segunda-feira, novembro 24, 2014

Opinando!!! O Leitor do Facebook

Qual a necessidade que as pessoas vêem em mentir? Ou melhor, mentir sobre um livro que não leu? Talvez citar tal livro, ou dizer que foi uma de suas melhores leituras, seja uma forma de parecer mais Cult, inteligente, menos alienado. Não sei bem, só sei que não raro esbarramos neste tipo de mentira. E as coisas, meus caros, ficam ainda pior quando a pessoa insiste ser ídolo de tal autor, falar e descrever toda sua eloquência e lirismo sem nem ao menos ter lido uma virgula do que referido autor escreveu.

Acho que ão de concordar comigo que um bom lugar para se encontrar esse tipo de leitor é o famigerado Facebook. Vai me dizer que nunca se deparou com os compartilhamentos sem fontes confiáveis? O querido amigo acha que está abafando, mas na verdade está pagando de trouxa, pois, antes de publicar, compartilhar ou divulgar para os amigos não vai atrás de conferir se o que está fazendo procede.

Há também blogueiros "mentirosos", não que eu saiba apontar algum, mas já aconteceram inúmeros barracos na blogosfera com o tópico "fingiu que leu e fez resenha", mas não vamos entrar neste tópico. Enfim, a intenção não é causar tumulto, o intuito é refletir sobre as verdades e mentiras que encontramos por aí. Para finalizar deixo o vídeo da Charge criada pelo Maurício Ricardo, a qual inspirou esta postagem. Divirtam-se!!!

20 comentários:

  1. Oi Juh!
    Como é verdade sobre tais relatos acima srsrsrsrrs , muito engraçado a charge ,no começo até pensei -nossa que cara amplo - rsrsrsrsr enganei .
    Beijos

    http://ww.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Juh!!!
    Nossa mulher, arrasou no tem hein...
    Infelizmente acaba tendo pessoas que fazem isso.
    Tem um bom empo que nao me deparo com algo do tipo mas já vi varias vezes :/
    Por mim é melhor você ser verdaeiro do querer ser superior com algo que não fez/tem.
    A charge é muito engraçada hahaha eu também passaria longe...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo é ótimo rsrsrs!
    Mas é bem assim que acontece. Fico impressionada quando falo para alguém que curto ler e a pessoa do nada fica sem jeito, sem ter o que falar, às vezes, até começa a melhorar o português. Divirto-me horrores, mas acabo explicando que o fato de ser uma leitora não me torna uma pessoa formada em letras e que posso falar de outras coisas, além dos livros rsrsrs.
    Amei o post!

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não consigo parar de rir com o vídeo, Ju!
    Bom, tive sorte pois acho que nunca me deparei com blogueiro bbk a esse ponto. Fico me perguntando como alguém consegue resenhar sem ao menos ler; Eu já acho difícil resenhar os livros que eu leio, imagina inventar coisa?! :(
    Mas infelizmente é assim, em relação ao fbook e seus zilhares de compartilhamentos. Sempre gosto quando colocam uma frase aleatória, uma foto de algum autor aleatório e um nome mais aleatório ainda. E ainda tem gente que cai nessa.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  5. Oii Juu!
    Eu já tinha visto a charge no face, e olha, ela além de engraçada representa bem o que acontece!! E quando alguém começa a conversar com você contando milhares de coisas que aconteceu em "tal" livro que você já leu e sabe que aquilo não tem nada a ver com a história !! Eu não sei se dou risada ou choro, rs!
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju! Ainda não tinha visto o videio, mas amei a ideia.
    Bem, verdade que existe muitos mentirosos por ai. Nunca não minha vida vou dizer que li um livro sem ler. Principalmente para falar sobre ele sem saber para que rumo ir.

    Se formos entrar em um discurso sobre isso, tem muito tamo para maga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oi, ju..... As Charge de Maurício Ricardo são as melhores,
    e adorei o tema totalmente verdade....
    bjoss

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha percebido o problema de pessoas mentirem sobre isso! O povo não tem mais mesmo o que inventar (mentira, tem sim, com certeza, esperando o próximo absurdo).
    O vídeo é bem bacana!
    Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  9. haha adorei a charge, tanto ela quanto o seu texto só disseram a pura verdade. Se a gente reparar ta na moda ler hoje em dia, e mais na moda ainda pagar de "o intelectual que leu todos os clássicos" e infelizmente, as pessoas acham bonito isso ainda, mentir, pagar de cult, debater e ainda xingar os outros. Basta participar de um dos milhares de grupos sobre livros no facebook que a gente vê isso descaradamente.

    ResponderExcluir
  10. Oi Júh!

    É tantas mentiras nas redes sociais, que sinceramente não sei no que acreditar, acho que ser honesto, ou melhor dizer a verdade é muito melhor do que ficar mentido para agradar aos demais, mas nessa sociedade em que a opinião alheia sobre os outros pesa tanto, é bem comum essas mentiradas, o que é uma pena.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Comigo o principal de meus "amigos leitores" do facebook é a questão de: leu A culpa é das Estrelas e se acha o magnífico e fodão leitor e fica fazendo apologia ao livro (até hoje!). E meu Deus as tais frases de legendas de fotos que tecnicamente são de autores famosos me levam a loucura.
    Num mundo de mentiras até a leitura foi afetada :/

    ResponderExcluir
  12. Nem ligo e nem ligarei para pessoas assim, simplesmente ignoro e não perco meu tempo discutindo quem é cult... mas sinceramente não gosto de gente assim, mas fazer o que, tem gente que vive em função de querer impressionar os outros, não são eles mesmos.
    Achei super do cotidiano esse vídeo, vejo muito isso.
    Beijos Ju, ThayQ.

    ResponderExcluir
  13. as pessoas tentam pagar de cultas mas nao percebe que assumir q nao leem é melhor do que mentir que leu algo. alias o vídeo é ótimo ><

    ResponderExcluir
  14. Mentir sobre isso é desnecessário e eu realmente não ligo pra quem faz isso, pois que vemos é uma pessoa sem intelecto e sem cultura, que dificilmente possuira algo a contribuir para nos.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do vídeo *-*
    Mentir que ler é muito feio, essas pessoas sem cultura que fica inventando mentiras para impressionar AFF's

    ResponderExcluir
  16. É muito chato mesmo, a pessoa não ler e quer dar opinião ou até fala mal, e isso é mais feio pra quem é blogueiro, pois o blogueiro está passando para o publico.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o video, muito engraçado.
    Concordo com você, esta cheio de gente que no face fala que leu tal livro e NUNCA lê nada rs, conheço varias, se pergunta qualquer coisinha do livro a pessoa some de vista rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju, tudo bem? É incrível como vemos de tudo nesse universo... e é muito feio, e a pessoa fica aparecendo uma idiota demais, resenhar um livro que não leu deve ser terrível, nunca vi, mas acredito que existo. Charge muito boa, adorei!! Ótimo post!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. Ri muito com o vídeo, haha!

    Realmente, você tocou em um tema bastante comum. Não é raro ver pessoas querendo 'aparecer' e se passar por cult. Pior ainda é quando um blogueiro faz isso... é no mínimo constrangedor.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkk, adorei esse post! Tem milhões de pessoas no Facebok q acham q são super inteligentes reproduzindo frases aleatórias, mas aos olhos de quem conhece um pouquinho, isso é mesmo ridículo.
    Não me lembro de nenhum blogueiro que já fez isso, mas reconheço que, antes de ter o blog, já falei q tinha lido um livro q não li, só para participar de uma conversa, rsrsrs. Não dei nenhuma opinião sobre a obra, só ouvi o q as pessoas estavam falando, e na vdd, até hj não sei se essas pessoas leram o livro mesmo, ou estavam como eu, apenas fazendo cara de conteúdo. Enfim, não ajo mais assim, e qdo não li, falo qu não li e pronto.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)