quarta-feira, maio 20, 2015

[Opinando!!!] Sobre cenas desnecessária ou...enrolação



Durante a elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) comecei a perceber a leitura de uma forma como nunca havia parado para pensar na mesma. Bom, não exatamente isso, mas o assunto que abordei era algo que sempre esteve em minha mente, mas que nunca tinha pensado de forma mais cientifica ou profunda. O tema escolhido foi a formação de um leitor crítico e consciente. No decorrer de minhas pesquisas fui tendo cada vez mais a percepção de que o que faz um leitor tornar-se mais crítico é ler mas, além de tudo, pensar sobre o que está lendo. E o tema do Opinando!!! de hoje se encaixa perfeitamente neste raciocínio.

Quando criei o blog foi apenas pela motivação de compartilhar meu hobby preferido com pessoas que tinham o mesmo apreço pela leitura. Mas com o passar do tempo isso se tornou algo um pouco mais sério, não estava mais avaliando livros apenas por avaliar, ou dando minha opinião baseada apenas no que vi de bom. Eu precisei prestar mais atenção as minhas leituras, compreender mais completamente o que lia para poder embasar minha opinião com propriedade, não apenas no achismo do que é e não é legal. Apesar de que minhas resenhas estejam muito ligadas aos meus sentimentos como leitora, hoje eu tenho um olhar mais aguçado para estrutura, construção de texto e alguns erros que antes passavam despercebidos, mas principalmente estou mais consciente do que estou lendo. 
Mas porque tudo isso Juliana?
É bem simples na verdade, por causa de livros como Outlander (Diana Gabaldon), Cidade do Fogo Celestial (Cassandra Clare), Simplesmente Acontece (Cecelia Ahern), Mares de Sangue (Scott Lynch) e Intenso Demais (S. C Stephens). Você não precisa ir muito longe, é só pesquisar na página de resenhas. Com maior ou menor intensidade estes foram livros que eu gostei, mesmo que não tenha sido tanto quanto eu esperava. Porém, eles também tem um defeito em comum, conseguiram me irritar profundamente. Todos eles tem uma história muito bem planejada, mas pecam em seu desenvolvimento, os autores não medem esforços para criar, isso seria maravilhoso se não fosse desnecessário.

Como bons exemplos temos Outlander e Intenso Demais, que enquanto lia senti que se pulasse alguns parágrafos ou fizesse uma leitura mais "dinâmica" não perderia grandes coisas. Eu não precisava saber exatamente todos os passos que Kiera Allen dava no decorrer de seus dias e nem os mínimos detalhes do sentimento angustiante que Claire estava passando. Não saber as minúcias dessas situações não alterara em nada a narrativa, só me deixava mais e mais exasperada com a intensa enrolação. Quanto aos outros livros citados a carga de dramas e cenas desnecessária formam demais, pequenas coisas que poderiam não estar presentes na história mas que estando ali tornavam os livros mais e mais arrastados, fazendo com que uma leitura de 2 ou 3 dias demorassem semanas ou no caso de Mares de Sangue perdurasse por meses.

Enfim, acredito que esses são detalhes que não me incomodariam antes, principalmente pelo fato de que a minha leitura era mais descompromissada. Com a criação do blog e a percepção de que uma leitura é muito mais do que uma história impressa em páginas eu passei a captar certos detalhes que hoje se tornam irritantes. Contudo, e isso depende muito do autor e da história, são detalhes que apesar de não acrescentar também não diminuem. Gostei tanto de cada um destes livros que a leitura arrastada por mais irritante que possa ter sido ainda assim foi prazerosa, quer dizer, isso se tirarmos o fato de que eu me irritei vezes demais, mas isto é irrelevante perto da magnitude e talento de tais autores. No mais é isso, apenas queria compartilhar minha humilde opinião e desabafar com vocês.

25 comentários:

  1. Muito interessante seu post Ju, e sabe veio em um momento ótimo para mim, pois minha atual leitura peca exatamente nos pontos citados de seu posts, cenas desnecessárias, comentei até no Skoob, que a autora tem talento e a história é boa, mas o enredo poderia sim ser "enxugado", poderia ser retirado boa parte, pois nada, absolutamente nada acontece no inicio, é só aquela enrolação e olha que são mais de 500 páginas, consequencia, tive que parar a leitura (isto em dezembro, quando iniciei) e voltei somente agora, acredito que foi até bom, pois finalmente o livro começou a me instigar. Enfim, gostei bastante do posts!

    Beijos,

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, adorei o post, gostei desse tema.
    Eu faço a mesma coisa com muuitos livros: pulo partes que para mim são desnecessárias e não alteram em anda minha leitura, a não ser pelo fato de eu acabar lendo mais rápido e não ficar irritada com coisas sem utilidades.
    Alguns autores adoram descrever cada acontecimento minuciosamente, e muitas vezes perdem o real foco do livro, e a história fica maçante e eu acabo empurrando a leitura com a "barriga".
    Gostei muito do post mesmo, faça mais desse tipo, por favor.
    Um beijo.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei seu post bem pertinente e concordo tem muita coisa no miolo do livro que não precisava exatamente, mas acho que so estão la pra deixa\r o livro maior...é o que eu sinto em muitos casos rs.
    Quando eu era mais 'jovem' rs eu gostava tanto de certos livros que hoje eu olho e fico , como eu gostei disso.
    Acho que so com o tempo e muita leitura, nos vamos aprendendo a flitrar o que gostamos e a ver o 'enxher linguiça' que alguns autores fazem rs
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Mulher, amei o Opinando! de hoje!
    Disse tudo, acho que um autor, já que é tão bom assim, deveria prestar mais atenção ao que é realmente necessário e que instiga o leitor a continuar a leitura. Perdi as contas de quantos livros eu quis abandonar por causa disso, mesmo em suma o livro sendo bom.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Realmente eu preciso concordar plenamente contigo. Conheço vários livros por aí que poderiam ser diminuídos sem nenhum prejuízo em, no mínimo, umas 50 páginas. O problema é que os autores tendem a detalhar tudo em seus mais infímos detalhes, e isso acaba fazendo com que a leitura seja cansativa e enfadonha. Para nossa alegria, essa onda não é generalizada, e ainda existem aqueles que não subestimam a inteligência do leitor e conseguem deixar as descrições, principalmente, na medida certa!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, Ju!
    Também já notei isso, no decorrer dos anos que tenho blog literário... a gente acaba se tornando bem mais crítica com relação à leitura, né? E sou obrigada a concordar que detalhes demais em uma narrativa acabam sendo desnecessários... ainda não li nenhum dos livros que você citou como exemplo, mas conheço vários que se encaixariam perfeitamente na descrição! Muitas obras ficariam bem melhores com algumas (ou várias!) páginas a menos, e menos enrolação e drama desnecessário...
    Bjus,
    Paty Algayer - http://magicacult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju!

    Eu também comecei o blog com essa intenção e minhas resenhas eram bem menos criteriosa, hoje eu tomo mais cuidado com o que eu faço pois acho que isso influencia muito em atrair o publico até.
    Acho que ainda estou crescendo nisso e achei muito legal o seu tema.
    Dos livros que você citou, só li Simplesmente Acontece e realmente há muita coisa desnecessaria na história, muitas vezes o livro está tão bom e o autor quebra clima descrevendo demais, daí eu meus que pulo alguns trechos hahahah


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,

    Gostei demais do post, eu gosto de livro com bastante detalhes, melhor do que livros superficiais, mas tem que ser bem escrito senão fica uma chatice mesmo...parabéns pelo post....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ju é triste ver livros assim , onde a autora literalmente nos enrola com cenas desnecessárias, o livro não precisa ter 500 páginas para ler bom. BASTA ter um história com começo, meio fim, e conteúdo que nos prenda e faça sentido. Muitos livros são abandonados devido a essa enrolação. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju!
    Tem livros que tem tantos detalhes que se tornam cansativos e isso desanima a leitura. Tem como você criar um mundo novo e colocar o elementos necessários sem exagerar.
    Concordo com tudo que você falou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oe Ju!

    Você me descreveu no primeiro parágrafo, pq esses dias eu tava pensando em reler alguns livros de 2012 mas fiquei com um certo receio de perder "a magia" por ler com outros olhos, minha visão crítica sobre livros não tá "OH SOU PROFISSIONAL" mas evoluiu muito, então tenho certo medinho de não gostar mais quando eu for reler -q
    Sobre os detalhes desnecessário... Não sei se tô lendo livros que não enrolam tanto ou isso não tá me incomodando mais (porque teve uma época que eu pulava parágrafo da história por ser só encheção de linguiça) mas se isso acontecer comigo... eu abandono, pq esse ano minha meta tá sendo "abandona com vontade"

    Besos Ju

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que não existe tamanho ideal para um livro o que ele precisa é, justamente, passar aquela história sem ser muito suscito ou sem enrolar demais. No caso de livros grandes, tem uns que são super simples e rápidos de serem lidos. Mas, claro, existem aqueles que são pura enrolação. Adorei o assunto abordado.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu sou suspeita para falar, pois intenso demais foi uma experiência única. Ao contrário de você, não achei nada desnecessário no livro, a carga emocional era muito importante, independentemente de gostar ou não do comportamento deles, de aceitar ou não, as escolhas deles. O livro está cheio de natureza humana, do jeito que ela é, e isso me fascina. Já viu como amei esse livro, risos...
    Quando um leitor chega ao ponto de falar, que agora o autor está enrolando, é poque provavelmente a história que ele tinha que contar já cumpriu seu papel e o autor já poderia ter fechado o livro. Se a enrolação é durante a trama, acredito que seja uma questão de dosagem, o autor pode estar apenas errando a mão nas descrições.
    Gostei muito do tema que escolheu.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem??
    Achei sua postagem super interessante... eu lia os livros por prazer e por amar viajar sem sair do lugar... após criar o meu blog comecei a conhecer escrituras novas e dar mais atenção aos nossos livros nacionais... perceber erros de revisão ou concordância que por muitas vezes passavam sem eu perceber... essa questão de enrolação em alguns livros é bem pertinente... no caso dos livros da Cassandra diferente de você achei essencial tudo o que foi colocado, não sei que teve certa enrolação em alguns fatos... com exceção do ultimo livro que ainda não finalizei, mas que já comecei a leitura... falo da série os instrumentos mortais...mas também li livros nacionais com quase 500 áginas e que se tirasse umas 200 não mudaria muita coisa e talvez a leitura ficaria bem mais atrativa... eu acredito que seja mais de percepção do leitor ou do que ele espera pela leitura... achei os fatos que você mencionou muito pertinente... e realmente quando começamos a olhar mesmo que as vezes sem querer as coisas com um olhar mais crítico, começamos a enxergar muitas partes técnicas que não percebíamos e que de repente se tornaram bem visíveis...... adorei xero!!

    ResponderExcluir
  15. Tema bem interessante! Esses dias estava discutindo com amigos, sobre algo parecido, mas em relação a descrição de ambiente. Claro, são situações totalmente diferentes, e enquanto nas descrições há a necessidade, em se falando de caracteristica do escritor, nos casos aqui falados tenho que concordar. Já peguei livros que me deram vontade de fazer essa leitura dinâmica hahaha Mas quando acontece isso, eu dou um tempo no livro. As vezes o problema sou eu, num ritmo acelerado =] Gostei bastante do post, e to com a sensação de q só divaguei ahahaha

    ResponderExcluir
  16. Cara se tem uma coisa que eu não gosto é o lance de assuntos desnecessário e a forma como são abordados no livro.
    as vezes a cena/ação que acontece pode até servir pra um propósito, mas é tão pequeno que as vezes nem vale a pena estar no livro e poderia ter sido abordado de forma diferente.
    eu nunca li um livro de forma descompromissada, sempre li analisando tudo pra ser se faz sentido, se vale a pena e outras coisas.
    a gente sempre acaba mudando com o tempo né? e vendo coisas que não víamos antes.
    gostei do texto!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Concordo plenamente com você, sem falar em livros que são desnecessários para uma série. Aja paciência para tanta enrolação.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu não achei simplesmente Acontece com cenas desnecessárias, mas ela poderia ter terminado umas 50 páginas antes, pelos simples fato que já estava angustiante hahaah
    Já tentei fazer leitura dinâmica, mas não consigo. as vezes até avanço algumas páginas nesse ritmo - normalmente quando estou muito curiosa -, mas depois volto de leio tudo direitinho rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  19. Concordo, Ju! Cenas desnecessárias sal o ó! Autor estraga tudo contando coisa demais,dá vontade de ir pulando parágrafos lindamente. E acho que é uma tendência natural a gente melhorar como blogueiros, percebendo detalhes que antes passavam batidos. O último que li assim foi Anexos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  20. Só disse verdades, Ju. Parece que o autor pensa: "Hmmm, acho que se eu der uma enrolada de 5 parágrafos não vai fazer mal". Sério. Que SA-CO. E quando a gente lê muito, sabe que existe um meio termo entre um monte de cenas desnecessárias e uma história oca, sem detalhe algum.

    ResponderExcluir
  21. Ju, quando a gente ama o livro dificilmente as enrolações nos incomodam. Pelo menos no meu caso, diante de algumas enrolações em O Nome do Vento, eu amava ter um tempinho a mais para passar com meus personagens favoritos, ou então conhecê-los melhor.
    Concordo com você em cada uma de suas palavras.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  22. Depois que a gente cria um blog e começar a ter que pensar no que escrever nas resenhas a gente fica tão crítica né? Eu pelo menos fiquei. Um livro que me agradaria totalmente antes já não consegue me agradar assim agora. E sobre enrolação: é uma coisa que eu odeio. Eu não preciso saber quantos passos a pessoa deu naquela rua super detalhada. Eu não preciso saber como era a árvore daquele lugar sem importância que apareceu apenas uma vez. As vezes eu queria saber o que se passa na cabeça do autor pra eles quererem descrever até a partícula de pó que está a volta do personagem. É tãaaao chato! Por isso não tenho vergonha de dizer que pulo partes de um livro assim, se não pulo, faço essa leitura "dinâmica". Ninguém merece.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ju! Adorei esse texto, é um assunto para se pensar com cuidado. Eu acho que não leio há tanto tempo quanto você e mesmo assim já passo por isso. Mas acredito que em alguns casos a necessidade de fazer mais livros deixa o autor menos criativo. Gosto de séries, mas é um fato que varias delas poderiam acabar ja no segundo ou terceiro livro e mesmo algumas trilogias já são enroladas por si só. Infelizmente, de modo geral, o que manda é o $$$.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Não vou mentir Ju, leio sua coluna, mas acabo nem comentando. HAHAHA ~ CORRE~
    Eu gostei dos pontos levantados, pois assim como você passo a observar e analisar os livros, as cenas desnecessárias. E sinceramente, quando eu observo que o livro tem muitas cenas assim, eu desisto. Apesar de todos amarem Eleanor & Park, eu observei tantas cenas desnecessárias, essas idas e vindas deles do colégio, acabei desistindo. E menina você é guerreira,Outlander não é pequeno.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. O meu TCC tbm foi parecido com o seu, falava sobre a formação do leitor, principalmente no ensino fundamental, e na minha pesquisa acabei constatando q ninguém odeia ler de graça, e sim, pq foi mal instruído no processo. Concordo com vc qto a enrolação, ela irrita o leitor mais atuante, e aos nossos olhos algumas coisas se tornam desnecessárias. Estou passando por isso com "A menina submersa", e confesso q cheguei a pular alguns parágrafos. Nada mudou.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)