terça-feira, setembro 23, 2014

[RESENHA] Proibido - Tabitha Suzuma

Proibido
Autora:
Tabitha Suzuma
Editora Valentina
Skoob

Sinopse:
 Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.
Quando ouvi falar pela primeira vez de Forbidden, não fazia a menor ideia do que se tratava a narrativa, mas conseguia imaginar que o livro era tudo e mais um pouco diante de todo o entusiasmos dos que haviam lido. Logo, quando a Editora Valentina anunciou o lançamento de Proibido, título nacional, eu fui uma das que tiveram as expectativas jogadas na estratosfera. Porém, tinha certo receio, uma coisa eu tinha certeza, este livro iria me estilhaçar ou, pelo menos, ser a maior decepção da minha vida. Ao terminar a leitura me vi sem forças para negar que tinha sido dividida em mil pedaços tamanha a dor que me causou o término deste livro.
"O sentimento estava lá havia anos, se aproximando da superfície a cada dia; era apenas uma questão de tempo até romper nossa frágil teia de negação, nos obrigando a enfrentar a verdade e reconhecer quem somos: duas pessoas que se amam - um amor que ninguém mais poderia compreender."
Proibido não é só a história de um romance insólito, em que dois irmão se apaixonam. É mais do que isso, é uma narrativa que vai desconstruir tudo que você acredita saber sobre incesto. Vai te fazer pensar sobre as diversas expressões de amor e porque algumas são tão absurdamente condenadas, mesmo quando quem as vive se sente vivo, feliz e pleno apesar das opiniões contrárias a esse amor. Mas não apenas isso, este livro trás diversas situações difíceis, desde a fobia social, a infância perdida até a negligência e o alcoolismo. Temas tão fortes narrados de forma simples, natural, agarrando o leitor e o colocando no lugar de cada um dos envolvidos.

A narrativa é dividida entre Lochan e Maya, por isso temos uma visão ampla de tudo o que se passa com ambos. Confesso que desde o início não os via como irmãos, mesmo sabendo desta condição. Devido a todas as responsabilidades e a rotina eles eram, como os mesmo irão te dizer, mais do que ligados pelo parentesco, eram melhores amigos, alma gêmeas e parceiros. São personagens profundos, vividos que encantam e nos fazem pensar e analisar. Não há como não se envolver e torcer para que tudo dê certo, não tem como não compreender a fobia social de Lochan, quando muitas vezes temos a mesma vontade de nos isolarmos por saber que não seremos compreendidos. Enfim, não há possibilidade de ler Proibido sem rever conceitos, desconstruir suas opiniões e viver, por menos tempo que seja, através da vida destes personagens.

Mas não é apenas as situações e as diversidades da história que tornam o livro espetacular. Há de se ressaltar a narrativa de Tabitha Suzuma, que conseguiu traduzir coisas angustiantes de forma tão cálida. Mostrando circunstâncias tão arrasadoras de forma clara, real, sem que o leitor se sinta compelido a desistir da leitura devido as consequências. Enfim, de forma rica, reveladora e natural a autora conseguiu mesclar um assunto polêmico, fazendo com que o leitor esquecesse todos os seus preconceitos logo nas primeiras páginas da narrativa.

Por fim, e me sinto triste em dizer, encontrei vários erros de revisão, o que não é comum nos livros da Editora mas acho que até o pessoal da edição ficou tocado demais e deixou passar alguns errinhos devido as lágrimas. Porém, a capa e o trabalho gráfico estão maravilhosos. Sou apaixonada pela capa original, mas para mim nenhuma outra supera a primazia da Valentina neste quesito. Para encerrar só tenho a dizer que este é um livro que não pode faltar em nenhuma estante, mas antes de mais nada prepare-se para ser desconstruído, renovado e completa e irrevogavelmente estilhaçado.

Melhores quotes:

"Não quero pensar no nome que dão a isso. Eu me recuso a permitir que um rótulo do mundo exterior estrague o dia mais feliz da minha vida. O dia em que beijei o homem que sempre abracei em meus sonhos, mas nunca me permitir ver. O dia em que finalmente parei de mentir para mim mesma, parei de fingir que era apenas um tipo de amor que sentia por ele, quando na realidade eram todos os tipos possíveis e imagináveis de amor. O dia em que finalmente nos libertamos das nossas amarras e demos vazão aos sentimentos que havíamos negado pr tanto tempo, apenas por que por acaso somos irmão e irmã."

" O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor. Sem Maya, eu perco todos os três; separados morreríamos lentamente"

"Todo mundo tem o direito de fazer o que que quiser, de expressar o seu amor como bem entender, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou mesmo a lei. Até relacionamentos emocionalmente violentos e adúlteros costumam ser tolerados, apesar do mal que causam aos outros. Na nossa sociedade progressiva e permissiva, todos esses tipos de "amor" daninhos e doentios são permitidos - mas não o nosso. Não consigo pensar em nenhum tipo de amor que seja tão unanimemente rejeitado, embora o nosso seja profundo, apaixonado, generoso e forte a tal ponto que uma separação forçada nos causaria uma dor intolerável."

20 comentários:

  1. Tudo bem que é uma trama totalmente diferente e tals, mas não tô entendendo todo esse alvoroço por causa desse livro :/
    Eu achei a sinopse até boa, mas olhando assim de primeira vista eu nao vi nada demais.
    A capa é simplesmente DIVINA!!
    Vou dar uma chance e vou comprar pra ver o que acho.. quem sabe eu estou errado.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Estou bem curiosa pra ler esse livro por causa que quero ver como a autora vai trazer um assunto polêmico e que a gente se esqueça dos preconceitos ao ler.
    Que interessante a história ter temas tão fortes mas apresentados de forma simples, ansiosa pra conferir!
    Amei a resenha! Abraços Júh!

    ResponderExcluir
  3. Jú nem tenho palavras pra dizer o quanto esse livro mexeu comigo da primeira vez que li...ler a tua reviveu esses sentimos em mim.
    Desconstrução é a palavra pra esse livro, vc o termina e percebe que não sabe de nada, muito menos pode julgar o que não conhece ou o que os outros sentem.
    Parabéns pela resenha e por me lembrar de como amei esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito e ao mesmo tempo tenho medo de ler este livro, pois ja sei como é o desenrolar e o final..uma amiga me contou rsrs, então tenho vontade e ao mesmo tempo medo,
    acho que o assunto abordado é bem complicado, pois nos aprendemos que isso é errado.
    Eu não julgo, pois quem sou eu, e na historia se formos olhar isso era normal..e casados pela propria igreja catolica. Ainda vou ler, mas não sei quando, uma pena a editora ter deixado passar erros de português...
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso ler esse livro. A gente sempre forma pré-conceitos sobre tudo, inclusive sobre o encesto. E pelo visto o livro nos faz refletir muito sobre isso, sobre o que é certo, realmente. Se é, que há certo ou errado em certas coisas. Parece ser um livro bem intenso, mesmo. Daqueles que nos deixa fisgado, mas ao mesmo tempo angustiados. Na verdade ainda não sei um termo, pra sensação que fiquei do livro após ler a resenha. Só sei que tenho que ler esse livro.
    E chato os errinhos na edição, mas pelo visto não estragou em nada na grandeza do livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Encomendei este livro logo que a sinopse. Estou preparada para ser estilhaçada por ele, mas confesso que não sei se vou amá-lo o tema do incesto me deixa curiosa e escandalizada. Mas como você comentou espero esquecer os meus preconceitos e deixar me levar pela história.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie jUH

    Então né, eu estou completamente morto de vontade de ler esse livro, fiquei pensativo com a temática do livro, mas, ouvi falarem tão bem do livro, dizendo que esperavam ele ser lançado no Brasil a muito tempo, que me interessei. Eu como pessoa sei de meus preconceitos e sei que devo evita-los ou diminui-los ao máximo e esse é um dos grandes motivos que me fazem querer ler esse livro. Espero que ele me faça sentir todas as emoções possíveis e que eu o ame tanto quanto você e as pessoas que me indicaram.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Já fiquei com lágrimas nos olhos lendo os quotes! Você não faz ideia do quanto quero ler esse livro!! Simplesmente acho que a Tabitha merece ser reverenciada pela ousadia do tema, e pela maestria em escrevê-lo, mesmo sem tê-lo lido, só ouço que sua escrita é belíssima e tocante. Sempre gostei de temas polêmicos, são tão interessantes e permitem um leque imenso de opiniões, são fascinantes. E com esse não seria diferente, tenho ouvido falar de muitas coisas a respeito, inclusive no Brasil, que tem tornado a relação entre irmãos algo menos absurdo, ou pelo menos, as pessoas estão podendo ter o direito de escolher, o que independente da opinião de cada um, já é uma evolução. Quero lê-lo o mais rápido possível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu até tenho vontade de ler esse livro, mas nada que me faça sair correndo pra comprar. A premissa não conseguiu me conquistar.
    A capa é muito bonita e tudo mais, mas por enquanto não vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Sim, tenho curiosidade sobre esse livro e acho que lerei em breve. Os quotes no final da sua resenha me deixaram ainda mais curiosa, até porque dá para ver como a autora escreve com destreza e suavidade.
    É uma história polêmica, mas parece ótimo.

    Beijos.
    -A.

    ResponderExcluir
  11. Caramba!!
    Eu já estava super a fim de ler esse livro, depois dessa resenha então fiquei com mais vontade ainda de lê-lo!! Qro poder sair estilhaçada dele tbm! hahaa
    De início eu estava com um certo preconceito de ler esse livro, mas depois de tanta gente falando suuuuuper bem dele resolvi dar uma chance, pq pelo jeito esse suuuuper merece neah!
    Vou comprá-lo na minha próxima ida à livraria.

    " O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor. Sem Maya, eu perco todos os três; separados morreríamos lentamente"
    =''''(

    ResponderExcluir
  12. Assim como você tenho altas expectativas sobre esse livro, até comecei a ler em inglês e acabei parando ao saber que seria publicado em português, duas coisas tornam esse livro especial e quase obrigatório de ser lido, a escrita da autora e o assunto que ela trata, é muito raro ver livros trazendo como tema incesto, ainda mais sendo essa a trama central da estória, acredito que a forma que ela usou para conseguir escrever os personagens e o que cada um sente e pensa foi fundamental para que o livro fosse bem aceito e um sucesso, espero que não me decepcione quando concluir a leitura e espero também ficar estilhaçado e sem chão, despido dos meus próprios preconceitos em relação a isso.

    ResponderExcluir
  13. Tenho que parar por um momento para absorver tudo isso. É impossível não ficar chocada e totalmente tentada a ler esse livro. É um tema realmente polêmico que com certeza vai dar muito o que falar. Não é apenas uma questão de preconceito, é uma questão cultural (por falta de melhor palavra), nos crescemos sabemos que certas coisas não são corretas, então, deve ser bem chocante ler esse livro. Sua resenha está fantástica. Me convenceu a ler :D

    Beijos!!!
    http://www.caminhocultural.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que nenhum de nós deve terminar uma leitura sem tirar ao menos uma lição da história e acho também que Proibido vem recheado destas lições, ainda não li o livro, mas minha ansiedade já alcança níveis impressionantes, espero ter a chance de lê-lo em breve e a chance de ter meus preconceitos descartados, ter a chance de mudar minha visão sobre determinado assunto e no fim, sentir que realmente essa leitura trouxe algo de diferente pra minha vida.

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz que um livro que trata de um assunto tão forte ao nosso ver esteja sendo super bem falado, eu não vi um comentário negativo até agora! A cada resenha que leio fico com mais vontade de ter esse livro pra mim logo, tenho certeza que sofrer, ser destruida mas acima de tudo, tenho certeza que vou adorar.

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Agora não sei se meu comentário foi ou não pq deu erro na pag!!
    Enfim, comentando de novo!
    Fiquei sem rumo depois de ler a resenha!
    Quando ouvi falar do livro, tive um pouco de preconceito por se tratar de incesto. Então nem dei muita bola para ele. Mas lendo a resenha fiquei emocionada e acho que estou pronta para ser estilhaçada! Vou procurar o livro agora para comprar.

    ResponderExcluir
  17. Ja tinha ouvido falar deste livro , mais nunca tive curiosidade pra saber mais sobre ele , mais depois da sua resenha , fiquei super curiosa pra saber mais sobre ele , nunca li um livro que falava sobre um relacionamento d dois irmaos , mais parece que vou gostar deste , pretendo ler !

    ResponderExcluir
  18. Você começa a ler "com um pé atrás" por curiosidade e tals...quando termina está completamente envolvido com a estória e todas suas sólidas convicções se desmancham ao final das trezentas e tantas páginas!

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Ei, já havia visto esse livro em outros lugares, mas gora me bateu a dúvida/certeza: esse livro é erótico né?
    Eu não gostei muito da estória, não me chamou a atenção, eu realmente fiquei meio assustada com os dois irmãos se apaixonando, sério.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, não Proibido não é um livro erótico, ele está classificado como New Adult por se tratar de um livro com um teor mais denso. Tenho certeza que se você desse uma oportunidade para ele não iria se arrepender, pois a história envolve muito mais do que o relacionamento destes dois irmãos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)