sexta-feira, setembro 19, 2014

[RESENHA] O Poder da Espada - Joe Abercrombie

O Poder da Espada
A Primeira Lei - Livro 1
Autor: Joe Abercrombie
Editora Arqueiro
Skoob

Sinopse: Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte. Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte. Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

O que mais me agrada em livros épicos é a coragem dos autores de mergulhar em uma narrativa em que qualquer deslize pode transformar uma história excelente na mais imperdoável porcaria. É por isso que andei tendo bastante cautela antes de me aventurar novamente neste estilo, mesmo sendo o tipo de narrativa que, com certeza, eu mais gosto. A miríade de situações que este estilo envolve pode fazer com que em algum momento o autor se perca, mas este não é o caso de Abercrombie. Com uma narrativa densa, complexa e sangrenta, o autor consegue trazer beleza ao caos.

Seus personagens são brutais, fortes e humanos, apesar do contexto ser completamente diferente do vivenciado por nós não é difícil encontrar ao nosso redor pessoas como as apresentadas na narrativa. Todos sem exceção tem sua personalidade intrínseca, movidos por tudo o que passaram ou deixaram de passar. O mais característicos e interessante de todos eles é Glokta, o inquisidor da União, um tipo que tem seus motivos para demonstrar tanta amargura, mas que com o decorrer da narrativa acaba emocionando o leitor. Apesar de haver inúmeros personagens nenhum está jogado ao acaso, e mesmo diante da impossibilidade de haver união entre eles a história evolui diante de fio condutor que se emaranha e torna tudo coerente e coeso.

A narrativa do autor é um dos pontos positivos da obra, apesar de ser descritiva, o que julgo ser uma característica do estilo, ela não se torna enfadonha. Mas é densa, O poder da Espada é um livro para se ler com calma, absorvendo todas as suas nuances. Porém, por ser o primeiro livro de uma trilogia eu o achei meio sem objetivo, senti que a história serve mais como um ponta pé inicial, em que nos é apresentado os personagens, a política e o contexto desse novo mundo. Que por sinal, traz muitas características da nossa tão conhecida era medieval, mas não se engane, o autor soube transformar o óbvio em algo estarrecedor.

O que mais me agrada neste tipo de narrativa  é quando o autor consegue unir ao contexto cruel e brutal uma boa dose de humor e sarcasmo, isso torna a história mais palpável e real, e se eu precisasse resumir este livro em uma frase seria "Esta é uma narrativa real e palpável.", sem exageros, isso eu garanto. O poder da espada tem uma narrativa fantástica, empolgante, cheia de ação e bastante densa, que leva o leitor para outra dimensão. E o melhor de tudo? Ela é imprevisível e suas reviravoltas são capazes de surpreender até o leitor mais atento.

Quanto a diagramação e revisão não há muito o que falar, a Editora Arqueiro fez um bom trabalho, apesar de serem bem simples. Talvez o que mais incomode seja o tamanho da fonte, mas nada abusivo. A capa da minha edição é a mais recente, lançada esse ano, e também a mais bonita, fiquei verdadeiramente apaixonada por ela. Enfim, se você gosta de fantasia não pode deixar de ler O poder da Espada, que é com certeza um tesouro entre tantos outros do gênero. Eu aprovo e recomendo!

Melhores quotes:

"Apenas um instante atrás, não parecia possível que a situação piorasse, mas o destino dera um jeito de isso acontecer.

"É preciso amar as coisas simples quando não se tem nada além delas."

14 comentários:

  1. Muito raro um autor que não tornar uma narrativa descritiva em enfadonha, se nesse livro fosse o contrário não iria querer ler. Como gosto de muita ação e reviravoltas e fantasia não poderia perder.
    A capa tá mesmo melhor que a anterior, linda!
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho certo receio de ler livros assim por causa dessa narrativa descritiva demais, acho que me cansaria sabe? Gostei de saber que nesse pelo é descritiva, mas não é massante. No entanto por outro lado fiquei receosa por se tratar de uma trilogia, estou correndo delas. rs Mas fiquei bem curiosa pelo livro, isso é fato. Uma trama imprevisível e cheio de reviravoltas, quem não gosta?
    Se eu tiver oportunidade de ler, farei, apesar de estar correndo de trilogias/séries. Mas esse ser bacana e parece valer a pena!

    ResponderExcluir
  3. Gosto mto de livros épicos, mas tbm acho q é difícil achar um livro com este tema q seja mtoo bom, pois igaul vc disse, qq deslize acaba com toda a história..=/
    Gostei do autor ter conseguido tornar a leitura e personagens mais palpável. Ajuda mto no desenrolar da leitura.
    Gosto de livros com reviravoltas e tenho certeza q irei adorar este!
    Me conquistou já com a capa! hahaa

    ResponderExcluir
  4. Não sei não, mas esse livro não tá me atraindo haha
    já tinha visto essa série de livros antes e não me cobiçaram... a história eu acho até legal e tals, mas não sei se me daria bem com fatos históricos e tem muitas descrições dificeis.
    Mesmo sendo esses fatos mais históricos e crueis, bom que você disse que tem humor e sarcasmo haha
    Quem sabe dou uma chance neh..
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oie....
    Também achei que essa é a capa mais bonita! Dei uma pesquisada em outras e não gostei muito não!
    Ainda não li o livro, mas sou grande fã de fantasia! O enredo é bem interessante e gosto de livros que mesmo em um contexto meio pesado, apresentem humor e um bom sarcasmo!!
    Pretendo procurar para ler!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu gostei bastante da premissa desse livro, só fiquei meio com o pé atrás quando você disse que não tem muito objetivo. O livro deve ser mais um tipo de introdução a história.
    Enfim, eu gostei muito dessa capa, ela me atraiu na hora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie Juh!!
    Eu meio que me perdi na sinopse do livro sendo sincero por ela eu não leria o livro, mas a sua resenha ajudou a melhorar a situação do livro comigo, Tenho evitado esse tipo de livro por que as vezes eles tem uma leitura difícil e cansativa, mas, vi possibilidades de lê-lo depois de sua resenha. Espero que eu goste tanto quanto você quando eu for ler.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  8. Estou impressionada com suas resenhas, são tão suaves e gostosas de ler. E muito bem escritas também. Até me interessei pelo livro, muito embora não seja um gênero que me agrade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu curto muito este genero, e ja tenho este livro aqui, mas ainda não vou ler..vou esperar o segundo ser lançado, não ando com muita paciencia com a demora para sair os livros..eu acabo meio que esquecendo muitos detalhes e isso atrapalh a leitura,
    bom saber que o livro é bom, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto deste gênero. Mas ultimamente tenho dificuldade em ler trilogias porque não aguento esperar a continuação. Olha, gostei pelo fato de ser uma história densa cheia de aventuras e reviravoltas. Adoro a editora Arqueiro todos os livros tem uma diagramação linda. Acho que vou esperar sair os próximos para ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Fui no Skoob adicionar o livro e vi a capa antiga, e você tem toda razão, essa é mil vezes melhor, esses detalhes do mapa deixam tudo lindo! Eu sou muito fã desse estilo, acho que o autor precisa ser muito bom para trabalhar num livro desses, porque o comum acontecer, é nos cansarmos enquanto lemos. E que bom que você gostou, me inspira mais a ler. E pra ser sincera, amo livros sangrentos! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Júh, achei bem interessante o livro; gosto muito dese gênero, tanto em filmes quanto em livros e nunca tinha ouvido falar desse livro. Os primeiros das séries são sempre assim né, só servem pra nos ambientar no contexto da história.

    ResponderExcluir
  13. Ola , nao gosto muito do gênero em livros mais curto muito em filme , nao pretendo dar chance ao livro pois pela sua resenha sei q nao vou gostar !

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não gostar muito do gênero, sua resenha me deixou curioso.
    Gostei da premissa da obra e se houver oportunidade, vou ler o livro!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)