quinta-feira, maio 28, 2015

[Resenha] Apenas um Ano - Gayle Forman

Apenas um Ano
Apenas Um Dia # 2
Autora: Gayle Forman
Editora Novo Conceito
Comprar: Saraiva | Submarino
Skoob

Sinopse: Apenas Um Ano - Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.
Se em Apenas um Dia, Willem foi nos apresentado como um personagem cheio de mistérios, segredos e medos. Já em Apenas um Ano temos a oportunidade de conhecer melhor esse personagem, nesta história além de descobrirmos o que acontece com ele após se separar de "Lulu", também temos a oportunidade de saber mais sobre sua vida e o que o levou a ser um mochileiro errante. Enfim, seu passado e os segredos que ele escondeu naquele dia são escancarados para que o leitor se encante ainda mais com esse ator que precisa ser cuidado, mesmo que acredite piamente que não.
"Alguma coisa aconteceu naquele dia. Ainda está acontecendo. Está acontecendo aqui em cima deste palco. Foi apenas um dia e apenas um ano. E Talvez um dia seja o bastante. Talvez uma hora seja o bastante. Talvez o tempo não tenha nada a ver com isso."
Para quem ainda não leu Apenas um Dia eu aconselho que faça a leitura antes, pois vai conseguir entender melhor o que aconteceu com os protagonistas. O livro narrado por "Lulu" é a chave para compreendermos a busca que Willem se propõe neste segundo livro. Apenas um Ano, faz várias referência a Apenas um Dia, tanto que li tentando recordar o que "Lulu" estaria fazendo em certos momentos da trama. Não faz muito tempo que li o primeiro livro, mesmo assim, senti as lacunas que se formaram em meu cérebro por não conseguir identificar os exatos passos de "Lulu".

Mais do que uma história de desencontros esse livro narra uma trajetória de auto conhecimento e perdão. Embalada por peças teatrais de Shakespeare este livro é mais como uma recordação do que como um acontecimento. Contudo, também é frustrante, esperei por algo que não aconteceu e busquei ler as últimas páginas do livro na esperança de que estivesse enganada quanto a um ponto da trama, eu não estava. Por isso, lembrar que existe um conto, chamado Apenas uma Noite, depois deste livro me ajudou a respirar muito melhor.

Por ser narrado por Willem, a narrativa se torna ainda mais gostosa do que em Apenas um Dia, e tem uma diferença substancial no quesito angustia. O desenvolvimento da história é mais papável, e denso, a trajetória deste livro é mais dinâmica e traz personagens mais carismáticos. Além disso, conhecemos "Lulu" pela imagem que Willem formou dela, e confesso que aos olhos dele ela é bem mais interessante. Como disse seu único problema é um pequeno detalhe que torna tudo meio frustrante e que não devo falar porque seria um tremendo spoiler, mas isso não muda o fato de que Apenas um Ano é uma história gostosa e encantadora.

Em Apenas um Ano, Gayle Formam nos presenteia mais uma vez com uma narrativa despretensiosa e cálida que fala por si só, sem precisar de grandes surpresas e reviravoltas, apenas de acasos. A edição está simples mas bem trabalhada, meu único problema com a editora é o papel que provavelmente vai amarelar rápido, de qualquer forma sem reclamações quanto aos outros cuidados, revisão e tradução impecáveis. Se você gosta dos livros da autora ou procura algo rápido e fácil de ler aconselho a começar essa dualogia.
Melhores Quotes:


"Do lado de fora, eu esperava que estivesse escuro, mas não, ainda é dia. Dias como este duram anos. Justamente os dias que queremos que durem são aqueles que se vão em um, dois, três segundos."

"Às vezes os ventos levam você a lugares inesperados; às vezes também levam embora desses lugares."

"Mas é tudo tão vívido e tão real que demora um pouquinho mais do que o normal para reconhecer que é um sonho; e então se contorce e se transforma em algo fantástico e surreal, pesado e vagaroso, do jeito que os senhos fazem quando a mente está se rebelando contra o relógio biológico enganado."


26 comentários:

  1. Oi, Júh!
    Não sei agora se gostaria tanto de ler essa duologia por todo esse romantismo, mas gostei do fato desse segundo ser mais dinâmico e com uma história boa de acompanhar.
    Ótima resenha! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilza, eu particularmente AMEI esse livro, melhor do que o primeiro, justamente por ser mais dinamico, o primeiro livro Apenas Um Dia, teve momento que me deu sono, com a narrativa da Lulu (Allyson) tão arrastada e sem muitos acontecimentos importantes. Ja no segundo livro voce simplesmente nao consegue ler apenas um capitulo. Eu li esse em UMA noite (literalmente) comecei a ler as 9 da noite, pois sempre leio antes de dormir, mais esse livro simplesmente nao conseguia parar de ler e terminei de ler o livro as 2h30 da madruga. Muito bom mesmo.

      Excluir
  2. oi Ju, estava super ansiosa por esse livro porque Willem foi um mistério para mim em apenas um dia, gostei de acompanhar seu crescimento, mas senti a falta do amor meloso que eu esperava para essa história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Júh!
    Confesso que meu primeiro contato com a escrita da Gayle não foi lá muito animador! Estava cheia de expectativas com Se Eu Ficar e acabei me decepcionando! Mesmo assim curti a sinopse dessa duologia, e pretendo dar outra chance à escrita da autora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como alguem consegue se decepcionar com o livro Se eu Ficar??? acho ele o melhor livro da Gayle.

      Excluir
  4. Willem <3
    sabe, quando li apenas um dia tive aquela sensação que a gente tem com o sick-lits. Foram muitas páginas de angústia, desejando mais e mais e, bem, você sabe o que aconteceu, ne... apenas um ano me parece uma redenção, para nós leitores mesmo. Comecei a ler, mas só o primeiro capítulo e não sei mais o que pensar da situação. O Willem precisa provar pra mim que é o personagem encantador que pensei que fosse... espero, ne. Vamos ver. Normalmente, gosto dos povs masculinos, mas só em casos assim, onde se acrescenta de verdade à história já contada, senão fica chato, repetitivo. Não tenho dúvidas de que a narrativa vai estar mais gostosa, mas só engrenando a leitura pra confirmar. Agora, que detalhe frustrante é esse? Curiosidade mil!!! :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Virei fã da Gayle desde S e Eu Ficar e depois do fiinal que ela escreveu em Apenas Um Dia, to doida para ler Apenas Um Ano. Curiosa para conferir a narrativa do Willem.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Da autora eu só cheguei a ler um conto e Se Eu Ficar. Mas queria muito ter solicitado este livro pra resenhar. O problema foi que não tinha o primeiro e não tinha dinheiro para comprar, ai infelizmente, não deu :( Mas ainda está na listinha para futuras leituras. Achei a capa muito bonita, embora tenham criticado por ficar parecida com a de Se Eu Ficar. Eu curtir, pessoalmente, e o enredo, realmente, parece bem cativante *-* As histórias da Forman sempre tem esse Q existêncial maravilhoso.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Ju eu tenho medo dessa autora com seus segundos livros e meu medo sé confirma com sua resenha, não li Apenas um dia justamente por isso, estava esperando esse livro. Em meu ver a autora deveria primeiro lançar a continuação se houver dos dois , e depois a versão dele. Só vou ler quando sair o terceiro livro. Fiquei tão frustada com o segundo livro de Se eu Ficar que estou com receio rss. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi ju tudo bem?
    A principio eu não me simpatizei com essa autora, eu cheguei começar a ler "e se eu ficar" e nem terminei rs mais esse parece ser legal gostei da resenha.
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  9. Olá querida Juliana blogueira do meu corassaum
    Vou desabafar (mais uma vez): Gayle é uma autora que não tenho n e n h u m a vontade de ler MAS PERA QUE VOU TE CONTAR O PORQUE pq pq pq o filme "Se eu ficar" estragou tu do tudinho, achei ZzzzzzzzzzzZZZZZZZzzZZZZZZZz o filme e fiquei com esse sentimento pelo livro tbm (a doida), então... Por enquanto... Não vou conhecer a escrita e as histórias da Gayle, por mais que esteja fazendo sucesso e piripiriri
    Me sinto uma pecadora, beijos

    ResponderExcluir
  10. Sou bem curiosa com essa duologia porque quando soube do lançamento lá fora achei a sinopse a minha cara. Até gosto da escrita da Gayle embora tenha meus probleminhas com ela. Bom saber que você gostou mais desse, já que normalmente eu fico com um pé atrás com finais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nenhum livro da Gayle, mas o filme Se Eu Ficar, me fez querer o livro assim que acabou. Ainda quero, só não decidi se em inglês ou português. E agora com Apenas Um Dia e Apenas Um Ano, minha wishlist só aumenta! Hahahaha!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Apesar de ter achado a capa bem bonita, estou com um mega pé atrás para com os livros dessa autora, pois não tive experiências muito boas com Se Eu Ficar. Achei o livro e o filme algo MUITO boring e não curti muito a narrativa. Contudo, você disse que além dessa obra trazer uma narrativa despretensiosa, ela também apresenta a história sob o ponto de vista de outro personagem, o que - se feito de forma correta - pode não só refrescar a mente do leitor como envolver mais ainda. Vou ver se animo de ler esse ano ainda.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei de saber que descobrimos não só o que se passou com o Willem durante o tempo que não tivemos notícias dele, mas também no seu passado. Amei Apenas um dia e este livro será uma das minhas próximas leituras. Se o desenvolvimento deste é mais palpável e denso e a narrativa mais dinâmica, provavelmente vai me agradar ainda mais.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem?

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com Gayle, isso desde de Se eu ficar(onde não gostei do livro) e Pra onde ela foi (onde amei esse livro), por isso tenho medo de ler algo dela é me decepcionar. Eu tenho Apenas um dia aqui é quero ler, mas não sei. Vou esperar Apenas um ano chegar para me decidir. Enfim, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  15. Não tnho muita vontade de ler esse livro não Ju, nem o Apenas um Dia. a Gayle escreve super bem, a leitura é bem rápida mas affu, Se eu ficar já foi o suficiente pra mim. E pelo amor de Deus essa capa, vontade de fura os olhos com todas essas capas parecidas.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem?
    Confesso que pulei a resenha para o final com medo de spoiler, já que acabei de comprar Apenas um dia e pretendo começar a leitura. Vejo muitas resenhas positivas em relação a obra e estou super ansiosa para conhecer essa duologia.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Ooi, Ju! Fiquei um pouco chateada por saber que vou precisar ler Apenas um Dia primeiro. Mas do jeito que eu sou vou acabar lendo esse primeiro mesmo e me virando para entender depois haha Ou não, pode ser que seja um pouco... relativo, ou sei lá.
    De qualquer maneira meu maior interesse em ler esse livro é por ser da Forman, já que me encantei com ela e sou dessas que quer ler tudo que for possivel de um autor querido.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da autora, flor, e a colaboradora do meu blog foi quem leu Apenas um Dia. Ela adorou e o avaliou muito positivamente. Cai na armadilha de assistir ao filme Se eu Ficar e odiei. Achei adolescente demais e superficial. Depois li resenhas sobre a narrativa da autora ser justamente assim. Fiquei com medo e nunca li nada dela. Mas a sua resenha, aliada a várias resenhas positivas sobre a escrita da autora, me faz hesitar. Gostei de saber que esse volume é ainda melhor que o primeiro. Vou ler essa duologia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e quero muito ler, pois gostei bastante do Willem e quero conhecer mais profundamente e saber o que aconteceu durante esse um ano, e também conhecer a visão dele sobre a "Lulu". Nossa, se esse final for o que eu imagino que será, com certeza também ficarei bem frustada, mas que bom que existe o conto... rsrs.

    Adorei os quotes e gosto muito da ligação com Shaskepeare... foi uma das coisas que me encantou em "Apenas Um Dia".

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  20. Oi tudo bem?
    Sinceramente não sei se leria esse livro da autora, pois já li os outros dois (Se eu ficar
    e Para onde ela foi) e foi difícil terminar, eu não vi tudo aquilo que falavam. Eu gosto de personagem masculinos narrando, Willem é um rapaz né? Esses nomes ingleses, americanos, você pensa que é mulher e é homem, vice versa. Tenho Apenas um dia aqui pra ler e ainda não li, quem sabe em breve. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ju, nunca li nada da autora, e nem conhecia o primeiro livro, por isso, fiquei um pouco perdida ao ler a resenha. Tbm fiquei curiosa para saber pq vc cita Lulu entre aspas E como blogueira em processo de aprendizagem, queria aprender o código para colocar os quotes assim como vc, num quadradinho bonitinho, rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Não sou grande fã da autora. Me decepcionei com Se eu ficar, e desde então tenho medo de arriscar outra leitura e acabar não gostando. E tudo que não to podendo é perder tempo com leituras ruins rs, mas que bom que você gostou. É ótimo quando o segundo volume consegue nos encantar ainda mais.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Você gosta mesmo dessa mulher, né? kkkkkk
    Comigo não adianta. Estou traumatizada com Se eu ficar e me recuso a ler qualquer coisa que essa autora publicar. É eu sei...tô cheia de ódio no coração! Hahahahahaha

    Mas pelo menos eu sou sincera...

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ju!

    Tenho que ser bem sincero: Li "Se Eu Ficar" e amei, mas me decepcionei muito com "Para Onde Ela Foi", a continuação do primeiro livro citado. Deve ser bem evidente, então, que possuo uma relação de amor e ódio com a autora, não é mesmo? Preciso, urgentemente, ler algum outro livro dela para tomar meu veredito final, hahaha! Adorei sua resenha :)

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)