segunda-feira, abril 20, 2015

[Resenha] Princesa Mecânica - Cassandra Clare

Princesa Mecânica
The Infernal Devices #3
Autora: Cassandra Clare
Galera Record
Skoob

Sinopse: Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.
Todos os sentimentos que eu tenho quanto a esta trilogia e a escrita de Cassandra Clare despejei na resenha de Príncipe Mecânico e, agora, me sinto sem palavras para dizer o quanto Princesa Mecânica mexeu comigo. É claro que a carga emocional deste último livro é muito mais palpável do que o anterior. A humanidade dos personagens está ainda mais clara a cada atitude, e o dor do leitor potencializada. 

Percebi ao terminar de ler esta trilogia que a cada série/trilogia a autora aborda uma faceta do mundo que criou. Em The Mortal Instruments somos apresentados ao universo dos Caçadores de Sombras, já em The Infernal Devices nos aprofundamos um pouco mais no submundo e nos rituais naturais aos Caçadores de Sombras. Contudo, em Princesa Mecânica tudo é mais profundo emocionalmente, além disso vamos aos poucos descobrindo as pontas soltas que a autora deixou nos livros anteriores.

Algo que me irritou muito neste último livro foi Tessa, a personagem principal. Apesar de ser determinada, confiante e corajosa ela demonstra ser inútil quando mais se precisa. Senti impotência nela nos momentos mais cruciais da narrativa, com isso ela sempre acabava sendo a donzela em perigo que alegava não ser. Tudo muito irritante. Mas isso não é nem um terço de tudo o que esse livro realmente foi. Como disse ele é intenso, me fez chorar muito em algumas partes, mas não por ser triste, ou cruel, mas por ser ... feliz.
"Ave atque vale, pensou Will. Saudações e adeus. Nunca tinha pensado muito nas palavras antes, nunca pensou em por que não eram apenas uma despedida, mas também uma saudação. Todo encontro levava a uma partida, e assim seria enquanto a vida fosse mortal. Em todo encontro, havia um pouco da tristeza da separação, mas, em toda separação, havia um pouco da alegria do encontro. Ele não se esqueceria da tristeza."
Tudo o que eu possa ter para dizer não pode ser tão simples, não conseguirei exprimir aqui em palavras. Mas mais do que nunca Cassandra Clare me surpreendeu, me emocionou e me fez ver que a vida tem seu próprio rumo, e que as pessoas podem ser felizes seguindo  o caminho que escolheram. É claro que aqui temos o sobrenatural, o que não cabe no mundo real, mas os personagens de Cassandra Clare são humanos e palpáveis, reais.

Enfim, a capa está como sempre perfeita, a diagramação impecável e a escrita da autora continua destruidora. Se você tinha dúvidas se deveria ler algo da autora esqueça-as, comece assim que possível. Apenas deixo aqui minhas desculpas pela incapacidade de me expressar melhor sobre um livro que me marcou profundamente, um livro que está entre as três melhores leituras do meu ranking.
Melhores Quotes:

"[...]Eu abriria mão da minha própria vida por qualquer um de vocês. Morreria pela felicidade dos dois. Achei que talvez, quando me disse que não em amava, que meus sentimentos fossem diminuir e atrofiar, mas isso não aconteceu. Eles crescem a cada dia. Eu a amo mais desesperadamente neste momento do que jamais o fiz, e daqui a uma hora a amarei ainda mais."

"Acho que quando fazemos escolhas, pois cada escolha independe de qualquer outra que tenhamos feito antes, precisamos examinar não só nossos motivos, mas as consequências que elas trarão e se boas pessoas vão se machucar com nossas decisões."

"— Existem coisas piores do que a morte — falou. — Não ser amado ou não poder amar: isso é pior. E cair lutando, como um Caçador de Sombras deve fazer, não é nenhuma desonra. Uma morte honrosa: sempre quis que fosse assim."

"— Tess? — Uma voz suave na entrada; ela levantou o olhar, e viu Will ali, contornado pela luz que vinha do corredor.Will. Pensou no menino que entrou em seu quarto na Casa Sombria e a distraiu de seu pavor conversando sobre Tennyson, ouriços e rapazes lindos que faziam resgates, e sobre como eles jamais se enganavam. Naquele instante, ela o achou bonito, mas agora pensava nele como algo completamente diferente. Era Will, com toda a sua imperfeição perfeita; Will, cujo coração podia partir tão facilmente quanto ser guardado com cuidado; Will, que não amava sabiamente, mas completamente e dando tudo de si."

8 comentários:

  1. Uau, Júh, essa Cassandra pelo jeito destrói qualquer um mesmo. Quem guenta cada livro ter uma carga emocional maior que o anterior? hahaha
    Pode deixar que agora minhas dúvidas se acabaram mesmo. Um livro que tem magia, aventura, emociona e faz chorar só pode ser muitoooo bom!
    Amei a resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  2. Como na maioria das trilogias, o ultimo livro sempre é o mais intenso, e acredito que esse entra nesse quesito! O que eu não gostei de saber foi que a protagonista teve seus momentos de inútil. Mas isso não quer dizer que o livro não seja bom, pois tenho certeza que, se tratando de Cassandra Clare, tudo é bom hahahah

    ResponderExcluir
  3. Te sinto quase me forçando a ler Cassandra kkkk
    Confesso que gosto fos filmes, mas acho os livros muito grandes e sinto enorme preguiça só em pensar em l~e-los.
    Ainda mais que a série é enorme.
    Eita mulher que escreve.
    Voc~e é fã né?!
    Me conta só o final, spoilerzinho de vez em quando não faz mal.

    ResponderExcluir
  4. Oii, Ju
    Pude sentir pela sua resenha o quanto você se emocionou e o quanto é apaixonada por essa série. Sei o quanto a Cassandra desestabiliza seus leitores, aquela mulher sabe como esmagar nosso coração kkk Não tenho dúvidas que lerei, amei os quotes! Essa capa é linda demais <3 Preciso me programar pra voltar a ler os livros da Cassandra!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie! Entendo isso de não saber falar muito bem de um livro que a gente gosta, li as outras resenhas e assim como elas, adorei essa!

    Eu já disse o quanto as capas dessas séries são lindas e chamativas? *-* Wow! :3

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Depois de você quase obrigar os leitores a ler algo da Cassandra, eu resolvi que vou começar a ler a série assim que possível. hahahaha Um ponto que gostei muito da narrativa é que ela mostra que o rumo das nossas vidas não é algo já predeterminado, mas que ele vai se moldando conforme as nossas escolhas. Só vou terminar de ler algumas séries que já comecei e que já deveria ter terminado há um tempão e pego algum livro da Cassandra pra ler, com certeza. :D Como vou pegar na biblioteca, não sei por qual série dela vou começar, mas vou tentar seguir a sua dica de ler de acordo com a ordem de publicação dos livros!

    ResponderExcluir
  7. Uau se o livro está entre suas três melhores leituras deve ser de arrasar mesmo.Que pena que a Tessa foi um tanto inutil em certos momentos mas pelo menos isso não deu uma interferida muito grande na história.E agora é serio,eu preciso ler algo da Cassandra logo.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler essa trilogia, dizem maravilhas da Cassandra, então acho que vale a pena mesmo, além do mais para ser uma das suas melhores leituras, deve ser realmente bom esse livro ne?
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)