forma como ele foi construido. Uma coisa que concordo é que alguns autores tem essa necessidade de implantar na nossa cabela uma ideia e repete umas 15 vezes a mesma coisa. Odeio isso.


    Gostei da resenha e da sinceridade!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oe Ju!

    Também recebi esse livro daRecord mas o liberei pra sorteio sem ler mesmo HAUEHAUEAHUE
    A sinopse não me chamou atenção pra me jogar na leitura, eu já tinha outras leituras me esperando então não ia me dar esse "luxo obrigação" de ler -q
    Mas fico feliz que a Bangalo não tenha sido uma péssima leitura e que a autora soube construir os personagens de forma real.

    Beijos
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju.
    Eu não leria. Se você não gostou, imagine eu, que tenho total aversão a romances? Hahahah Amei sua resenha, especialmente porque foi muito sincera.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  11. A verdade é que eu tenho antipatia profunda de autores que me tratam como se eu tivesse déficit de atenção. Fico mega irritada com a repetição, parece mesmo que duvidam da minha inteligência, e isso faz com que eu não embarque na história. É uma pena, curti a premissa e também o fato dos personagens serem tão bem trabalhados, mas dificilmente leria.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oiiii
    Também não me interessei pelo livro, e se fosse para eu comprar, com certeza também não compraria. Não gosto de livros que repetem as coisas.
    Mas é legal saber que a autora soube trabalhar seus personagens.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem?
    Embora a sua resenha esteja maravilhosa, não senti interesse pela história. E ouso dizer que esse também não é um tipo de livro que eu compraria para ler. Mesmo assim, fico feliz em saber que a escrita da autora é boa, tirando é claro essas repetições que eu odeio.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju!
    Não sei se essa repetição excessiva iria me incomodar - provavelmente sim -, mas ao contrário de vc seria um livro que eu leria por iniciativa própria. Não gosto muito da capa, mas o enredo me interessa, principalmente por trazer personagens tão ricos e palpáveis.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Não me interessei por esse livro desde que vi, achei a capa muito carregada.
    Sua resenha só me fez ter ainda mais certeza de que ele não faz meu estilo hahaha Odeio autores que ficam frisando as coisas, muitas vezes taco o livro na parede (literalmente, quando me irrita muito) ou simplesmente abandono.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. Ju!!
    Sinceramente? Só de olhar a capa desse livro eu já não leria ele (rsrs) desculpe a sinceridade, eu julgo sim os livros pela capa e foram poucas as vezes em que meu julgamento foi errado =/ e já da para ver pela sinopse que a história é bem clichê, que família perfeita é essa que não pode suportar a distância da mão/mulher enquanto ela trabalha/realiza um sonho? Então já cai por terra ai toda e qualquer perfeição familiar que existiu, não leria mesmo!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  17. Eu achei a premissa do livro meio fútil e a capa do livro muito méeh, então de cara eu não leria e pelo visto a escrita da autora também me faria fugir rapidamente, sem se esquecer dos elementos de família perfeita que me faz virar os olhos!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a autora Danielle Steel e até tinha me interessado pelo livro, por causa da capa.
    A sinopse achei mais ou menos, não me chamou tanto a atenção, mas poderia ser aqueles livros que não esperamos nada e nos surpreendem ne?
    Uma pena que o livro tenha tanta repetição de ideias, tb não gosto qdo o autor fica falando a mesma coisa centenas de vezes, me sinto enrolada na verdade.
    Essa falta de emoções e personalidade por parte dos personagens me deixa desanimada hein?! Eu gosto qdo os personagens fazem a gente desejar entrar na estória, chorar com eles, e morrer de rir tb...
    Bom, leria o livro para conhecer a autora. Mas não é prioridade.

    ResponderExcluir
  19. Assim como voce essa tambem não é uma história que me agrada, então não pretendo ler, mas se acontecer de eu ganhar eu irei ler, mas não é um livro queeu esteja ansiosa e nem que esteja na minha lista

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju! Ó, pra ser bem bem bem sincera, eu não leria esse livro. Já dispensaria pela capa (julgo mesmo) e a sinopse zZzzZZ. Acho que eu passaria direto por ele na livraria :/

    ResponderExcluir
  21. Ai que implicância com a capa shuahsash eu acho que eu leria esse livro por conta própria sim, tanto é que to participando do sorteio maaaas não é um livro que eu esperaria muita coisa não .-. e como sempre sua opinião parece refletir muito a minha então provavelmente já sei o que vou sentir se ler.

    ResponderExcluir
  22. Faz muito tempo que não leio nada da autora, acho que uns 3 ou 4 livros na adolescência e gostava muito, agora não sei se gostaria tanto.
    Acho que romance tem tantos mais do mesmo que é difícil um que se diferencie e surpreenda.
    Eu não tenho nada contra rosa, mas essa capa já estou achando meio enjoativa.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)