sexta-feira, maio 02, 2014

A Mulher no Espelho - Eric-Emmanuel Schimitt

A Mulher no Espelho
Autor: Eric-Emmanuel Schimitt

Três mulheres, três épocas diferentes, três caminhos que se entrelaçam e muitos tormentos. Nesta narrativa acompanhamos a história de Anne, Hanna e Anny cada uma com sua trajetória, medos e incertezas. Mulheres que buscam acima de tudo a felicidade e o conhecimento de si mesmas. De forma complexa e brilhante Eric-Emmanuel Schimitt narra a vida destas personagens inquietas, que buscam a verdade e o real sentido da existência humana. Três trajetórias que acabam entrelaçadas e levam o leitor não a uma leitura mas sim a um reflexão espiritual.

Quando na época de fazer a solicitação para a Record eu estava em dúvida sobre o que solicitar, este livro parecia me sugar para si, afim de que eu o escolhesse. Mesmo assim e apesar disso eu tinha um certo receio com a leitura quando comecei. Estava esperando por um livro muito reflexivo e geralmente não me dou bem com este tipo de narrativa, mas eis que decidi solicitá-lo e fui conquistada logo nas primeiras página. Com uma narrativa que se alterna entre estas três mulheres Anne, Hanna e Anny, Eric-Emmanuel Schimitt consegue trazer o leitor para dentro de sua história e fazer com que ele se angustie, se revolte e se apaixone por estas personagens que acabam por encantar o leitor simplesmente pela força de vontade, amor a liberdade e presença de espirito de cada uma.

A Mulher no Espelho é um daqueles livros que mesmo após terminar a leitura você ainda está pensando nele, como se fosse parte essencial do que você é. Ok, isso deve ter soado dramático, mas sim, eu senti como se este livro fosse parte de mim e até o momento não consegui me livrar dos resquícios que sobraram pós leitura e acredito que nem ao menos quero me livrar. Este é aquele tipo de livro que queremos levar para a vida toda. A narrativa, a forma como tudo é conduzido, a personalidade das personagens, as descrições, a incrível ambientação tudo salta aos olhos do leitor, é como se o livro nos abraçasse. Os curtos períodos de tempo os quais se passam as narrativas das personagens são intensos e algumas vezes cheguei a reprovar certas atitudes ou até mesmo a inocência delas, no entanto elas conseguiam me despir desta sensação, eu me compadecia de seus sofrimentos e insatisfações.

Sinto que estou divagando ao falar deste livro, sinto que talvez esteja me deixando levar pelas emoções, mas realmente não existe outra forma de expressar a forma como este livro me tocou. A edição da Editora Record está perfeita e não encontrei um erro se quer. A Mulher no espelho é um livro para quem gosta de tramas intrincadas, que dissertam de forma clara sobre cotidiano, força e determinação feminina.

Melhores Quotes:
"O que é o mundo? uma competição entre dentes e estômagos. Ou somos devoradores ou os devorados. O universo não conhece outra lei e apenas nos propõe dois papéis: predador ou caça. Duas posições tão instáveis quanto intercambiáveis, infelizmente."

"Sim, creio em Deus, o reverenio, rezo para ele, entretanto temo amá-lo. Depois de ler a Bíblia posso afirmar que Ele não me influência."

"Sim, acreditava em que Deus criara todas as coisas; sim, imaginava-o presente. No entanto, de tanto vê-Lo  em todos os lugares, não O via em lugar nenhum." 

Um comentário:

  1. Eu adoro dramas, mas quando vi essa capa, não imaginei que se tratasse disso. Agora fiquei curiosa. Ainda mais pelo que você falou sobre as personagens, parece bem reflexivo mesmo. Adoro livros assim! Espero ter oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)