segunda-feira, junho 30, 2014

[RESENHA] #DesafioNC #5 - Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen


Um Gato de Rua Chamado Bob
Autor: James Bowen e Garry Jenkis
Editora Novo Conceito
Skoob

Sinopse: Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.

Auto ajuda não é bem o meu forte, e acredito que a essa altura do campeonato vocês já saibam disso. Por isso quando recebi Um Gato de Rua Chamado Bob não tinha a intenção de lê-lo rapidamente, não estava em clima para histórias de superação e tudo mais. Agora eu me pergunto: O que eu tinha na cabeça?". Terminei a leitura do livro no domingo a noite, sendo que o havia pego no mesmo dia de manha. Esta história não é apenas sobre a ajuda que Bob e James receberam um dou outro, mas é uma história sobre amor, sobre como deixamos passar oportunidades e também sobre como todos temos várias segundas chances mas na maioria das vezes não sabemos aproveitá-las. James e Bob fizeram com que eu refletisse bastante sobre questões ligadas a forma como eu levo a vida e também me fizeram enxergar que estar atento as oportunidades é essencial para seguirmos me frente.

Além da questão de repelir o livro pois acreditava que ele era um auto ajuda, há o fato de ser um livro em que um dos protagonistas é um gato. Sim, eu tenho preconceito quanto a histórias que envolvem animais e este foi outro forte empecilho para que eu adiasse a leitura do livro. Portanto, não esperava gostar tanto dessa narrativa como gostei, não esperava ansiar pelo que viria a acontecer com James e Bob depois desta curta narrativa. Será que James realmente livrou-se do vício, quem na verdade eram esses dois protagonistas? O que acontecerá daquele minuto final em diante? Vários questionamentos que provavelmente obterão respostas nos próximos livros, mas isto não impediu que a primeira coisa que eu fizesse hoje ao sentar na frente do PC fosse ir a busca dos vídeos e outros fatos sobre as vidas de ambos. De alguma forma terminei essa narrativa ligada a história desses dois, me senti parte do mundo de James e Bob e agora sinto saudades de duas almas que não conheço mas que sinto imensa vontade de conhecer.
"Eu também me perguntava, às vezes, se Bob e eu havíamos nos conhecido em uma vida anterior. A maneira como nos ligamos um ao outro, a conexão instantânea que fizemos, isso era muito incomum."
Além de tudo é emocionante ver a trajetória de superação de James, um cara desacreditado que passou por poucas e boas redescobre o sentido de seguir em frente diante de seu melhor amigo. É maravilhoso ver como Bob trás vida a narrativa e a própria vida de James, quase não tenho palavras para descrever como a relação de ambos se desenrola ou o quão essencial ela soa durante a leitura. Mas nem só da relação de James e Bob se desencadeia a história, através da narrativa simples e verdadeira somos postos diante da cruel realidade das ruas, dos preconceitos que pessoas que mais precisam de apoio do que olhares de reprovação enfrentam.

Enfim, Um Gato de Rua Chamado Bob não é apenas uma história de superação, mas sim, uma narrativa sobre encontrar apoio e amor onde menos se espera. A capa nos trás a foto do próprio Bob e, por ser uma felino maniaca, eu amei. Encontrei alguns pequenos erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. Para encerrar deixo um pequeno documentário sobre Bob para que vocês se encantem com ele assim como eu!


Melhores Quotes:


"Com ele em meu ombro ou caminhando diante de mim, eu fizera com que muitas cabeças se virassem para olhar em todos os lugares. Sozinho, eu era invisível novamente."

"Por último, ela se aproximou certa noite e disse:— Eu te dou mil libras por ele.Eu apenas olhei para ela e respondi:— A senhora tem filhos?— Erm, sim, com certeza eu tenho — balbuciou, um pouco confusa.— A senhora tem. Ótimo. Quanto quer pelo seu filho mais novo?— Do que você está falando?— Quanto quer pelo seu filho mais novo?— Não creio que uma coisa tenha a ver com... - Eu a cortei:— Na verdade, creio que tenha tudo a ver com isso. Até onde eu entendo, Bob é meu filho. Ele é o meu bebê. E a senhora me perguntar se eu aceito vendê-lo é exatamente o mesmo que eu lhe perguntar quanto a senhora quer pelo seu filho mais novo.Ela partiu tempestivamente. Nunca mais a vi."

"Éramos eu e Bob contra o mundo mais uma vez. Foi como se eu nunca houvesse me afastado." 

3 comentários:

  1. Eu nunca tinha me interessado muito por esse livro, também nunca li uma resenha sobre ele, mas fiquei bem curiosa. Ao contrário de você, gosto bastante de livros que envolvem animais, acho linda a amizade deles com um humano. Esse gato na capa ficou muito fofo, então a capa é linda!
    Vou me emocionar bastante com a história desses dois, tenho certeza.
    Amei a resenha! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juh
    Puxa, um livro com reflexões é sempre bem vindo. Eu gosto dos puxões de orelha que uma boa leitura assim pode me dar. É bom parar às vezes pra fazer um balanço dos caminhos e escolhas que tomamos, pra não ficar na vida sendo levado pela loucura da rotina sem pensar... E saber como as pessoas - ou personagens - vivenciam e superam suas dificuldades têm seu lugar nessas autoanálises. Gosto de me envolver com o amadurecimento dos personagens, então já olho o Gato e seu dono com mais carinho.
    Bela resenha.
    Beijooo!

    Fiz uma nova resenha e adorarei saber a sua opinião - A Invenção das Asas:
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  3. como assim vc ainda não tinha lido gato Bob?
    eu não esperava curtir tanto a leitura, mas mesmo com poucos diálogos eu me vi tão cativada pela trama que não conseguia largar, essa história de amizade me impressionou!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)