quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Veneno - Sarah Pinborough

Veneno
Autora:
Sarah Pinborough
Única Editora

Skoob

Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolier
Esqueça tudo o que você sabe sobre as personagens dos Contos de Fada, em Veneno somos apresentados a uma Madrasta cruel, sim, mas não pela simples e pura crueldade. Além disso a linda e casta Branca de Neve não é tão perfeita quanto parece. E o que dizer do Príncipe que deveria ser Encantado? Nesta narrativa a única coisa que parece estar nos conformes são os anões, exceto que eles não são apenas 7 e sim uma colônia inteira. Nesta história vamos conhecer um pouco de cada personagem e seus desejos, anseios e a razão por trás de suas ações, mesmo que elas não sejam as quais esperávamos.

Branca de Neve é uma alma indomável, uma princesa sem ares de perfeita. Entre suas atividades preferida está cavalgar garanhões como um homem, socializar com anões e se aventurar pelo Reino sem medo. Amada por todos ela ofusca a beleza e a juventude da Rainha, que disposta a mudar a situação acaba sendo cada vez mais odiada por todos, o que a leca a conclusão de que o único jeito é ser temida entre seu povo e que só se livrará de Branca se der fim a sua vida. Mas para a cruel madrasta suas atitudes são justificadas e eu confesso que em alguns momentos da leitura até torci para que desse certo. 

Acredito que o que ocasionou isso foi a desconstrução de Branca de Neve. e isso é um tanto quanto contraditório para mim, já que nunca gostei de princesas perfeitas. Mas as atitudes de Branca me soaram forçadas, a personagem não vive de mimimis mas me irritou bastante, só não consigo explicar direito porque. Além disso, ela não faz nada de relevante a não ser ter uma atitude no decorrer da história que achei desnecessária, mas que valeu de algo no fim da narrativa. Agora com relação a Madrasta, essa sim me conquistou. Apesar da maldade intrínseca e de ser uma bruxa ela demonstra humanidade em raras partes da narrativa. Sua vilania chega até mesmo a ser ofuscada, tudo para que depois ela demonstre toda a sua força e seu modo de ver o mundo.

Quanto a narrativa não espere algo surpreendente, a autora aborda os principais fatos do Conto de Fadas e segue a cronologia da história "original". No entanto, o que chama a atenção é o toque adulto da narrativa, além de inserção de palavrões no texto. A narrativa é feita em terceira pessoa e conhecemos as motivações de cada personagem por trás de suas atitudes. Desde o motivo pelo qual o caçador deixa que Branca de Neve se vá até as intenções deturbadas do prepotente e egoísta "Príncipe encantado". O que torna a história interessante é o final inesperado, nada de felizes para sempre e apesar de ter achado boa parte da história morna o desfecho me fez ansiar pelo próximo livro.

Confesso que depois de um tempo que li não tenho certeza que quero continuar e ler os próximos livros. Enquanto fazia a resenha me dei conta de vários fatores que me fizeram enrolar no começo da leitura e que atrasaram muito a finalização. Tenho receio de solicitar os próximos e cair nesta mesma situação. Mas como disse o final compensou e tornou uma história que para mim estava morna em algo surpreendente. Talvez quando precisar de uma leitura para me livrar da ressaca literária as continuações sejam uma boa pedida.

Para finalizar a revisão e tradução me pareceram bem feitas, o que não me agradou totalmente foi a diagramação, achei que o texto ficou apertado na página e isso me causou estranheza quando peguei para ler. Enfim, recomendo a leitura, ela vai acabar te surpreendendo.

Melhores Quotes:
"A que se devia essa necessidade de ser visto como benevolente? Se é para ser cruel, então admita isso. Abrace isso. Qualquer outra coisa era apenas auto-ilusão e fraqueza."


“- Bem, talvez a infelicidade torne as pessoas más.”

"[...] - Somos todos animais. Todos respiramos. Nenhuma criatura é mais valiosa que outra. - Ele fez uma pausa, com a lembrança do cervo ainda fresca. - E nenhuma morte deve ser desperdiçada."

"- Nada de bom pode vir de uma velha bruxa - repetiu."

6 comentários:

  1. Oie Ju!!
    Estou pirada pra ler esse livro, mas estou começando a ter medo de me decepcionar. É que ele parece ser apenas uma obra em que a autora transformou um pouco os personagens e acrescentou mais algumas coisinhas, entre elas: palavrões, hehhehe. Mas parece ser bacana, ver uma princesa que sempre foi considerada perfeitinha e tal, ser diferente!! Adoreeei essa capa!!!

    Beijos!

    ♥Juh♥

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que triste saber que não gostou do livro!
    Achei ele maravilhoso e dei risada com tudo que aconteceu. Sabe aquele tipo de coisa "bem feito para Branca" pois é.
    E também não entendi..não achei a narrativa forçada! Em nenhum momento.
    Mas é aquilo que sempre falo cada um tem um gosto ;)

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quando tinha visto que iria ser lançado e eu li a sinopse eu fiquei curiosa pra saber sobre o livro mas a história não me conquistou, não sei o porque mas achei meia estranha a história então não pretendo ler

    ResponderExcluir
  4. acho que essa historia se aproxima mais dos contos dos irmaos Grimm do que da disney né ? hahah eu acho muito mais divertido. Sempre pensei nessas possibilidades alternativas das princesas serem mimadas e irritantes mas a frase que vc colocou "[...] - Somos todos animais. Todos respiramos. Nenhuma criatura é mais valiosa que outra. - Ele fez uma pausa, com a lembrança do cervo ainda fresca. - E nenhuma morte deve ser desperdiçada."me chamou muita atenção. Sou biologa e essa frase traduz meu lema de vida!
    parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. O que sempre procuro em uma adaptação é que o autor "bagunce" com a história original. Não quero ler nada parecido com o que já foi escrito, pois se quisesse, leria o que já tinha. Pelo que entendi, a autora conseguiu plantar uma dúvida em você para quem torcer, ou Branca ou a Madrasta. É isso que quero. Pena que a história ficou morna pra você. Mas espero que as coisas melhorem com as continuações.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Eu tô confusa em relação a trilogia(?). Nunca li as histórias reais, só assisti os filmes da Disney <3 e acredito que seria decepcionante ver que todo aquele feliz para sempre com os fins trágios dos malvados e bons dos mocinhos se invertem, sabe? :/ Por isso não tenho tanto interesse e mesmo sabendo que o conteúdo é adulto não tenho vontade. \o/
    *parabéns pra Yasmim criança*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)