quarta-feira, janeiro 07, 2015

[RESENHA] Homens, Mulheres e Filhos - Chad Kultgen

Homens, Mulheres e Filhos
Autor: Chad Kultgen
Editora Record
Skoob


Sinopse: Homens, mulheres & filhos é a melhor obra de ficção já escrita sobre a sexualidade de adolescentes e adultos em tempos de Internet. O autor cria uma rede de personagens que levam vidas comuns e aparentemente normais, mas, no fundo, repletas de neuroses, fraquezas, pudores, perversões, inseguranças, ingenuidades, e cujo comportamento é influenciado diretamente pela mídia e pelo mundo virtual. O filho obcecado por videogames, a adolescente com mania de magreza, a mãe superprotetora, a filha rebelde, o jovem deprimido, a esposa que não se sente mais desejada, o marido que foi abandonado pela mulher, o pai viciado em pornografia on-line neste livro fantástico existe um personagem para cada um de nós. Homens, mulheres & filhos abre uma janela para mostrar, de um jeito direto, honesto, às vezes trágico, algumas vezes cômico, como funciona a cultura emocionalmente traiçoeira em que vivemos. Um livro extremamente bem escrito que vai entreter o leitor e, ao mesmo tempo, fazê-lo pensar. Homens, mulheres & filhos foi adaptado para o cinema e o filme (de mesmo nome) estreia no Brasil em 4 de dezembro. O filme foi dirigido pelo aclamado Jason Reitman e estrelado por Adam Sandler, Jennifer Garner, Emma Thompson, Judy Greer e Ansel Elgort (o jovem ator que interpretou o personagem Gus no filme A culpa é das estrelas). Homens, mulheres & filhos é um retrato sem paralelo da política sexual na era das redes sociais. Ele me faz lembrar do primeiro contato que tive com filmes como A primeira noite de um homem e Beleza americana. Jason Reitman, diretor de Juno e Amor sem escalas. Este livro mostra a solidão em um mundo no qual mensagens de texto no Facebook e chats on-line são considerados formas íntimas de comunicação. (New York Times)
Acho que o maior prazer em ler é quando você se depara com o livro que aparentemente não tem nada de mais, mas que acaba te surpreendendo tão maravilhosamente que ao terminar a leitura você sente uma sensação de choque e irrealidade, como se o mundo real fosse torto e desmedido. Homens, Mulheres e Filhos causou esta sensação em mim, não que seja uma história fora da realidade, muito pelo contrário. Este livro mostra diversas personalidades em seus mais primitivos instintos, desde a mulher que passa a ter nojo do marido até adolescente que usa seu corpo e sua imagem para se promover, sem nem pensar nas consequências e com o pleno consentimento de sua mãe.

Kultgen coloca em seus personagens tudo aquilo que queremos esconder dos olhos dos outros na vida real. Personagens humanos, que se deliciam em seus gostos bizarros, suas manias sexuais e sua auto flagelação. Unido a isso temos a liberdade e o anonimato que a web traz, e é através desses mecanismo que a vida e a bizarrices desses personagens se desenvolve. Tudo misturado em uma receita cheia de tempero capaz de fazer o leitor refletir, se enojar e principalmente, se questionar o porque da falta de comunicação ser uma influência tão grande em nossas vidas.

Homem, Mulheres e Filhos traz em suas páginas a competitividade desmedida que impulsiona os seres humanos á situações desconfortáveis para si mesmo, aborda a desesperança e o sentimento de insignificância que pode levar a casos extremos, e também a casualidade de se fugir de situações rotineiras tornando a vida uma complicação descomplicada. Todos esses fatores poderiam ser melhor abordados na vida dos personagens se eles se comunicassem entre si, expressassem suas vontades e suas opiniões o que sempre acabam deixando de lado para não passarem por idiotas ou bobos. É aí que entra o mundo quase infinito que a Web traz para a vida de cada um e a influência que, querendo ou não, ela coloca em nossas casas e famílias. É sempre mais fácil navegar do que olhar nos olhos de outrem e ser sincero.

Colocando, neste momento, todos estes fatos em voga, percebo que eu mesma ainda não havia refletido satisfatoriamente sobre a história que li. O fato é que Homens, Mulheres e Filhos é uma narrativa complexa, com muitos personagens, mas que se fecha tão completamente que nem chegamos a nos importar com a solução feliz para cada caso. Ao terminar de ler tive a sensação de que cada personagem simplesmente seguiu com a sua vida no fim, sem se alterar, sem ter buscado ou encontrado redenção. Portanto, ouso dizer que este é um dos livros mais verdadeiros e fiéis a realidade que já tive o prazer de ler. É a primeira leitura favoritada do ano e provavelmente muito precisará ser feito para que eu mude de ideia.

E para que tudo fique ainda mais perfeito a edição da Record está como sempre perfeita, simples, bem revisada, fonte em bom tamanho, enfim, nada mais e nada menos apenas no ponto. E se mesmo depois de tudo o que eu disse, você sente que ainda não está claro, sinto-me na obrigação de te recomendar esta leitura. Homens, Mulheres e Filhos é uma narrativa real, fiel e absurdamente verdadeira sobre o cotidiano familiar e a vida em sociedade e que com certeza não pode faltar em sua estante.

Para quem ainda não sabe o Livro acaba de ganhar uma adaptação, divertam-se com o Trailer, logo abaixo:
Melhores Quotes:

"[...]Esse era o objetivo dessa nova geração que queria tudo entregue de bandeja sem ter de trabalhar duro para conseguir um lugar no mundo, sem ter que fazer nada além de existir."

"Tim se lembrou das previsões de que universo iria acabar ou num grande colapso ou numa eventual dissolução por conta de seu ritmo de expansão cada vez maior e inevitável. Isso também era um consolo para ele. No fim, Tim sabia que nada que qualquer ser humano tivesse feito ou fosse fazer importaria, porque tudo seria varrido pelo tempo."

13 comentários:

  1. Esse livro parece mostrar coisas tão absurdas - como a menina que se expõe com a permissão e ajuda da mãe - mas que se a agente parar pra pensar são tão reais e normais na vida do ser humano que até assusta. Tive conhecimento dessa história primeiro pelo trailer e me interessei logo de cara, gostaria muito de ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Oie Ju
    uau, sua resenha define completamente meus sentimentos quanto a obra. A realidade do livro é tamanha, que não tinha como eu não me apaixonar pela leitura.
    Ótima resenha
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Agora que fiquei mais ansiosa ainda pra ler este livro, por ele ser bem realista. E depois de ver o trailer tô quase assistindo o filme antes de ler o livro. ;D
    Amei a resenha! Um abraço, Júh!

    ResponderExcluir
  4. OI Ju, eu adoro livros que retratam o cotidiano. Desse modo, creio que podemos assimilar um livro a nossa vida: seja por críticas pontuais à nossa sociedade, ou por similaridades que encontramos em relação obra-vida. Adoro quando encontro essa seriedade em personagens, como eles podem ser enigmáticos e tão humanos, achei a capa um tanto quanto simples, mas parece sim, ser um bom livro, mas não me senti atraído por ele.

    Beijos, www.setecoisas.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. Eu já tinha vontade de ler, mas, depois de ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda.
    Acho esse assunto muito interessante.
    E amo livros que nos fazem refletir e que expõem a realidade que não queremos ver.
    Com certeza, quero ler e quero assistir o filme.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju ^_^
    Que resenha gostosa de se ler.
    Eu sinto bastante necessidade de ler livros assim, naturais. Que mostram a rotina de pessoas normais numa sociedade normal.
    Uma leitura que chegou perto o suficiente de Homens, Mulheres & Filhos foi Morte Súbita. Senti uma crueza na descrição da vida dos personagens que me agradou demais.
    Fico feliz em saber que esse livro vai ganhar adaptação. Espero ter o prazer de lê o livro antes do filme.
    E que capa mais linda essa, minha gente?
    Vc fez eu desejar esse livros. Lembre-se disso, Ju. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. sua resenha é minha resenha, apenas HAUEUAEHUAEAUE
    ai Ju esse livro foi o meu último de 2014 e fiquei muito chocada de início mas depois fui pegando o jeito da narrativa do chad (adorei demais o quanto ele colocou de personagens e que cada um deles tenha tido o seu próprio caminho) e o jeito que ele conduziu a realidae de uma forma direta e curta "é isso e é isso", "esse personagem gosta disso e é isso".
    eu emprestei esse livro para um amigo meu do estágio e eu nem consegui explicar direito sobre o que é (viu, acho que não vai rolar resenha KKKKK) mas ele nem gostou pq achou o enredo infantil :(((((((
    já o filme eu curti, mas nada se compara com o livro

    beijossssssss
    ~nathália n.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath pera! Tem certeza que seu amigo leu? kkkkkk Pq apesar de o livro ter uma ambientação adolescente ele é bastante adulto, assuntos complexos que envolvem a vida em sociedade e também a vida familiar, estou pasma com essa definição que ele deu. O começo também me chocou, digo que foi impactante e se não tivesse a mente aberta teria desistido dele logo no início, mas tenho que agradecer ao deus da escrita e leitura por ter continuado. Um dos melhores livros que já li, só não favoritei pq sou mais dramática!!!!

      Excluir
    2. entãooooooooo KKKKKKK ele leu só o comecinho, achou que o enredo era muito de buenas .-. ele não gostou que tinha muitos personagens e falou que isso torna a história de cada um deles bem superficial, mas beleza, não posso obrigar ele a ler D:

      ~nathália

      Excluir
  8. Oi, Ju! Nossa. Apenas: nossa. Eu recebi esse livro e estava deixando na estante, achando que não era meu tipo de livro (e de fato não é), mas suas palavras me deixaram tão curiosa que vou até colocar na pilha. Acho que vou ler aos poucos.
    Parabéns pela resenha, está excelente <3
    Bjs,
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir
  9. Juh, querida, acabei de ler e não sei ainda formular uma opinião concreta. A princípio achei o desfecho, com a cena entre Danny e Brooke um tanto chata, pensei que estava faltando a última página do livro. Foi isso mesmo? Depois foi uma mistura de pensamentos que me assaltaram durante toda a leitura: nojo, surpresa, angústia, aflição, compaixão... nossa, o livro nos faz pensar e muito!
    Beijo!
    As Meninas que Leem Livros











    ResponderExcluir
  10. COMO ASSIM ? Que livro interessante, eu pensei que fosse outra coisa. Acho que esse é um livro que vai entrar na minha lista de livros desejados :D
    De qualquer maneira, sua resenha ficou ótima. Essa coisa de falar sobre a personalidade de várias pessoas, com vários problemas e dificuldades diferentes, torna tudo mais tão real. Não é aquele problema de: "Ah, minha unha quebrou, e agora?", mas do "Nossa, meu marido vai chegar e não quero ele perto de mim" (inclusive, já vi isso acontecer com um próximo a mim, e sei como é complicado). Então essa realidade aumentada realmente puxa o leitor de uma forma legal. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Essa resenha me fez refletir muito sobre esse livro que nos mostras casos tão malucos mas verdadeiros ao mesmo tempo, gostei muito de saber que mesmo torcendo pelos personagens eles tomam verdadeiros caminhos deixando o livro mais realista, tenho certeza que "Homens Mulheres e Filhos" e uma leitura daquelas que no final ira mexer comigo !!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)