segunda-feira, março 30, 2015

Cinco Motivos para... Ler o Ciclo Herança

Depois de fazer a postagem da coluna "Batalha" sobre Eragon X Murtagh percebi que muita gente não leu ou desconhece o ciclo Herança, então nada melhor do que eu criar um "Cinco Motivos para ler o Ciclo Herança" e tentar convencê-los de que vocês perdem muito por não ler. A série que de Christopher Paolini começou a ser escrita quando o autor tinha apenas 15 anos foi publicada no Brasil pela Editora Rocco, e é uma das fantasias épicas mais instigantes e bem construída de todos os tempos.

   
Clique nas capas para ser direcionado ao Skoob!

Ambientação e raças:
A história de Eragon se passa na Alagaësia, um mundo completamente fictício em que se encontram feiticeiros poderosos, elfos, anões, homens e Dragões, além de muitas outras raças. Alias um dos pontos positivos desta história é a diversidade de raças que Paolini inseriu em seu mundo. Apesar de parecer algo excessivo cada qual tem sua função na narrativa e não deixa o leitor perdido. Gostei principalmente da forma como o autor utilizou-se dos Urgals uma das raças que mais sofrem preconceito na  ficção fantástica.

Desenvolvimento:
A história começa de forma quase infantil, é possível perceber a inexperiência de Paolini como autor, contudo a história se desenvolve exponencialmente, bem como a escrita do autor. O amadurecimento de Eragon é gradual, e os acontecimentos na Alagaësia acompanham o ritmo do personagem. Isto é algo interessante na escrita do autor, pois a narrativa amadurece junto com o protagonista. Entre guerras, treinamento e crescimento pessoal acompanhamos a transformação de Eragon e Safira até o desfecho final e a libertação da tirania do rei Galbatorix.

Personagens:
Apesar de ser o protagonista Eragon não é exatamente um herói, ele é um personagem bastante pacato que tem muito a aprender. Mas fora isso a capacidade de Paolini de criar personagens que inspiram admiração e lealdade é perfeita. Bons exemplos são Murtagh e Roran, ambos acabam por ofuscar Eragon, no entanto não tiram o foco da história. Se você perguntar sobre os personagens de Eragon para quem leu os livros provavelmente dirão que esses dois são essenciais para a narrativa.

Dragões:
Preciso falar muito mais? Bom, há uma história fascinante por trás dessas criaturas, elas não são meros monstros destruidores e emissários do inferno. Muito pelo contrário, em Inheritance os Dragões são animais inteligentes e guerreiros que formam uma ligação com seu cavaleiro. Apesar de Safira parecer dócil ela ainda assim tem seu lado badass. 

Aventura:
A movimentação em Eragon é quase constante, entre a preparação para guerra e as batalhas que acontecem ocasionalmente a aventura é um fator presente na história. A narrativa não perde o ritmo, mesmo quando há partes que parecem ser desnecessárias, mesmo não sendo. Tudo em Eragon tem um porque e acontece em um ritmo perfeito para quem gosta de fantasias épicas.

Resenha Eragon

20 comentários:

  1. Esses motivos sempre me deixam feliz! ;) Não sabia que o autor começou a escrever o primeiro livro com 13 anos :O Eu gostei da saga tanto pelos personagens quanto pelo fato de saber que o Eragon amadurece a cada livro, fazendo com que o leitor acompanhe esse amadurecimento. Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii
    Eu já tinha visto os livros em algumas livrarias, mas nunca me chamou a atenção. Fiquei surpresa de saber que o autor começou a escrever com 13 anos, isso deve explicar um pouco o amadurecimento dos personagens durante os livros. Gostei bastante, vou procurar ler.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise eu errei, fiquei de procurar melhor a informação e esqueci, ele tinha 15 anos

      Excluir
  3. Oi Ju!!
    Gostei muito desse estilo de post de 5 motivos para ler, é uma ideia muito legal e estou sendo influenciada por esses seus posts!!
    Eu quero muito ler a saga completa, vou pesquisar os preços para ler em breve, agradeço a dica!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  4. Pera lá! 13 anos???? O autor começou a escrever com 13 anos? Caraca fiquei mega afim de ler agora. Sério.
    Um dos motivos maiores é o desenvolvimento, fiquei muito animada quando a história cresce, assim como a escrita e os personagens.

    Vou tentar ler esse livro, apesar de, por contar muitas raças, personagens e informações, acabo ficando um pouco perdida ~sou meio lerda~

    Continua com os Cinco motivos que ta pouco!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Todo mundo fala super bem sobre essa série, e apesar de gostar bastante dessa temática, acho que nunca dei a devida atenção para ela. Esse foi o primeiro post que eu leio aqui no LiteRata sobre cinco motivos para ler algo (tenho visto você divulgar sobre outros livros e achei super bacana a ideia).
    Eu, com meus 22 anos não escrevo nada e o cara com 15 já estava destruindo como autor. SOCORR T___T Fiquei bem interessada para conhecer mais sobre Alagaësia e como o autor foi amadurecendo no decorrer dos livros,...


    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oooi,

    Eu fui um das que não conhecia a história. Gostei desse seus 5 motivos e o que mais me agrada é a evolução, eu acho que é super importante esse amadurecimento.
    Até imagino a forma como a escrita foi melhorando e melhorando a cada livro.

    Vou deixar anotado. Mesmo não fazendo muuuito meu estilo... faça mais listinha dessas <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. 13, 15, não muda o tamanho da minha admiração, sério! Tenho 16 e minha mente não iria tão longe.
    Esses livros já me chamaram a atenção, em um passado não tão distante, mas deixe-os arquivados e coloquei outros livros à frente.
    Tenho algumas (muitas) prioridades, mas eu realmente quero embarcar nesse mundo mágico e fantástico (adoro essas diferentes classes/raças).
    Seus motivos foram bastante convincentes, aguçou ainda mais esse meu desejo de conhecer tal mundo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Você não é a primeira pessoa que lista vários motivos para ler esses livros :o
    Tenho um amigo meu que pedia muito para que eu lesse.
    Sempre fico com vontade de comprar e começar a ler. Tenho medo de não gostar, mas sempre penso neles. E as capas são lindas!
    Eu já sabia que o autor tinha 15 anos quando começou a escrever. Incrível!
    Adorei a postagem!

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ju mulher pelo amor de Deus!! Pare , pare de me fazer ter vontade de ler esses livros!! Antes mesmo de você mostrar os cinco motivos para ler eu já queria ler, e agora a situação piorou estou louco para ler, mas esses livros são carérrimos pelo amor de Deus esse ano, caso eu vá a São Paulo vou rodar os Sebos e só volto para casa com esses livros em mãos!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  10. E eu agradeço por você falar um pouco mais sobre essa saga! Eu realmente não conhecia tanto, só ouvi falar mais por conta do filme. O que pude perceber é que os livros são cheios de ação, o que me motivou a querer conhecer a história, e também outro ponto foram os dragões. Acho que nunca li nada com dragões como foco principal. Irei ler assim que puder! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    É por isso que eu acredito que a pessoa que nasceu para ser escritor tem a história dentro dele que sairá em algum momento. No caso do autor, saiu quando ele tinha apenas 15 anos, e mesmo que ele precisasse amadurecer, a história parece ser incrível. Como falei no outro post, eu adoro dragões e já tenho um dos volumes da série, quero muito ter a coleção completa e começar a ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ju lindona
    eu li Dragões não preciso de mais motivos , amos livros com eles, saber que o protagonista vai aprender muito no decorrer da história é um ponto a favor. Dica mais que anotada , eu adoro as capas dessa série. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Eu olho pra essa série e me lembro de vc, porque lá no começo do blog vc falou comigo sobre ela. Não me animo a ler porque é fantasia, e dragão pra mim só serve se for o Banguela, mas se o autor resolver escrever outro gênero tô super aí pra ele. rs! Seus argumentos são bem convincentes, mas não dá pra passar por cima das minhas preferências. rsrsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. adoroooooooo fantasia <3 meu gênero preferido.
    cara pra mim só o fato de ter dragão já tá valando muito e é suficiente para eu ler, mas só não sei quando poderei ler =/ to com uma pilha enorme aqui em casa.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. Amo dragões, mas dragões da forma como são trabalhados nessa série. Me sinto pessoalmente ofendida quando criam dragões retardados ou simplesmente emissários do inferno. Só isso já é um motivo pra eu ler, e sou louca pra fazer isso, mas não comprei ainda porque acho o preço absurdo. Ainda tenho esperanças de achar uma promoção... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor, vejo que você ama mesmo fantasia né?! São ótimos motivos para ler, mas não me chama a atenção, pois não curto histórias com dragões, então passo essa leitura sem medo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá... tudo bem??
    Tenho uma amiga que é fascinada por esses livros... já os leu tantas vezes que perdi a conta... e da mesma forma ela tentou fazer com que eu me interessasse pela leitura... mas isso ela não conseguiu.... infelizmente eu não me interesso pela leituras dos livros... é um tipo de história fantástica que não me cativa... sim eu acho incrível as aventuras que li nas resenhas e aqui, mas mesmo assim não tenho muita vontade... Xero!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)