quinta-feira, julho 10, 2014

[RESENHA] #DesafioNC #7 - Sangue na Neve - Lisa Gardner

Sangue na Neve
Autora: Lisa Gardner

Sinopse: A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.
A primeira coisa que tenho a dizer é que nunca fui fã de livros policiais, não sei bem dizer porque, mas o clima deste tipo de narrativa nunca me pegou de jeito. Portanto, adiei o máximo que pude a leitura de Sangue na Neve, mas aí ele foi escolhido no #DesafioNC e eu já não podia mais colocá-lo no fim da fila. Então, lá fui eu. Não vou lhes dizer que não gostei, muito longe disso, mas não entra para os favoritos. O que colaborou com isso com toda certeza foi a personagem principal D.D. Warren, ela é uma detetive, mas com certeza não estava agindo como tal. Desde o início da narrativa ela acreditou em uma frente de investigação e  teimou absurdamente com isso até o fim, mesmo que as evidências começassem a apontar por outro lado. E para ser sincera, também achei a personagem meio amargurada, não sei bem porque, mas foi o que senti.

No entanto, devo parabenizar a autora pela construção lógica da narrativa, da ação e da forma como ela elaborou e desenvolveu sua história. Além disso, o que mais chamou atenção foi a construção da história de Tessa, que com certeza é o ponto alto do livro. Durante a leitura fiz várias conjecturas sobre o seu passado, e fui agradavelmente surpreendida pelo que acabei por descobrir. Acho que o que sempre ignorei em narrativas policiais é o que mais envolve o leitor nestas histórias, o mistério, o porque e o como. Tessa é uma personagem que deixa o leitor na dúvida, em determinado momento você está ao lado dela, mas não tem tanta certeza de que ela não seja uma criminosa, o que nos resta é descobrir o que e como realmente aconteceu tudo e quem são os culpados, é isso que dá gás a leitura, fazendo com que o leitor não se desvencilhe tão facilmente da história.
"Eu abandonei a negação. Abracei o caos. E aprendi que era uma pessoa mais dura do que imaginava."
Porém, no decorrer da história a autora expôs alguns fatos que acabaram por alertar o leitor sobre o que poderia ter acontecido, e acaba por deixar a cargo do mesmo as suposições de como tudo poderia ter acontecido. É a partir daí que passamos a torcer e acreditar que no fim Tessa será inocentada, mesmo sem ter certeza de que ela é totalmente inocente. Enfim, é brilhante a forma como a autora conduz a nossa opinião durante a narrativa, pois ela passa por várias mudanças no decorrer da leitura. Você começará a leitura acreditando piamente na inocência de Tessa, para depois duvidar de si mesmo e no fim ter uma opinião bem pessoal sobre tudo o que aconteceu durante a história.

Por fim, não tenho o que dizer sobre a diagramação ou revisão, confesso que não reparei muito no decorrer da história por ter me envolvido demais com a trama. Antes de encerrar só queria lembrá-los que Sangue na Neve faz parte de uma série protagonizada pela detetive D.D Waren, e apesar de não ter problema ler os livros separados pode ser que você acabe pegando algum spoiler, por menor que seja. Digo isto pois foi o que aconteceu comigo ao pegar este livro para ler antes dos outros que foram lançados. Para finalizar deixo claro que Sangue na Neve é um suspense policial muito bem elaborado e pesquisado, cheio de reviravoltas envolvendo uma trama complexa e inteligente, que vai manter o leitor ligado do início ao fim a espera do eletrizante desfecho desta história. 

Melhores Quotes:
"Quem você ama? É uma pergunta que qualquer um deve ser capaz de responder, uma pergunta que define uma vida, cria um futuro, guia a maioria dos minutos do dia das pessoas. Simples, elegante, envolvente. Quem você ama? Ele fez a pergunta, e senti a resposta no peso do cinturão do meu uniforme…"

"Para que servem os amigos?"

"É assim que se enlouquece? Percebendo todas as formas como se pode morrer?"

12 comentários:

  1. Eu morro de vontade de ler os livros da Lisa Gardner, principalmente porque adoro histórias policiais. Depois de ler sua resenha fiquei ainda com mais vontade, saber que mesmo você que não é fã de livros policiais gostou da história, faz crer que o livro realmente é muito bom. Estou curiosa pra descobrir os mistérios e saber o que vou achar de D.D Waren.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com ele em casa e pretendo ler ele o mais breve, só que ainda não sei. Tô pensando ainda. kkkkkkk
    Ele parece ser bem intrigante, e ao contrário de você adoro livros policiais !!!! *-* Amo de paixão, então , estou ciente de que é um livro legal. kkk Só não quero ir com expectativa e pá. Decepção. Espero que isso não ocorra.

    ResponderExcluir
  3. Oi, ao contrário de você, eu gosto muito de romances policiais, e pelo motivo que você citou, pelo porque e pelo como. Acho fascinante escrever esse tipo de romance porque você tem que elaborar um enredo com suspense e mistério, que mantenha o leitor atento e duvidando de suas próprias hipóteses. Os melhores livros policiais que li foram os que me fizeram errar minhas suposições sobre o final! kkk Já ouvi muito falar da Lisa e desse livro, mas é a primeira resenha que leio e gostei bastante! Achei a capa linda, também.Se pintar a oportunidade, lerei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não tive a oportunidade de ler muitas tramas policiais, mas essa parece ser aquelas histórias de filmes clichês de assassinatos!
    Acho que daria uma oportunidade ao livro por ter gostado muito da capa e do título.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tbm não gosto de livros policias.Sou mais pra um romance bem meloso kkkkkkkkkk
    Mais gosto de um suspense mais como vc não é minha prioridade :/

    ResponderExcluir
  6. Também não sou nem um pouco fã de romances policiais. Apesar de que na realidade ainda não li nenhum. É estranho! Eu simplesmente nunca me interessei por esse gênero de leitura. Porém estou pensando do ter minha primeira experiência com eles. Vou ver se começo com os da Lisa. Gostei da maneira como aparentemente ela conduz a história.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou beem diferente de você nisso, amo livros policiais!
    Assisto CSI desde que me entendo por gente, leio livros do gênio Sidney Sheldon e adoro boas sugestões de novos autores com bons livros policiais, e foi esse o caso. Gostei bastante da premissa desse livro, vou até adicioná-lo ao meu skoob <3

    ResponderExcluir
  8. Ao contrário de você eu gosto muito de policiais.
    Fiquei muito curiosa com Sangue na Neve, todo mundo elogia essa autora e a série.
    Acho que o motivo da D.D. Warren ser amargurada deve ser explicado nos outros livros, né?
    Boa resenha! Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu gostaria muito de ler esse livro, ele parece ser bom, que pena que você não curte o gênero, eu li somente um livro desse estilo, e gostei muito, estou louca para ler mais, Sangue na neve é um livro que desejo já a um tempinho, gostei muito da sua resenha, mas uma coisa que não me agradou, foi saber que a personagem principal parece meio amargurada, não curto protagonistas que são assim.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Já comecei a ler a resenha com uma opinião composta sobre o livro, e a cada dia ele me da mais raiva, pois parece que todo mundo adora a narrativa e só eu (o chato) não consegui gostar da trama, não terminei o livro e nem pretendo fazer isso, mas acredito que há tramas que se encaixem melhor em cada perfil de leitor, Sangue na Neve não se encaixou no meu perfil, uma pena, mas bola pra frente que ainda há muitos livros na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Eu sou fã de livros policias, li outro livro desta autora e simplesmente amei tanto que necessito ler este também (e os outros dela) haha
    O enredo é muito bom. Sobre o fato da detetive ser amargurada, acredito que isto é da personalidade dela mesmo, pois em Esconda-se ela também tem esse jeito durão e é bem chata, para falar a verdade. No entanto, eu gosto da forma da Lisa Gardner de desenvolver a trama, e acho que vou gostar deste livro, afinal, pode ser uma questão de gosto. Só sei que está na minha lista e quero ler o quanto antes. rs
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Jaja, também não gosto de "suspense policial/romance policial" coisas assim u.u' Ano passado ou no início desse ano, peguei um livro da Agatha Christie e achei bem legal. Também já li uma série da Allison Brennan(Amigas FBI) e tem romance, mistério, foi beeem legal, porque na hora do romance tinha cenas muy calientes e eu ansiava pelos passados dos personagens e seus reencontros. XD Nunca adivinhei o final, claro, mas foi bem interessante de ler.
    Acho que eu ganhei um livro da Lisa aqui no literata, não lembro, mas nem tô afim de lê-lo. .-.
    Com essa são duas resenhas que você não se decepcionou e ficou doida pra matar a autora ou os personagens. xD

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)