segunda-feira, fevereiro 09, 2015

[RESENHA] Desafio - C. J. Redwine

Desafio
Desafio #1

Autora: C. J. Redwine
Editora Novo Conceito
Skoob


Sinopse: No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.

Comecei a ler Desafio depois que me indicaram no twitter, confesso que antes disso ele não tinha me chamado atenção, estava cansada de livros sobrenaturais e sem ler a sinopse meio que julguei o livro pela capa. Quando me dei conta percebi que tinha quase um tesouro em mãos. Desafio é uma mescla de aventura e distopia medieval que deu super certo, porém alguns detalhes não são bem explicados e deixa o leitor confuso. Quando iniciei a leitura pensei que talvez pudesse ter adiado um pouco mais, não pela história em si, mas pela personagem principal. 

No começo da narrativa Rachel se mostra uma garota impetuosa e mimada, apesar de demonstrar grande consideração pelos outros ela ainda assim não se importa em analisar os danos que deixará para trás, arriscando não só seus planos, mas também a vida de outras pessoas. Isso porque o "Comandante" (o líder supremo da comunidade) é um homem sem escrúpulos que não se importa em ferir e até mesmo matar para alcançar seus objetivos. Em uma dessas atitudes impensadas, a protagonista acaba nas garras do Comandante e junto consigo coloca em risco a vida de pessoas que se importam com ela.
"- Ninguém sabe o que fazer o tempo todo, Rachel. Todos nós fazemos apenas o melhor que podemos com aquilo que temos. Às vezes dá certo. Outras vezes, arruinamos tudo."
A partir desse momento é que conhecemos Logan, talvez a melhor forma de descreve-lo seja contando que ele é o mocinho da narrativa, mas não é bem assim. No decorrer da história Rachel cresce muito, ela passa a ser mais calculista e sua ferocidade e independência despontam, então ela não é aquela típica personagem que precisa de um salvador a todo momento. Ela e Logan estão em pé de igualdade, são ambos guerreiros atrás de um objetivo em comum e se unirão em uma "improvável" aliança para derrubar seu líder tirano e salvar aqueles que amam. Devo observar que é impossível não gostar de Logan.

O que mais chama atenção em Desafio, não é sua personagem, mas sim o desenvolvimento que a autora dá ao livro, ela é impiedosa e não exita em surpreender o leitor. Além disso prepare-se, porque Redwine não tem medo de expor crueldade e morte, ela transforma sua narrativa em algo brutal e leve ao mesmo tempo. A suavidade talvez advenha do romance, que é narrado de forma sutil, acompanhamos a forma como ele cresce e se desenvolve assim como seus personagens. Através da narrativa intercalada entre Rachel e Logan acompanhamos a história de forma mais ampla do que o normal, sabemos sobre os altos e baixos que cada um pode enfrentar antes deles mesmo estarem cientes disso, desvendando os segredos através das situações que eles enfrentam.

Particularmente eu adorei Desafio, seu início tímido e sem graça dá espaço para uma história feroz que conquista o leitor. Deixando de lado o romance meloso Redwine nos presenteia com uma aventura brutal, capaz de causar ansiedade ao leitor desavisado. A revisão e edição foram bem trabalhadas pela Novo Conceito, apesar de um deslize ou outro não encontrei nada que prejudicasse tremendamente a narrativa. Desafio é um livro que indico se você estiver pronto para fortes emoções.

Melhores Quotes:

"Há qualidades muito mais importantes do que simplesmente a docilidade e a subserviência."

"Preciso de Logan.Não porque preciso ser salva. Não porque ele seria capaz de criar um plano para nos tirar dessa situação. Mas porque, em algum ponto dentro de mim, no fundo de minha alma, ele é o chão firme sob meus pés. A pessoa que vai mover montanhas para cumprir as promessas que fez. Aquele que olha para mim e realmente me vê."

"A tristeza é um abismo escuro que me suga para as suas profundezas, e eu me encolho no piso frio e úmido. Eu tinha algo que não queria perder. Agora que tudo se foi, agora que eles se foram, estou percebendo que a vida solitária que sempre achei que queria não é tão boa quanto eu pensava."




22 comentários:

  1. romance medieral é dificil de encontrar aqui onde eu moro, ai adoraria le ele, mas acho que so pela internet pra poder obte lo. a resenha me interessou muito, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Pela sua resenha, acho que o livro poderia ganhar uma continuação. Me diz aí Ju, esse livro merece?
    Particularmente amei a capa, porque ela é ruiva. kkk E esse vestido azul (ou roxo) realçou muito bem a cor do cabelo.
    Enfim, vamos falar da história. Ainda não li nenhum livro com romance, aventura, e distopia medieval, na verdade é um pouco difícil, ainda mais com protagonistas mulheres.

    Gostei bastante da resenha e vou caçar esse livro pra ler assim que possível.

    Bjos!
    Ps.: O nome do pai dela é Jared (Leto) *_* haha

    Blog|Twitter|Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anandaaaaa, tem continuação sim, mas nem previsão de lançamento. E vc acha que eu nem pensei no Jared (Leto) quando li o nome do pai? kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. So de olhar para capa do livro, ja sei que vai ser uma boa leitura, e lendo suas resenha então, ai que a vontade aumenta ainda mais

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju.

    Confesso que olhando pela capa eu pensava que era mais um livro de romance sobrenatural, mas depois de saber que o livro tem "sangue" eu até fiquei interessada na leitura. Gosto de romances em livros, mas quando não são o foco central me prendem mais. Irei arriscar essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
  5. Quando a Novo Conceito lançou esse livro, não dei muito crédito pra ele, parecia outro livro mais ou menos, mas confesso que fiquei bastante intrigada com o fato da Rachel e Logan estarem ''em um pé de igualdade''. Gostaria de ler para saber como a autora desenvolveu isso. E o fato da autora expor crueldade e morte, mesmo que de forma sutil, é outro ponto que conta a favor. Livro mais que anotado (:

    ResponderExcluir
  6. Ju para de julgar livro pela capa, coisa feia, não é isso que a gente aprende quando é criança!
    Sempre tive vontade de ler esse livro justamente por ver falarem tão bem da protagonista. Adoro quando a mocinha é forte o bastante pra não precisar ser salva (mesmo que ela tenha sido uma chata no começo).
    E contradizendo o que eu disse no começo do comentário... olha essa capa meu Deus, coisa linda!

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que no final valeu a pena, pois estava e ainda estou bem interessada nesta série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. A autora deve ter tido muita criatividade para colocar romance, distopia medieval e, principalmente, emoções em uma única história! Eu gosto de livros assim, onde a personagem principal não precisa se passar de coitadinha para seguir em frente numa batalha, e sim de um companheiro para protegê-la de tudo que está por vir! O segundo quote, entre os seus melhores, me chamou bastante atenção por conter lindas frases que fazem o Logan um grande homem!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Ju,

    A capa desse livro me afasta dele, mas sua resenha me deixou curioso e animado, gostaria muito de ler, ótima dica e resenha...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A capa deste livro é muito linda!!!
    Mais uma distopia para minha lista, o problema é que apenas o primeiro volume foi lançado no Brasil, e como tenho certeza que vou gostar deste livro, certamente vou ficar querendo ler o próximo o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  11. Essa capa já me conquistou. Esse livro deve ser muito bom, já tá na minha lista de desejados! haha'
    bjs

    ResponderExcluir
  12. O livro tem continuação?
    De repente por isso que algumas coisas estão confusas.
    Eu não leio sinopses e pela sua resenha não entendi bem que são Rachel e Logan, apenas deu para descobrir um pouco da personalidade e o desenvolvimento de cada um e de que ambos lutam para livrar "o povo" de um tirano.
    Curto Distopia e Aventura e acho que como foi bem indicado por aqui e em outros lugares vale a pena ler.
    Parabéns pela resenha e que bom que a leitura valeu a pena ;)

    ResponderExcluir
  13. Sério que não lembro desse livros nos lançamentos da editora, acho que devo ter visto a capa e julgado como você, só mais um romance sobrenatural ou algo assim, mas devo dizer que sua resenha me surpreendeu e me encantou, me deixou muito curiosa e com vontade de ler, tenho que dizer que nunca li uma distopia e esse livro me parece ser isso, acho que ele vale muito a pena pra começar nesse gênero literário.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sinopse.
    Parece ser um livro muito interessante.
    Gostei de saber que o livro possui, como você disse, "uma aventura brutal".
    Quando eu tiver oportunidade, com certeza, vou ler.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Eu recebi esse livro pela parceria da Novo Conceito, mas na época entreguei para a outra blogueira. Agora, com o fim da PV, pedi esse livro no resgate dos pontos, mas ainda não recebi.
    =(
    Estou esperando chegar, e a sua resenha me deixou bem curiosa. Não curto sobrenatural, mas quando você disse que é uma "distopia medieval", me ganhou.
    Espero que eles enviem mesmo o livro, do contrário terei que acrescenta-lo na minha lista da Bienal.
    PS: Tô ferrada. A Bienal ainda tá longe, mas eu já tô fazendo lista... Imagina o tamanho dela quando setembro chegar! Kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Eu já parei na capa desse livro várias vezes, mas essa resenha fez surgir uma curiosodade.
    Esse livro parece se encaixar exatamente no estilo que eu gosto. Uma narrativa forte e intensa, com romance e um certo drama.

    ResponderExcluir
  17. Juu! Eu adorei Desafio, acho que foi um dos livros mais legais que li em 2014. Odiei a Rachel no começo, mas sabe quando você odeia e ama um personagem? Foi mais ou menos assim que me senti com ela; Porém sempre acabo perdoando personagens que crescem durante a narrativa, e também por ter dó das suas dores. Logan eu dispenso comentarios, porque né... convenhamos. :P
    Espero que a NC lance em breve a sequencia desse livro pois estou curiosa para saber o que acontece.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros | Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  18. Oieee Juh!! Que bom que gostou do livro!!
    Eu estou completamente louco para ler Desafio desde quando foi lançado e já tenho até ele em minha estante, mas me fiz uma promessa ano passado de não iniciar novas series antes do segundo livro ser lançado, sempre fico esperando feito um retardado enquanto as editoras protelam o lançamento da sequência e isso me irrita muito, então decidi só ler quando anunciarem o lançamento do segundo livro!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  19. CARALH*! DISTOPIA MEDIEVAL <3
    Adoro personagens fortes *-* ai mds, sério, não tinha lido nada a respeito deste livro. Haja money. Quero ele. '-' vou ler nem que seja em pdf UHUASHUHAUSH
    Obrigada pela resenha sem spoilers, sua linda <3
    E pela indicação.

    ResponderExcluir
  20. Oii :D

    Também sou do tipo que julga pela capa, mas ao contrário de você eu gostei bastante dessa, e por ser um livro sobrenatural me chamou a atenção. Acho que no começo irei "odiar" um pouco a protagonista pelo jeito dela, não gosto de personagens mimadas e muito menos que não pensam antes de agir. Mas dá pra perceber que a autora trabalhou no desenvolvimento dela, e eu gostei! Não sei se irei ler o livro, não sou fã desse lado brutal da história.

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  21. "Desafio" sempre me chamou a atenção por causa da capa que e linda faz um tempo que vi e comecei a ler mais ainda não terminei gostei muito da historia e achei muito envolvente adorei o fato de ser um livro meio medieval algo que ainda não tinha lido muito !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)