quarta-feira, março 18, 2015

[Resenha] Inocência? - O Protetorado da Sombrinha #3 - Gail Carriger

Inocência?
O Protetorado da Sombrinha #3
Autora: Gail Carriger
Editora Valentina - Compre
Skoob

Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo! Best-seller do New York Times e finalista do Goodreads Choice Award na categoria Paranormal Fantasy.
Depois de "Alma?" e "Metamorfose?" eu estava com altas esperanças com relação a "Inocência?". Quando a +Editora Valentina  divulgou a capa do terceiro volume só faltou eu subir pelas paredes de expectativa. O protetorado da Sombrinha se tornou uma das minhas séries preferidas de todos os tempos. Mesmo que haja algumas ressalvas que não me agradaram tanto, ainda sim é uma história gostosa e inovadora. Ao unir Steampunk com um mundo sobrenatural civilizado a autora nos deu de presente uma história diferente dos livros que seguem o mesmo estilo. A presença de seres sobrenaturais a narrativa é muito mais lógica do que em alguns outros romances que seguem essa linha.

Alexia Maccon é uma personagem inteligente, hilária, decidida e, pasmem, bastante cortês e educada. Tendo acabado sem querer em uma nova confusão Lady Maccon precisa ir à busca de provar sua inocência e salvar sua reputação. Sem o apoio do marido que foi o primeiro a acusa-la Alexia se junta aos amigos de praxe para ir à busca de uma explicação para seu estranho e crescente estado. Partindo para uma aventura arriscada ela, Floote e Madame Lefoux viajam a Itália em busca dos templários enquanto fogem de vampiros ensandecidos que pretendem dar cabo de sua vida. Uma aventura que pode se tornar cada vez mais perigosa.

Sem sombra de dúvidas Carriger tem um dom, e o usa com primazia, sua escrita fluida prende o leitor. Porém em alguns momentos fiquei perdida quando Alexia e sua turma falava sobre o Éter e as tecnologias que aparecem na narrativa. Senti-me como uma aluna de Humanas no meio de uma rodinha de amigos falando sobre Exatas. O lado bom é que não é algo excessivo e nem atrapalha tanto a narrativa. Algo que me agrada muito na escrita da autora é a forma como ela desenvolve todos os personagens. Nenhum deixa de ter sua vez e sua importância, além disso, cada um encanta ou desencanta o leitor de acordo com o que lhe é devido na história. Confesso que não sou muito fã de Madame Lefoux, não sei explicar porque, mas essa personagem me deixa com a pulga atrás da orelha. Assim como Floote, porém dele eu gosto, mas tenho a impressão que o personagem tem muito mais a oferecer.

Lembro que comentei na resenha de "Metamorfose?" que a autora tinha deixado o humor um pouco de lado no segundo livro. Porém neste ele volta com força total. A forma como Alexia passeia pelo sarcasmo sem se dar conta da leveza a narrativa. Mas a maior parte do humor fica por conta de Lorde Maccon, que apesar de não ter muita atitude neste livro, marca presença sempre que é solicitado. “Inocência?” conseguiu chegar aos pés do primeiro livro sem precisar se esforçar demais.
"- Minha nossa! Eu nem sabia que lobisomens podiam ficar ébrios. - A curiosidade científica da francesa fora atiçada.
- O que foi que ele andou tomando?
- Formol..."
E para tudo ficar ainda melhor a edição da Editora Valentina continua perfeita. A capa é maravilhosa, assim como as anteriores e continuam tomando um cuidado meticuloso com a diagramação e revisão. Enfim, Inocência? está aí para provar que a editora tem uma obra prima em mãos e que deve continuar fazendo os fãs felizes. Eu com certeza não abriria mão de ler os próximos volumes, nem que para isso tivesse que estourar o porquinho.


10 comentários:

  1. Oi Ju, eu ainda não li essa série, estou querendo ler o primeiro faz um tempo já, só que eu queria comprar direto na loja da valentina, para saber como é e dizem que eles mandam marcadores junto e tal. Mas parece ser bem interessante a série, acho que vou adquirir, quando meu orçamento melhorar ahahaha
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ler o primeiro capítulo naqueles folhetos que sempre vem juntos com os livros mas confesso que não consegui concluir a leitura. Embora o livro tenha todos os elementos que eu gosto, não conseguir ir adiante na história, fora que a forma como o vampiro fala me desanimou muito.
    Por isso não pretendo ler o primeiro nem esses demais, mesmo que não seja nem um terço da história esse pequeno detalhe já me desanimou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tinha ouvido falar dessa saga, mas eu gostei bastante por saber que nela envolvem seres sobrenaturais, assim deixando o livro mais interessante hahahah Achei a capa do livro linda! Adorei a resenha. ;)

    ResponderExcluir
  4. Oie Ju!!
    Eu "conhecia" essa série, mas não tinha grande interessa por ela na verdade acho a capa feia "me julgue" e por isso não procurei saber mais sobre a serie, mas vendo essa sua resenha e descobrindo que a serie é bem mais ampla do que eu imaginava, deu até uma vontade de ler, mas ainda assim nada muito forte kkkkkkk, talvez eu leia talvez não! O trabalho da Valentina com seus livros é maravilhoso eu adoro os livros da Valentina, mas o que me chateia é a demora em lançar a sequência isso me mata, me consome, mas se for para ser ´perfeito a gente espera né?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  5. Quando lançou o primeiro livro da série eu não me interessei. Só com a divulgação do segundo é que tive vontade de ler, e um dos motivos foi esse humor (ainda bem que volta com tudo no terceiro). Nunca li nada desse gênero, então espero me surpreender. :)

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a série ainda, parece ser muito boa.
    Que capa maravilhosa é essa? UOW!

    ResponderExcluir
  7. Podem me julgar, mas eu não curto livros dessa temática steapunk (nem sei como se escreve essa budega...) e como já não sou fã de seres sobrenaturais, eu passo longe dessa série. Todo mundo diz que é maravilhosa. Eu não vejo ninguém dizer para eu não ler, mas...passo!

    ResponderExcluir
  8. Toda vez que leio os títulos da série, que à propósito ainda nao tive a oportunidade de ler, faço uma pergunta heueheu é estranho.

    Enfim, já estou lendo a resenha do último livro e preciso parabenizá-la por nao soltar spoiler. Kkkk
    Agradeço. E vou atrás dessa série já que tem todas lançadas \o/
    Ainda não li nada sobre esse estilo steampunk, eu acho, então esse pode ser o primeiro.

    ResponderExcluir
  9. As capas são lindas mesmo, mas não foi isso que me conquistou, o humor sarcástico e leve foi primordial para despertar meu interesse (visto que ainda não os li, considero isso grande coisa).
    Os livros dessa série me "chamaram" desde a sinopse. Prometem tanto quanto parecem cumprir, eu, sinceramente, pretendo, assim que possível, comprar e embarcar nessa narrativa.

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amei esses livros e estou em cólicas esperando o meu terceiro exemplar chegar, não vejo a hora, mescla de humor, sarcarmo, inteligência e narrativa diacrítica fantástica. Virou umas das minhas favoritas com certeza.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)