quinta-feira, outubro 09, 2014

2 Anos de LiteRata



Fiquei aqui durante horas matutando sobre várias coisas para falar, não cheguei bem a uma conclusão do que seria melhor. Na verdade vira e mexe eu acabava voltando para aquele clichê básico em que agradeço a todos os amigos, leitores, editoras e blogosfera Literária por tudo o que me proporcionou nesses dois anos. Não que isso não vá acontecer, mas quero contar para vocês um pouco de mim hoje, a blogueira, a pessoa por trás desse cantinho. Espero que não fique enfadonho, ok?

Me chamo Juliana, sim, eu sei, boa parte de vocês sabem disso, a outra me chama de Bruna, estou até agora tentando entender de onde foi que saiu isso, mas como não vem ao caso vamos voltar ao assunto. A maioria me conhece apenas pelas redes sociais e provavelmente não ficam nada impressionados com o que tenho para dizer a cada dia. No entanto, de alguma forma esse acabou se tornando meu mundo social. Descobri recentemente que já não sei mais como conversar com pessoas quando estamos cara a cara, a palavras não surgem, as piadas não colam e eu acabo sentindo falta de interação mais fácil que o twitter me proporciona.

Será que isso me torna estranha? Acho que não, sei que quem está lendo isso provavelmente já passou ou passa pelo mesmo que eu. Através das redes sociais conheci pessoas que muito provavelmente nunca teria conhecido se não fosse online. Através das redes sociais eu troco mensagens, músicas, gostos e me comunico com quem não pode estar perto. Mas o que tudo isso tem a ver com o aniversário do blog?

Bom, tudo! Não fosse o blog e as mirabolantes, e nada profissionais, estratégias de Marketing que bolei quando o coloquei no ar nada disso teria acontecido. Eu seria simplesmente uma garota reclusa, perdida em um livro e ansiando por uma alma que pudesse compartilhar histórias comigo. Mas minha primeira experiencia na blogosfera não foi o LiteRata, e muito menos o Arca de Tinta. Já tive vários mini blogs, daqueles que me deixavam triste por não ter conteúdo para postar e que geralmente eu abandonava em menos de um mês. Mas quando finalmente entrei para a blogosfera literária eu me encaixei. Aqui eu podia falar do que quisesse, podia exultar os melhores livros que li e até dizer que não gostei de tal coisa. Eu podia me expressar, havia passado a época em que eu me corroía de vontade de contar sobre um personagem para alguém. Eu estava Viva!!! e não estava sozinha.

É aí que vocês entram, é nessa parte que eu simplesmente não posso deixar de agradecer, e sim, eu acabei ficando fodidamente emocionada aqui (desculpa o palavrão, ando lendo muito NA). Apesar de o twitter, o Facebook e o Blogger terem sido os percursores de tudo o que falei, eles não teriam sentido algum se não existisse cada um de vocês. Sim, todos vocês, seja o Marketing da Editora, seja o Blogueiro literário, seja o leitor e até mesmo o autor, que muita vezes não está aqui mas faz parte disso, todos de alguma forma transformaram um pouco o meu mundo.

Mas principalmente os amigos, que estão ali do outro lado da conexão, prontos para segurarem as pontas de uma corda bamba enquanto eu não sei se sigo, ou se me jogo. Aqueles que conheci ontem, ou aqueles que estão comigo desde o começo, só tenho coisas boas, carinho e muito a agradecer. Não preciso citar nomes, quem é sabe o que significa, sabe que faz parte da minha vida e sabe que é importante. Não tenho só dois anos de blog a comemorar hoje. Afinal, hoje para mim é na verdade dia de comemorar a vida, a amizade e o companheirismo, que mesmo que esteja escasso, ainda é encontrado em alguns recônditos da blogosfera literária. Obrigada meus amigos, vocês sabem quem são!



21 comentários:

  1. oi Bruna rsrsrs essa foi boa Ju, de onde será que tiraram isso? tipo, nem é parecido!
    dois anos hein? quantas conquistas, quantas lutas, quantos perrengues e quantas risadas, tudo isso torna essa data ainda mais especial!
    quando eu decidi blogar me espelhei em alguns blogs, no trabalho compromissado e sempre admirei seu trabalho! um dia quando crescer vou ser como você!
    sucesso e muitos anos mais de trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Tenho nem o que falar Ju, é lindo ver o sentimento que você tem pelo blog, toda a dedicação e carinho que você tem por ele e consequentemente pelos leitores que te acompanham, mesmo aqueles que são avoados e não comentam nas postagens - me declaro culpado -. Admito que me sinto como você, é muito mais fácil interagir pelo Twitter e pelas redes sociais do que na vida real, mas eu agradeço as redes sociais que me trouxeram pessoas que mesmo de longe são tão presentes na minha vida quanto as que estão por perto, espero que o LiteRata tenha muitos mais anos de vida e que ele traga cada vez mais conquistas pra Dona Ju, afinal você merece e tudo que a gente faz com esforço e carinho acaba trazendo resultados e que você seja fodasticamente feliz na sua vida - estamos exaltados, mas a data merece - espero não ter me perdido em meio a felicitação, mas sintetizando, feliz aniversário pro blog e parabéns pra você <3

    ResponderExcluir
  3. \o/ ótimo texto de aniversário Jú!
    Conhecer vc melhor,um pouquinho além do twitter, é sempre um presente. Vc como muitos amigos online que tenho são os que animam o meus dia. Parabéns por seu trabalho, carinho e respeito com quem lê as tuas resenhas, já te falei muitas vezes o quanto adoro elas.
    Bjus e força pra mais um ano de trabalho \o/

    ResponderExcluir
  4. Ju, minha linda, antes de tudo parabéns! Parabéns pela sua dedicação, pelas suas resenhas e postagens que percebe-se que são sempre bem feitas. Parabéns pelo carinho que vc tem pelos leitores, pelo carinho que vc tem com o blog e pela sua sinceridade. São dois anos de trabalho árduo, pq blog da mto trabalho que eu sei rs, mas como vc bem colocou ele acaba nos trazendo coisas muito boas e impagáveis como grandes amizades.
    Tenho o mesmo sentimento que o teu rs, e acredite, foi através do blog que eu conheci as pessoas que hj são meus melhores amigos, pessoas que tem grande significação para mim, como você :D Ju, só tenho a agradecer por ter sua amizade, por termos nos encontrados nessa blogosfera, por vc amar o 30STM assim como eu hahauhauhuahau
    Desejo ao blog sucesso e cada vez mais conquistas, e a você também! Que venham muitas coisas boas na sua vida, inclusive o Jared Leto cantando Hurricane só para tu hahaha ! E q chegue logo dia 15 para eu te dar um mega abraço e vivermos os melhores dias na nossa vida ao som de City of angels! Haha
    Beijos e que venham muitos e muitos e muitos anos ai pela frente no Literata! \o/
    Bjs
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Owww, que linda!
    Parabéns pelos seus dois anos de Literata!! Fico muito contente de fazer parte de um pouquinho da história do blog!! Espero que ele cresça ainda mais, que mais pessoas descubram o quão bom ele é e que só sucesso venha para sua vida! E não se desculpe pelo palavrão, NAs fazem isso com a gente mesmo! kkkkk
    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  6. Oi...Amei saber um pouco da sua história. O melhor, amei saber que a nossa história é muito parecida. Pois já tive um blog também que não, vingou, larguei no segundo mês, porque dependia muito de terceiro. Então descobri o gosto pela literatura e montei meu blog, mas por realização pessoal, e já treinando, porque quero ser uma mãe incentivadora. do mundo literário. A vantagem desse tipo de blog é que alimentamos o nosso vicio, e o blog depende de única e exclusiva força e vontade nossa (proprietárias). O que mais amo de esta nesse mundo do blog literário é acompanhar outros blog do mesmo, como o seu. Vejo que esse mundo literário não existe concorrência gananciosa pelo poder, ao contrário, a cada postagem nos divertimos e deliciamos, vibramos e ficamos informados, ou seja, quanto mais blog, mais gente inspirada, melhor para nós, nós leitores que ganhamos. E o mais delicioso é quando vejo adolescente no comando, fico radiante em ver que nossa juventude não esta perdida!!! Bom!!! PARABÉNS!!! QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR VOCÊ E SEU BLOG, NOS DEIXANDO BEM INFORMADA!! BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. Essa Bruna sempre emocionando com suas palavras. rsrsrs.
    Ju, eu adorei te conhecer, vc é super simpática pessoalmente, foi muito rápido nosso primeiro contato, mas deu pra perceber q vc é a mesma pessoa que se 'esconde' no Twitter, rs. Vc é divertida e sempre tem um tempinho para jogar conversa fora online, e eu adoro isso. Em algum momento da minha experiência na blogosfera literária, quero ser como vc, cheia de boas ideias e amigos fieis. É muito legal podermos estreitar as amizades através dos nossos blogs, e espero que continuemos assim por muito tempo. Eu adoro seu blog, mesmo não tendo tanto tempo quanto eu gostaria para passar aqui td dia, mas estou sempre acompanhando seu trabalho de alguma forma.
    Parabéns pelos dois anos, nós sabemos o quanto é difícil manter esse cantinho atualizado e interessante para os leitores, tem dia que dá vontade de largar tudo, mas é impossível abandonar esse trabalho que fazemos por puro amor pela literatura.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi ju, bom você provavelmente não me conhece, mas além de eu acompanhar o blog acompanho seu twitter também e devo dizer que você é uma pessoa muito divertida. Eu acompanho o blog a alguns meses e simplesmente amo, adoro o jeito como você escreve, o modo como você fala as coisas que lhe vem a cabeça. Todos os dias abro o blog, por que ele já faz parte da minha vida.
    Que muitos outros anos venham e que você tenha muito sucesso seja na sua vida no blog como na sua vida pessoal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente venho desejar parabéns, pelo blog, por tudo que ele te proporcionou. As amizades, companheirismo, dentre outras coisas que ficaram nítidas através do texto. Eu consigo visualizar isso através dos posts, do twitter, das redes sociais como um todo, na verdade acho que todos que acompanham o blog conseguem. Não é apenas um local de resenhas e para por aí. É muito mais. Você faz o LiteRata ser mais que isso. E eu te parabenizo mais uma vez.
    A gente entra no blog e se sente não sei explicar, acho que a vontade é uma forma mais ou menos certa de se dizer, mas de qualquer forma é mais que entrar um blog qualquer. Talvez por que eu já acompanhe o blog e sinta isso. Vai saber. Só sei que amo vir aqui, ler a resenhas, as colunas, as dicas. Tanto que quando digito o “b” na barra de endereço já vem direto pro blog. Haha <3
    Enfim, Ju! Que esses dois anos se multiplique com mais conquistas tanto para o blog de forma geral, mas de forma pessoal pra você também. E ficar fodidamente emocionada faz parte! hahaha As vezes me pego falando umas coisas bem a cara de NA. XD (isso faz parte também rs)
    Parabéns, de novo. Só pra enfatizar o quanto parabenizo a você e o blog :p
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Você sabe que não tenho muita paciência para escrever, mas sabe também do meu sentimento por você. então vou resumir: Parabéns pelo aniversário, você merece tudo em tudo. Te amo. Ponto.

    ResponderExcluir
  11. Bruna é super parecido com Juliana hen, começa com a mesma letra e tal KKKK Texto simples e emocionante Juh! Conheci seu blog esse ano faz poucos meses mas pode ter certeza que adoro sua sinceridade, sua espontaneidade. Sempre que posso tento interagir com você no twitter porque eu realmente gosto disso, também sou uma dessas que se sente melhor na internet do que conversando ao vivo. Parabéns pelo blog, por ter achado seu espaço e por ter conquistado tantos amigos. Viva ao Literata e viva a você! ;)

    ResponderExcluir
  12. Sua melhor postagem até agora, claro, não desmerecendo as outras. Fico extremamente feliz quando me lembro do início do La vie, quando recebi um e-mail, de certa Ju, propondo parceria com o Arca de Tinta. Eu nem sabia o que significava isso direito, mas foi a melhor coisa que fiz ao aceitar. Ganhei uma companheira, uma leitora, uma psicóloga e principalmente uma amiga. Nem acredito que o Literata está completando dois anos, o começo atribulado e todas as suas dúvidas acabaram se tornando a melhor coisa que você fez. Agora o blog está estruturado e indo a todo vapor, como era visto. Muito obrigada pelas palavras e você pode ter certeza de que o sentimento é recíproco. Uma das únicas coisas boas do meu ano (sim, hoje estou depressiva rs) foi ir para a bienal e te conhecer, o que eu não daria para viver aqueles dois dias eternamente, foi uma espécie de paraíso mergulhar nos livros com tanta vontade.

    Desejo de todo coração que você continue sempre com essa paixão pelos livros e essa garra para manter o blog. Muito obrigada por sempre me aguentar e continuar conversando comigo depois dos meus surtos rs. Tenho certeza de que esse é um dos primeiros e muitos aniversários que o Literata fará e sem dúvidas comemorarei todos!

    Te amo!

    ResponderExcluir
  13. Bem pelo fato que estou escrevendo isso pelo celular ... vou ser breve, parabéns pelo aniversario e que você tenha muitos livros na sua vida e que com sua presença você nos traga ainda mais alegria com suas postagens maravilhosas.

    ResponderExcluir
  14. Juh parabens...
    eu conheci o blog a mais ou menos seis meses, desde então acesso diariamente, adoro suas resenhas e dicas literárias...
    Lendo seu texto me identifiquei muito com você...
    a literatura é minha paixão é onde eu me encontro...
    e você e seu blog fazem parte dessa caminhada em busca do conhecimento...
    todo sucesso do mundooooooooo...

    ResponderExcluir
  15. Eu ando por esta blogosfera a muiiitos anos e vi começar os blogs literarios rs, eu ja fui blogueira, mas isso tem uns 8 anos rsrs, e quando começou os literarios eu confesso que fiquei bem feliz pois eu ia ler resenhas de pessoas que amam ler tanto quanto eu.
    Continue com o blog, pois eu adoro entrar aqui e ver novas resenhas, parabéns,
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Fico feliz que ja completou 2 anos!!!
    Conheci seu blog atraves de sorteio que umas das regras era seguir seu blog!
    Ai então cheguei aqui, percebi que poderia somente segui e fecha a amba !
    Foi então que percebi o conteudo maravilhoso que seu blog tem
    resenhas super completa com opinião verdade sobre o livro!
    Enfim Parabens

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog, conheci não faz muito tempo, mas achei a edição dele e os posts demais, obrigada pelo carinho que vocês dedicam a nós seguidores. Acho super legal blogs, mas não gostaria de mexer com algum... complicado!
    2 anos é muito, muito tempo de dedicação, ainda mais se fazendo algo que nós gostamos.
    Beijos e mais sucessos ao blog e vocês meninas que se esforçam.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  18. Achei bem estranho te chamarem de Bruna. kkkkkkkkk
    Por isso que amo redes sociais, conheço gente que nunca vi e também fico mais solta para conversar às vezes. rsrsrs
    Pelo jeito criar um blog foi mesmo ótimo para você se abrir sobre livros e outras coisas.
    Aqui deixo meus parabéns para você Júh! E sucesso para o blog, pois merece!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Eu conheci você pelo twitter e não foi nada simples me encaixar também. E te entendo nessa vida literária satisfatória e nas dificuldades com amizades pessoais. Simplesmente empacamos e não conseguimos, tipo, socializar como fazemos na internet. SIm, você é estranha. Mas eu te amo, assim, ok?
    E que venham mais tempo de LiteRata, mais tempo de Jaja do Jared, mais tempo de Juliana no purg e mais tempo de minha flor na minha vida.

    ResponderExcluir
  20. Aê! Parabéns Parceira!!!
    Que o LiteRata continue crescendo a cada ano e que a sua mãe continue brigando com você porque não param de chegar livros! Hahahahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelos 2 anos =D
    É tão bom ver o crescimento do blog e tudo o que conquistou, não é? Espero que venham muitos e muitos anos pela frente. s2

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)