sexta-feira, novembro 07, 2014

[RESENHA] Um Amor de Cinema - Victoria Van Tiem

Um Amor de Cinema
Autora: Victoria Van Tiem
Editora Verus (Record)
Skoob

Sinopse: Neste irresistível romance, Kenzi Shaw, uma designer fanática por filmes, é lançada nas águas turbulentas do amor — ao estilo de Hollywood — quando seu lindo ex-namorado lhe propõe uma série de desafios relacionados a comédias românticas para reconquistar seu coração. Que garota não gostaria de vivenciar a cena das compras de Uma linda mulher? É o desafio número dois da lista. Ou tentar fazer os passos de dança de Dirty dancing? É o número cinco. Uma lista, dez momentos românticos de filmes e várias aventuras depois, Kenzi se pergunta: ela deve se casar com o homem que sua família adora ou arriscar tudo por um amor de cinema?
Que mulher que não curte uma boa comédia romântica? Bom, eu ao menos adoro e quando o livro Um Amor de Cinema chegou em casa minhas expectativas com o mesmo foram às alturas. Ok, eu sabia que seria um livro para passar algumas horas, uma leitura fofa e sem grandes pretensões. No entanto, não sei porque, eu esperava muita mais do livro. Não que ele não seja bom, mas ele é exatamente o que eu descrevi a cima, sem nada a mais para acrescentar. 

Não posso negar que achei a ideia bacana, mas não me lembrava de boa parte das cenas de filmes que foram expostas e para ajudar a mocinha da trama não é lá muito legal. É a típica personagem que acredita que sua vida é perfeita exceto pelo fato de a família deixá-la em segundo plano. Muitas vezes durante a leitura eu me peguei estimulando a personagem a fazer algo, a agir, a se impor, mas ela não faz isso e tudo vai ficando bastante frustrante. 

Além disso a narrativa, como já era de se esperar, é bastante previsível, ela segue uma linearidade tão comum no chick-lit que foi como se eu já tivesse lido algo sobre o casal em outro contexto. Bom, mas apesar de tudo isso o livro é fofo, dá para dar boas risadas e suspiros. Kenzi vive aquele amor que todas nós desejamos quando se termina de ler ou assistir um romance. E a melhor parte de tudo é que tem aquele mocinho que nos faz suspirar. Shane é lindo, romântico e encantador, mesmo que em algumas partes ele seja tudo isso demais, são situações tão irrelevantes que não dá para colocar como um ponto negativo.

O contexto geral da história, como eu já disse, é clichê. Mas, Um amor de Cinema é também encantador, principalmente se você estiver procurando por uma leitura leve e estiver pronta para as particularidades que eu mencionei. Ponto positivo para a autora, que apesar de tudo soube conduzir muito bem a escrita. O fato é que ele só não funcionou muito bem para mim pois, eu esperava por algo mais consistente. No entanto, no geral eu gostei, só não amei, e ainda assim recomendo.

Melhores Quotes:

Você dizia que não queria só se apaixonar, queria se apaixonar em um filme. Lembra?

"Entre filmes e lembranças, tudo se mistura."

"Ainda não tenho trinta anos e minha vida não é bem sucedida. Mas, como Jenna Rink, tenho a chance de recomeçar e escolher uma nova direção, Parece que vou poder fazer tudo diferente, afinal.E não precisei de pó mágico. Só de coragem."

19 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Eu adoro comédia romântica e acho que por isso desde que vi esse livro no catalogo de lançamentos me interessei bastante; Mesmo sabendo que deve ter muitos clichês, e mimimis, coisinhas chatinhas e, como você citou, nada a acrescentar :( mas só as referencias vão me fazer feliz.
    Esse é o tipo de livro que eu leio em um periodo de pausa (quando termino uma série/trilogia e quero ler algo leve, que não exija muito do leitor... Só para não ficar na ressaca, e tal).

    bjs
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo bem clichê, estou bem ansiosa pra ler esse livro, pois quem não ama dar boas risadas e conhecer um mocinho encantador?
    Excelente resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  3. Achei o geral do livro muito interessante apesar de ter os clichês haha
    Tô montando uma lista só de livros como comédia romântica, porque eu li praticamente só fantasia e ficção no mês passado.
    Mesmo tendo a parte chatinha e sem graça de romance e tals, eu achei legal a parte de citar filmes e outras coisas conhecidas, adoro quando tem algo assim em um livro.
    Enfim, acho que também vou adicionar esse na minha lista... quem sabe eu compro neh.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bem confuso!É difícil nós escolhermos entre duas pessoas que gostamos, achei a temática comum... não parece que gostei muito da protagonista e a capa, sério.. é bem chata, poderia ser melhor. Gosto mais de romances eróticos e românticos.. e não gosto muito quando se tem dois homens para escolher, acho que um já é difícil imagine dois.
    Beijos Ju, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  5. eu particularmente sou viciada em romances de todos os gêneros e o livro me chamou a atenção sim, mas nao gosto muito quando a personagem fica em duvida sobre dois personagens (sempre acabo me apaixonando pelos dois ueuehue) e pior ainda quando ela leva o livro inteiro para se decidir, porem vou ter que ler o livro antes de dar a minha opinião sobre ele, amo suas resenhas juh ><
    http://literarizandoomundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju! Eu a-d-o-r-e-i a ideia do livro <3 Quem não amaria passar por todas essas situações do filme? A sinopse me ganhou, com certeza. Fala sério, os passos do Dirty Dancing? Sempre quis fazer isso!
    Enfim, fico triste que não tenha te agradado e isso me deixou um pouco desanimada para ler. Mas vou manter esse livro em mente quando quiser uma leitura mais leve. Obrigada pela dica.
    Seguindo aqui!

    Beijinhos, Vanessa
    Por trás das linhas

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de comédias românticas e como boa adoradora do gênero sempre fiquei imaginando aquelas cenas lindas acontecendo comigo, claro. Bem interessante a autora ter usado isso como tema do livro, afinal todas nós nos imaginamos nesses momentos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, esse é o típico livro de ler durante uma ressaca literária, é uma coisa leve só para passar o tempo.
    Eu adoro clichês, não dispenso um, mas como você, sempre espero algo a mais. Vou ler esse livro pois achei muito fofo e acho que vale a pena mesmo não tendo aquela coisa arrebatadora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de livro , embora de livros com a mesma temática já estou saturada, mas nunca li um livro assim e espero me dar bem como você se deu com a história. Agora é correr atrás de comprar o livro pra ler .. já que livro não cai do céu, quem dera na verdade ^^

    ResponderExcluir
  10. Ol ivro esta na minha estante, e não sei quando vou ler,
    eu gosto do genero, mas este parece ser mais fraco que os demais,
    um par romantico demais...medo rsrs,
    so eu que vi que o olho da moça da capa não esta normal....exageraram pra destacar a cor e ficou estranho rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Juh !
    Quem não gosta de comédia romântica? haushauhsahu
    Simplismente amo <3 , já ouvi falar deste livro ,parece ser bem interessante , preciso mudar meu roteiro está muito preso na aventura . Preciso mais de amor ahushaushas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. A sinopse do livro é muito interessante!! Quem não ia querer viver um romance de comédia romântica?
    A capa eu achei bem interessante, mas mesmo assim não achava o livro interessante, acho que vou dar uma chance

    ResponderExcluir
  13. Ju, não tinha vontade de ler este livro e no inicio da sua resenha eu achei que seria até legal para passar o tempo, mas de livros iguais já estou meio cheia. Quero coisas novas livros que acrescentam alguma coisa e personagens que reagem a sua situação. Por isso não lerei o livro

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Eu arrisco ler, parece ser muito interessante, com aventura e romance o que mais um livro precisa kkk, muito top, um dia lerei!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Juu :}
    Acabei de ganhar esse livro, e já to doida pra ele chegar !! Claro que também não espero uma história muito diferente da sinopse, mas eu realmente gostei, e como adoro uma comédia romântica e já assisti todos os filmes citados to empolgada com a leitura! É um romance bem diferente, chega a ser hilário !
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Juu adorei o enredo diferente acho q nunca vi um livro com um enredo desse jeito, vou ler li me conquistou a historia e os personagens espero não me decepcionar com a historia...
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Esse é um daqueles clichê bem levinhos que você ler para distrair depois de leituras mais pesadas. Espero ler ainda este ano esse livro *-*

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ju!

    Estou tentando fugir um pouco de romances, ainda mais dos clichês. Passei praticamente o ano inteiro intercalando uma distopia e um romance, então ando meio enjoado dos dois gêneros. Adorei a premissa do livro :)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)