quinta-feira, fevereiro 19, 2015

[RESENHA] Amaldiçoado/O Pacto - Joe Hill

Amaldiçoado
O Pacto
Autor: Joe Hill
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora.
Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim. Joe Hill, autor de A estrada da noite e Nosferatu, já foi aclamado como um dos principais novos nomes da ficção fantástica. Em Amaldiçoado, o sobrenatural é pano de fundo para uma história de amor e tragédia, de traição e vingança. Um livro envolvente, emocionante e cheio de suspense que nos leva a refletir: em matéria de maldade, quem é pior, o homem ou o diabo?
Não sou uma grande leitora de livros de suspense ou terror, na verdade sou tão molenga que prefiro evitar esse gênero e só leio se me chamar muita atenção mesmo. Um requisito para me instigar a esse tipo de leitura é se chamar Stephen King, o outro é ser filho dele. Porém, confesso que apesar de ter A Estrada da Noite na estante Amaldiçoado (ou O Pacto) foi o primeiro livro do Joe Hill que li. Tive um certo receio inicial imaginando que talvez eu não conseguisse seguir adiante com a leitura. Perguntei várias vezes no twitter se este era um livro que causava medo, caso fosse eu iria adiar a leitura, para meu alívio disseram que não, então lá fui eu saltitante e feliz ler meu primeiro livro do autor.
" Quando  as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno,  ser o diabo não é tão mau assim"
Primeiramente queria ressaltar que não há como comparar Joe Hill à Stephen King, apesar do parentesco ambos tem estilos muito diferentes. Enquanto King é detalhista e causa uma tremenda apreensão, Hill soa leve, como se tivesse contando uma história em volta da fogueira. Não que ele não tenha seus momentos de enrolação, mas todos eles se intercalam perfeitamente com a trama e muitas vezes nos dão um entendimento maior do que está acontecendo. Em Amaldiçoado a narrativa é intercalada entre presente e passado e quando menos se espera o autor quebra um para falar do outro. Isso poderia ser ruim, eu particularmente não gosto quando acontece, mas Joe Hill sabe manter a atenção e curiosidade do leitor em ambos os tempos. Então quando há quebra no momento mais esperado da leitura a curiosidade é compensada porque o Cliffhanger anterior está sendo abordado e solucionado.

Porém, apesar de pequenos mistérios irem sendo desvendados a cada etapa do livro ainda assim somos mantido atentos, esperando pelo desfecho e torcendo para que algo desse certo no final. Mas não se iluda, em Amaldiçoado Joe Hill não presa pelo final feliz, ele nos conta sua história, expõe os fatos e a narrativa toma um rumo tão doido e surreal que seu final ainda assim é compensador. Mesmo assim, ao terminar ainda estava um pouco em dúvida quanto as verdades que Ig era obrigado a ouvir, ainda não tenho certeza se  todas eram verdades absolutas ou se algumas eram apenas o que ele acreditava que as pessoas sentiam. No entanto, era instigante descobrir o que as pessoas tinham a dizer sobre si e seus sentimentos.

Somado a isso a personalidade dos personagens e suas motivações ocultas ou explícitas nos dá base para perceber que não é possível dissociar cada um deles de seu papel na história. Acho que a melhor parte é descobrir como as coisas realmente aconteceram e acompanhar como tudo influenciou nas escolhas de Ig e os personagens e suas personalidades são essenciais para isso. Contudo, apesar de ter adorado o livro eu não favoritei, pois ao terminar não senti aquela identificação de alma com o mesmo. Porém, Amaldiçoado nos proporciona uma leitura prazerosa, cheia de mistérios e que se desvenda por si só.

Uma grande reclamação dos leitores de Joe Hill com esta nova edição foi a mudança do título de O Pacto para Amaldiçoado. Confesso que tive um pequeno problema com isso no começo, mas acabei por me acostumar com a mudança e até acho que tem mais a ver com o enredo da história. A capa também foi modificada, mas a atual com certeza é muito mais interessante apesar de ser baseada no filme. Enfim, ao meu ver o trabalho e cuidado da Editora Arqueiro com esta nova edição foi bastante caprichado e ele fica lindo na estante. Se você quer saber, Amaldiçoado não é apenas um livro sobre verdades é também um livro sobre o mal que guardamos dentro de nós e que raramente nos permitimos libertar, é a representação escrita do famoso ditado "tá no inferno, abrace o capeta".
Melhores Quotes:

"Agora vejo Deus como um escritor de livros populares sem imaginação, alguém que constrói histórias de enredos sádicos e sem graça, narrativas que só existem para expressar Seu horror pelo poder que as mulheres tem de escolher a quem amar e como, de redefinir o amor como acham melhor, não como Deus acha que deve ser. O autor não merece seus próprios personagens. O Diabo é acima de tudo um crítico literário, que atira esse impostor sem talento à retaliação pública que Ele merece."

"Quando amamos uma pessoa colocamos as necessidades dela acima das nossas. Por mais inconcebíveis que fossem tais necessidades, por mais loucas, por mais que nos despedaçassem."

"Agora que havia se acostumado, preferia ser um demônio. A cruz era um símbolo da mais típica condição humana: o sofrimento. E Ig estava cansado de sofrer."


35 comentários:

  1. Primeiro: quero esse livro
    Segundo: quero esse livro

    Terceiro: Nem sabia que existia relação entre o autor e Stephen King (em que mundo estava, afinal?!), mas fico feliz em saber do resultado. Que ele nem é tão assustador nem tão fraco, que ele leva a uma pequena reflexão. Eu gosto da narrativa intercalada, sempre gostei, seja ela entre personagens ou tempo. ♥ Enfim, adorei a resenha.

    E por ultimo: quero o livro.

    ResponderExcluir
  2. Oii Júh, tudo bem? Ao contrário de você eu ainda prefiro a edição antiga - que foi a que li. Prefiro tanto a capa quanto o título, mas enfim... Sua resenha está ótima e me identifiquei muito com ela pois foi praticamente o que senti lendo o livro! Eu curti muito essa dinâmica do livro de passado-presente e o que me fez devorar as páginas foi justamente querer saber o que motivou os personagens a serem o que eram no presente. Eu gosto bastante da narrativa do Joe, já li a Estrada da Noite dele e acho que você pode gostar porque pesando bem curto mais ele que Amaldiçoado e eu também sou MUITO molenga e só fiquei com um pouquinho de medo no começo do livro. Acho que quase todo mundo que leu algo do Hill foi por causa dele ser filho do King, né? Mas pelo menos o cara vale a pena hahaha <3
    Ótima resenha!
    Beijos
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca me interessei pelo livro, mas essa resenha despertou curiosidade.

    Achei muito interessante intercalar o tempo entre o passado e o agora, ainda mais por parecer ser um livro tão intenso.
    Ig já passou por tanta coisa, fiquei curiosa pra saber o que mais vem pela frente.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. é tem até o filme! eu tenho o livro só que eu to com medo rs, sei la sabe, deixa ter mais gente em casa, ai eu começo a ler o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoelle o livro não dá medo, sério tabm achei que não ia dar certo, mas é super de boa!

      Excluir
  5. Se pra vc tem que ser King e descendentes, pra mim não pode ser nada disso. Tenho trauma dele de adolescência por causa de O Iluminado. Esse livro eu cheguei a ganhar num evento, mas botei pra sorteio. Não tenho a menor vontade de ler, muito menos de ver o filme.
    Achei bem interessante o modo como a história é construída e confesso que fiquei tentada a conhecer a escrita do Joe, mas só se ele mudar de gênero. Rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Ju, sou um cagão cagão pra livros de suspense, terror e afins, mas fiquei tão curioso em ler esse livro que solicitei com a Arqueiro assim que lançou! Enfim, comecei a leitura e até agora não achei nada demais. Claro, algumas partes são bizarras, outras apelam por um lado mais sexual e abusivo e outras são só tensão. Quase caguei quando a criança chorona no hospital falou que queria queimar a mãe viva! haha
    Também achei que Amaldiçoado teve mais haver com o enredo e amei essa capa, porque sinceramente a outra que me dava medo! kk Essa edição tá realmente linda mesmo!
    Adorei mesmo mesmo mesmo sua resenha!
    Abraço!
    Visita lá o Bookmore

    ResponderExcluir
  7. Ola Ju a premissa desse livro é intensa hein, sendo filho de quem é , o livro prender atenção. Adorei a capa. E com uma história assim acho que prezar um final feliz não combina muito . rsss. beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou do livro Ju! Faz tempo que eu li e sinceramente eu não entendi muita coisa na época uahsuahs :c

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!
    Já sabia um pouco sobre a história, mas, não sabia que as pessoas se abriam com ele.
    Confesso que isso me fez ficar bem mais interessada do que eu estava antes.
    Gostei da proposta do livro e fiquei muito interessada em ler.
    Eu adoro livros de terror e/ou mistério, então, tenho certeza que iria gostar desse.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Ju sou igual a você bem mole e morro de medo de livro de terror, filme eu até vejo de boa, mas livro não rola, ganhei Doctor Sono no evento da Suma e esta parado aqui até hoje.
    Sobre o livro fique meio pé atras com essas mudança que falou, entre o presente e o passado eu acabo me perdendo com o autor fazer esse tipo de coisa.
    E menina não tinha ideia do parentescos deles.

    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Juuu! Leia A Estrada da Noite. Também não da medo e apesar de eu ter achado o livro inteiro chato quando chegou no final eu fiquei tipo AAAAAOOOHHHH MEEEEUUUU DEUSESESESE Parei.

    Bom, com O Pacto (me recuso) eu me prendi na leitura desde o inicio, achei tudo muito louco e interessante e mesmo demorando dias para terminar de ler (naquela época eu nem tinha tempo) foi uma das leituras mais prazerosas que já tive. Na época eu não era acostumada a ler, então as passagens de tempo me incomodaram muito e até considerei um ponto negativo, mas hoje em dia eu até acho interessante.
    Não sou fã do King, e apesar de ter assistido diversas adaptações eu só li um livro dele até agora; Mas acho que posso me considerar uma fã do Hill. <3
    E apesar de não tr gostado da troca de titulo eu gostei muito da capa!!! <3 E odiei o filme u___u

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, gostaria de dizer que achei a capa linda! O começo da sinopse me lembrou bastante de Garota Exemplar, mas ao longo das frases, a sinopse me deixou bastante animado parar ler o livro, pois eu gosto muito de livros que contem mistérios. Eu gostei bastante da resenha, pois a história me deixou bastante curioso para lê-lo e desvendar o grande mistério que o envolve!

    ResponderExcluir
  13. cara eu to lendo esse livro e sinceramente to agoniada com o desfecho. quero que termine logo pq sou muitooooo curiosa e to com pena do ig.
    mas acho q tem mt coisa por trás sabe.
    gostei da resenha e eu prefiro esse capa com certeza.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Caramba!!! Precisooo desse livro!!! Quero esse livro urgente!!!!
    Nossa, adorei a sua resenha, e sinceramente só consigo pensar no quanto preciso ler esse livro. Eu adoro livros dessa temática, e eu até hoje nunca li nada do Joe.
    Com certeza vou ler em breve!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei com muita vontade ler esse livro.
    Gosto de suspense e drama, e esse parece ter tudo isso.
    Achei muito interessante o personagem poder saber a verdade sobre o que as pessoas pensam, mas triste tudo o que acontece com ele antes.
    Fiquei curiosa pra conhecer e entender essa historia tão intensa.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Juliana quero o livro. Quero ele de presente de aniversário u.u
    Só isso, flw!

    kkk brincando...
    Então mulher, você disse mil vezes que o livro não é de terror, mas deve ter dado um medinho em algum momento, né? Confessa pra tia aqui, confessa. ;)
    Acho que li poucos livros com terror ou suspense bem louco, e nunca li nada tanto do King quanto do filho. Até ganhei de presente de aniversário o Doutor Sono do King, mas é continuação de O Iluminado, então vou ter que correr atrás do primeiro. u.u
    Enfim, fiquei um pouco confusa. Por causa do chifre que as pessoas começaram a falar a verdade pra ele? Era meio que um poder (ou maldição)? Se sim, já quero o livro. Obrigada, de nada. u.u

    Bjos mil e bom fim de semana!

    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  17. Acho que mais medrosa que eu você não pode ser Ju. Eu nunca cheguei nem perto de um livro de terror, corro dos filmes, mas devo dizer que sempre tive curiosidade pra saber se o medo que se senti lendo é o mesmo que assistindo. Gostei da resenha, gostei mais ainda de saber que não dá muito medo, rsrsrs, quero começar nesse estilo literário, ainda sonho em ler Stephen King, mas tenho que começar com algo mais leve, já basta os pesadelos que tive quando me arriscava a assistir filmes de terror, rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Agora eu quero ler o livro! Eu já estava me coçando de curiosidade e você vem e pá! Me joga na cara uma resenha super completa e interessante e só aumenta a minha vontade de devorar a história! Assim como você também não curto esse gênero literário mas o livro chamou muito a minha atenção!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  19. Suspense até que eu leio Ju, de terror eu corro e, ao contrário de você, de Stephen King eu corro mais ainda! hahaha... Descobri há pouquíssimo tempo que o Joe Hill era filho dele, e aí fiquei com medo de ler O Pacto também (ainda não me acostumei com o nome novo... rs...). mas gostei de saber como é a narrativa, acho que consigo ler tranquilamente, e adoro narrativas que alternam entre passado e presente. Vou tentar comprar logo essa nova edição.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Me julgue, mas eu nunca li nada do Stephen King nem do seu filho, mas como adoro literatura de horror fiquei bem interessado neste livro. E fique tranquila que eu tenho alguns livros do King na estante só esperando para serem lidos (na verdade eu já até li alguns de seus livros mas pela metade, longa história). Quero conferir o livro e o filme, mas não me conformo que trocaram o título, que já era deturpado, e a capa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  21. Estou totalmente louca por esse livro! Só de olhar essa capa já chama muita atenção! Já o nome chama mais ainda!
    Boas criticas sobre esse livro. Quero tê-lo logo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Acredite se quiser, eu só li um livro do Stephen até hoje e amei, mas não sou muito fã do genero. Tenho A Estrada da Meia-Noite parado na estante também e nem sequer esperava tanta qualidade de Joe Hill. Eu estou louco pra ler "Amaldiçoado", por causa da adaptação principalmente. Sua resenha me deixou uma pulga atrás da orelha, eu amo autores despretensiosos que vão caminhando com leveza e nada de enrolação. Sem dúvidas vou colocar na minha lista :D

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá... tudo bem???

    Sabe o que é mais engraçado? É que procurei o livro O Pacto e não achava em lugar nenhum e me senti frustrada... Quando esse livro foi lançado com a nova capa e um novo nome eu fiquei super interessada, mas não tinha lido a sinopse... ai coloquei no skoob e o que eu descubro? É o livro O Pacto em nova edição quase surtei né?? Kkkkkkk bom eu amo este estilo... gosto de suspense com terror.... e não vejo a hora de ler o meu exemplar.... porque quero muito conhecer a escrita do Joe e também descobrir os acontecimentos do livro... não sei se tem terror suficiente... mas se tem suspense já está valendo... Xero!

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu não gosto dos livros do pai dele, confesso que por esse motivo, nunca quis conhecer o trabalho dele. Mas a sua resenha está tão bem escrita que confesso que você me fez querer ler o que não quero ler. Não sei se me entendeu, risos... Vou pensar, dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. sou loucO pra ler qualquer coisa do Joe, e por esse livro está em evidência por causa do filme, quero ler para conferir o filme depois.
    ótima resenha

    ResponderExcluir
  26. Oi, Fofs!
    Ainda não li nada do King e nem do Joe Hill, e mesmo sendo um tantinho medrosa, confesso que quero conhecer o trabalho de ambos.
    Ainda não assisti o filme de Amaldiçoado, mas quero assistir, tanto quanto quero ler o livro. Sua resenha me despertou curiosidade, e acho que seria uma boa ter minha primeira experiência com o autor lendo esse livro :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Nunca li Joe Hill nem Stephen King.
    Acho que curtiria mais o filho, já que não curto muito enrolação... às vezes dá vontade de dizer para o livro: "vá direto ao ponto, chega de detalhes!" hehehe
    Eu até agora não entendi porque mudaram o nome do livro, mas tudo bem...
    Eu não curto quando colocam o filme nas capas, mas está ficou bacana mesmo.
    Bem, eu adoro suspense e mistério e to loca pra saber quem é o assassino e porque Ig se tornou um demônio/amaldiçoado.
    Fiquei a fim de ler este livro um tanto maluco!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá Jú, esse é um livro que eu necessito ler, eu assistir o filme assim que foi lançado e ame <3 Creio que o livro como o filme não deve dar medo e sim trazer um pouco de suspense pelo que irar acontecer com o Ig... Eu não gostei da alteração do nome, sempre prefiro que sejam o mais próximo do original e se a tradução não fica muito legal e só deixar o original mesmo que é bem diferente de amaldiçoado...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  29. Oi, Ju!
    Ainda não assisti ao filme, mas mesmo antes de se falar na adaptação já tinha O Pacto entre os livros que ansiava ler. Não sou fã do gênero terror e nunca li um livro do King, mas a sinopse e as resenhas de O Pacto me fizeram interessar pelo filho desse mestre do horror (rs). Acho que essa forma de narrar, como se contasse uma história ao redor da fogueira, tem mais a ver comigo. :) Tenho certeza de que Amaldiçoado será um livro que me agradará, porque a sua opinião destacou como pontos fortes tudo o que valorizo numa história. ^.^
    Enfim, espero ler o livro antes de assistir ao filme. E, sim, prefiro até mesmo a capa de Amaldiçoado do que O Pacto.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bem?
    Estou lendo vários comentários sobre esse livro e a cada vez que leio um comentários fico com mais vontade ainda de possuir esse livro. A história me parece muito interessante e chamativa e estou me segurando para não assistir o filme. Ainda não li nada do autor em questão e gostaria muito de começar por este livro.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. MEEEEEEEEL DEEEEEEEEELS, eu não sabia que era filho dele! Que legal! Você falando assim, parece muito bom! Também sou medrosa, mas encararia este livro, já que garantiu que não dá um medinho. Gostei muito da sinopse, a capa também é linda. Porém, se minha mãe me ver comprando este livro... vamos para a igreja no mesmo dia. USHAUHSUAHSUH

    ResponderExcluir
  32. Comprei esse livro para poder ler antes de assistir ao filme e estava adiando pois pensei que ele seria de dar medo, mas como você disse que ele não assusta, eu vou ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  33. Oi :D

    Logo que me deparei com esse livro o coloquei na lista de desejados, também não sou fã do gênero, mais achei a sinopse muito cativante.
    Isso me atrai, o fato dos "segredos" serem revelados porque as pessoas são obrigadas a dizerem, acho que deixa o livro mais interessante. Gostei da resenha, só me fez crer que preciso mesmo ler o livro!

    Bjs.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Não conhecia o livro e só passei a conhecer pelo filme assistir o trailer e gostei bastante pelo fato de também não gostar de livro de terror não tira parado pra ler a resenha porque no caso acabei jugando o livro pelo titulo mas gostei bastante da resenha e quero da uma olhada melhor no livro !!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)