segunda-feira, setembro 22, 2014

[RESENHA] Estudo Independente - Joelle Charbonneu

Estudo Independente
O Teste 2
Autora: Joelle Charbonneu
Editora Única
Skoob

Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na Universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda.

Passaram-se seis meses desde que Cia passou pelo teste e foi aceita na Universidade. Agora é hora de ser designada a sua área de estudos, sem nenhum poder a favor desta decisão ela precisa aceitar o que a Comunidade Unida acredita ser o melhor para ela. Mas diante dos últimos acontecimentos de O Teste, Cia não tem certeza se a escolha deles será a melhor para o seu futuro. mesmo agora, quando o terror já deveria ter passado alguns estudante continuam a ser direcionados, sem que se saiba o que acontece com o mesmo, é esta curiosidade que vai mover Cia para derrubar o sistema do Teste, mas ainda assim confiar é perigoso. Nunca se sabe quem está do lado de quem e qual as verdadeiras intenções por trás de atos que demonstram  ajuda.
"O Teste pôs minha vida em perigo. Embora eu ainda não tenha lembranças completas daquele período, sei que enfrentei o medo. Sobrevivi. Eu teria de conseguir fazer o mesmo agora. No entanto, este medo é diferente."
Quando terminei de ler o primeiro livro mal podia esperar por este. Se os perigos já eram, no início, tão aterradores o que é que Estudo Independente poderia estar reservado pra nós pobres leitores fadados a sofrer diante da crueldade de determinados autores? Bom, nada muito diferente de O Teste, isso não torna o livro ruim, pelo contrário. Seguindo mesmo ritmo a autora nos leva a pensar, agir e pesar as consequências junto com Cia. Esta, por sua vez, continua uma excelente personagem, se desenvolvendo com o decorrer da narrativa ela nos leva a dúvidas quanto as lealdades que a rodeiam. O mais importante de tudo, é que nesta narrativa a autora fechou alguns pontos que ficaram em aberto no livro anterior e abriu tantos outros para que o épico desfecho aconteça.

Neste livro a inteligencia e esforço de Cia podem colocá-la em maus lençóis, mas como é característico desta personagem, ela não se deixará abalar, pelo menos não tanto quanto a situação exigiria. É neste momento que percebemos que a força da personagem permanece. Cia está disposta a enfrenta7r o que for preciso para acabar com O Teste, ainda mais quando sabe que seus amigos de Cinco Lagos não veem a hora de serem escolhidos. Agora Cia precisa escolher um lado, e não há dúvidas que se juntar a causa rebelde seja a melhor escolha. No entanto, não é fácil saber em quem confiar, até que algo acontece e ela precisa tomar uma decisão. Correr ou ficar? Este é com certeza o maior mérito do próximo livro, e mal posso esperar por seu desfecho.

Quanto aos outros personagens, eles continuam a sombra de Cia, ainda levantam suspeitas, ainda demonstram não ter força para seguir em frente. O que torna a narrativa quase um monólogo, é preciso ter paciência neste quesito, pois isso pode ocasionar uma impressão de lentidão. O que ao meu ver é apenas uma sensação mesmo. Gostei do ritmo da narrativa e da escrita da autora. Porém, e ressalto isso, acredito que poderia ser dado mais enfase a outras personalidades que não só a de Cia. Neste livro gostei particularmente de Damone, apesar de seu temperamento ele foi um dos personagens mais bem trabalhados e que melhor cumpriu seu papel.

Enfim, Estudo Independente é uma sequência cheia de surpresas, que mantém o ótimo ritmo da narrativa anterior e, além disso, maravilhosas novidades, por assim dizer. O único defeito é que desta vez a revisão não está muito bem feita, encontrei alguns vários erros, mas nada que não possa ser resolvido em uma próxima edição. Para compensar diagramação e capa estão excelentes, o livro ficou lindo na estante. É acho que é isso, super recomendo a leitura!

Melhores Quotes:

"Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela  frente, estou preocupada de não chegar viva no final do dia."

"O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é tão importante quanto a realidade". 

"[...] Combater a morte com mais mortes foi a escolha que levou aos Sete Estágios da Guerra. Nosso país mal resistiu às consequências. Se a mesma escolha for feita novamente, poderemos não sobreviver."

"Só espero estar pronta para o que está por vir."
 

18 comentários:

  1. Oie Ju
    não fiquei tão empolgada assim para essa sequencia, sabe? Mas saber que ele mantém o nível, me deixou animada. Essa capa é realmente linda.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Assim como estou ansioso por O TESTE também estou por esse livro.
    Ainda não li o primeiro mas essa é a distopia que mais quero ler no momento.. ou melhor são os livros que tenho que conseguir PRA ONTEM.
    Acho que a história dessa trilogia veio pra ficar... e preciso ler os livros o quanto antes hahah
    Capaz de até virar adaptação haha Bem que podia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que essa continuação continua agradando, porque teve alguns segundos livros de trilogia que odiei.
    Opa, cheia de surpresas e novidades? Eu quero!
    Af, tem que ter o tal dos muitos erros de revisão.
    Ótima resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  4. Olá Júhh!!
    Sua resenha está muito boa, adorei, da até vontade de dar uma chance da série, mas não acredito que eu vá ler essa série, eu pessoalmente não gostei de nenhuma das capas e nem da premissa da história.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  5. Oiii =DD
    Aiin eu to doida por essa serie *-*
    Eu pulei sua resenha pq eu ainda não li o primeiro, mas pelo q passei o olho aqui parece que é mto fodah!!
    Um problema q eu tenho com distopias pq geralmente as continuações não conseguem me agradar mas pelo visto ela ficou boa!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Juh, esta é uma das últimas distopias que lançaram que mais me interessa, pena mesmo que eu ainda não conheço a série, só acompanho as resenhas dos livros conforme estão saindo, e fico babando.
    Gosto muito das capas da série e saber que mantém o pique do enredo é muito bom.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho curiosidade, o primeiro livro está nos entre os meus desejados. Já gostei de cara de saber que o livro continua no mesmo ritmo do primeiro livro, sempre tem uns que acabam na "maldição do segundo livro" rs Eu tenho muita vontade mesmo de ler essa trilogia, mas esse ponto em que a autora não dá mais espaço para os demais personagens além da protagonista fica um pouco chatinho. É como se ela fosse a única "top" e os demais não. Não curti isso, apenas isso.
    Espero ter oportunidade (leia-se verba) pra ler a trilogia.

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Amei a resenha e estou ansiosa para ler os livros da trilogia! Ainda não li nenhum deles, mas já li ótimas resenhas sobre eles!!
    Parece que a ação não para e o nível de qualidade é mantido nesse segundo livro!
    Ainda bem que logo será lançado o terceiro livro!!

    ResponderExcluir
  9. Estou louca p ler esta série!!
    E a cada resenha de cada livro a minha vontade só aumenta.
    Bom saber q este segundo livro manteve a qualidade do anterior.
    Aguardando ansiosa a resenha do terceiro..=P

    ResponderExcluir
  10. Ahhh não li a resenha, por que tem spoiler do primeiro, certo? Não li o primeiro ainda e tenho curiosidade em fazer a leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não consegui ler O Teste, comprei meu exemplar e ele veio rasgado, por isso tive que devolver e até agora não me mandaram outro. Mas enfim, estou muito curiosa pra ler e saber que a continuação é tão boa me deixa ansiosa.
    Talvez eu tenha algum problema com o livro ser meio um monólogo, mas nada que eu não aguente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li O teste, mas ja tenho, ouvi boas coisas dela, uma pena a autora não ter dado mais enfase e contado mais dos personagens secundarios no livro, isso é uma falha..pois um livro não se faz somente com uma pessoa.
    Tomara que o terceiro livro não demore muito para ser lançado,
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Esta saga me lembrou Divergente pela sinopse, ainda não li o primeiro, mas fiquei interessada em ler sobre a continuação, o meu medo é que não gostei muito de Divergente, rsrsrs tomara que seja melhor. E a capa deste livro é muito feia. Quanto aos erros gramaticais não tem jeito, decepciona mesmo :(

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Amooo distopias, e desde que soube dessa trilogia queria ler, porém algumas coisas atrasaram minha leitura. Mas estou feliz porque meu exemplar de O teste, provavelmente, chegará essa semana! *---* E mesmo sem tê-lo lido ainda, já quero Estudo Independente e A formatura!!! As capas são diferentes e sensacionais, e a premissa apaixonante!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Acho que a autora podia focar um pouco nos outros personagem também né? Deixar todo mundo na sombra Cia é meio paia. Ó eu dando palpite sem nem ter lido os livros ainda hahahah

    ResponderExcluir
  16. Nunca me interessei por essa série , muitas pessoas falam bem dessa série mais sinto que nao é pra min !!!

    ResponderExcluir
  17. Gostei de ler uma resenha positiva desse livro, ainda que você diga que a trilogia segue apenas na média. Ainda não li O Teste, mas a trilogia me interessou desde o lançamento, quando vi o booktrailer. Daí li um monte de resenhas classificando O Teste como regular e fiquei meio desapontada (o booktrailer tinha sido tão interessante...). Ainda nem tenho os livros, mas bem, ainda estou com alguma curiosidade de lê-los.

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Comprei o Teste e Estudo Independente na Bienal desse ano e estou louca para começar a lê-los!
    Mas A Formatura já está quase sendo lançada, né? Vou esperar então para ler tudo de uma vez =D

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)