sexta-feira, março 06, 2015

[RatCine] Simplesmente Acontece ou Porque o filme é melhor que o Livro


Antes de tudo queria deixar claro que não estou aqui como uma crítica de cinema, nem ao menos sou cinéfila, assisto filmes quando tenho vontade e se me interessar muito e raramente me arrisco a falar sobre o mesmo. Então vamos encarar essa postagem como uma comparação Filme x Livro, ok? Apenas algumas opiniões sobre porque eu achei o filme muito mais interessante que o livro.

Quando fiquei sabendo que uma nova adaptação de um dos livros de Cecelia Ahern iria estrear nos cinemas logo fiquei curiosa. Não tinha lido o livro ainda, mas o digníssimo +Grupo Editorial Novo Conceito programou o lançamento de Simplesmente Acontece para podermos ler antes do filme estrear nas telonas. O ponto aqui é que sou grande fã de Ahern e nunca havia me decepcionado com um livro dela, até que li Simplesmente Acontece. O Livro não é ruim, a escrita da autora continua envolvendo o leitor, mas a história é muito extensa e cheia de percalços, eu simplesmente não aguentava mais tantos desencontros. Porém, tinha esperança com o filme, e ele realmente não me decepcionou.
Nós leitores temos essa mania de comparar as adaptações com livros e raramente o resultado nas telonas acaba agradando. Contudo, uma vez ou outra o filme consegue, mesmo em sua forma condensada, ser melhor do que o livro. Exemplos de adaptações as quais eu gostei mais do que a versão impressa são Um Amor para Recordar e A Culpa é das Estrelas, e agora Simplesmente Acontece entra para essa curta lista como o melhor exemplo de como fazer algo "ruim" ser bom.


Como já ressaltei o livro é bastante extenso, ele se torna cansativo por ser narrado de forma epistolar, além disso nada dá muito certo para Rose Dune no decorrer da narrativa e isso acabou deixando a história muito mais estafante. E este é o primeiro ponto positivo a favor do Filme, apesar de apresentar quase todas as situações pelas quais Rose passa, ele é muito mais dinâmico. Não sofremos tanto com os desencontros, é claro que ainda sentimos aquela sensação de impotência de não poder ajudar, mas ele não enrola tanto quanto o livro.

Houve algumas mudanças significativas do livro para o roteiro cinematográfico, mas nada que eu diga que me deixou indignada. Pelo contrário, acredito que foram mudanças que teriam funcionado muito bem no livro. Além disso, há cortes na história e acredito que foi justamente isso que tornou o filme mais ágil. A Rose do filme não é tão tapada quanto a do livro voltando a se envolver na mesma furada anterior.

Quanto ao final da história, bom, ele acontece rápido demais. Porém isso não é diferente no livro o que foi uma das coisas mais frustrantes na narrativa, mas que ficou bacana na telona. A questão é que o filme é mais divertido que o livro, apesar de ser mais superficial e condensado ele cumpre o papel de entreter o expectador. Além disso tem Sam Claflin como Alex, o que deixa tudo mais gostoso, mais alegre e mil vezes mais visual. Então é isso, Simplesmente Acontece é uma comédia romântica divertida que deixa de lado o dramalhão (muito presente no livro) e emociona! 



16 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Bom, eu me sinto perdida e confusa em relação a esse livro porque simplesmente não sei se leio ou não! Já vi resenhas positivas e mais ainda negativas. Só li dois livros da Cecelia, mas gosto muito do estilo dela, mas algo que me desanima é toda a narrativa ser epistolar. Tenho certeza que como você eu me sentiria cansada pela narrativa e quem sabe nem conseguiria me conectar muito bem com os personagens e situações. Mas eu AMEI o trailer e, meu deus, tem Sam Clafin, então metade do meu coração já está conquistado! Fico muito feliz de saber que tantos desencontros não foram para a telona, isso além de me deixar aflita, me dá vontade de dar uns tapas nos personagens HAHAHA Então, como certeza eu vou ver e boto mais fé ainda agora que você achou o filme melhor que o livro; vou assistir e se amar absurdamente, quem sabe dê uma chance para o livro.
    P.S: Também acho a adaptação de Um Amor Para Recordar bem melhor que o livro <3
    Beijão :D
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro e nem assisti o filme, então não tenho uma opinião sobre eles. Eu, assim como você, tenho essa mania de comparar o filme com o livro, e RARAMENTE o filme é bom. O que me deixa bastante irritado é quando tiram cenas do livro que não necessidade de tirar! Irei assistir Simplesmente Acontece em HD pelo computador, única coisa ruim é que vai demorar um pouquinho hahahah

    ResponderExcluir
  3. oi flor, eu confesso que mesmo com os altos e baixos do livro Cecelia conseguiu me surpreender, agora eu sinto uma necessidade de conhecer como o enredo foi adaptado, ja ouvi muito burburinho, mas acima de tudo quero saber se ele transparece o mesmo amor que Rosie e Alex transportam nas páginas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu também amo a escrita da Cecelia! Mas sabe qual livro dela não me agradou muito? O P.S. Eu Te Amo. Eu sei que todo mundo ama esse livro. Mas comigo ele não funcionou muito. :~
    Amei Simplesmente Acontece; mas realmente foram muitos desencontros. Tantos que até achei que no final nada fosse dar certo. haha
    Tô bastante ansiosa pra assistir ao filme e fazer as comparações também. ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma lista de filmes que achei melhor que o livro:
    Carrie, a Estranha, versão da década de 70
    O Iluminado, versão que o Stephen King odeia haha
    O Lado Bom da Vida <3
    O Diário da Princesa
    e por aí vai...

    Também tenho uma lista de filmes que vi e que nao quero arriscar ler o livro pra me decepcionar e aí que entra as adaptações do Sparks e A Culpa das Estrelas :P

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro da Cecilia (me julguem kkk), porém eu vi o trailer e procurei conhecer um pouco mais o livro, muitas resenhas ressaltavam os mesmos pontos negativos que você citou e isso me deixou desanimada pela leitura, mas quero muito ver o filme, você me deixou mais curiosa por ele. ;-)

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Gostei do poste, eu quero muito assistir esse filme, principalmente porque sei que tem livro, mesmo você tendo achado ele muito extenso. Mais o trailer do filme me conquistou, só li um livro da autora que é baseado em filme e gostei que foi PS te amo,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá acabei de ver o filme e to pê da vida rsrs
    Mesmo achando o livro meio cansativo eu ameiii
    O filme tiraram muita coisa do livro.
    E colocaram coisas que não existiu.
    Terminei o filme com uma raiva kkkkk
    Não que eu tenha gostado, mas sei lá to coisada ainda rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Geeeeeeeente to morrida! Clary tá no filme!! Ou melhor, Lily!
    Não li ainda o livro mas olha, pelo trailer fiquei louca pra ver esse filme!
    Eu preferi o filme de A Culpa é das Estrelas do que do filme, sinceramente.
    Bjjjs

    ResponderExcluir
  10. Eu tô com sérios problemas com esse livro. Sério mesmo.
    Eu quero ler, mas não quero. Sei lá, estou completamente dividida. Então acredito que esse vai ser uma das histórias que vou assistir primeiro do que ler.

    Enfim, fico triste que tenha sido enrolado demais o livro, porém fico feliz em saber que o filme tenha sido melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie Jujubaa!!
    Eu to doidinho para ver esse filme e minha intenção era lê-lo depois que visse o filme, mas sinto que se fizer isso vou me sentir da mesma forma que me senti com Se Eu Ficar que achei o filme muito mais eficaz e emocionante que o livro. Acho que a atuação nos faz ver as coisa de uma forma mais clara talvez, bom eu ainda vou ver o filme e irei ler o livro para ver se fico com mesma sensação que você ou não!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu ainda não li o livro, mas tenho gostado das resenhas que falam dele. Quer dizer que o filme ficou melhor? Bom saber, quem sabe acabo vejo o filme antes?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Super assino embaixo! Quando terminei o livro, já pensei que o filme seria mil vezes melhor. Fui segunda ao cinema e confirmei. A história tem uma ideia boa, mas não sei se foi a forma como Cecelia optou por contar, através de cartas e tal, o excesso de enrolação ou se realmente se encaixa melhor na realidade da telona, fato é que o filme foi fofo, e o livro cansativo. Gostei das alterações que fizeram; apesar de significativas, quem não leu nem sentiu diferença. Sumiram personagens, encurtou bastante o tempo do livro... Só senti falta de mais da Kate e do filho do Alex.
    Concordo quanto a Um Amor para Recordar, mas ACEDE não! hahahahahahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Juliana, estou de mal com você porque você excluiu meu comentário (sei que foi sem querer). E eu não lembro muito bem o que disse nele. << Já era pra isso ta valendo.

    Enfim, não li o livro. Gosto da Lily e sua super sobrancelha grossa e do Sam gatinho, mas não quero muito ver esse filme não. Estou na vibe: menos drama, menos clichê, menos fins previsíveis.
    Mas um dia ainda assisto, porque minha amiga disse que é fofo e ela não é de chamar os filmes de fofos. Só que não vou gastar no cinema, se é que me entende. hoho

    E isso é um Livro x Filme, faça mais que tá pouco!

    Bjos! E cuidado na hora de apagar um comentário excluído pelo autor! ¬_¬ rum

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju, não vou concordar, porque eu sou uma atrasada!!
    Ainda não vi o filme porque ainda não li o livro, então não vou comentar a respeito, mas concordo com você que um amor para recordar e a culpa é das estrelas, os filmes foram melhores que os livros.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  16. Acho que, assim como existem aquelas coisas que te encantam e te deixam apaixonadas à primeira vista, existem aquelas que te deixam desmotivadas e que faz você "torcer o nariz", também à primeira vista. Foi isso que ocorreu, no meu caso, com "Simplesmente Acontece".
    Me deparei com o anúncio do filme antes de saber que era um livro, logo, vi o trailer antes de ler a sinopse...O trailer me mostrou um enredo que eu não estava afim de ver, não era algo que me agradasse ou que eu achasse que iria agregar algo em mim.
    Os personagens me pareceram tão insonsos que achei incoerente até cogitar a "identificação" com eles, o que já fez a história perder muitos pontos.
    Não sei dizer qual seria melhor, pois realmente não gostei da premissa nem me interessei pelo desenrolar.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)