terça-feira, março 25, 2014

Uma Carta de Amor - Nicholas Sparks

Uma Carta de Amor
Autor: Nicholas Sparks
Compre: Saraiva | Submarino

Sinopse: Theresa Osborne é uma colunista em ascensão do jornal Boston Time, depois se divorciar-se não conseguiu relacionar-se seriamente com ninguém e nem ao menos tem certeza que quer um homem em sua vida. Não quando se tem muito trabalho e um filho pré-adolescente para se preocupar. Mas suas convicções começam a mudar quando durante suas férias encontra uma carta encerrada dentro de uma garrafa. As palavras contidas ali estimulam Theresa a saber mais, quem poderia ser dono de um amor tão sincero e estar sofrendo tanto quanto a carta demonstra? Quem seriam Garrett e Catherine e porque este amor teve um fim? Com estas ideias na cabeça Theresa vai atrás de maiores informações e finalmente descobre onde encontrar Garrett o autor das cartas que chegaram até ela. Sem pesar muito as consequências ela se lança em busca desta história sendo levada a conhecer um verdadeiro amor. (Por Júh Zanotti)
Sim, pasmem. Eu li Nicholas Sparks! Ok, isso não quer dizer que eu não goste do autor, mas depois de dois romances lidos eu já estava cansada de toda a melancolia e "intensidade" de seus livros. Mas eis que resolvi solicitar este relançamento para a Editora Arqueiro, e nem ao menos sei lhes explicar porque, talvez o motivo seja eu estar precisando derramar algumas lágrimas e é claro que não me decepcionei neste quesito. Uma Carta de Amor é a história de um romance intenso, arrebatador e triste, como a maioria dos romances de Sparks. No entanto, nada significativo, pelo menos para mim. É como vocês já devem estar cansados de ouvir: Uma Carta de Amor é um romance para entreter e uma leitura rápida que não exige muito do leitor.
"Querida Catherine,
Sem você em meus braços eu sinto a minha alma vazia. Surpreendo a mim mesmo examinando os rostos numa multidão à procura do seu. Sei que é impossível mas não posso evitar."
O ponto forte do autor é a forma como sua escrita evolui, e também os personagens bastante característicos que geralmente fazem parte do romance. No início da leitura achei a narrativa um pouco arrastada e alguns pontos desnecessários, mas o ritmo cresce quando as coisas passam a acontecer. Enquanto passamos pelas situações apresentadas nos livros podemos claramente nos sentir vivenciando tudo. Sparks tem o dom de tocar os sentimentos dos leitores. De uma coisa você pode ter certeza quando o assunto é este autor: Prepare-se para se apaixonar e quando tudo parecer perfeito ver suas ilusões despedaçadas por algum tipo de tragédia. Ou seja, é altamente recomendado ler este livro com uma caixinha de lenços de papel ao lado. 

Uma Carta de Amor é uma história que mostra a alma e o sentimento dos personagens, é mais uma narrativa doce, romântica e trágica, que não irá exigir muito do leitor, mas que toca profundamente os sentimentos de qualquer pessoa tão sensível quanto possível. para quem não sabe o livro tem uma adaptação para o cinema. Procurem se informar, assistam e depois me digam se é bacana, estou pensando em assistir. Se você é fã de romances não pode deixar de ler.

Melhores quotes:
"As cartas tinham sido escritas por um homem que amava profundamente uma mulher, um homem que agora estava só. Quando criança, ela acreditava no companheiro ideal - o príncipe ou o cavaleiro dos contos infantis. No mundo real, contudo, eles não existiam. As pessoas reais tinham rotina reais, exigências reais, expectativas reais sobre como os outros deveriam se comportar. Sim, existiam homens bons, que amavam de verdade e permaneciam firmes diante de grandes obstáculos, o tipo que Theresa vinha querendo encontrar desde que ela e David se divorciaram."

"- Theresa, sei que você acredita que conseguirá mudar alguém, mas a realidade é que isso não existe. Você pode mudar a si mesma, e Garrett pode mudar a si mesmo, mas você não pode fazer isso por ele."

"O amor verdadeiro é raro, e é a única coisa que dá sentido genuíno à vida."

4 comentários:

  1. Sua vez de ficar pasma; eu NUNCA li Sparks... Se tudo der certo essa semana começo 'Uma carta de amor' e ai sim poderemos ~trocar figurinhas~ sobre a obra (dizem que as histórias/personagens dele são mto repetitivas...)

    Beijos da sua amiga campineira que não vive sem você ♥

    ResponderExcluir
  2. Ju, eu li esse livro há alguns anos pq minha irmã o pegou emprestado na biblioteca da cidade e eu aproveitei. Lembro q na época me apaixonei pela estória e me emocionei demais com o drama da personagem principal. Mais tarde, assisti o filme, e, infelizmente, me decepcionei demais, a versão para o cinema não retratou o livro. Como esse foi o único do Sparks q eu li, não tenho como comparar com outros dele para saber se ele realmente escreve bem ou não... na vdd, tenho um pouco de preconceito com ele, e nem sabia que "Uma história de amor" era escrito por ele, rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Não li todos os livros do Sparks, mas os que li me fisgaram. E eu adorei. kk Eu acho que sou um pouco masoquista em relação a livros, gosto de chorar. hauah Não conheço o filme, fui procurar agora e gostei dos atores que fazem os protagonistas. Acho judiação quando o tio Nich faz certas coisas, mas acabo gostando no final. E concordo plenamente contigo, ele tem o dom de tocar os nossos sentimentos. Adorei a nova capa do livro! :))

    ResponderExcluir
  4. Não consigo ter vontade de ler os livros dele, me parece que são todos iguais e eu não gosto muito de romances melancólicos ou algo do tipo, então não adianta kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)