segunda-feira, dezembro 08, 2014

#EspecialTammaraWebber | [RESENHA] - Easy


Easy 
Autora: Tammara Webber

Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.
Easy é um New Adult, justificativa mais que perfeita para eu ter receio do livro, mas não. Na verdade esse foi o primeiro livro que li do gênero, lá no ano passado, antes mesmo de ser lançado aqui, então não fazia muita ideia do que esperar e pensei que esse sim fosse um bom argumento para tê-lo amado no fim, pelo menos era o que eu pensava, até ter que reler. Adiei bastante essa releitura por medo de me desencantar e encontrar alguns defeitos que poderia ter deixado passar despercebidos. Mas quando Breakable começou a dar sinais de vinda próxima eu já não podia mais adiar, então lá fui. Me apaixonei de novo, devorei o livro mais uma vez e cheguei a conclusão que é o melhor romance New Adult que já li e reli.

"Amor não é a ausência de lógica
mas a lógica examinada e recalculada
aquecida e encurvada pra se encaixar
dentro dos contornos do coração."
Ele tem todos os elementos característicos do gênero, a faixa etária está acima dos 18, e a trama nos apresenta dois jovens tentando se firmar no mundo adulto, situações complexas e um tema forte o bastante para desestabilizar qualquer um, e claro, a pegada mais hot. O diferencial de Easy é que ele é substancial, não se baseia em situações infundadas tudo tem o seu porque e os personagens são autênticos, fazendo com que isso dê uma veracidade a trama que normalmente não encontramos em New Adults.

Mas não espere encontrar uma personagem quase heroica, Jacqueline na verdade chega a ser bem frágil em alguns momentos, o que nos convence é tudo que gira em torno dela. Seus amigos, a maturidade que ela adquire no decorrer da trama e a força de vontade de superar os obstáculos. Tudo isso sem a pretensiosidade de nos apresentar uma personagem perfeita. E, assim como não se deve esperar uma heroína não espere por um badboy. Lucas já teve sua fase, e vive torturado por um passado além do que se possa imaginar. Ao mesmo tempo que demonstra uma segurança tremenda ele também se mostra vulnerável. No entanto, foi-lhe exigido muito no decorrer da vida e isso o transformou em um adulto centrado, responsável e acima de tudo intenso. Que me perdoem a tietagem, mas não é possível não se apaixonar, Lucas é aquele tipo de personagem que deveria existir na vida real, mas infelizmente é só mais um sonho impossível.
"Eu nunca havia notado Lucas antes daquela noite. Era como se ele não existisse, mas de repente parecia que ele estava por toda a parte."
Não posso dizer que o livro não tem seus clichês, e que as vezes se torna quase previsível, mas é aí que entra a escrita da autora. Webber soube envolver o leitor, trazê-lo para a realidade da trama fazendo com que ele suspire, ria e chore com os personagens. Acredito que Easy é a maior prova de que, se bem conduzido, o clichê conquista. 

Eu poderia dar mil razões afirmando que esse livro é perfeito, eu as daria se não demorasse tanto. Mas o porque deste livro ter sido uma leitura tão especial é algo meu, não sei como transferir isso à vocês. Easy é uma narrativa encantadora, mas não só isso, ela é profunda, sensata e realista, ela despertou em mim algo que estava meio adormecido e que precisava sair e que mesmo assim não consigo expor para vocês. Enfim, ainda sinto que poderia falar o dia todo sobre esse livro, poderia pegá-lo e reler neste exato momento. Então não me pergunte se eu recomendo, apenas leia logo!
Melhores Quotes:

"Três anos se passaram desde que eu tinha deixado de ser Jacqueline, e eu lutava diariamente para recuperar a parte original de mim mesma que eu deixei de lado por ele. Não era a única coisa da qual eu tinha desistido, ou a mais importante. Era apenas a única que eu poderia recuperar."

"O tempo não mudaria o que eu estava sentindo – ou o que eu não estava sentindo. Eu tinha tempo, e, embora a dor de ser abandonada não houvesse desaparecido, estava diminuindo. Meu futuro era incerto, realmente, mas eu estava começando a imaginá-lo sem sentir mais a falta dele."


12 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Pisei em território desconhecido quando comecei a ler Easy, julgando o livro apenas pela capa e pelo amor que as meninas tem pelo Lucas <3 mas eu acabei me surpreendendo com o quanto eu gostei dele (tanto do livro quanto de Lucas), apesar de bater o pé e sempre reclamar dos clichês amorosos (que é o que mais tem nos livros atuais do renego, então eu reclamo de chata mesmo).

    Achei muito importante a mensagem (que parece até mensagem oculta, visando que a maioria das pessoas não cita nos comentários/resenhas) que a autora expôs ao abordar um tema como violência sexual e a forma como as vitimas reagem a ela, retratando exatamente a nossa realidade.

    Ainda não li a sequencia que você me enviou mas estou ansiosa para conhecer melhor o Lucas, mesmo depois de tantas coisas sobre ele serem ditas em Easy ainda parece que não é nada perto do que ele passou e de quem ele realmente é. E realmente é uma pena que um cara como ele só exista no mundo da ficção :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana !
    Nunca li nenhum livro deste gênero , mas vejo o quanto esse gênero cresce em nosso meio literário :3 .Tenho que admitir que capa linda , e gostei bastante da Jacqueline pelo simples fato dela ser frágil :3.
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros,blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    já faz mais ou menos 1 ano que li esse livro, e até hj me lembro bem do enredo, e tenho muito carinho por ele. Os personagens são bem construídos e a trama é muito envolvente. O romance e os momentos hot acontecem na medida certa, combinados com toda a carga dramática que o livro traz, e talvez por isso ele seja tão apaixonante. Claro que Lucas nos conquista logo de cara, com seu jeito misterioso e toda a sua segurança nos momentos mais críticos, mas é exatamente a sua vulnerabilidade que nos faz querer abraçá-lo e não soltá-lo nunca mais, rs.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quem diria você tão apaixonada assim por um NA Ju rs
    Não li o livro mas me parece ser bom mesmo, o Lucas o cara ideal, que já sofreu mas que aprendeu com tudo isso e agora é a pessoa mais de bem que a gente encontra.

    ResponderExcluir
  5. Sei bem como é você gostar tanto de uma coisa e não ter palavras pra recomendar pra outra, algo que é só nosso. :D
    Gostei disso da autora dar uma veracidade à trama com seus personagens.
    Excelente resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!!!!
    Não tenho costume de ler NA, porque hoje em dia mesmo que se tenha uma trama interessante vários autores desse gênero parece que se sentem até mesmo "obrigados" a por alguma cena erotica, mesmo sem necessidade...
    Mas pelo menos os personagens são autênticos como vc disse haha
    Já cansei de ler um livro e pensar: "esse personagem se parece tanto com o daquele livro" haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Eu achava eses livros new adulto muito clichês e meloso cheios de drama e nao gostava muito, mais com o tempo algumas autoras foram mudado isso e hj aparecem mto livro bom como esse ainda nao li mais ja esta na minha lista bjuus

    ResponderExcluir
  8. A capa deste livro é muito bonita, mas eu estou enrolando a sua leitura desde 2013 quando o comprei na Bienal do Rio. Sei lá...tô com medo de não curtir a história por ser um new adult e eu tenho um certo preconceito com esse tipo de leitura (mesmo todo mundo dizendo que preciso ler!). Eu acho new adlt tãooooooo melosoooooooo
    . Aff! Sem paciência pra isso.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li um livro do gênero New Adult . Mesmo sendo o gênero do momento, não me agrada, não me envolve. Talvez eu devesse quebrar essa barreira e correr o risco, ler e entrar na história, no entanto, caso eu faça isso, não começarei com Easy, sua resenha foi ótima, só que essa história não me convence. Personagens "fracos" e nada profundos, segredo que separa, mas que no final é superado e fica tudo bem, badboy que fica legal, garota boba que amadurece... Mesmo com a escrita da autora, não acho que seja passível de encantamento, clichê será sempre clichê e estou buscando inovação.

    ResponderExcluir
  10. Meu maior arrependimento é ainda não ter lido Easy. Eu sou meio chata com leituras e não costumo me render muito a livros que todo mundo gosta ou está na onda, mas de tanto falarem e tudo mais, eu senti vontade de ler. Me arrependi amargamente também de não ter ido no evento da Tammara, mas parece que isso pode mudar, porque parece que a Autora amou o Brasil e quer voltar logo *O*
    Que fofa :3

    ResponderExcluir
  11. Oie Juh!!
    Que bom que o livro não te decepcionou quando você releu, eu para falar a verdade não tinha dado muita atenção a essa série, mas sua resenha fez nascer em mim uma vontade de ler. Gostei da sua descrição dos personagens e acredito que um pouquinho de clichê não faz mal a ninguém!! Vou ler quando eu tiver um tempinho e menos livros na estante!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)