quinta-feira, julho 31, 2014

[RESENHA] O Maravilhoso Agora - Tim Tharp

O Maravilhoso Agora
Autor: Tim Tharp
Editora Record
Skoob
Sinopse: Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre.
A primeira coisa que me chamou atenção neste livro é que o protagonista é um homem, então eu estava esperando por um tipo de livro Jovem Adulto diferente do que estamos acostumados. De certa forma não me decepcionei com relação à isso, para ser sincera eu gostei da leitura, mas acredito que a personalidade de Sutter não vá agradar muitas pessoas. O ponto forte do livro é que ele levanta várias questões como alcoolismo, padrões de beleza, insegurança, enfim, temas que fazem parte do cotidiano dos adolescentes que estão prestes a entrar na vida adulta. Isto, ao meu ver, tornou o livro mais aprofundado do que simplesmente uma história romântica, e não se engane, este livro não é romântico ele é muito mais real do que qualquer jovem adulto que já li.

Sutter não se importa com muita coisa além do que acontece aqui e agora, é um jovem meio perdido, mas com um grande coração. O que cativa no personagem é sua qualidade de se doar, ele é extremamente caridoso e empático. No entanto, sua negação quanto as situações que envolvem sua própria vida desanimam o leitor, enquanto acredita estar ajudando ele leva as pessoas que o cercam para o fundo do poço junto com ele. Não enxerga muito além da próxima hora e isso acaba por prejudicar bastante sua trajetória. O que eu posso dizer, Sutter é um personagem irresponsável, que se importa com os outro, mas de que alguma forma torna-se um babaca diante de suas atitudes inconsequentes.
Que se dane o amanhã. Que se danem os problemas e as barreiras. Nada importa exceto o Maravilhoso Agora.
Acreditei piamente que esta seria mais uma história de superação, principalmente quando Aimee aparece, no entanto não é exatamente assim que acontece. A garota, que eu achei que poderia dar um choque de realidade a Sutter, que é doce e responsável acaba declinando diante da vontade de agradar o pretenso namorado. Toda a vida dela passa a girar em torno do personagem principal, ela se torna uma sombra dele e a personalidade forte que vi nela no começo da história se esvai tão rapidamente que você se pergunta como foi possível tanta mudança. 

No entanto, acho que o maior choque desta narrativa é que os personagens são exatamente como você, eu, aquele vizinho ou um amigo. Quantas meninas que conhecemos que se anulam diante de uma paixão? Quantos garotos que não enxergam muito além de alguns minutos encontramos por aí? Os personagens são reais, críveis e capazes de despertar muitos sentimentos no leitor, desde reflexão até o mais puro ódio. Seus problemas estão diretamente ligados à realidade da vida de qualquer adolescente e seus dramas não são difíceis de ser encontrados no seu próprio circulo de amizades.

Infelizmente a narrativa em primeira pessoa deixa os personagens secundários meio desfocados, no entanto eles são tão bem construídos que é possível analisar a personalidade de cada um. Vi em algumas resenhas o pessoal reclamando do final ou simplesmente não tendo uma opinião formada sobre o mesmo até o momento. O que eu posso dizer é que ele é, assim como a narrativa, real e palpável, depois de ler o livro não conseguia imaginar outra coisa, foi natural, foi ao estilo Sutter e não deixou que a essência do livro se perdesse. Acho que muitos não gostaram por esperar o final bonito e floreado, a redenção, no entanto eu adorei. Ouso dizer que foi um dos melhores e mais verdadeiro final que eu já li.

Confesso, que não gostei muito da capa, quer dizer, não chama muito atenção, não é linda nem péssima. Porém o trabalho da Editora foi muito bem feito, revisão, diagramação, não há do que reclamar. Ah, para quem não sabe O Maravilhoso Agora tem um filme, de 2013, estrelado por Shailene Woodley. Eu ainda não assisti, mas pelo que li o final é diferente, estou a procura dele para assistir, se alguém tiver link deixe nos comentários. Enfim, O Maravilhoso Agora narra uma ficção que soa realista, trata de assuntos profundos e é uma inovação no gênero jovem adulto.

Melhores Quotes:
"[...] É o máximo estar na rua tão cedo de manhã, antes mesmo de o sol nascer. É uma sensação de se estar supervivo. É como saber um segredo que todas as pessoas caretas dormindo dentro de casa ignoram. Ao contrário delas, você está alerta e ciente de que existe, bem aqui, neste exato momento, entre o que aconteceu e o que ainda vai acontecer."

"Não quero destruir o sonho de ninguém. O mundo real já faz isso bem o bastante sem a minha ajuda."

"Estou encantado por ela. Qualquer um estaria se visse o jeito como seu rosto se ilumina enquanto se agarra aos seus sonhos com toda a força." 
"[...]A vida é maravilhosa. Tome um drinque e deixe o tempo levar os problemas para onde quer que seja."
 

11 comentários:

  1. Bem inovador o protagonista ser um homem. E pensei que iria focar só no romance, mas deve ter ficado interessante mostrar a realidade dos adolescentes.
    Vi muitas pessoas reclamando do Sutter em outras resenhas por causa do seu jeito.
    Que bom que a gente se identifica com as personagens, assim a leitura é melhor.
    Ótima resenha!


    ResponderExcluir
  2. Oi Júh, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, confesso que não estou super animada para ler esse livro, pois eu acho que falta algo nele para que eu me interessasse de verdade, gostei de saber que ele aborda temas como alcoolismo, essa coisa da sociedade que se importa demais com a beleza e tal, para mim o livro parece ser bom, só que creio que não seja o momento para ler ele.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Li algumas coisas bem negativas do livro.
    Estava com altas expectativas, mas agora já estou querendo ler sem esperar muito dele.
    De qualquer forma, o livro me chamou a atenção e lerei em breve.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se gostaria do livro, por gostar de me achar "parecido" com os personagens centrais, quem nunca se comparou a Harry, Hermione ou Rony? Mas deixando de lado os meus "preconceitos literários" o livro me parece interessante e diferente já que o protagonista é masculino e o livro é narrado em primeira pessoa, enquanto á capa, achei ela legalzinha com o tom predominante de verde, que é minha cor favorita. Pode entrar na minha lista de leitura, mas não entre os primeiros.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, mas acho que não me interessei muito pela estória. É um ponto muito positivo todos os personagens e o enredo serem bem reais e naturais, no entanto, não senti vontade de ler também, infelizmente.
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sempre me surpreendo com livros com protagonistas homens! Acho que por não serem tão comuns, não é tão fácil acertar na medida...
    Mas esse parece ser realmente muito bom, um livro com personagens críveis é sempre ótimo de se ler!

    ResponderExcluir
  7. OIii
    Esse livro é perfeitoooo!! Eu soube do filme antes do livro e fiquei super curiosa! Só ouço elogios e não vejo a hora de lê-lo! Parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. cara só o final desse livro que me matou sabe, tirando isso de boas!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o protagonista ser homem, muda completamente tudo. Já li muitas resenhas desse livro e vi que o pessoal gostou muito e a mesma coisa com o final, não gostaram. Mas quero muito ler esse livro, ele parece ser muito profundo. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Como eu vou explicar o meu rancor com esse livro?
    Bem...pra início de conversa o protagonista sofre de complexo de Peter Pan!
    Em segundo lugar ele acha que esta em alguma espécie de remake de "Curtindo a vida adoidado", só que com um protagonista totalmente alcoólatra!!
    Não que o fato de a cada 3 parágrafos ele dar uma "calibrada" seja uma má influência para os leitores estimulando o ato de beber na adolescência...não vamos se hipócritas...todo adolescente bebe. Mas precisava ser a cada 3 parágrafos?!
    Tá...posso estar exagerando, mas a questão é que esse livro não acrescenta em nada na vida de ninguém?! É uma história sobre o cara que é o rei da festa e que resolve fazer caridade ajudando a nerd a se enturmar.
    Primeiro!!! QUEM DISSE QUE A NERD PRECISA DE AJUDA?! E se precisa, por que tem que ser namorando "O cara" da escola?
    Segundo?! Poderia ser mais clichê do que o carinha se apaixonar pela nerd?!
    E que final foi aquele? Minha vontade era de tacar o livro pela janela!!!! Quando eu fui assistir ao filme (sim!!! porque eu gosto de me torturar!!!!) o final do filme pelo menos teve um final. Por que o livro não tem final!!!
    Eu, sinceramente não sei por que alguém decidiu contar essa história...

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha e o interessante é que o protagonista ser homem, assim como nos dezesseis luas que eu amei, vou ler com certeza, amando o blog <333

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)