terça-feira, abril 07, 2015

[Resenha] Anjo Mecânico - Cassandra Clare

Anjo Mecânico
The Infernal Devices #1
Autora: Cassandra Clare
Galera Record
Skoob

Sinopse: A história se passa na Londres vitoriana, mais ou menos 150 anos antes dos acontecimentos que envolvem Clary e Jace. Quando a tia da jovem Tessa Gray morre, a única saída é mudar-se de Nova York para Londres e ir morar com o irmão, que está na Europa a trabalho. Ao chegar, Tessa é sequestrada por duas mulheres que, no cativeiro, a ensinam a explorar um dom que ela até então desconhecia. Tessa é capaz de se transformar em qualquer coisa que quiser. Esse dom logo se mostrará valiosíssimo para a luta dos Caçadores de Sombras contra os demônios e ela ficará cada vez mais envolvida com esse universo, especialmente por causa de Will Herondale.
Dizem que a melhor forma de ler The Infernal Devices é intercalando com os últimos três livros de The Mortal Instruments, e depois de ler Anjo Mecânico sou obrigada a concordar. Não que a história fique confusa ou algo parecido, mas há elementos, situações e personagens que fazem mais sentido quando se lê os livros pela ordem de publicação. Ao menos é isto o que senti, não que eu tenha seguido este conselho. Acredito que foi por este motivo que Anjo Mecânico me pareceu uma leitura morna, gostosa mas sem muitos atrativos.

Porém, Cassandra Clare tem um dom, e também se tornou uma maldição em minha vida (dramático eu sei), mas não consigo ler um livro dela sem terminar com uma pequena Depressão Literária que me arrasta para o mais profundo sentimento de ser inútil. Ela consegue fazer com que tenhamos uma imensa vontade de abraçar seus personagens, vontade de acalentá-los e dizer que no fim tudo vai ficar bem, mesmo que isso seja uma grande mentira, porque meus caros, essa senhora é destruidora. 

Além disso, a autora consegue se superar maravilhosamente na construção de seus personagens. Infelizmente no começo tive a impressão que eles eram cópias perfeitas dos personagens de The Mortal Instruments (Clary, Jace, Isabelle, Alec...), porém eles vão ganhando forma no decorrer da narrativa, expondo sua intrínseca personalidade, e isso com certeza é um ponto muito positivo. Tessa é uma personagem interessante, apesar de ser bastante frágil em alguns momentos. Seu maior dilema é descobrir o que e porque tem os poderes que tem, ela está se descobrindo neste novo mundo permeado por demônios e Caçadores de Sombras charmosos.
"Se ninguém no mundo se importa com você, você sequer existe?"
Acho que não é nenhum segredo que há um triangulo amoroso na narrativa, mesmo para quem não leu é quase óbvio que isso irá acontecer, porém ele é de certa forma inovador. Will e Jem são personagens naturalmente bons, mesmo que o primeiro tente se esconder por trás de uma fachada de arrogância, impiedade e sarcasmo. É possível conhecer mais de sua natureza através da amizade e amor que tem por Jem, seu parabatai, uma pessoa que zela e cuida tão bem de seu irmão de sangue não pode ser tão indiferente quanto aparenta. Já Jem é o que de melhor um ser humano pode ter, compassivo, paciente e silencioso. Ele cativa por sua bondade, enxerga o bem nas pessoas, mesmo as como Will que tentam esconder sua essência a todo custo. Acho que só por isso já viram que é impossível escolher um lado, eu cheguei a um consenso, mas não consigo simplesmente aceitar que o outro possa sofrer no fim. Só digo uma coisa, Tessa Gray vai ter uma árdua decisão a tomar.

A Narrativa é em terceira pessoa o que nos dá uma visão mais completa dos acontecimentos, além disso as descrições são perfeitamente visualizáveis. O livro tem uma pegada Steampunk que nos trás uma nova visão de Londres e do cenário dos Caçadores de Sombras. Enfim, Anjo Mecânico é uma história permeada por ação, romance, aventura e corações partidos. Quanto a cronologia, não se preocupe tanto, você pode ler a série e a trilogia separadamente, mas como já disse, se puder ler de acordo com a ordem de publicação a experiência parece ser muito mais interessante.
Melhores Quotes:
"Sempre se deve ter cuidado com livros – disse Tessa -, e com o que está dentro deles, pois as palavras têm o poder de nos transformar."

“- Pulvis et umbra sumus. Uma frase de Horácio. Somos pó e sombras. Adequado não acha? – Disse Will – Não é uma vida longa, a que se leva matando demônios; tende-se a morrer cedo e então queimam nossos corpos. Do pó ao pó, literalmente. E então desaparecemos nas sombras da história, nem uma marca na página de um livro mundano para lembrar que sequer existimos um dia."

"Seja como você for fisicamente – disse ele –, homem ou mulher, forte ou fraco, doente ou saudável, tudo isso importa menos do que o que há em seu coração. Se tiver a alma de um guerreiro, você é um guerreiro. Independentemente da cor, da forma, do tom que a envolve, a chama do lampião permanece a mesma. Você é a chama."

12 comentários:

  1. Eu ganhei o livro Cidade dos Ossos, de Instrumentos Mortais, irei lê-lo enquanto antes para, enfim, conhecer a escrita dessa grande autora que tanto falam. Assim como essa, eu acho as outras capas de As Peças Infernais perfeitas, e com esse efeito fica mais maravilhosa ainda! Além do conteúdo ter me agradado, fico feliz em saber que o livro é narrado em 3ª pessoa, fazendo com que a história seja mais explorada. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Acho que sou a única na blogsfera que nunca leu essa série!
    Mesmo assim, adorei sua dica e espero ler um dia!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu peguei uma certa birrinha da autora de tanto verem as pessoas se apaixonando por sua escrita hahaah.
    Mas espero ler um dia seus livros, ainda mais esse com uma pegada aparentemente mais steampunk.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Se a autora é destruidora então já passou da hora de conhecer a escrita dela..
    eu tenho muito, muito interesse mesmo, mas ai o tempo foi passando, e acabou que eu não comprei e ninguém me deu de presente..

    Agora um dia.. que rolar uma mega promo e eu achar eles em conta eu levo pra casa..

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! Tudo bem?

    Eu li os dois primeiros volumes de Os Instrumentos Mortais e gostei bastante, a leitura flui leve e a escrita da Cassandra é ótima, mas não fiquei com muita vontade de ler os outros :/

    O que me atrai em As Peças Infernais são as capas, que chegam a ser mais atraentes do que as de Os Instrumentos Mortais, pretendo um dia concluir Os Instrumentos Mortais para poder ler essa outra trilogia (ou série?)

    Adorei sua resenha! Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  6. Eu pretendo fazer isso mesmo Ju, ler em ordem como foi lançado. De início era porquê tinha medo de me perder na narrativa, mas agora pelo que você comentou, acho que é melhor e aproveitarei mais.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Como eu ainda não li essas séries, vou aproveitar e ler na ordem de publicação, já que isso pode tornar a leitura melhor.
    Gostei da construção dos personagens e adoro livros com triângulos amorosos! Espero gostar da história, tanto dessa como dos outros livros da Cassandra.
    Amei a última quote! <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Parabéns pela resenha! Sempre tive curiosidade com essa trilogia, mas como não terminei ainda a série Os instrumentos mortais (e nem sei quando vou), não me entusiasmei muito em lê-la. Amo o universo que a Cassandra Clare criou, é engenhoso e fascinante, e como a trilogia se passa na era vitoriana e tem todo essa pegada steampunk (que eu gosto cada vez mais), fico com mais pressa de lê-la. E sendo sincera, gosto mais dessas capas do que as da série kkkk Como não li ainda, é possível que siga a ordem normal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não é a primeira que vejo falando que a Cassandra é destruidora. kkkk Tenho medo de começar a série e a trilogia por causa disso.
    Amei isso de ter uma pegada steampunk com aventura!
    Ótima resenha! Abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Mesmo ouvindo tanto a palavra destruidora, depois do nome dessa escritora eu ainda assim não consigo ler nada dela. Sei lá tenho a sensação de que vou ficar super entediada. Tipo aqueles preconceitos bobos mesmo que a gente tem as vezes, sabe?! Por isso, não sei. Quem sabe um dia eu leia.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Eles dão uma super caprichada nessas capas dos livros da Cassandra,uma mais linda que a outra.Até agora não cogitei ler algo dela,acho a série meio grande e ler As peças Infernais sem antes ter lido sua primeira série ia ser bem confuso.Você parece ter gostado bastante desse livro e quando conseguimos visualizar perfeitamente o cenário descrito ai sim a leitura é maravilhosa.Espero que as próximas leituras sigam nesse mesmo ritmo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, não me julgue, mas eu nunca li essa série, li apenas cidade dos ossos da Cassandra, mas tenho vontade de ler essa também! Porém me falta tempo!
    Gostei bastante de anjo mecânico, me pareceu até melhor que cidade dos ossos, fiquei com vontade de ler!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)