sexta-feira, julho 11, 2014

[RESENHA] #DesafioNC #8 - Minha Vez de Brilhar - Erin E. Moulton

Minha Vez de Brilhar
Autora: Erin E. Moulton 

Sinopse: Em uma noite, Indie faz um pedido para uma estrela. Ela quer muito reencontrar a sua lagosta de estimação, e também quer que sua irmã Bibi volte a gostar dela. Mas ter os seus desejos realizados pode exigir dedicação integral! Indie trabalha no teatro durante o dia, mostrando a Bibi e seus amigos o quanto ela pode ser útil. À noite, ela procura sua lagosta perdida, e para isso conta com a ajuda de seu novo grande amigo, Owen. Tudo vai bem até que Bibi e sua turma começam a pegar no pé de Owen, o maior exemplo de nerd e futuro loser. Será que Indie vai conseguir manter em segredo sua amizade com Owen? Será que, para ser uma pessoa melhor, Indie precisa mesmo ser diferente?
Quando peguei Minha vez de Brilhar pela primeira vez quase desisti da leitura, não estava em clima para infantos e sinceramente este livro parecia absurdamente infantil. Fico feliz por não tem desistido, mas não é uma felicidade que supere o fato de ter achado que o livro tomou o tempo preciso de outras leituras que me aguardavam. Ele não é um livro ruim, de forma alguma, é uma narrativa gostosa que se desenrola naturalmente. Porém, não é significativa, diria que é aquela história para fugir da ressaca literária. Um livro leve que encanta mas nada além disso.

As personagens são bem características, Indie é doce, e apesar de não se importar em agradar quer retomar a amizade com a irmã mais velha. Bibi, por sua vez é uma garota egocêntrica que acaba se afastando cada vez mais de Indie, devido ao desleixo da mesma. Disposta a mudar as coisas Indie começa a se envolver no mundo de Bibi, aceitando as leves mudanças que a outra faz em seu guarda roupa, contudo, sua essência vai sendo perdida quando está com a irmã. Com o intuito de agradar, Indie acaba deixando suas vontades em segundo plano. 
"— Por favor, Peixes, prometa... - Penso na melhor maneira de me expressar para deixar claro para ela. - Prometa me tornar uma Indie Lee Chickory melhor."
É durante esse período que ela conhece um garoto de sua idade, todo nerd e consequentemente desaprovado por Bibi, sem querer perder a amizade de Owen, e sua valorosa ajuda no intuito de encontrar a lagosta dourada Monty Cola, Indie começa a viver uma espécie de vida dupla em que o seu verdadeiro eu não se mistura no mundo de sua irmã, sendo reservado para o novo melhor amigo. É a típica história que sabemos como vai terminar, bonitinha, mas morna, sem grandes atrativos. Apesar, que em um determinado momento a narrativa ganha uma certa força e consegue envolver um pouco mais o leitor. confesso que dentre todos os personagens, Owen é o que mais me conquistou, ele é inteligente, amoroso e um valoroso melhor amigo.

Um dos fatores que mais chamam atenção na narrativa é que com uma linguagem simples Moulton consegue transferir para o leitor os sentimentos próprios de seus personagens. Apesar de várias vezes soar infantil a história surpreende justamente por essa simplicidade. No entanto, como já disse, não há grandes acontecimentos e isso torna a história morna, não dando espaço para tornar-se surpreendente. Enfim, a narrativa da autora não é suficiente para arrebatar o leitor. Mas felizmente a edição está muito bem produzida, com capa dura, o que já tornou-se característica do selo, e uma ilustração que chama atenção este livro promete atingir o público alvo por sua beleza e capricho

Melhores Quotes:
" — Sabe, minha tia Peg sempre diz que, para conseguir realizar algo, 20% é o que temos que fazer e 80% é o que temos que acreditar. Vamos preparar a armadilha de novo."

"- Só estou dizendo que superstições como esta podem fazer as pessoas se sentirem melhor no curto prazo, mas não têm fundamento verdadeiro na realidade.- Talvez - digo. Mas, quando você não tem nada a perder, que mal faz pedir algo a estrelas cadentes?"

"Quando olho para o céu, penso que Owen Stone pode ate ser um grande nerd com um plano de automelhoria, mas, pelo tanto que percebo, ele é o garoto mais legal que já conheci." 

17 comentários:

  1. O que você disse sobre o livro - que é o tipo de leitura para fugir da ressaca literária - é exatamente o que eu esperaria dele. Não posso negar que as edições desse selo #irado estão supercaprichadas, mas não tenho tido muito "clima" para encarar um desses livros ultimamente. Tenho este na minha fila de leitura, mas tem tanto livro que quero muito ler e não acho tempo... Bom, achei legal ler a resenha e ver que minhas impressões/expectativas não estão tão longe do que o livro é.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Apesar de tudo, o livro parece ser uma leitura super gostosa de ler, pelo menos pra distrair. Parece ser uma aventura interessante. É mais indicado para o público infanto juvenil?

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é pra mim, gosto muito de narrativas leves.
    Já li da autora A Jornada, e ela constrói um relacionamento familiar no livro lindo, e pelo que vi neste também, só que não só familiar, também amoroso.
    Boa resenha! Abraços S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ Dilza, ñ tem nenhum relacionamento romabtico. Owen e Indie são só amigos mesmo!!!

      Excluir
    2. Ah tá, rsrs. É que deu a entender isso.

      Excluir
  4. Oi Júh, tudo bem?
    Ainda não lido nenhuma resenha sobre esse livro e confesso que esperava algo diferente. Caso eu decida lê-lo o nome dele já estar anotado aqui. Ótima resenha!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, já li um livro da Erin, A jornada, que achei muito fofo e acredito que tenha mais ação que Minha vez de brilhar. Me interessei por ele, por ser da Erin (que tem uma narrativa leve e gostosa) e por ser de capa dura, na verdade, a capa é linda! Percebi em A jornada a mesma coisa que você percebeu nesse, Erin consegue transmitir os sentimentos e características da idade fielmente, o que me agradou muito, muitos diálogos remeteram facilmente a minha infância. Vou amar ler esse livro pra me deliciar um pouco mais com a leveza da Erin.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Juh, querida, entendo perfeitamente quando vc diz que é um livro que encanta, mas não vai além. Pra mim funciona como um livro que, daqui a alguns anos, saberei que foi gostoso, mas não deixou marcas. Ainda assim agradeço por encontrar livros leves assim e que, como vc bem disse, me tiram da ressaca literária! Viva!
    Acho maravilhoso encontrar na simplicidade de uma narrativa um alento para dias difíceis, quando não consigo me concentrar e não preciso me esforçar para que a leitura seja divertida, preenchendo um momento precioso onde uma leitura densa (que sempre prefiro0 não encontraria espaço.
    Bela dica!
    Beijo.

    Minhas novas resenhas, aprecio muito sua opinião:
    Ler para Divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser uma opção bem leve de leitura, tendo um enredo simples e confortável para quem está em uma ressaca literária rsrsrs
    A história é simples e não parece trazer grandes surpresas.
    Não sei se o compraria.

    ResponderExcluir
  8. Não é mina leitura favorita infanto juvenil. Nem depois de uma ressaca literária acho que leio.Muito ruim quando perdemos um tempo com um livro já que tem tantos na fila , então nem me arrisco a ler

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora e também não me entusiasmei a ler esse...
    Não que o livro não seja bom - de modo algum -, só é uma leitura que não me interessa no momento :/
    Mas acho a capa linda, e pra quem gosta do gênero deve ser uma leitura bem agradável ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, detesto quando sinto que eu poderia ter gastado o tempo lendo outro livro melhor, mas eu acho que esse parece ser bem legal e gostoso, mas é um pouco triste saber que ele não tem nada significativo, porém pretendo me lembrar dele quando eu estiver em uma ressaca literaria hehehe.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada desse autor, mas apesar de ter gostado da capa e da produção, com capa dura e tudo, achei o livro infatil demais. Parece uma leitura focada mais em crianças por volta dos 12 anos e não em jovens adultos. É muito inocente! Talvez se o autor tivesse introduzido alguns pontos mais complexos tivesse tornado a leitura mais interessante e atrativa. Pelo menos, aos meus olhos. Mas, enfim, que a capa tá linda, tá. Acho que meu irmão vai gostar desse...

    ResponderExcluir
  12. Não vou mentir, eu julgo livros pela capa, por isso tenho bastante interesse em Minha Vez de Brilhar, além de ter uma gravura linda, o livro tem capa dura, não tem amor maior que esse, mas deixando o amor pela capa de lado, achei a sinopse interessante (fala sério, é interessante o animal de estimação da menina ser uma lagosta) e bem infanto mesmo.
    Apesar disso, acredito que ele pode oferecer uma boa leitura, e cumprir o seu dever de envolver o leitor.

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de histórias mornas, e agora? kkkk Eu sou uma pessoa muito temperamental, então essas histórias sem muitas emoções me agrada, simplesmente pelo fato de não me dar dores de cabeça . kkkkk
    Sim, eu sou tão burra que se eu esforçar demais o cérebro dói. kkkkk

    Enfim, voltando... eu gosto de histórias juvenis justamente por isso, são cercadas de : NADA. kkkk Eu quero muito ver o desenrolar dessa história, e espero mesmo que ela seja tão morna quanto diz. Porque se isso acontecer, vai entrar pros favoritos, porque a história tem tudo pra isso.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha! Esta parece ser uma daquelas estórias sem grandes acontecimentos, reviravoltas ou surpresas, mas uma leitura leve indicada para os momentos onde se está buscando algo para descontrair. O enredo parece ser bem levinho mesmo, mas uma boa leitura. Vou guardar essa dica para quando estiver precisando de uma leitura bem leve para descontrair. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Posso dizer que eu tenho nervoso/medo de estrelas do mar? XD A capa não me conquistou! u.ú' Sendo parte do desafio você teve que ler esse monstrinho que nem morde e nem cheira. :p Sério, esse tema pode ser mudado por namorados, família(mãe/pai) e acho que a parte mais legal é ver o desfecho, aquele baque que a personagem toma pra começar a sair da concha.
    Confesso que também achei que ia ter um lance romântico entre Owen e a Indie e após ler o comentário da Dilza brochei também. =p Obs: o selo irado é pra qual faixa etária?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)