quarta-feira, agosto 13, 2014

[RESENHA] O que aconteceu com o Adeus - Sarah Dessen

O que aconteceu com o Adeus
Autora: Sarah Dessen
Editora ID
Skoob

Sinopse: Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela primeira vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que ela seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir.
Certa vez vi em um blog a resenha de O que Aconteceu com o Adeus, não me lembro o nome do blog, mas lembro que fiquei com muita vontade de ler o livro, porém, com receio de não ser o tipo de história que me encantaria. A verdade é que estava esperando por um livro meloso, com romance demais e cheio de mimimi. Qual não foi a minha surpresa ao me deparar com uma história profunda, com um leve toque romântico, que aborda muito mais do que amor. Esta é uma história sobre identidade, personalidade, as várias facetas de uma única pessoa, mas principalmente sobre achar seu lugar no mundo.
"Todos aqueles recomeços, do nada, me fizeram esquecer como era até o momento de ser bagunçada e honesta, e descontrolada. Ser real."
Ao ler a sinopse você chega a acreditar que será um livro carregado de drama e romance, porém está narrativa é muito mais que isso. É uma história leve, sem grande agitações, contada de forma simples e objetiva. De certa forma o leitor se sente incluído na narrativa, fazendo parte daquele universo, entendendo e compreendendo as atitudes da personagem, suas falhas e acertos. Para corroborar Mclean não é uma garota cheia de frescuras, ela é justamente como a narrativa, simples embora complexa, pois apesar da leveza da história somos tocados de forma profunda pela mesma. Dave também tem seu destaque, por não ser o garoto cheio de hormônios e doido para ter algo com a protagonista, o melhor de tudo é que a relação deles é construída de forma natural e isso é maravilhoso e certo.

O que mais me chamou atenção foram as metáforas que se encaixavam perfeitamente na histórias da personagem, elas pareciam insights do que tinha acontecido ou do que estava acontecendo com Mclean. Soa completamente natural fazer comparações entre a vida da personagem e as situações que acabam por representar sutilmente seus sentimentos. Outro ponto positivo é que o leitor não se perde nas piadas internas. Me peguei gargalhando em vários momentos, como se realmente fizesse parte daquilo, como se os personagens estivessem compartilhado um segredo comigo e eu entendesse perfeitamente qual a sensação de ser parte de algo. 

Porém, achei que as diversas siglas utilizadas na narrativa acabaram me confundindo, e elas tem justamente ligação com uma das personagens que pouco me agradaram. Quando Deb aparece você espera que ela seja aquela amiga bem humorada mas a margem da sociedade, que irá se mostrar um pessoa bastante legal. No entanto com o decorrer da narrativa ela se torna chata, até um pouco insuportável, sua mania de organização e o fato de que ela parece querer tudo do seu próprio jeito me deixaram irritada. Contudo, ela não é uma personagem de muito destaque, assim como os outros amigo de Mclean e Dave, diria que eles estão ali apenas para completar o quadro, não são abordados profundamente, apesar de bem caracterizados.

Enfim, O que aconteceu com o Adeus é muito mais do que um livro para passar algumas horas, ele é na verdade um livro para te fazer pensar, pesar decisões e te ajudar a descobrir o que realmente importa, qual seu lugar em tudo o que se passa. Quanto a edição foi uma agradável surpresa não encontrar a enxurrada de erros que, infelizmente, sempre estão presentes nas edições da ID. Eles estão de parabéns pelo trabalho bem feito, desde a revisão à diagramação, além de que a capa tem tudo a ver com a narrativa. Eu recomendo, acabei encantada e fisgada por essa narrativa que é tudo menos um livro passageiro.

Melhores Quotes:
"Eu não estava dizendo que o meu modo de vida era necessariamente melhor. Mas também nunca ter nenhuma mudança não era. E se me fosse dada a escolha entre as duas opções, eu sabia que a vida que eu tinha era melhor para mim. Pode ser que eu não tivesse muitos temperos, mas eu não estava arrastando panelas de cidro lascadas por aí. Por assim dizer."

"Quando se ama alguma coisa, você sempre continua amando de algum jeito. É preciso. É como se fizesse parte da sua vida para sempre."

"Fazemos tanta porcaria nessa vida, tanto por acaso quanto de propósito. Mas limpar a superfície não deixa nada realmente mais em ordem. Só a mascara oque está embaixo. Somente quando você escava lá no fundo e vai para os subterrâneos é possível ver quem você é realmente."

"Lar não era uma casa montada, ou apenas uma cidade no mapa. Era qualquer lugar onde as pessoas que te amam estão, sempre que vocês estão juntos. Não um lugar, mas um momento e depois outro, construídos sobre o outro como tijolos para criar um abrigo sólido que você leva consigo a sua vida inteira, onde quer que esteja."

7 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro, e apesar de ter ficado interessada, não pretendo compra-lo tão cedo. No momento só entra na minha lista de compras livros para a Bienal. Mas gostei da sinopse, da resenha e dos quotes que você separou. Dá pra ver que é um livro de reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Pensei que seria um livro só pra passar o tempo, não imaginava que seria reflexivo.
    Achei muito boa a sinopse, gosto de leituras leves.
    Que legal essas metáforas, gostei também por causa dos quotes.
    Amei a resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Não conhecia o livro nem a autora.
    Gostei da sinopse, mas lendo a resenha fiquei um pouco desanimada e acho que vou acabar não lendo o livro rsrsrs
    Isso pq não tenho paciência com personagens como a Deb, então é certeza que se eu começar a ler, irei parar na metade da leitura!
    Mas achei as metáforas super legais!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li esse livro, mas tenho aqui. E estava, admito, um pouco receosa. Tinha visto alguns comentários bem negativos. Mas agora irei dá uma chance a ele. No entanto, aguardarei um momento certo para lê-lo. Sabendo que é livro mais reflexivo. Ainda não estou nessa vibe (estou no momento de ler livros que me façam chorar hahaha). Eu amei esses quotes.

    Sobre a diagramação, não me recordo de ter lido nada da editora, mas não sabia que tinha muitos erros. Que bom, que nesses eles se superaram. Espero que eles continuem sempre tomando esse cuidado.

    ResponderExcluir
  5. Bom, ainda nem conhecia o livro. Vou começar falando pela capa, ela é bem diferente, rs, mas não tinha me interessado muito. Li a resenha meio com um pé atrás, e no final você disse algo que me ganhou, que o livro te faz pensar, refletir sobre decisões e talz. Amo livro que tem esse poder, e até podem marcar sua vida completamente, um exemplo que eu amo citar é Harry Potter. Eu só sei que ele entrou na minha lista, com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Oi Júh, eu não conhecia esse livro ainda. Vou começar pela sinopse: me fez pensar em quantas vezes nós não fingirmos ser quem não somos, mas no íntimos desejamos ser nós mesmos. Já vi muito isso acontecer, e parece que é o que a personagem do livro passa. Isso me interessou bastante e na resenha você consegue nos convencer que vale a pena ler o livro rs. beijo

    ResponderExcluir
  7. Achei o livro bem interessante ! Ainda nao tinha ouvindo falar pra ser sincero mais achei ele muito bacana com agradavel leitura e facil de entende !

    Frase que mais goste: "Quando se ama alguma coisa, você sempre continua amando de algum jeito. É preciso. É como se fizesse parte da sua vida para sempre."

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)